domingo, 8 de julho de 2018

7X1 Eterno!

O que vocês estavam fazendo no dia 08 de Julho de 2014?

A título de curiosidade, a data desta postagem é no dia 08/07/18. 8 e o resultado da soma de 1+7.

7+7=14.
1+4=5.
7+1=8

Vamos a postagem que isso está ficando estranho demais. (Interpretem como quiser)

A Copa do Mundo já está acabando, para o Brasil acabou no Dia 6 de Julho, O que nos resta e conhecer o Novo Bicampeão do Mundo (França ou Inglaterra (Quem sabe uma final histórica) Ou um Novo Campeão (Croácia e Bélgica).

Apenas sei que o Penta Campeonato Brasileiro está garantido pelos próximos 4 anos.

Mas sabe que dia é hoje?

Sim, este dia, o dia em que o Brasil ficou calado, o dia em que o Brasil sofreu sua maior derrota.

Não tem como falar de copa do mundo sem mencionar o placar histórico. Muitos preferem esquecer esse placar, afinal não foi um 2X1, recorrente no Futebol, foram 7.

Senta que lá vem a história.

Créditos: Tv Cultura.


Antecedentes.

Se estatística ganhasse jogo, teríamos ganhado de um suado 2X1 ou 3X2, ou ido para os pênaltis. mas não ganhamos

Antes desta partida, as seleções de Brasil e Alemanha haviam se enfrentado (Até aquele dia 08) 21 vezes, com doze vitórias para os brasileiros, quatro para os alemães e cinco empates. Ou seja temos uma vantagem de 10 vitórias (Contado com o Ouro Olímpico na Olimpíada de 2016 e um Amistoso em Março de 2018) Contra 6 dos Alemães.

A última partida que jogaram em uma Copa do Mundo ocorreu na final da Copa do Mundo FIFA de 2002, na Coreia do Sul e no Japão, onde os brasileiros foram campeões ao ganharem de 2X0, ambos gols marcados por Ronaldo. Naquela ocasião, a seleção brasileira também era dirigida por Luiz Felipe Scolari. A última partida oficial entre ambas as seleções aconteceu em 10 de agosto de 2011, em um amistoso internacional, a Alemanha venceu o Brasil por 3 a 2.

Existia uma certa confiança por parte dos Brasileiros, baseados nas estatísticas até então. dos 5 Jogos até então o Brasil havia tomado apenas 4 gols, e fazendo 10 gols, Em contrapartida a Alemanha marcou 10 Gols, sofrendo apenas 3.


Ou seja, seria páreo duro até então eras as Duas Seleções equivalentes, seria o teste final do Brasil para se sagra Hexacampeão em Casa, esperando pelo vencedor de Argentina X Holanda. De certa forma a confiança reinava nas hostes brasileiras, chegando Scolari a proferir "não será tão difícil assim conquistar a Copa do Mundo" e que caso não ganhasse a copa, pediria asilo na embaixada do Kuwait.

O Brasil era a seleção anfitriã da Copa do Mundo, sendo que esta era a segunda vez que organizava esta competição. Os brasileiros haviam ganho 5 mundiais, enquanto os alemães venceram 3. Era a quarta semifinal consecutiva jogada pela Alemanha, enquanto que o Brasil não havia chegado a esta fase desde 2002. Em 2006 caiu para a França, em 2010 para a Holanda (caso passasse pela Argentina seria uma reedição das Quartas de 2010 na Final. Mas essa reedição aconteceu na disputa pelo 3° Lugar)

A última vez que uma Copa do Mundo foi realizada no Brasil, a Seleção chegou à fase final e perdeu a última partida do quadrangular final para o Uruguai, o que ficou conhecido como Maracanaço, sendo este fato recordado frequentemente durante a Copa de 2014.

Na preparação para a Copa, a Confederação Brasileira de Futebol escolheu Luiz Felipe Scolari, o último treinador campeão mundial pelo Brasil.

O sorteio ditou que a Copa se iniciasse com um Brasil-Croácia. O jogo até começou mal para a turma brasileira com Marcelo marcando um gol contra. No entanto o Brasil viria a ganhar por 3-1. A segunda rodada resultou num empate sem gols com o México, enquanto que na última rodada da fase de grupos, o Brasil venceu a equipe de Camarões por 4-1.

