quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Deep Web. (2°Parte)

Como acessar a Deep Web.

"No site Tor Project você encontra ferramentas pelas quais qualquer é possível ter contato com a rede Onion, inclusive um compilado de produtos que inclui a versão portátil do Fiferox já configurada para o acesso anônimo e que sequer exige instalação. Tanta preocupação com segurança faz com que a navegação seja muito lenta; nós conversamos com um programador que usa a rede e ele explicou que isso ocorre principalmente por conta da triangulação do acesso. "Às vezes ele manda um request para um desvio em outro país e redireciona para o site, disse."




É preciso cautela para se aventurar nesse mundo. Em primeiro lugar, tenha em mente que os principais caminhos estão em inglês, e é essencial compreender exatamente o que está escrito antes de clicar num link. Além disso, a deep web é feia, porque ninguém ali está preocupado com o layout, então o inglês é duas vezes mais importante, já que não há imagens que te levem a entender o contexto. É tudo bem direto.
O programador nos alertou que alguns dos vírus mais arrojados são testados na deep web, portanto, antivírus e firewall têm de ser bons e estar atualizados. Aqui na redação nós usamos um netbook ligado a um modem 3G para poupar a nossa rede de eventuais problemas; se você não tiver como fazer isso, a dica é criar uma máquina virtual. Há, inclusive, uma versão do Linux, a "Tails", feita especificamente para esse tipo de coisa. As operações financeiras por lá não são feitas com dinheiro ou cartão de crédito; a maioria dos sites nem aceita opções como PayPal, é tudo em Bitcoin.

E há ainda um outro detalhe. O endereço do que talvez seja o principal site por lá é kpvz7ki2v5agwt35.onion/wiki/index.php/Main_Page e não adianta tentar acessá-lo pelo navegador convencional, ele precisa ter uma configuração específica (como a do Tor) para que o link abra. Trata-se da Hidden Wikki, uma espécie de indicador de sites com cara de Wikipédia que te ajuda a navegar por tema. As URLs são decodificadas dessa maneira e algumas páginas mudam constantemente para não serem achadas, enquanto outras dependem de informações específicas para se modificar e, assim, conceder acesso ao que realmente importa ali.

A maioria dos sites tem o .onion no meio por conta do Tor, mas há scripts que configuram o navegador para que ele abra outras extensões, afinal, essa não é a única forma de driblar o monitoramento da surface web. No ano passado, por exemplo, quatro pesquisadores das universidades de Michigan e Waterloo criaram o Telex, que permite acesso a páginas bloqueadas, embora a tecnologia dependa de aprovação do governo ou provedor para funcionar. Outra alternativa é a Freenet, uma plataforma pela qual se pode compartilhar arquivos, navegar e publicar "freesites" - estes, assim como os .onion, só são acessíveis com o programa específico.

Uma vez na deep web, basta caçar conteúdo. Tem de tudo ali e nós, como dito lá no começo do texto, fomos do bom ao ruim para informá-los." - Créditos Olhar Digital.Uol.Com.Br.

Com as informações em mãos sabemos como fazer, é o que fazer. Primeiramente para os mergulhadores de primeira viagem, a pesquisa é essencial iremos navegar numa rede nova da qual não estamos acostumados, um clicar em um link sem prestar atenção pode ser fatal.

As "Camadas" Da Deep Web.
Representação visual da 8 camadas
Quando pesquisamos algo relacionado a Deep, sempre encontramos diversas informações, que com o tempo se tornam contraditórias. Uma delas são respeito as camadas, um tema polêmico em si envolto de opiniões e controversas. Alguns dizem que as camadas são um mito, um boato que se tornou muito comum, devido ao Ctrl C e Ctrl V de vários sites e Blogs que abordam o Tema Deep Web.

Outros que é apenas um mapa de navegação, uma representação Dantesca do desconhecido. Em tese, eu até concordo com o termo "mapa de navegação" da qual se situa em que local da rede você se encontra neste momento.

Cada camada tem um nome próprio da qual se torna fácil sua identificação. Se usamos a ideia de camadas, podemos considerar que estamos em uma camada especifica na superfície da Internet. Teoricamente existem ao todo, 8 camadas, (Este número pode ser ainda maior, afinal estamos falando de uma rede com 500 bilhões de páginas) Cada camada possuem informações próprias.

Camada 0: Common Web - O ponto de partida, inicio. Aonde os motores de buscam pesquisa o que você deseja.

Camada 1: Surface Web - Como uma variação da internet comum onde se encontra dos mais variados conteúdos novos ou contraditórios tal como o Reddit e somos conduzidos até as seguintes camadas.

Camada 2: Bergie Web - Onde reside boa parte dos servidores FTP como uma sessão de serviço da internet utilizada por sites populares ainda que as suas bordas, assim como acesso a resultados bloqueados pelo google.

Créditos:  limontec.com
Até aqui a maioria já acessou, mais a curiosidade de pular o muro e grande, descobrir o que está além da porta mexe com a imaginação, mais antes  tenha em mente 2 avisos, para quem acessando a Web profunda, você tera o sigilo, mas não tera a segurança, e o melhor antívírus é o próprio usuário, cabe você aonde acessar

A primeira camada da Deep Web em si que começa a partir da terceira e quarta camadas e a mais fácil de se acessar, é a The Onion Router popularmente conhecida pelo domínio .onion, para acessar ela utiliza-se a rede TOR que criptografa todos os sites hospedados nesta rede. Para acessar esses sites é necessário utilizar o navegador TOR ou entrar na rede TOR para que camuflem seu IP e descriptografem os sites.
A segunda camada, utiliza-se o programa FREENET que visa fornecer liberdade de expressão através de uma rede P2P com grande proteção do anonimato. Todo seu conteúdo está espalhado por computadores do mundo inteiro, ao instalar o software o usuário empresta uma parte de seu HD para armazenar dados dessa imensa rede, mas ele mesmo não sabe o que tem armazenado. Os links são em forma de proxy, ao acessá-lo o site é baixado literalmente para seu HD e apenas após o download será possível conferir o conteúdo do site, quando fechar o navegador o site é excluído automaticamente.

