quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Teoria da Conspiração. O que são? Como vivem? Como se reproduzem? Aqui no Oberhalb Thoth.


"Desde os tempos do antigo Egito, existiu um único grupo de indivíduos poderosos guiando o curso da humanidade. Mas o homem comum preferem acreditar que eles não existem, o que facilita o sucesso deles“

Questão.

O que são as Teorias da Conspiração?

A palavra “conspiração” é derivada da palavra em latim “conspirare”, que significa “respirar junto”.

Quando se estuda as conspirações e necessário está preparado para ouvir as mais diversas histórias, e eu já ouvi várias, uma mais cabulosa que a outra que se ligam com outras que terminam em um poço de incógnita e divergências. Em tese as conspirações se baseiam na verdade. Ok, mas como um história controversa sem pé nem cabeça pode ser basear na verdade. Muito simples, criar uma conspiração é necessário dois ingredientes, a verdade e a dúvida. (Vide o Caso 11 de Setembro)

Antes de passamos adiante sobre esse fato eu lhes pergunto incauto leitor, O que é de fato a famigerada Teoria da Conspiração?

Quem conspira contra os conspiradores?
Teoria da conspiração (também chamada de conspiracionismo) é qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a cabo geralmente por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como uma "sociedade secreta" ou "governo sombra." As teorias de conspiração mais populares nos dizem que um grupo de pessoas – ou organizações – conspirou para manipular um evento ou uma série de eventos, para alcançar os resultados que eles querem, tudo no mais absoluto sigilo.

Será que nós somos paranoicos ou realmente acontecem coisas que não sabemos? Eis a pergunta. Alguns sugerem que nós usamos de teorias conspiratórias para explicar eventos que vão além do nosso controle. Com o mundo cada vez menor graças à tecnologia moderna, as teorias de conspiração são espalhadas mais rapidamente do que antes. Há dezenas, ou talvez centenas de websites dedicadas a revelar conspirações sobre tudo, desde a morte de uma personalidade ou fatos não explicados com clareza.

Como se reproduzem as Teorias da Conspiração?

Estamos acostumados e habituados a ouvir sobre diversos assuntos diariamente da qual nem nos damos conta, ou simplesmente o tratamos como um incidente isolado. O nascimento de uma Conspiração é ocasionado em um determinado evento da qual causa uma grande comoção. Logo tal evento ou e tratado de modo comum ou observado por outro prisma, numa ótica completamente diferente. Eis o nascimento de uma teoria conspiratória, nascem a partir disto, fatos e uma história que se encaixe no que você quer contar!

Em outras palavras suprir a falta de verdade em meio a tantas informações desencontradas. As Conspirações nascem das incertezas, um argumento baseados em fatos que refuta os fatos oficiais os acusando de maquiar a verdade, uma contra-verdade com argumentos convincente sustentadas pelos pilares do anonimato e das coincidências, coincidências estas que provocam discussões.

Todos se tornam potenciais conspiradores, sejam para explicar como tal fato aconteceu ou para defender seu ponto de vista.

Existe teoria da conspiração para tudo: Religião, Política, Futebol ( "Politica é futebol, futebol é religião e religião é politica" (Cauê Moura), Guerras, Economia, Mídia, ou até envolvendo todos em algo que faz sentido, isto é, dependendo do ponto de vista da qual é explicado. Ela em si só explicar desenrolar de tal evento, e como ele afeta toda a sociedade. Vamos a 2 casos claros que tem em muito em comum: Política, Futebol. Algo que desperta o interesse de todos, principalmente neste país (E teorias interessantes nascem neste meio).

Vamos a uma teoria que explicar bem o cenário atual, e como ela gera outras teorias, alguma desconexas diga de passagem.

