sábado, 4 de junho de 2016

Homúnculo.

O Elixir Vermelho.
O conceito de homúnculo (do latim homunculus, "homenzinho", plural homunculi) tem sido aplicado em várias áreas do conhecimento humano.

Homúnculos esses seres artificiais criados, como aprendemos em Full Metal Alchemist, criar Homúnculos é algo proibido, um dos tabus na alquimia, representado na obra de Hiromi Arakawa. Deixando a obra de lado, alguém resolveu "quebrar" tal tabu é criar seu homúnculo artesanalmente.

Nas últimas semanas a Internet (Sempre ela) nos apresentou algo surreal, incrível e nojento. Um russo chamado Korney, teria injetado sêmen humano em ovos e, com isso, começou uma série de experiências na tentativa de criar o homúnculo, um ser vivo que – de acordo com a alquimia – poderia nascer a partir de objetos inanimados!

Lógico que referencias a Full Metal Alchemist não deixaria de ser percebidas, mais criar um homúnculo, usando sêmen e ovos de galinha séria possível? Da Rússia se espera de tudo.


Vamos a história. A alquimia possuí três objetivos;

1° é transmutar metais inferiores em ouro;

2° fabricar o Elixir da Longa Vida;

3° é a criação de vida humana artificial a partir de materiais inanimados (um clone humano na acepção moderna), os homúnculos. Não se pode duvidar da influência que a tradição judaica teve neste aspecto, pois na cabala existe a possibilidade de dar vida a um ser artificial, o Golem.

É neste terceiro conceito que iremos nos focar, a criação do ser humano artificialmente.

O conceito do homúnculo parece ter sido usado pela primeira vez pelo alquimista Paracelso para designar uma criatura que tinha cerca de 12 polegadas de altura e que, segundo ele, poderia ser criada por meio de sêmen humano posto em uma retorta hermeticamente fechada e aquecida em esterco de cavalo durante 40 dias. Então, segundo ele, se formaria o embrião. Eis a receita de Paracelso, extraído de seu livro, De Natura Rerum, para a formação duma criatura artificial por ele chamada homúnculo.


"Tem-se muito discutido a ideia de que a natureza e a ciência nos teriam proporcionado meios para criar um ser humano sem a interferência da mulher. Quanto a mim, acho que isso e perfeitamente possível, e não e contrario as leis da natureza. Dou aqui as normas que deverão ser observadas para que se atinja aquele objetivo: Põe-se num alambique a porção suficiente de sêmen humano, sela-se o alambique e este e conservado durante quarenta dias á temperatura semelhante que prevalece no interior de um cavalo. Ao fim desse prazo, a semente humana começou a crescer, a viver e a mover-se. Já então deve possuir forma humana, embora pareça transparente e material. Durante mais quarenta semanas deve ser cuidadosamente alimentado com sangue e guardado no mesmo local aquecido. Torna-se então um criança viva. Com todas as características de um recém-nascido de mulher, porem menor. A isto se da o nome de homúnculo. Deve ser tratado com todo cuidado, até crescer o necessário e começar a evidenciar sinais de inteligencia."

Outro alquimista que tentou criar homúnculos foi Johanned Konrad Dippel, que utilizava técnicas peculiares como fecundar ovos de galinha com sêmen humano e tapar o orifício com sangue de menstruação. (A mesma técnica utilizada pelo Russo)

A primeira foi no dia 16 de novembro de 2015 e o vídeo já foi visto quase 8 milhões de vezes. Ele mostra o processo, que é um pouco nojento, e envolve:

- um ovo
- uma seringa com sêmen humano
- um pote com tampa
- esparadrapo
- um pano escuro.

Os passos são o seguinte:

01. Primeiro ele pega o ovo e faz um pequeno furo nele.
02. Então ele insere a agulha da seringa com o sêmen bem dentro do ovo para atingir a gema.
03. Ele fecha o furo com o esparadrapo
04. Coloca dentro do pote e fecha
05. Cobre o pote com o pano escuro, com o objetivo de evitar a luz e fornecer calor.
06. Deixa durante 10 dias descansando, sem mexer, em local escuro
07. Passado os 10 dias, é só quebrar a casca e ver o que aconteceu.