A terceira camada é mais anonima, toda a comunicação é end-to-end ou seja nós usuário que temos o controle. Utiliza-se o programa I2P que criptografa de ponta a ponta todos os dados, são ao todo quatro camadas de criptografia.

Chegamos na quarta camada, aqui é o fim do conceito camadas já que abaixo dela as formas de criptografia variam muito mais do que varia acima o que dificulta definir as formas, programas para acesso. Por esse motivo não se encontram muitas informações sobre como acessar o conteúdo presente na Mariana's Web (Fala da Mariana's Web renderia um post completo, mas fica para um futuro próximo), o máximo que encontrará é teorias da conspiração falando que é necessário desvendar um código muito difícil etc. Um exemplo de forma para acessar conteúdo a partir da quarta camada é modificar o firmware do seu modem para um baseado em Linux, o firmware usado seria o Freifunk, mas como ele é para redes abertas, a conexão não poderá ser criptografada, existem outras formas de acesso como a ferramenta FunkFeuer. Portanto podemos definir a quarta camada como "Closed Shell System", seria um sistema fechado, uma rede de computadores interligadas mas separada da internet em si, como ilustra a parte em vermelho da imagem abaixo:

Créditos:  limontec.com
Segundo informações na internet, o conteúdo da quarta camada possui domínio .clos , mas não há como confirmar afinal por ser um sistema fechado varia a forma de acesso e pode estar havendo uma confusão com Common Lisp Object System (CLOS) que seria um tipo de programação onde os sites .clos seriam acessados somente por um navegador desenvolvido para eles.
Resumindo são inúmeras as formas de acesso a DW, abaixo citaremos alguns termos de outras formas de acesso:

Netsukuku, Freifunk, Funkfeuer, OneSwarm, GnuNet, RetroShare, Phantom, GlobaLeaks, Namecoin, OpenNIC, Dot-P2P, Guifi, AnoNet2, dn42, CJDNS, Osiris, FreedomBox, Telex, Omemo, Project Byzantium, Hyperboria.


Verdades e Mitos

“A Deep Web é o inferno na terra”

Mito

É uma excelente ferramenta de pesquisa, desde que você saiba o que está procurando. A responsabilidade do conteúdo procurado ou visto vai de cada pessoa, independente de qualquer coisa.

“A maioria do conteúdo na Deep Web é em inglês”

Verdade

Este é um dos principais fatores repulsivos que levam os brasileiros a se afastarem da Deep Web. Embora haja alguns websites brasileiros e portugueses por lá (principalmente fóruns), a verdade é que se tornam difíceis de encontrar, correspondendo a uma porcentagem pequena da DW. Por isso, se não souber o básico do inglês a navegação se torna mais difícil,  no entanto, nada que um bom tradutor não resolva.

“Mesmo sem querer, você encontrará coisas horríveis!”

Mito

A triste e errada ideia de que ao entrar na Deep Web “mulheres peladas aparecerão na sua tela como passe de mágica” é completamente absurda. Aliás, se você navegar na Deep Web, não vai notar mínima diferença com a Surface, a não ser é claro nos endereços de domínio e na descentralização do conteúdo. Por isso, tenha esta ideia sempre presente: Independente do mundo normal, Você só encontrará coisas macabras e horríveis na internet se tiver essa vontade e procurar por elas! Porque os “motores de busca” da Deep Web mostram uma descrição de cada site e por isso, se tiver conteúdo com o qual você não simpatize logo de início, nem acesse, isso lhe poupará muitas dores de cabeça!

”Acessar a Deep Web é ilegal!”

Mito

Que fique claro, a Deep Web é parte integrante da WEB, não é ilegal acessá-la, caso contrário estaria bloqueada e haveriam legislações que punissem o acesso, o que não é o caso. Acessar a Deep Web e todo seu conteúdo será crime quando você a utilizar para exercer atividades proibidas por lei.

“O conteúdo na Deep Web é todo ilícito/ilegal!”

Mito

Na Deep Web podemos encontrar o pior que a mente humana já produziu, é verdade, mas também há conteúdo inocente e legal, desde fóruns de jogos a pequenos grupos de amigos que estão fartos do Facebook e preferem guardar suas conversas a sete chaves. Na Deep Web, tal como aqui na surface, você encontra o que procura e nada mais, desde o conteúdo mais interessante ao mais desagradável, tudo dependerá de quais são suas intenções!

“Dizem que a Deep Web é um lugar muito perigoso, onde o FBI e a Polícia Federal circulam 24 horas por dia”

Verdade

Principalmente o FBI. O alvo deles não é nada mais do que os crimes que possam acontecer lá dentro (pedofilia, banking, carding, venda de armas e drogas, entre outros assuntos). Somente ocorre investigação à alvos específicos.

Bom agora podemos navegar em segurança, com todas as informações que temos em mãos. Mas ainda existem vários temas a debater, verdades e mitos que fazer parte da Web misteriosa que futuramente irei postar.

Créditos: (Pesquisas que me ajudaram a compor este Post)




Nenhum comentário:

Postar um comentário