O time brasileiro demonstrava confiança e credibilidade para avançar à final.

Em 28 de junho, Brasil e Chile enfrentaram-se em uma partida pelas oitavas de final no Estádio Mineirão. Apesar da excelente participação da seleção Chilena na Copa (vitória por 3-1 sobre a Austrália, vitória por 2-0 sobre a Espanha e derrota para a Holanda por 2-0), o histórico de confrontos entre as duas seleções era favorável ao Brasil (48 vitórias contra 7 derrotas e 13 empates).

Após um jogo bem disputado, a partida terminou empatada em 1-1, seguindo-se uma prorrogação. Já no final da partida, no minuto 120, a eliminação do Brasil esteve eminente mas o remate do chileno Mauricio Pinilla bateu na baliza de Júlio César. A partida foi para a disputa por pênaltis da qual o Brasil saiu vencedor por 3-2. No entanto a partida ficaria marcada pelas imagens de vários jogadores da seleção brasileira em lágrimas mesmo antes da marcação dos pênaltis.

A crítica brasileira logo questionou se os jogadores da seleção teriam a resistência suficiente para aguentar a pressão a que estavam sujeitos e se seriam capazes de conquistar a Copa. A CBF logo tratou de contratar uma psicóloga para trabalhar o lado emocional dos jogadores da seleção brasileira, cujo trabalho logo viria a ser elogiado pelos mesmos.

A competição ditava um confronto com a Colômbia nas quartas de final, uma das melhores equipes da competição não só por somar vitórias em todos os jogos disputados (tendo eliminado o Uruguai nas oitavas de final por 2-0) mas principalmente pela qualidade do futebol praticado em que James Rodríguez assumia o papel de destaque como um dos melhores jogadores da Copa e artilheiro da competição.

Era um dos confrontos mais aguardados, o que colocaria em prova a seleção de Felipão. Ao contrário da opinião da maioria dos especialistas, o Brasil entrou muito forte, jogando sua melhor partida na copa, enquanto a Colômbia parecia incapaz de criar perigo. O Brasil abriu o placar logo aos 7 minutos, e aos 69 já vencia por 2-0. A Colômbia ainda colocaria o resultado em 2-1, e no final assistiu-se a uma grande pressão da Colômbia para forçar o empate. No entanto o resultado manteve-se, levando a Seleção à semifinal.

Foi neste Jogo que Neymar, principal Jogador Brasileiro sofreu uma Lesão nas Costa, ficando impossibilitado de jogar a semi e a final (caso passasse), e também o Capitão Thiago Silva, ficou fora da Semifinal. O zagueiro levou o seu segundo cartão amarelo no Mundial e teve de cumprir uma suspensão automática na partida contra os alemães.

Lembro claramente quando o comentarista José Ferreira Neto, o Craque Neto, mencionou o que aconteceria caso Neymar se machucasse durante a Competição e quem seria seu substituto em um Jogo importante. Cabe dizer que ele mencionou que a Alemanha seria a Campeã da Copa no Brasil?

08/07/2014, Às 17:00.

O Mundo e Feito de Coincidências insólitas, que alguns diriam que estava nas Estrelas o resultado da Partida.

Até então pelo que eu me lembre existia 2 climas naquela Copa, e um deles era da chamada Copa Comprada. Dias antes do Mundial no Brasil, o polêmico Jorge Kajuru, disse com todas as Letras Que a Copa estava comprada e o Brasil seria o Campeão. Em Teoria da Conspiração. O que são? Como vivem? Como se reproduzem? Aqui no Oberhalb Thoth. discuti essa teoria em 2 parágrafos.

Primeira Etapa.

O capitão da Seleção Brasileira para esta partida foi David Luiz.
Créditos: Wikipédia.
Ambas as equipes iniciaram a partida atacando, com o brasileiro Marcelo finalizando no 3º minuto e com o alemão Sami Khedira finalizando no 7º minuto. Aos 11 minutos, os alemães marcaram seu primeiro gol. Eu Lembro em está em um fóruns com pessoas descontestes com a Copa acompanhado a Copa (?) dizendo que em breve o Brasil empataria e viraria o Jogo. O gol alemão era para passar a certeza que a Copa não estava comprada e era tudo alicerçado na mais pura honestidade.