Lembremos, lembremos o 08 de Julho, a histórica goleada da Alemanha sobre a seleção brasileira na semifinal da Copa do Mundo gerou comoção nas redes sociais no ano de 2014. Rapidamente, as teorias da conspiração para justificar a maior derrota da história do futebol brasileiro se espalharam. A mais popular delas afirmava que o Brasil vendeu a Copa para a Fifa em troca do título olímpico em 2016 e de um novo Mundial no país até 2030. A denúncia se assemelha à célebre carta que acusava a venda da Copa de 1998 à França. Na época, o escândalo foi discutido na CPI da CBF/Nike e até o atacante Ronaldo foi convocado a depor, para explicar a convulsão que teve horas antes da final. (Para mais informações: A Venda da Copa de 1998.)

Ai é que começar o desenvolvimento da Teoria. Antes da semifinal, ou até mesmo antes da Copa em si muitos Teóricos da Conspiração das redes sociais diziam que a copa estava comprada, afinal pagar caro pela Copa e não levar seria um desperdício de dinheiro (o que de fato foi), o Brasil seria campeão, mesmo que o time não fosse dos melhores. Os jogos seriam apenas um show a parte, até a semifinal contra a Alemanha, da qual, minutos depois do término do jogo a teoria mudou para, "Brasil vendeu a Copa."

Me pergunto? E as bases fundamentadas de que foram criadas, a conspiração anterior que foi construída nos últimos meses, da qual Copa seriam a salvação da presidente, caso o Brasil ganhasse a Copa, a presidente seria reeleita por mais 4 anos, afinal a mesma precisava que uma grande comemoração (O Hexacampeonato, entorpeceria as massas até o termino do ano de 2014) desse lugar as críticas e manifestações pelo país geradas a 1 ano antes da Copa, Afinal não podemos esquecer das manifestações de 2013, da qual começou com 20 centavos e tomou proporções políticas: Corrupção, descaso público, insatisfação com o governo, entre outros. Logo uma conspiração nascia ali mesmo.

Lembro que durante as manifestações de Junho de 2013, cogitei (Imaginei para ser mais exato) a possibilidade de que existia uma corrente conspiratória por trás explicando a sua maneira o que ocasionou os eventos, logo se aventaram diversas hipóteses: Conspirações ligando os eventos com grupos, Illuminati, Militares, Mossad, e grupos Internacionais (Clube Bilderberg?) entre outras.

Conspiração ou não o Brasil não ganhou o Mundial, A presidente foi reeleita, e outras teorias nasceram para explicar a reeleição. As conspirações nunca morrem, apenas se reproduzem em novos cenários, fazendo pontes entre os diversos assuntos.

E todos levam a mãe de todas as conspirações, eles, que estão em todos os lugares, os misteriosos Illuminati a mais influente e mais secretas das sociedades secretas, não existe um fato da qual não esteja ligado a eles ou que seus membros estejam envolvidos.

Este grupo era uma sociedade secreta fundada na Baviera em 1776 por Adam Weishaupt, professor universitário. Seu objetivo era disseminar as doutrinas do Iluminismo do século XVIII de igualdade humana e racionalidade, e atraiu um grupo de seguidores considerável, até que foi suprimido pelas autoridades Bávaras em 1785. Porém, de acordo com Barruel e Robison os Illuminati não tinham deixado de existir em 1785 mas tinham ido simplesmente para a clandestinidade. Os líderes da Revolução francesa eram Maçons e Illuminati, ou os agentes deles e seguidores, levando a cabo um plano secreto para subverter as monarquias de Europa e a religião Cristã. Um de seus braços principais apontado por pesquisadores e Conspirologos seriam a Maçonaria. (Assunto para um futuro post)

Como vivem os Conspiradores?