Nesta primeira tentativa, o russo conseguiu criar um criatura muito esquisita, que rapidamente morreu.



Então, em 1 de março de 2016, ele publicou outro vídeo em seu canal, dizendo que este era o 5º experimento, que no primeiro (o vídeo descrito anteriormente), ele criou um homúnculo, mas ele morreu rapidamente. Ele tentou outros 3 experimentos que não resultaram em nada.

Este novo vídeo foi feito da mesma forma, ovo, sêmen, potinho... e desta vez saiu uma criatura bizarra, parecendo uma lagarta, que se movia. Korney então se assusta e bate com um livro com toda sua força sobre a criatura, que logicamente fica esmagada, com sangue bem vermelho para todo lado. Ele disse que foi porque a criatura cuspiu um líquido sobre ele.


Em 10 de abril, ele tenta criar homunculos em massa. Ele usa 20 ovos e muda um pouco o processo: primeiro ele "fecunda" 5 ovos e reserva-os, depois de uma semana mais, 5 ovos e reserva-os, depois mais 5 ovos e reserva-os e poir fim, mais 5 ovos e reserva-os. Assim, um lote de 5 ovos ficou 40 dias "chocando", outro lote 30 dias, outro 20 e por fim, um só 10 dias.

Para este teste, ele veste uma roupa estilo Breaking Bad e uma máscara para aguentar o fedor de quebrar os 20 ovos potencialmente podres.

O resultado: um a um os ovos são quebrados em uma tigela, formando um caldo nojento que não resultou em nada!

Outra Tentativa de Criar um Homúnculo (08/05/2016)

Korney começa o vídeo falando que fez um vídeo de quase 20 minutos refutando quem diz que não acredita ser possível criar um homúnculo e começa esse vídeo rebatendo as críticas novas que surgiram.

Aqui ele vai quebrar mais um ovo com 10 dias de "fecundação" e sai uma coisa de dentro dele, parecida com a coisa que saiu em sua segunda tentativa e que cuspiu algo nele, fazendo ele matá-la com uma livrada potente.

Korney fica receoso de acontecer novamente e também de estar machucando a criatura com a pinça e resolve colocá-la em um outro pote.


Atualização sobre o Homúnculo (16/05/2016)

Aqui Korney mostra como está o homúnculo criado no vídeo anterior. Ele diz que o colocou em um pote com água, e parece que a criatura gostou mais de ficar na água que fora dela, e que a água fica turva rapidamente. Que ele troca e a água rapidamente fica turva.

A criatura é estranha. Korney diz que de acordo com os alquimistas, deve-se alimentar a criatura com sangue e leite, mas na água isso é difícil. Para explicar porque os alquimistas diziam isso, ele diz que isso se deve aos homúnculos gerados serem diferentes um dos outros, e cita o seu primeiro homúnculo, que foi algo completamente diferente.

Então ele resolveu acrescentar açúcar na água e parece que deu certo, porque a criatura começou a crescer, e do que seria sua "boca", saiu uma antena vermelha, que se mexe. Sua boca também fica com uma espécie de lodo.

Ele pede ajuda as pessoa do que mais dar de comer para a criatura, já que açúcar é só carboidrato, ou seja, energia, e que ele precisa de proteínas para crescer, mas não sabe o que dar.

No dia 21/05/2016 ele liberou um vídeo falando sobre alquimia, mas até o momento não há atualizações em seu canal sobre a criatura.


                                        

Certo, vemos que Korney se dedicou, mais aquilo que saia dos ovos eram reais? O Sêmen humano fecudou o ovo da galinha e gerou tal ser? Sinto informar mais, apesar da alquimia ter ajudado muito no desenvolvimento da química moderna e na medicina, nenhum desses objetivos foi alcançado até hoje!

Em primeiro lugar, é impossível o cruzamento entre mamíferos e aves! Para que um animal híbrido possa nascer é preciso que ambas espécies sejam pelo menos da mesma família, pois a quantidade de cromossomos dos dois precisa ser igual! Neste caso, estamos falando de um espermatozoide humano com 23 cromossomos e de um óvulo de galinha com 38! É totalmente incompatível!

Mas as criaturas se mexeram explique essa agora?

Se mexeram sim, a primeira vez que vemos ficamos impressionados, mais logo lembramos que estamos vendo algo na Internet, onde na maioria das vezes são falsos. A receita e simples para criar seus homúnculos, massinha de modelar, alguns ovos para a dramatização (Afinal um pouco de drama e necessário para causar comoção) é imãs de neodímio. (Imãs comuns retirados de rádio não provocam o mesmo efeito) 

Os ovos, atentemos aos ovos que foram "fecundados".

A primeira coisa que o russo teve que fazer foi preparar os ovos! Na verdade, Korney precisou de dois ovos. Um ovo normal e outro preparado.

O ovo normal é usado para quando ele precisa mostrar ele de perto. Já o ovo preparado tem um buraco embaixo. Um furo pequeno, mas que dê pra inserir a massinha do que será o homúnculo! 

Há outras maneiras mais profissionais de se esconder algo dentro de um ovo, mas não vamos dar muitos detalhes sobre isso pra não estragar o truque (que ainda hoje é usado por muitos mágicos por aí)!

Agora vamos a um detalhe que acredito que quase ninguém notou: No vídeo em que ele mostra o tal homúnculo se mexendo, podemos ver que a mão dele está fazendo movimentos semelhantes ao do bicho por baixo da mesa.



Com certeza, esse sujeito colocou um imã dentro de uma massinha de modelar e com outro ímã vai controlando por baixo da mesa! (Ou tenha outro russo debaixo da mesa manipulando o imã, caso ele rebata essa acusação) Esse é um daqueles imãs potentes de neodímio desses que a gente compra baratinho na web!

Logo em seguida, a criatura cospe nele, e ele acaba matando o homúnculo com uma livrada potente. Ali vemos que depois que ele tira o livro, a criatura esta esmagada, com sangue, e não vemos imã. Ele pode ter feito aquilo usando corte de câmera.

No canal dele há outros vídeos de truques de mágica, mostrando que esse russo é adepto da arte da ilusão!
Não foi desta vez que criamos um homúnculo da forma tradicional.

O homúnculo na biologia.

Em 1677 Leeuwenhoek e Luiz Hamm viram pela primeira vez um espermatozóide e pensaram que ele tinha uma miniatura de humano dentro (homúnculo) que se desenvolvia quando depositado nos órgãos sexuais femininos: o espermatozóide seria a semente, o óvulo (feminino) o terreno de plantação.

Na verdade Leeuwenhoek e Hamm devem ter visto as organelas do espermatozóide, como se o acromossomo fosse a cabeça e o corpo o núcleo.
O padre italiano Lazzaro Spallanzani provou em 1775 que eram necessários um espermatozóide e um óvulo para haver reprodução humana (na natureza) na qual o esperma era o fator fecundante.


Na psicologia o homúnculo é a representação diagramática proporcional do corpo animal em relação às partes destes, representadas no córtex somestésico e motor.

Nesta representação, a área neural correspondente a cada porção corpórea. Assim como a face tem uma maior quantidade de nervos e conseqüentemente de corpos de neurônios, o desenho terá uma imensa face, com um tronco pequeno, braços grandes com mãos enormes, pernas pequenas com pés médios.

Homúnculo sensitivo: área somestésica, localizada no giro pós-central.

Homúnculo motor: área motora, localizada no giro pré-central.

O que deve ter de gente que por curiosidade repetiu a experiência do russo (Desconhecendo a receita da massinha de modelar), o máximo que ganhou foi ovos podres.

Fontes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário