domingo, 22 de julho de 2018

Dossiê Mundial de Clubes. 1° Parte: Eu Sou O 1° Campeão do Mundo!

"Politica e Futebol, Futebol e Religião é Religião é Politica" 
Moura, Cauê.
Se existe uma coisa que mais mexe com a paixão do torcedor Brasileiro, sem dúvidas é o Futebol, e principalmente os debates acalorados da importância de seu time na história futebolística.

Se preparem para uma serie de Post de vários argumentos, principalmente os de Autoridade.

Diz a Lenda, que uma expressão bastante usada aqui no Brasil, Chamada de Complexo de Vira-Lata (Da qual tem que ser explicada em um Post a parte), foi cunhada por Nelson Rodrigues, escritor e Dramaturgo de respeito, a qual se referia originalmente ao trauma sofrido pelos brasileiros em 1950, quando a Seleção Brasileira foi derrotada pela Seleção Uruguaia de Futebol na final da Copa do Mundo em pleno Maracanã. O Brasil só teria se recuperado do choque (ao menos no campo futebolístico) em 1958, quando ganhou a Copa do Mundo pela primeira vez. O fenômeno também é referido como vira-latismo.

Para Rodrigues, o fenômeno não se limitava somente ao campo futebolístico:
“Por "complexo de vira-lata" entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. O brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem. Eis a verdade: não encontramos pretextos pessoais ou históricos para a autoestima."
Mas o que isso tem havê com a postagem em si? Vamos lá

O trauma daquela copa (da qual todos achavam que estavam ganha), foi grande, que pendurou por 1 ano. Diz a Lenda que a CDB (Confederação Brasileira de Desportos, futura CBF) observava a tristeza da população sobre a Copa de 50 e decidiu intervi. Refazer a final não era possível, voltar no tempo também. E dito que a partir deste sentimento de derrotismo decidiu organizar o "1° Campeonato Mundial de Clubes".

Maioria dos jornais tratou título como mundial.
Fonte: futebolismo.zip.net
Hoje, 22 de Julho, a Sociedade Esportiva Palmeiras comemora 67 anos da Conquista de um de seus maiores títulos de sua história, a Copa Rio. A final da Copa Rio foi disputada em dois jogos. A primeira, no dia 18 de julho, teve vitória do Palmeiras contra a Juventus por 1 a 0. Depois, no jogo de volta, o time brasileiro passou muito sufoco, pois a equipe de Turim esteve na frente duas vezes. Porém, Liminha marcou um golaço e fez a festa em um Maracanã lotado - de acordo com o Jornal dos Sports, havia 100.093 pessoas no estádio, sendo 82.892 pagantes.

Para se ter uma ideia desta conquista, A comemoração do Palmeiras começou no Rio de Janeiro. Hoje em dia é difícil imaginar um time paulista fazendo a festa na capital carioca, mas foi o que aconteceu, pois o Verdão até desfilou em carro aberto. É claro que a comemoração em São Paulo foi ainda maior.

Na volta a São Paulo, que demoraria horas de trem, durou dias. Tudo porque, quando o trem parava nas estações das cidades por onde passava, o Palmeiras era recebido para homenagens e comemorações. Na chegada a São Paulo, foi recebido por uma grande multidão na Estação Roosevelt de trem. De acordo com o jornal Gazeta Esportiva, mais de um milhão de pessoas (Praticamente a Metade da População de São Paulo, Capital) foram para as ruas e até torcedores de outros clubes festejaram. O título foi considerado um alívio para todos brasileiros, que tinham perdido a Copa do Mundo um ano antes e assim sentiram-se vingados e conquistados pelo futebol novamente.

No trajeto entre tal estação e o Parque Antártica, o povo aglomerou-se em todos os lugares possíveis para reverenciar os campeões. Essa recepção está evidenciada em um texto escrito por José Guedes Torino, no jornal "Vida Esportiva Paulista".
Recepção Condigna à Embaixada Palmeirense. 
Os esportistas de São Paulo receberam condignamente a delegação do Palmeiras. Foi uma apoteose verdadeira. Não há lembrança mesmo na história do esporte paulista recepção equivalente. Grande multidão aguardava a chegada dos heróis do esporte brasileiro. desde a Estação Roosevelt até o Parque Antártica o povo se aglomerava em toda parte. 
As ruas estavam apinhadas; as sacadas dos edifícios totalmente lotadas; havia gente sobre os muros, trepados nas árvores ou nos cartazes de propaganda; acompanhavam o enorme corso caminhões superlotados, carros particulares e de aluguel (táxi); o trânsito ficou impedido. Tudo isto para saudar aqueles jovens esportistas e comemorar uma vitória de gala. Pequeno foi o Parque Antártica para tanta gente que aguardava numa expectativa fantástica os lídimos vencedores da "Copa Rio". 
Apesar da noite fria, muito fria - crianças e senhoras, senhoritas e homens - saiam às ruas para aplaudir com frenesi a Jair, Canhotinho, Villa, Fábio, Juvenal, Aquiles, Túlio, Lima , Rodrigues, Salvador, Dema, Liminha, Fiúme e a todos os componentes da delegação do alviverde. Impressionante o espetáculo que assistimos. A multidão queria ver, cumprimentar e tocar naqueles heróis do futebol brasileiro. 
Monumental recepção tiveram os palmeirenses. Grande foram os paulistas. Generosa a sua gente. Gente que se não cansou de aplaudi-los em agradecimento pelo que haviam conquistado. Estamos reabilitados do fracasso de 16 de Junho de 1950, em que perdemos por excesso de otimismo a oportunidade de sermos os legítimos campeões do mundo. 
Coube a Sociedade Esportiva Palmeiras agora a tarefa de nos redimir. Este feito é mais uma prova de que somos realmente os maiores futebolistas. E que futebolistas!... E agora podemos dizer: Somos os Legítimos Campeões do Mundo.
Texto de José Guedes Torino, extraído do site Palestrinos.
Foi uma vitória muito celebrada na época, mas com o passar do tempo ela virou apenas um debate entre rivais (Corinthians, Santos e São Paulo Principalmente) para definir se era um Mundial de Clubes ou não. Existe uma máxima utilizadas por seus torcedores (além de outros fora de São Paulo) que desmerecem esse 1° Mundial de Clubes.

Os 2 Argumentos São:
  1. Argumentum Ad FIFA: Não é um Mundial FIFA. Da qual uma parte da torcida mais fanática do Corinthians se gaba de ter 2 (2000 e 2012).
  2. Argumentum Ad Libertadores: Para se ter um Mundial, e preciso ter uma Libertadores. Santos e São Paulo, cada um conquistaram 3 Libertadores (Santos em 1962, 1963 e 2011. São Paulo em 1992, 1993 e 2005). O Argumentum Ad Libertadores também é utilizado para "Menosprezar" o título de 2000 conquistado pelo Corinthians, que até 2012 não havia ganhado uma Libertadores até então.
(Obs O Palmeiras ganhou a Libertadores em 1999, da qual daria o direito de disputar o Mundial Interclubes daquele ano, da qual acabou perdendo)

Agora vamos entender essa Salada de Frutas das quais alguns argumentam que o Palmeiras e o 1° Campeão do Mundo, e outros falam que não. Mas antes de falamos do Mundial de Clubes de 1951, vamos mencionar os "Mundiais Anteriores".

Antecedentes.

Hotel Eden Arms, em West Auckland, Inglaterra. O hotel
guardava o Troféu Sir Thomas Lipton, o troféu da primeira
"Copa do Mundo de Clubes", vencida pela equipe do West
Auckland em 1909 e 1911. O troféu acabaria sendo roubado
e nunca mais encontrado. Créditos:Wikipédia.
Anteriormente à criação da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, houve diversas competições entre clubes de futebol consideradas por muitos como "títulos mundiais de clubes", consideradas assim por exemplo por boa parte dos clubes, torcedores e imprensa.

A antiga CDB não foi a 1° a organizar um mundial em 1951, mais de 50 anos antes outros clubes Europeus - da qual a FIFA ainda nem existia - organizou jogos de caráter Mundial (Só para lembra-los que na virada dos Séculos XIX para XX a Europa era o centro do Mundo, o resto, meros coadjuvantes).

Uma história de 112 anos separa a primeira vez em que um clube se proclamou campeão mundial de futebol, o escocês Hibernian Football Club em 13 de Agosto de 1887, e a primeira vez em que a FIFA proclamou um clube oficialmente campeão mundial de futebol, o Sport Club Corinthians Paulista, em 14 de Janeiro de 2000.