"Analisando todos os eventos, nada nesse planeta acontece se não tiver aprovação das forças que escravizam a terra, nem os Presidentes governaria suas nações, as religiões teria a força que tem, se não tivesse a aprovação dessas "forças". Essas forças terríveis que os religiosos chamam "Coisa do Mal" (Diabo, Satã entre outros) e os ufólogos chamam de "Seres Infiltrados" (Greys, Reptilianos, Incas Venusianos entre outros) no planeta, não aprovassem." Para alguns conspiradores todos os fatos mundiais, podem está ligados a outras forças.
A história das teorias de conspiração começa na década de 1790. A Revolução francesa, por causa de sua natureza totalmente sem precedente, teve um impacto difícil de conceber hoje. Como mencionei anteriormente todos se tornam potenciais conspiradores, sejam para explicar como tal fato aconteceu ou para defender seu ponto de vista. Numa lista de Cientistas desacreditados até taxistas paranoicos, todos se tornam conspiradores prontos para fornecer sua visão do mundo de com o realmente é.

Cabe ressaltar que em toda história humana ouve conspiradores, ou grupo organizados para derrubar um governo, ou  país algumas foram bem sucedidas outras amargaram em fracassos e mortes.

A Conspiração da Pólvora de 1605, da qual a grande maioria passou a conhecer com o filme e a HQ V de Vingança, da qual ocasionou a a execução de Guy Fawkes

A Inconfidência Mineira de 1789, da qual inspirado pelos moldes da Revolução Francesa e da independência dos Estados Unidos da América resolveram organizar num movimento separatista, e o resultado todos conhece para quem estudou história do Brasil Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes foi enforcado e esquartejado.

Claramente, as idéias dos teóricos da conspiração mantêm pouca relação com as idéias geralmente aceitas de eventos mundiais. Algumas delas parecem tão absurdas a ponto de lançar dúvida sobre a sanidade de seus defensores. Porém, a tradição conspiracionista não é simplesmente o produto de paranóicos isolados, mas tem uma longa história política.

Não podemos dizer que conspiradores são um grupo seleto de pessoas com parafusos a menos, talvez alguns sejam por defender ideias absurdas, de tão absurdas que levam um grande descrédito da mídia, que alias, tais grupos acusam de acobertar as tramoias e o teatro armado dos senhores do mundo.

Os grupos podem ter várias raízes, numa vasta ramificação mundial, da qual a seu modo tentam explicadas para compor ás  várias peças do seu intricado quebra-cabeça. Já ouvi centenas de teorias, de todas os grupos, um dos quais mais se destacam seriam os Conspiradores de cunho religiosos, um grupo interessante, a maioria destes teóricos conspiracionistas são do ramo cristão, dos ideias luteranos calvinistas para sermos mais exatos, afinal suas afirmações são baseadas no que está escrito na Bíblia, sobre os eventos que estão para acontecer. Não é incomum vê-los associar um grandioso plano para a vinda do Anti-Cristo, da qual implantara uma nova ordem mundial. Usam o argumento que tal conspiração e arquitetada por satanistas e os relaciona a símbolos.

Em menor números, mais existem, não numa forma organizada estão o grupo de conspiradores céticos, a semelhança com os conspiracionistas religiosos é que tudo e uma grande manipulação, a diferença entre eles é que a própria religião e uma das armas dos conspiradores por de trás das cortinas. Ou seja a diferença clara entre eles e sua linha de pensamento. Seus argumentos como diriam são mais pé no chão, desmitificando toda fé dos conspiradores religiosos.

A grande razão pela qual muitas teorias da conspiração prosperam é porque elas são difíceis de refutar. Seria todas as Conspirações reais, ou apenas um absurdo criado por um grupo apenas para chamar a atenção? Teorias da Conspiração como o próprio nome diz são teorias, das quais devemos analisar elas criteriosamente, pois em meio a tantas informações desconexas algo podem ter algo de relevante. Afinal muitas delas são falsas e comprovadas como tal. No entanto, existiram algumas que acabaram por, no fim, serem de verdade e não apenas imaginação ou mesmo mentira que partiu de uma pessoa ou grupo. MK Ultra, Espionagem Governamental são algumas das conspirações que se provaram reais, e existem outras que que podem ser reais, podem, mais ainda são teorias...


Nenhum comentário:

Postar um comentário