Após o escanteio cobrado por Toni Kroos, Thomas Müller escapou da marcação de David Luiz na área adversária, e chutou para dentro do gol. Nos minutos seguintes, o Brasil tentou responder imediatamente, mas seus ataques foram sem sucesso. Mas, aos 23 minutos, a Alemanha marcou novamente, depois que Kroos e Müller tocaram para Miroslav Klose, que marcou no rebote após seu remate inicial ser salvo pelo goleiro Júlio César. Foi o 16º gol de Klose na Copa do Mundo, superando Ronaldo como o maior artilheiro da história das Copas.

O gol de Klose deu início a uma sequência de gols alemães. Kroos marcou mais dois gols em uma rápida sequência: aos 24 minutos, marcou em um voleio após cruzamento de Lahm, e aos 26 minutos, apenas alguns segundos após do pontapé de saída do Brasil, Kroos roubou a bola que Fernandinho acabava de receber, e em seguida articulando com Sami Khedira para fugir da defesa brasileira marcou novamente, apenas 70 segundos após seu primeiro gol. Três minutos depois, o mesmo Khedira projetou-se ao ataque, tabelou com Mesut Özil e fez o quinto gol.

Todos os cinco primeiros gols da Alemanha vieram na primeira meia hora de jogo, com quatro deles em um espaço de tempo de seis minutos. O Brasil não tinha chutes a gol durante este espaço de tempo. Muitos torcedores do Brasil na arquibancada foram reduzidos às lágrimas e um estado de choque tomou conta dos torcedores brasileiros. O receio de poder haver represálias da torcida brasileira fez a Polícia Militar aumentar seu efetivo no estádio.

Eu acompanhava o jogo pela Internet, pensei que fosse replay dos lances, ninguém na sala acreditou no que via. Alemanha 5 X 0 Brasil. Voltei ao fóruns e o que via era pessoas ironizados os conspiracionistas da Copa Comprada dizendo, "Cadê seu Deus (Kajuru) Agora?!"

Segunda Etapa.

Viradas no futebol são quase possíveis, isso vai depende da força de vontade dos jogadores e da arrogância dos adversários em querer manter o resultado. O Brasil tinha uma missão quase impossível, fazer 5 gols para levar para a prorrogação, e quem sabe fazer um 6° gol, e segurar os contra-ataque alemão. Ou seja para vencer o jogo precisava de um milagre. E A Seleção Alemã precisava segurar o resultado e ir para uma final depois de 12 anos. Fracassou na Copa de 2006 em casa e, em 2010 na Africa do Sul, em ambos obteve a 3° colocação. Em 2002, na Copa Coreia e Japão, foi Vice-Campeã. Neste dia ela estava vencendo o Pentacampeão em casa.
O centroavante Fred foi duramente criticado pela imprensa
brasileira. Créditos Wikipédia.

Substituições do Brasil com a saída de Fernandinho e Hulk para a entrada de Paulinho e Ramires resultou em uma força maior do Brasil no início do segundo tempo, que forçou o goleiro alemão Manuel Neuer para salvar finalizações de Oscar, Paulinho e Fred. No entanto, no minuto 60, os alemães chegaram perto de marcar novamente, quando Júlio César defendeu duas finalizações de Müller. O sexto gol alemão veio no minuto 69, quando Lahm tocou para André Schürrle, que foi deixado sem marcação e chutou a bola para marcar o gol. No minuto 79, Schürrle novamente recebeu cruzamento de Müller e acertou uma chute que bateu na baliza e entrou no gol. Neste ponto, com o sétimo gol, os torcedores brasileiros remanescentes aplaudiram a seleção alemã. Perto do fim, Özil recebeu uma bola na área e quase marcou o oitavo gol. Segundos depois, o Brasil rompeu a defesa alemã e Oscar marcou no minuto 90, pra finalizar a partida. Os jogadores brasileiros deixaram o gramado em lágrimas e debaixo de um coro de vaias.

Toni Kroos foi eleito o Man of the Match (Homem do Jogo, em português), com 3 finalizações, 2 gols, 93% de passes certos, 1 assistência e 2 chances criadas.

O atacante brasileiro Fred, que foi substituído por Willian aos 70 minutos, recebeu duras críticas dos torcedores brasileiros. De acordo com a Opta Sports, Fred não conseguiu correr ou fazer uma intercepção durante a partida, e passou a maior parte do tempo em posse de bola no ponto central, devido a seis reinícios de jogo (o jogador foi substituído antes do sétimo gol alemão).

Esta foi a maior derrota sofrida pelo Brasil, superando, pelo número de gols marcados, a derrota de 6–0 para o Uruguai no Campeonato Sul-Americano de 1920.

Recordes.

O resultado do jogo foi a maior vitória em uma semifinal da Copa do Mundo FIFA.

O resultado também foi a pior derrota de um país anfitrião na história da Copa do Mundo e a única vez que o anfitrião recebeu a maior goleada de uma edição.

No final do jogo, um total de 167 gols haviam sido marcados na Copa do Mundo de 2014, apenas quatro a menos que em 1998, na qual foram marcados 171 gols.

O jogo teve os quatro gols mais rápidos da história da Copa do Mundo, após a Alemanha conseguir isso no espaço de seis minutos, ultrapassando as marcas de 1954, quando a Áustria levou sete minutos (contra a Suíça, pelas quartas-de-final) e de 1982, a Hungria também levou sete minutos (contra El Salvador, na primeira fase) para marcar quatro gols.

A Alemanha igualou o recorde de mais gols marcados contra um país anfitrião da Copa do Mundo. O mesmo número havia sido feito pela Áustria, que derrotou a Suíça por 7-5 na Copa do Mundo FIFA de 1954.

Antes do jogo, as duas seleções estavam empatadas com sete finais de Copa do Mundo cada um, mas a vitória da Alemanha fez com que a mesma seja a única equipe a chegar a oito finais.

Outro recorde alemão foi a conquista do seu 2000º gol na história, conquistado após a seleção balançar a rede pela primeira vez.

Findado o jogo pelo terceiro lugar, o Brasil tornou-se a seleção anfitriã com mais gols levados (14, sendo o recorde anterior pertencente a Suíça, que em 1954 levou 11 gols) e com pior saldo (−3, sendo o recorde anterior pertencente a África do Sul, que em 2010 obteve −2).

A derrota do Brasil quebrou seus 62 jogos de invencibilidade em casa em jogos competitivos que remontam a 30 de setembro de 1975, quando perdeu de 1-3 para o Peru na Copa América de 1975 no mesmo Mineirão.

Em partidas não oficiais, a Seleção não perdia desde 2002, em amistoso para o Paraguai, 1–0, em Fortaleza.

Brasil se tornou o primeiro país-sede a não jogar no principal palco e estádio da final da Copa, no caso, o Maracanã.

Recorde de pior defesa brasileira em uma edição de Copa, tendo levado 14 gols.

Até a partida, o pior resultado do Brasil frente a Alemanha havia sido um 0–2 em um amistoso em 1986.

O mapa de calor do centroavante Fred acusa que o maior número de vezes que o jogador tocou na bola foi no círculo central ao repor a bola em jogo após os gols sofridos pelo Brasil.

Fred também foi considerado pela torcida brasileira como o pior centroavante da história do Brasil em Copas do Mundo, segundo pesquisa do Datafolha.

Pela Alemanha, Toni Kroos se tornou o jogador a fazer dois gols de forma mais rápida em um Mundial, 69 segundos, também no 1° tempo.

Nesta partida, O atacante alemão Miroslav Klose marcou um gol na partida e derrubou o recorde (antes pertencente a Ronaldo) de maior goleador das Copas, com 16 gols marcados.

16 também tornou-se o número de vitórias conquistadas pelo mesmo jogador, igualando o recorde de Cafu, tendo o ultrapassado após a peleja seguinte, perante os argentinos.

O último 7–1 em um Mundial havia ocorrido 64 anos antes, em 1950, uma vitória brasileira sobre a Suécia, pela segunda rodada do quadrangular final. O espaço entre as partidas constitui o maior período entre aparições consecutivas de um placar em Copas. A primeira vez que este mesmo placar de oito gols apareceu foi em 1934, um triunfo italiano sobre os estadunidenses, nas oitavas. Uma curiosidade é que as goleadas de 1934 e 1950 são as maiores feitas pelos anfitriões, já a de 2014 é a maior sofrida.

Pós-Jogo.

Após a partida, os torcedores alemães foram escoltados para fora do estádio pela polícia e os policiais foram colocados em estado de alerta para possíveis tumultos, e torcedores brasileiros deixaram o Mineirão ainda no intervalo.

Uma onda de assaltos e vandalismos aconteceu em várias cidades brasileiras. Ainda no estádio, os relatos dão conta de um confronto entre adeptos alemães e brasileiros que acabou com três detidos. O público voltou a ofender a Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, como havia feito na abertura do Mundial 2014. Torcedores incendiaram bandeiras do Brasil nas ruas de São Paulo, mesmo antes do jogo ter terminado, o mesmo ocorreu em Joinville, Um número de ônibus foram queimados em toda São Paulo e uma loja de eletrônicos foi saqueada.

O técnico Luiz Felipe Scolari disse que o resultado foi o pior dia da vida dele, “Se eu for pensar na minha carreira, entendo que esse foi o pior dia da minha vida. Mas ela continua. Vou ser lembrado pela pior derrota do Brasil na história, mas era um risco que sabia que iria assumir”, disse. “Agora tenho de assimilar e seguir em frente”, e aceitou toda a responsabilidade pela derrota “Quem é responsável por esse resultado? Sou eu. A culpa por esse placar catastrófico pode ser compartilhada entre todos nós, mas a pessoa que decidia as táticas era eu. Foi minha escolha.” No entanto, ele entende que o trabalho desenvolvido no comando do time é positivo. “Nós tivemos só três derrotas em um ano. Essa sim foi dura. Mas não tenho dívida com ninguém. Fiz o meu trabalho da forma que achei melhor”, defendeu-se. O capitão David Luiz e o goleiro Júlio César pediram desculpas ao povo do Brasil. Fred, que foi vaiado por fãs brasileiros durante a partida, disse que foi a pior derrota de sua carreira e de seus companheiros de equipe. Ele disse: "... vamos ter que procurar um poder superior para passar tal adversidade".

Recuperando-se de sua lesão, Neymar expressou seu apoio aos seus companheiros de equipe, "Tenho orgulho de falar que fiz parte dessa equipe que perdeu de 7 a 1. Admiro meus companheiros", admitiu, que o grupo fracassou. Mas destacou que sente orgulho de ter feito parte da seleção na Copa em casa. E elogiou os companheiros pela postura em campo contra a Alemanha e por terem lutado.

A partida foi o evento esportivo mais comentado nas redes sociais na história da Internet, foram feitos 35.6 milhões de tweets no Twitter, anteriormente, o evento mais comentado nessa plataforma havia sido o Super Bowl XLVIII, com números de 24.9 milhões. Nem mesmo os comentários sobre o Super Bowl e o Oscar 2014 ainda não somariam o total de tweets sobre o jogo. O evento também bateu recorde em tweets por minutos ao alcançar 508.166 mil comentários após o quinto gol da Alemanha contra o Brasil, quase 100 mil a mais que o recorde anterior. Até então, o recorde no Twitter para um evento esportivo era do jogo entre Chile e Brasil pela mesma Copa, que gerou 389 mil tuítes por minuto.

No Facebook, foi o mais comentado de todas as disputas da Copa, no qual mais de 66 milhões de usuários fizeram 200 milhões de comentários sobre a disputa entre Alemanha e Brasil. Cerca de um quarto dessas interações vieram do Brasil, com 16 milhões de pessoas fazendo 52 milhões de comentários sobre a derrota da seleção brasileira. A partida também teve a maior audiência da história da televisão alemã. com uma média de 32,6 milhões de televisores ligados durante o jogo. Em maio de 2015, a partida foi anunciada como indicada ao prêmio "The Stadium Business" na categoria “evento mais comentado de 2014”.

Consequência.

O Brasil terminou em quarto lugar depois de ser derrotado por 0X3 no jogo de terceiro lugar pelos Países Baixos em 12 de julho no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. Estas duas derrotas consecutivas levaram à saída do técnico Luiz Felipe Scolari em 14 de julho. A Alemanha venceu a Copa do Mundo depois de derrotar a Argentina por 1X0 na final em 13 de julho no Estádio do Maracanã.

Reações.

