Batman Inc (2012) aonde Polybius e referenciado. |
O ano é 1981, e os jogos de fliperama (Arcade) se encontram em plena ascensão. Nessa época as pessoas, principalmente jovens se divertiam com games, como; Galaga, Donkey Kong, Ms. Pac-Man Asteroids e Tempest, estando estes dois últimos, na vanguarda dos jogos feitos a base de gráficos vetoriais, a base das incríveis e imagens em polígonos nos games mais modernos. Mas naquele ano, da noite pro dia uma estranha máquina de arcade surgiu em alguns fliperamas americanos. Dada a novidade repentina, muitas crianças e jovens ficaram loucos para jogá-lo, afinal naquela época o lançamento de um novo game era algo memorável. Porém, algum tempo após o seu surgimento, o arcade desapareceu por completo, restando apenas casos de pessoas que sofreram ataques epiléticos e muitos distúrbios.
A jogabilidade seria semelhante ao famoso Tempest, outros diziam que o jogo continha mensagens subliminares que poderiam influenciar nas ações de quem jogava. O videogame, tinha sido um experimento obscuro do governo americano (MK-ULTRA?), que, segundo a lenda, poderia apagar a memória e causar pesadelos arrepiantes. Esse relato não foi comprovado, mas o mito teve uma repercussão tão grande que foi parodiado em um episódio dos Simpsons.
A Lenda.
Foto de 1981 do Arcade Polybius. (Créditos: arkade.com.br) |
A máquina era preta e como único enfeite, mostrava o seu nome na parte superior dianteira. Só possuía um botão e um joystick. Como novidade, no lugar de mover a nave para destruir os atacantes, o que rodava era a tela ao redor da nave. Os gráficos vetoriais estroboscópicos iam acompanhados de brilhantes luzes de cores vivas e intermitentes efeitos luminosos que atraíam os jogadores como moscas no mel. Mas algo terrível se ocultaria por trás das luzes coloridas. Uma série de mensagens subliminares apareceriam para afetar o subconsciente de seus jogadores, que pelas noites sofriam terríveis pesadelos acordando presas do pânico. Perdas de memória, alucinações auditivas, convulsões ou vômitos também seriam relacionados com o terrível vício que a máquina criava nos que ousavam jogar uma partida nela.
Alguns jogadores afirmaram ter percebido, entre rostos fantasmagóricos que apareceriam e desapareceriam muito rapidamente, também haviam textos como "Kill Yourself" (Se mate), ou pequenos cortes entre a música do jogo em que se ouviam frases como "Why You Hurt Me?". ("Porque está me machucando?")
Para aumentar ainda mais o mistério deste arcade, alguns usuários assíduos asseguraram ver periodicamente estranhos homens vestidos de preto que iam aos salões onde se encontravam as máquinas, tomavam anotações sobre as pontuações mais altas e em algumas ocasiões, mudavam as suas configurações.
Os homens de preto seriam a “ponta do iceberg” da história. Era comum na era de ouro dos arcades representantes das produtoras dos games aparecerem nos locais onde eles eram instalados para coletar informações das máquinas, que normalmente eram utilizados em questões de marketing da própria produtora.
No entanto, os homens de preto por si só possuíam uma aparência estranha. Eles apareciam constantemente para coletar os dados das máquinas, sem dar qualquer explicação do que estavam fazendo. E segundo contam-se, alguns donos de estabelecimento conseguiram ver um pouco do que faziam. Entre o que foi possível ser visto, duas coisas são notórias: Uma parte da lenda diz que os homens coletavam vários dados das máquinas, principalmente os jogadores com melhores pontuação do jogo, apagando seus registros logo em seguida.
Teorias conspiratórias começaram a surgir desse rumor, o que esses homens queria com os placares dos melhores jogadores? E porque tentavam manter isso em segredo? E o que eram os outros dados coletados? Mas tudo se intensificou quando alguns jogadores, (outros falam em apenas 2), fizeram uma forte declaração: segundo contaram, num desses dias onde os homens de preto apareceram, eles esqueceram de sair da tela de configurações de Polybius, e eles puderam ver lá configurações que os espantaram.
Pois era uma tela onde era possível programar os efeitos que o jogo poderia causar nos jogadores: amnésia, insônia, pesadelos, terror noturno e até mesmo suicídio. Com isso, surgiu a teoria de que os arcades de Polybius estivessem sendo usados pelo governo americano ou por alguma companhia militar com o objetivo de controlar a mente das pessoas. Polybius então seria uma forma de teste e sua retirada repentina de todos os lugares onde foi instalado poderia significar que o teste tenha falhado ou estaria finalizado. A verdade? Ninguém sabe.
Há um rumor de que um garoto de 13 anos caiu fulminado enquanto jogava uma partida no Polybius e que todas as máquinas foram retiradas pouco depois de seu lançamento e esse seria o motivo de sua efêmera estadia nos fliperamas, não se conservando nenhuma delas. E após o desaparecimento do arcade, nada mais se soube dele, assim como o game surgiu misteriosamente, ele se foi de forma ainda mais misteriosa, sem deixar qualquer rastro de sua existência. Mas afinal, Polybius realmente existiu ou não passa de uma simples história? história toda é verdade ou não passa de simples ficção? Não há uma resposta clara para essas pergunta.
A lenda de Polybius jamais pode ser ser desmentida ou de fato confirmada, permanecendo até hoje inconclusiva. Existem porém algumas provas de que o arcade realmente tenha existido. Vamos voltar novamente na história. A história de Polybius começou a ser conhecida a partir do ano de 1998, onde um autor anônimo escreveu o primeiro relato sobre o game para o site coinop.
Nesse texto o autor falava rapidamente sem entrar em detalhes, sobre a história do game. O texto fala que Polybius era um estranho game de arcade de lançamento muito limitado. Que sua história é “nebulosa” , mencionando os casos das crianças que sofreram amnésia após jogar, chegando ao ponto de não se lembrarem mais de seus próprios nomes e muito menos onde viviam. O texto falava também dos estranhos homens de preto que coletavam dados das máquinas bem como a teoria de que eles pudessem ser algum tipo de grupo militar.
O game é descrito como sendo “de visual estranho, meio abstrato, ação rápida com alguns elementos de puzzle”, e menciona que cerca de um mês após o surgimento do game ele sumiu por completo, sem que qualquer pessoa tivesse sequer ouvido falar neles após isso.
O texto descrevia alguns detalhes encontrados nas telas do jogo, entre eles: “insert coin” (insira ficha),”press 1 player start” e a palavra “only” (apenas). E na tela principal haveria o texto “(C) 1981 Sinneslöschen Inc.“, identificando sua produtora. Essa é a descrição dada por esse primeiro relato de Polybius, que também apresentava uma imagem supostamente capturada do próprio jogo, que o autor anônimo afirmava vir de uma ROM original do game que ele possuía.
A partir daí, Polybius começou a ser conhecido mundialmente, sendo mencionado em diversas matérias pela internet desde então, e muitas pessoas passaram a pesquisar e tentar comprovar ou desmentir a existência do arcade. E nessa busca por provas, informações sobre o arcade passaram a surgir para solidificar sua história. Polybius é uma homenagem ao historiador e geógrafo grego Políbio (203 a.C. — 120 a.C).
Políbio foi uma importante figura do mundo antigo, pois já em sua época ele foi um dos primeiros inovadores em registrar a história do mundo, escrevendo os fatos de seu tempo e da geração anterior mais próxima, valorizando os relatos e histórias de pessoas que viviam aquela época, em especial soldados e até mesmo figuras importantes do tempo. Políbio serviu de inspiração a muitos outros pensadores e historiadores que surgiram mesmo milênios e séculos após sua morte, como o próprio Barão de Mostesquieu (18/01/1689 – 10/02/1775), criador da teoria da separação dos poderes.
Mas talvez a maior contribuição de Políbio para a humanidade foi a criação de um sistema criptográfico que permitia a transformação de letras em números com muita facilidade, recuperando a mensagem original com uma simples chave numérica de tradução. Esse sistema foi largamente usado até o século XIX.
A produtora do game, a Sinneslöschen Inc., é uma companhia cercada em muitos mistérios. Praticamente nada se sabe sobre ela, apenas que, segundo algumas pessoas, após Polybius sair do mercado a empresa foi desfeita, e nada mais ouviu-se falar nela. O nome da empresa, Sinneslöschen, é uma palavra alemã que significa, em tradução literal: Excluir/Deletar os sentidos. Isso deu força ao mito de Polybius, graças aos efeitos que o jogo conseguia provocar nas pessoas, em mexer com suas mentes e seus sentidos de forma tão forte.
A escolha do nome como Polybius também tem um significado. Como dito, Políbio foi o criador de um sistema de criptografia utilizando números, e segundo descrições do gameplay de Polybius, nota-se que isso pode ser proposital. Apesar de não ter uma descrição clara, é dito que em Polybius o jogador controla uma nave que ataca uma espécie de base lunar no centro do cenário, de onde saem diferentes tipos de aliens para atacar o jogador.
A base e alguns dos aliens possuíam números, que formavam o elemento puzzle do game, o jogador deveria decifrar o significado e ordens dos números para conseguir passar para a próxima fase. Segundo contam, alguns jogadores identificaram mensagens subliminares presentes no game, eram letras e números, bem como algumas palavras que surgiam discretamente na tela em meio a explosão psicodélica de cores. Em algumas versões da lenda do Arcade Polybius, alguns jogadores pararam de jogar jogos eletrônicos, enquanto há relatos que um destes jogadores viciados na juventude se tornou um ativista "anti-jogos eletrônicos".
O Criador do Arcade.
A lenda conta que o jogo foi desenvolvido por Ed Rotberg, designer nos tempos do Atari e criador do mítico Battlezone, entre outros jogos, entre os anos 1979 e 1981. Ed Rotberg foi o cara que criou para a Atari, o arcade Battlezone. Battlezone que foi um bom simulador de tanque de guerra, que o próprio Exército dos EUA pediu para a Atari para fazer uma simulador de treinamento para seus soldados. Devido a esta ligação conhecida, Ed seria uma parte pouco crível da História de Polybius. O único problema? Ed diz que ele nunca esteve envolvido em tal jogo.
Hoax ou Lenda: O Mistério de Polybius possui uma visão mais profunda. Eu não tenho ideia. |
Hoax ou Lenda: O Mistério de Polibyus possui uma visão mais profunda. Eu não tenho ideia.
No ano 2006, a lenda ganhou novos rumos com o aparecimento de um homem chamado Steve Roach, que declarava ser um dos produtores de Polybius e que iria explicar todo o caso acontecido com o game. Roach concedeu entrevistas para alguns sites e pessoas sobre a história do game, sem nunca ter sido visto pessoalmente. Em uma entrevista para o site bitparade, ele revelou tudo sobre Polybius.
Segundo ele conta, a produtora Sinneslöschen Inc. foi fundada na República Tcheca, em uma união de programadores que queriam tentar a sorte no expansivo mercado dos jogos de arcade. A produtora teria sido contratada por uma empresa do sul dos Estados Unidos (que ele não revelou o nome por questões de segurança) com a proposta de criar um novo e inovador arcade, um que seguisse a proposta de naves e tiros, mas que unisse elementos de puzzle, tornado-o diferente e melhor do que os jogos da época.
Polybius então foi criado em pouquíssimas unidades. Roach contou que a empresa escolheu a cidade de Portland como um teste de aceitação do game tendo como alvo o público americano, e se o jogo atingisse sucesso nessa cidade, ele seria produzido em larga escala para distribuição. Uma pratica muito comum na época. Porém, durante os testes, onde alguns arcades foram instalados em alguns fliperamas da cidade, um garoto de cerca de 13 anos sofreu um ataque epiléptico enquanto jogava, devido as cores muito fortes que brilhavam na tela.
Por conta disso, a empresa do sul dos EUA recolheu os gabinetes de Polybius, encerrando assim o projeto do game, sem ao menos dar todas as explicações para a Sinneslöschen Inc. Roach contou ainda que só teve conhecimento do caso pois um amigo de Portland que trabalhava com arcades o avisou do ocorrido.
Steve Roach ainda participou de uma outra entrevista, num formato de perguntas e respostas em um fórum do site Retrogamer. Nessa entrevista, porém, ele foi bombardeado com perguntas de usuários do fórum, mas diferente de sua entrevista anterior, aqui ele foi excessivamente evasivo, inclusive para responder a perguntas que já havia respondido na entrevista anterior.
Sendo acusado de mentiroso por alguns e defendido por outros, alguns usuários descobriram que Steven Roach e todos os usuários que o defendiam estavam localizados no mesmo IP. Revelando a farsa em sua identidade, pois tratava-se da mesma pessoa criando e comentando toda aquela entrevista. Não há como dizer se a pessoa que se passou por Roach na entrevista ao site Retrogamer é a mesma pessoa que concedeu entrevista ao site bitparade, mas após esse último caso, Steve Roach não foi mais encontrado, e a lenda de Polybius passou a ser mais questionada.
Muitas pessoas passaram a alegar que uma pessoa cuja identidade na internet é CYBERNOGI foi o criador de Polybius como uma piada de 1º de abril. Sua criação logo se espalhou ganhando notoriedade e atraindo a atenção de curiosos, porém, não existem provas que apontem a qualquer origem de Polybius além de sua primeira entrada no site Coinop.
Apesar de não haver provas que confirmem os relatos relacionados a controle mental que o jogo propositalmente possuiria, a dúvida ainda permanece. Pois a própria existência de Polybius é um mistério. Existem teorias que apontam que Polybius de fato existiu, mas não era o que a lenda conta.
O Mundo fica sabendo sobre Polybius.
Em 1998, o game foi incluído anonimamente no site coinop.org, conhecido por reunir informações sobre jogos de fliperama. A postagem trazia o título e data de lançamento do game em 1981, com informações sobre uma pessoa que teria em mãos uma ROM do jogo e havia conseguido extrair informações dela, como o ano e a empresa que teria o produzido, Sinneslöchen (“privação sensorial”). Outras informações sobre o game eram praticamente inexistentes, apenas passando alguns boatos bizarros que transformaram-se em base para as lendas que seguem o título até hoje.
De acordo com os poucos é confiáveis relatos da Internet, de tempos em tempos, homens de terno preto iam até os fliperamas para recuperar informações das máquinas de Polybius, supostamente para estudar dados dos gamers locais. Com o tempo, os jogadores começaram a apresentar efeitos colaterais, como insônia, náuseas, perda de memória, estresse e até aversão a jogos.
E assim, sem uma confirmação ou desmentimento, a lenda de Polybius segue em mistério. Polybius pode de fato ter realmente existido, casos de ataques epilépticos causados por games e até mesmo programas de TV (como o episódio proibido do Porygon, na série Pokémon) não são raros, e até mais comuns do que possamos imaginar. Devido a isso, muitos jogos dão o aviso para que os jogadores façam pausas após certo tempo de jogatina direta.
Polybius tornou-se mundialmente conhecido, sua lenda disseminou-se com uma rapidez incrível, e já foi até mesmo homenageado por diversos meios, o mais famoso foi o aparecimento do game no seriado Os Simpsons, aparecendo no terceiro episódio da 18° temporada, de nome “Please Homer, don’t Hammer ‘em”, lançado no dia 24 de setembro de 2006.
O game apareceu ainda em outras referências, uma das mais famosas é em um quadro da revista em quadrinhos Batman Inc. #1. E até mesmo durante o inicio do famoso filme Detona Ralph, como um dos arcades disponíveis no fliperama onde acontece a história.
As teorias conspiratórias, bem como as possíveis mensagens subliminares que Polybius teria provavelmente nunca serão reveladas, e tudo o que restará é a dúvida em o que nessa história é ou não verdade.
Ninguém sabe dizer se existiu mesmo uma máquina chamada Polybius. Em 2011, rumores correram pela Internet de que um arcade havia sido encontrado no estado do Oregon, com a possibilidade da mesma ser leiloada no eBay. Porém, nada mais foi falado sobre o assunto.
Explicações para Polybius.
Uma das teorias especula que Polybius na verdade tenha sido um protótipo para o jogo Tempest, ou que seja o próprio Tempest. Esse game foi um dos pioneiros em inserir recursos utilizados até os dias de hoje, como a seleção de dificuldade e o uso de “continues”. Produzido pela Atari e lançado no ano de 1981 para arcades, em Tempest os jogadores tinham como missão controlar uma pequena nave espacial em cenários vetoriais destruindo todas as naves alienígenas que apareciam.
Outra teoria sugere que Polybius seja na verdade o arcade Poly Play. Um raríssimo arcade, Poly Play foi desenvolvido da Alemanha Oriental, na época em que o país estava divido graças a Guerra Fria. Esse arcade e Polybius compartilhavam certas semelhanças, como um gabinete de mesmo estilo, mesmo modelo de placa, nome semelhante e o próprio fato de ser produzido na Alemanha, em comparação com o nome alemão da produtora de Polybius.
Poly Play é um arcade com oito jogos diferentes, entre jogos de naves, um clone de Pac-Man, e outros jogos diferenciados, como corrida e puzzle. Segundo a teoria, isso explicaria a dificuldade em se definir o estilo de Polybius, visto que ele não tem uma descrição clara do que é. Assim como na lenda de Polybius, Poly Play também teve um lançamento limitado, sendo instalado em pequenos clubes e hotéis. Este porém, tinha uma proposta diferenciada.
Porém, nada comprova que Polybius foi de fato baseado ou mesmo se era um desses arcades, as semelhanças são muitas, porém inconclusivas. Mas então que provas existem de que Polybius realmente existiu? As únicas provas de sua existência são relatos de pessoas que afirmaram já terem visto antigos gabinetes destruídos do arcade em galpões abandonados.
Outras que afirmam possuírem cópias da ROM original, bem como muitos que afirmaram já terem jogado de alguma forma. Aqueles que afirmam possuírem a ROM original de Polybius se recusam a compartilha-la com qualquer pessoa, em uma forma de evitar que mais pessoas sejam vítimas desse terrível game.
Mas além disso, fora a screenshot da tela principal de Polybius, a única possível prova é uma antiga foto retirada do arcade durante a década de 80.
A foto bate com a descrição feita do gabinete nos primeiros relatos encontrados. Eles dizem que o gabinete de Polybius era simples, com apenas um manete e um único botão, e a única arte de todo o gabinete era o logo de Polybius em sua parte superior.
A foto no entanto pode não ser real, com suspeitas de que ela pode ter sido “fabricada” com a utilização de programas de edição de imagens. Sem no entanto existir um consenso sobre a veracidade da foto. Muitas fotos de fliperamas contendo o arcade Polybius surgiram nos anos seguintes a popularização de seu mito, bem como muitas alegações de serem gabinetes originais ainda funcionais encontrados em galpões abandonados, esses porém não passavam de falsos gabinetes fabricados em homenagem ao mito.
No entanto, existem ROMs disponíveis para download na internet, se elas de fato são a ROM original, é difícil dizer, mas é conhecido que a grande maioria das ROMs disponíveis são recriações feitas por aqueles que conhecem e são fãs da lenda, tentando mostrar, ou imitar o verdadeiro Polybius.
A “Realidade! por trás da Lenda.
De acordo com o autor Brian Dunning, Polybius nada mais é do que uma lenda urbana, exagerada ao extremo pela cultura de “creepypasta” (histórias de terror que são espalhadas infinitamente por meio de toda a Internet). Segundo Brian, Polybius é, na verdade, uma versão pré-lançamento do jogo Tempest, que precisou ser reavaliado por causar problemas como epilepsia fotosensitiva, enjoos e vertigem.
Dunning comentou em seu site, em 2014, sobre o fato de que dois jogadores tiveram fortes dores de cabeça na cidade de Portland, em 1981, após jogarem Tempest, assim como outra pessoa que foi hospitalizada com fortes dores estomacais após 28 horas jogando Asteroids.
Para alimentar ainda mais a lenda, dias depois, agentes do FBI fizeram uma batida em fliperamas de Portland. Havia investigações sobre esses lugares, pois suspeitavam que eles alteravam as máquinas e ganhavam dinheiro com apostas ilegais.
Dois anos depois, em 1984, foi lançado nos cinemas o filme O Último Guerreiro das Estrelas. Nele, um jovem é recrutado por forças alienígenas para lutar na guerra, após conseguir uma pontuação espetacular em uma máquina de fliperama. Junte esses fatos totalmente plausíveis, jogue um pouco de cultura da Internet e pronto: há uma lenda sobre um jogo que "possivelmente" nunca existiu.
No que você acredita? Acredita que tudo possa ser de fato realidade, ou que talvez apenas partes sejam, vindas de uma história diferente que ganhou fama de uma forma anormal? Ou quem sabe, acredita que nada disso possua qualquer verdade? Curioso em testar por conta própria uma dessas ROMs?
Teria o governo americano tentado sem sucesso criar uma máquina capaz de controlar a mente de pessoas jovens? Será que mesmo nos games de hoje em dia é possível existir a tentativa de induzir certas formas de pensamento pré-programadas nas mentes daqueles que jogam?
Tente olhar essa imagem por 30 segundos, depois pisque os olhos (Créditos arkade.com.br) |
Referências
http://triosdevelopers.com/jason.eckert/blog/Entries/2013/5/23_The_mythical_Polybius_arcade_game.html
http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/03/conheca-polybius-o-jogo-de-fliperama-mais-misterioso-da-historia.html
http://www.dadgum.com/halcyon/BOOK/ROTBERG.HTM
http://www.sinnesloschen.com/
http://www.denofgeek.com/games/11884/the-cosmos%E2%80%99-most-ridiculously-implausible-videogames-polybius-the-most-mysterious-game-of-all-time
https://archive.org/details/EdRotbergInterview
http://polybius.wikia.com/wiki/Polybius_Wiki
https://en.wikipedia.org/wiki/Battlezone_(1980_video_game)
http://www.coinop.org/Game/103223/Polybius
http://www.arkade.com.br/creepypasta-arkade-conheca-historia-lendario-polybius-arcade/
http://www.eutanasiamental.com.br/2012/09/a-lenda-de-polybius.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Polybius_(jogo_eletr%C3%B4nico)
http://www.assombrado.com.br/2013/10/polybius-lenda-do-videogame-maldito.html
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