O primeiro clube de futebol do mundo foi o inglês Sheffield FC, fundado em outubro de 1857. A competição de futebol entre clubes mais antiga do futebol, a Copa da Inglaterra, foi criada em 1871, e a segunda mais antiga, a Copa da Escócia, foi criada dois anos depois, em 1873. Já em 1887, um clube se proclamou "campeão mundial de futebol": o escocês Hibernian, campeão da Copa da Escócia que se proclamou campeão mundial ao vencer o clube inglês Preston North End. Outros clubes britânicos também se disseram campeões mundiais por ter vencido o duelo de clubes "Escócia x Inglaterra":
  • O escocês Renton em 1888; 
  • O inglês Sunderland em 1895; 
  • E o escocês Hearts em 1902. 
Sim, não é de hoje que alguém grita aos 4 ventos que é o 1° Campeão Mundial, Hibernian, 64 anos antes do Palmeiras se proclamou Campeão Mundial, mas vamos voltar a história. Os clubes britânicos se declaravam campeões mundiais pelo confronto Escócia X Inglaterra (2 Países) até 1902, embora em 1901 já existissem competições de clubes em outros países:
  • Argentina (desde 1891); 
  • França (desde 1894); 
  • Bélgica (desde 1896); 
  • Holanda (desde 1897/98); 
  • Suíça (desde 1897/98); 
  • Império Habsburgo/Austro-Húngaro (a "Challenge Cup", desde 1897/98);
  • Itália (desde 1898); 
  • Uruguai (desde 1900).
Inclusive tendo sido disputada uma competição internacional de clubes já no ano de 1900, a Copa Van der Straeten Ponthoz (que levava o nome do Conde belga que a patrocinava), disputada a partir de 1900 em Bruxelas com clubes de Holanda, Bélgica e Suíça, e que foi considerada à época na Bélgica como o "título europeu de clubes" (tendo sido disputada de 1900 até 1907, e substituída em 1908 pela Copa Jean Dupuich). Porém, na época o futebol britânico era considerado como sendo de um nível muito superior ao do resto do mundo (Afinal foi na Inglaterra que foi inventado o Futebol Moderno) desta forma, a ideia que aparentemente levou os britânicos a considerarem até 1901 o confronto Escócia x Inglaterra como sendo o "título mundial de clubes" (a ideia de superioridade do futebol britânico frente ao futebol do resto do mundo) é análoga à ideia que levou os espanhóis, quando do título do Real Madrid na Copa Intercontinental de 1960, a considerarem a Copa Intercontinental como "título mundial de clubes" (a ideia de superioridade do futebol europeu e sul-americano frente ao futebol do resto do mundo).

Tynecastle Stadium, estádio do Hearts, e palco de duas finais
"mundiais" de clubes: Sunderland x Hearts em 1895
e Hearts x Tottenham em 1902. Créditos: Wikipédia.
Curiosamente, a primeira decisão do "título mundial de clubes", entre o escocês Hibernian e o inglês Preston North End, não contou com a entrega de um troféu. Assim, o troféu "mundial" de clubes mais antigo do mundo é o troféu dado ao escocês Renton após sua vitória de 1888 sobre o inglês West Bromwich Albion, um pequeno troféu de peltre que atualmente se encontra no Scottish Football Museum (Museu do Futebol Escocês), no estádio de Hampden Park, em Glasgow, Escócia.

A decisão do "título mundial" entre os clubes ingleses e escoceses, porém, ocorria em apenas um jogo, não um torneio.

Em 1906, a FIFA (fundada 2 anos antes, em 1904) cogitou pela primeira vez organizar uma competição internacional de clubes, mas a ideia não foi à frente, e a FIFA direcionou-se ao futebol de Seleções, primeiramente com o Torneio Olímpico de Futebol a partir de 1908 e posteriormente com a Copa do Mundo a partir de 1930.

Segundo a FIFA, a primeira tentativa efetiva de que se tem notícia de criar um torneio mundial de futebol ("the very first recorded attempt to organise a World Cup"), antes mesmo da Copa do Mundo de 1930, ocorreu não com seleções mas com clubes: o Troféu Sir Thomas Lipton, disputado em Turim (Itália) em 1909/1911 por clubes de quatro países europeus (Inglaterra, Itália, Alemanha e Suíça), nomeado em homenagem ao empresário escocês que o patrocinou, e vencido pela equipe amadora inglesa do West Auckland, que ficou com posse definitiva do troféu por tê-lo conquistado duas vezes consecutivas. Em 1908, um ano antes do Troféu Sir Thomas Lipton, foi realizada também na Itália uma competição semelhante, com equipes de Alemanha, França, Suíça e Itália, o Torneo Internazionale Stampa Sportiva, vencido pelo suíço Servette. Porém, apesar da semelhança entre as duas competições, o Trofeú Sir Thomas Lipton é a competição citada pela FIFA como a primeira tentativa de que se tem notícia de se fazer uma Copa do Mundo.

Em 1927, surge a "Copa da Europa Central", a Mitropa Cup, considerada a primeira competição internacional de clubes a ter tido grande impacto na Europa, primeiramente com clubes de Áustria, Hungria, Checoslováquia e Iugoslávia, mas em edições posteriores contando também com clubes de Itália, Suíça e Romênia. Na verdade, a Challenge Cup, disputada de 1897 a 1911, já contava com clubes austríacos, checos e húngaros, mas nesta época, anteriormente ao fim da Primeira Guerra Mundial, todos estavam sob a soberania do Império Austro-Húngaro, portanto não sendo uma competição "internacional" propriamente.

(Olhando pelo prisma presente, esses torneios europeus de caráter Mundial seria considerados protótipos da Liga dos Campeões da UEFA. Em tese estaria nos Argumentum Ad FIFA e Ad UEFA.)

Em 1930, surge a Copa do Mundo da FIFA (de seleções). No mesmo ano, por iniciativa do Servette (Suíça), foi realizado um "contraponto" "versão clubes" à Copa do Mundo: a "Copa de Nações", contando com representantes de várias nações européias, sendo que as federações grega e norueguesa de futebol reclamaram por não terem sido convidadas a participar. O árbitro da final foi Stanley Rous, cujo nome estaria mais tarde associado à FIFA, à Copa Rio Internacional, à International Soccer League e por fim à proposta original da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. O campeão do torneio de 1930 foi o clube húngaro Újpest. Em 1937, foi disputada uma competição semelhante à de 1930, o Torneio da Exposição Internacional de Paris, vencido pelo Bologna.

Logo em seguida, veio a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) interrompendo vários eventos esportivos, como a Copa Mitropa (que era a competição internacional de clubes mais importante no mundo quando do início da 2ª Guerra Mundial) e a própria Copa do Mundo de seleções.

Partida entre Vasco e River Plate, partida decisiva do
Campeonato Sul-Americano de Campeões de 1948, primeiro
torneio no modelo "torneio entre campeões".
Créditos: Wikipédia.
Após o final da 2ª Guerra Mundial, no final dos anos 1940 voltaram a ser realizados importantes torneios internacionais de clubes: o Campeonato Sul-Americano de Campeões (1948) e a Copa Latina (a partir de 1949) foram os primeiros torneios criados no modelo "torneio de campeões", inspirando as Copas Rio (Torneio Internacional dos Campeões - 1951), Européia (Copa dos Campeões da Europa) e Libertadores (em seus primeiros anos chamada de Copa dos Campeões da América). Na época, as duas entidades internacionais oficiais do futebol então existentes (FIFA e CONMEBOL) não organizavam competições de clubes diretamente, mas seus dirigentes participavam da organização: o chileno Luiz Valenzuela, então presidente da CONMEBOL, participou da organização do Campeonato Sul-Americano de Campeões, enquanto na Europa Jules Rimet e Ottorino Barassi participavam da criação da Copa Latina. Em 1950, voltou a ser realizada a Copa do Mundo de seleções, cuja última edição havia ocorrido em 1938.

Continua em Dossiê Mundial de Clubes. 2° Parte: O Mundial de 1951.

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_de_vira-lata

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Rio_de_1951

https://www.buzzfeed.com/sepalmeiras/o-ano-em-que-o-mundo-se-pintou-de-verde-2exe7?utm_term=.huEDYLkpP#.dndPY6wK5

https://www.ludopedio.com.br/arquibancada/palmeiras-tem-mundial-parte-1/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Rio_(torneio_internacional)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Antecedentes_da_Copa_do_Mundo_de_Clubes_da_FIFA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Rio_de_1952

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pequena_Ta%C3%A7a_do_Mundo

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Intercontinental

https://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_de_Clubes_da_FIFA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Octogonal_Rivad%C3%A1via_Corr%C3%AAa_Meyer

https://pt.wikipedia.org/wiki/Torneio_Internacional_Charles_Miller

https://pt.wikipedia.org/wiki/Liga_dos_Campe%C3%B5es_da_UEFA

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_munic%C3%ADpios_de_S%C3%A3o_Paulo_por_popula%C3%A7%C3%A3o_(1950)

http://www.goal.com/br/news/10692/futebol-paulista/2016/07/21/25801642/65-anos-da-copa-rio-de-1951-lembre-14-fatos-e-curiosidades

https://globoesporte.globo.com/blogs/bastidores-fc/post/2018/04/16/24-clubes-seis-sedes-o-mundial-de-clubes-que-a-fifa-quer-a-partir-de-2021.ghtml

https://globoesporte.globo.com/blogs/bastidores-fc/post/2018/04/23/conmebol-quer-seis-das-24-vagas-no-novo-mundial-de-clubes-da-fifa.ghtml

https://esportefera.com.br/noticias/futebol,neto-diz-que-palmeiras-so-quer-mundial-de-51-porque-corinthians-ganhou-em-2000,70002063223

https://www.youtube.com/watch?v=KeDOr1AvSrM

https://www.youtube.com/watch?v=9KKvpeg-BgE

Nenhum comentário:

Postar um comentário