Capa do periódico Estado de Minas, trazendo um resumo da partida. Créditos Wikipédia.
Jornais brasileiros mostraram o resultado com manchetes como "A maior vergonha da história" (Lance!), uma "humilhação histórica" (Folha de S.Paulo), "A maior vergonha do futebol brasileiro" (Estado de Minas) e "O Brasil está morto" (O Globo). O jornal português Correio da Manhã afirmou que o resultado foi pior que o "Maracanaço", na final da Copa do Mundo FIFA de 1950. O francês L'Équipe simplesmente disse: "Le desastre" (O desastre). Escrevendo para o Sky Sports, Matthew Stanger descreveu o jogo como "constrangimento final", enquanto Miguel Delaney da ESPN referiu-se ao jogo como Mineirazo. Barney Ronay no The Guardian descreveu como "a derrota mais humilhante de uma nação anfitriã em Copa do Mundo de todos os tempos", e Joe Callaghan do The Independent descreveu como "a noite mais escura da história do futebol do Brasil".

Wyre Davies, correspondente da BBC no Rio de Janeiro, disse sobre as reações de brasileiros nos parques estádio e fãs que o "sentimento coletivo de choque, vergonha e humilhação nacional em todo o Brasil era impossível de ignorar". O site americano International Business Time publicou uma manchete como "A pior vergonha do Brasil". Jornalista do futebol sul-americano, Tim Vickery postulou que o mais baixo resultado de sempre representado pode ser o catalisador para mais devido a reforma do clube de futebol brasileiro, que em sua opinião havia se tornado complacente em comparação com outros países, descansando sobre os louros da história de sucesso da seleção. Em suas palavras, esta foi uma oportunidade para que possa "recuperar partes da sua identidade histórica e reconstruí-los em um moderno contexto, global".

Na Cultura Pop.

Em 9 de julho, a atriz estadunidense Bette Midler usou seu Twitter para defender e minimizar a derrota do Brasil, escrevendo "Estão dizendo que a derrota do Brasil na Copa do Mundo foi o 'principal vexame da história', mas eu acho que fiz um ou dois filmes piores".

Em 24 de julho, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Israel Yigal Palmor, rebateu em entrevista ao Jornal Nacional, as críticas feitas pelo governo brasileiro de uso desproporcional da força israelense na Faixa de Gaza, governada pela organização palestina Hamas durante o conflito israel-palestino da chamada Operação Margem Protetora. Ele ironizou a declaração do Brasil e fez referência à derrota sofrida pela seleção brasileira na Copa, dizendo "A resposta de Israel é perfeitamente proporcional de acordo com a lei internacional. Isso não é futebol. No futebol, quando um jogo termina em empate, você acha proporcional e quando é 7 a 1 é desproporcional. Lamento dizer, mas não é assim na vida real e sob a lei internacional".

No Mangá/Anime Assassination Classroom esse episódio foi lembrado. No Anime foi no episódio 7 da 2° Temporada, no Mangá foi no capítulo 102, Volume 12.

Como lembrança da histórica goleada, entre 2014 e 2015, a expressão "Gol da Alemanha" tornou-se um meme para ridicularizar os problemas do futebol brasileiro (e de problemas cotidianos em geral), motivo de chacota e gerou comparações com o Maracanaço, a derrota para a Seleção Uruguaia de Futebol na Copa de Mundo de 1950 em pleno Maracanã. A expressão também foi usada para se referir aos estádios subutilizados após a Copa e para criticar os rumos tomados pela Seleção Brasileira de Futebol após o jogo.

Hoje faz 4 anos desta Hecatombe futebolística, o 7X1 nunca vai ser esquecido, seja pelos Brasileiros, pelos adversários, e principalmente os Argentinos (Decime qué se Siete). A cada jogo da seleção ele deve ser lembrado para nós aprendermos a lição de nunca subestimar ninguém.

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Brasil_1%E2%80%937_Alemanha_(2014)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA_de_2014

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2014/07/neymar-sofre-fratura-na-vertebra-e-esta-fora-da-copa-do-mundo.html

http://www.boatos.org/esporte/boato-copa-mundo-de-2014-esta-comprada-e-brasil-sera-campeao.html

http://www.folhapolitica.org/2014/06/kajuru-afirma-que-copa-2014-ja-esta.html

https://f5.folha.uol.com.br/colunistas/renatokramer/2014/06/1469103-o-brasil-vai-ganhar-essa-copa-para-manter-a-dinastia-desses-bandidos-afirma-jorge-kajuru.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário