quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Deep Web. (1° Parte)

Quando ouvir falar em Deep Web, isso no começo de 2013, de lá para cá, já ouvir e li várias coisas a seu respeito, teorias, o que acontece dentro desta rede oculta e seus segredos mais obscuros. Alguns eu creio que são Hoax, ficções macabras e teorias conspiratórias, outras são a mais chocante realidade. Mais antes de abordar iremos aos poucos entende-las.

Para começo de conversa, o que é a Deep Web? 

Deep Web (também chamada de Deepnet, Web Invisível, Undernet ou Web oculta) se refere ao conteúdo da World Wide Web que não faz parte da Surface Web, a qual é indexada pelos mecanismos de busca padrão. (Google, Yahoo, Bing, MSN entre outros)

Não deve ser confundida com a Dark Internet, que está relacionada à porção da Internet que não pode ser acessada ou que se tornou inacessível por meios convencionais. Também não se confunde com a Darknet, que não é uma simples rede de compartilhamento de arquivos, mas uma rede subjacente ou em camadas, onde existem grandes esforços no sentido de se manterem anônimos os dados de seus utilizadores.

Estamos acostumados a pesquisar milhares de coisas diariamente no Google, mais quando tal coisa não é encontrada, logo ela não existe, era assim que eu pensava, como a maioria, engana-se, pois ela apenas precisar ser cavada mais profundamente, ai é que entrar a parte oculta disto.

Deep Web, desde que essa palavras ficaram comuns para a grande maioria dos internautas, a primeira vez que ouvir essas palavras foram no começo do ano de 2013, é de lá para cá muitas informações de Sites e Blogs explicando o funcionamento da mesma, é também não e apenas a curiosidade sobre algo que muitos desconhecem e ouvem as famosas lendas que nasceram lá. Uma mitologia foi criada em torno da Web Invisível, da qual permeia nossa imaginação de um modo fantasioso. O que ouvimos delas são as mais comuns que ouvimos dia a dia Mercado de drogas, armas órgãos, informações, e as mais incomuns: Torturas por encomenda, crianças sendo transformadas em brinquedos sexuais, fóruns de Canibais. O que você imaginar rodam essa rede tida como uma sociedade secreta da qual todos ouvem suas histórias, mais poucos checam a veracidade de algumas das informações.


Analogia do Iceberg, muito usada para mostrar o quão semelhantes são, mas ao mesmo tempo o quanto de informação cada uma acumula.

Uma Breve Historia da Deep Web.

Mike Bergman, fundador da BrightPlanet e autor da expressão, afirmou que a busca na Internet atualmente pode ser comparada com o arrastar de uma rede na superfície do oceano: pode-se pescar um peixe grande, mas há uma grande quantidade de informação que está no fundo, e, portanto, faltando. A maior parte da informação da Web está enterrada profundamente em sites gerados dinamicamente, a qual não é encontrada pelos mecanismos de busca padrão. Estes não conseguem "enxergar" ou obter o conteúdo na Deep Web - aquelas páginas não existem até serem criadas dinamicamente como resultado de uma busca específica. A Deep Web possui um tamanho muito superior ao da Surface Web.

Sabemos que ela existe, mas como nasceu, cresceu e se tornou conhecida?

Alguns teorizam que foi à força militar dos Estados Unidos da América. Neste caso, graças ao Laboratório de Pesquisas da Marinha do país, que desenvolveu algo chamado The Onion Routing para tratar de projetos de pesquisa, design e análise de sistemas anônimos de comunicação. A segunda geração dessa proposta foi liberada para uso não-governamental, apelidada de TOR e, desde então, tem evoluído. Desse processo (entre outros) nasceu a Deep Web.

Outros teorizam que foram os chineses. A ideia surgiu de forma anônima na China, a proposta seria navegar em sites que o governo – através de seu provedor – bloqueia a entrada no país, para isso os desenvolvedores criaram uma matemática complexa e, até hoje é conhecida como o mais bem elaborado software de Proxy do mundo, batizada de TOR. O The Onion Router hoje é mantido por contribuições anônimas, programadores voluntários de diversos lugares do mundo tem exercido melhorias significativas no software, mas o que vem por bem, acaba se tornando o mal, a rede que inicialmente era base de auxílio para quebrar a ditadura imposta pelo governo chinês, tornou-se objetivo de mentes criminosas, pois o anonimato sempre foi muito visado pelos desenvolvedores, pois quem burlasse o sistema chinês, poderia ser preso.

Se foram os Norte-Americanos ou Chineses não sei responder, apenas posso teorizar.

Sabemos que a Internet foi criada nos anos 60, e se popularizou nos anos 90, uma rede oculta não era sequer imaginada naquela época ao meu ver, mas aos poucos ela se condensava. Teoricamente a Deep vem acumulando informações desde os anos 90, ou até mais, quando a Internet era usada para fins militares, são especulações, mais analisando a própria história da Internet e a Deep, é como elas estão entrelaçadas, não deixa de ser uma surpresa. Pode ter se tornado conhecida pela grande maioria a 3 anos, mas a bastante tempo que existe, é que apenas poucos (Hackers e Crackers) tinham acesso.

Qual Seu Tamanho!

Estimativas baseadas em extrapolações de um estudo feito na Universidade da Califórnia em Berkeley em 2001 especularam que a Deep Web possui 7.500 terabytes de informação. Em 2004, detectaram cerca de 300.000 sites da deep web e, de acordo com Shestakov, cerca de 14.000 destes eram da parte russa da Web em 2006. Em 2008, a web chamada “Deep Web”, não ref­er­en­ci­ada pelos motores de busca rep­re­senta 70 a 75% do total, ou seja, cerca de um tril­hão de pági­nas não indexadas. (Isso é página pra car@#$@).

Entendemos seu nascimento e crescimento, e um pouco de seu reconhecimento, mas como ela ficou conhecida de verdade, as pesquisas feitas? As informações? Ou as histórias chocantes que apareceram na superfície? A maioria, (eu por exemplo) conhecemos ela pelo lado bizarro e estranho. Como mencionei, sempre que dizemos Deep Web, nossa mente são inundadas pelas mais diversas histórias.

A Deep Web gera bastante dúvidas e comentários, e gera os boatos que se espalham rapidamente e confundem ainda mais, de quem essa rede e frequentada apenas por "satanistas sadomasoquistas canibais de crianças". Assim como existe o lado bom, o lado cruel, grotesco, alucinado da humanidade está escondido lá, a verdadeira faceta humana de que quando ninguém está vendo se revelar.

Mesmo que a pior nata da humanidade frequentem essa rede, não podemos temer que se entramos lá daremos de cara com algo grotesco, afinal nossas mães, avós, tias sempre dizem, quem procura, acha. É vai depender do que você procura. Quem procura coisas boas encontra coisas boas, quem procura bizarrices, encontra bizarrices.

Preparem a roupa de mergulho, pois ás vezes teremos (Ou não) que sair do submarino para explorar minuciosamente o vasto oceano digital, são várias informações que quero analisar com cautela e postar aos poucos. Essa foi a introdução da Deep Web, em breve iremos abordar as famosas camadas e as famosas lendas que fazem parte da mitologia virtual na Web escondida.


Bom Mergulho!

Créditos: (Pesquisas que me ajudaram a compor este Post)

Imagens retiradas da Internet.

http://www.anonymousbr4sil.net/2013/04/deep-web-entenda-e-acesse.html

http://www.superdownloads.com.br/materias/6136-deepweb-conheca-submundo-da-internet.html

http://www.ish.com.br/_conteudo/2013/01/comunicacao/noticias/384-entendendo-os-misterios-da-deep-web.html

http://apocalink.com.br/desvendando-a-deep-web-o-lado-negro-da-internet/

Nenhum comentário:

Postar um comentário