sexta-feira, 13 de julho de 2018

O Curioso Caso de Elisa Lam.

Sexta-Feira 13, poderia falar de como essa data e vista como uma torrente de má sortilégios e terrores infundados, mas já falei dela em posts passados. Uma das grandes tradições da Sexta-Feira 13 são os filmes de suspense e terror que ão reprisados na Tv, além é claro das historietas e creppypastas de terror e horror que são contadas, principalmente em dias como esse que as energias carregadas estão mais pesadas como de costume.

Uma das doutrinas do  Clube dos 13 era de que superstições deveriam ser combatidas e eliminadas. Superstições podem ser combatidas com informações, mais jamais eliminadas, afinal fazem parte do cotidiano de cada um.

Superstições a parte não iremos tratar de um conto de terror comum, tão pouco de um roteiro de filme de terror/horror. o mecanismo por trás da história engloba esse caráter mitológico, da qual a ausência destas conclusões são preenchidas com teorias e coincidências surreais.

Imagine a seguinte cena. Você está em viagem, um mochileiro, se hospeda em um hotel barato e começa a notar que a água da sua torneira está com uma coloração escura, e o gosto muito estranho. Tudo bem que não é um Hotel de ponta, mas pelo menos a  água não tinha que está daquela forma. Você e outros reclamam para o gerente do Hotel, que manda o pessoal da manutenção verificarem umas das caixas d´água, pensado inicialmente que seria a sujeira acumulada. Para a surpresa deles encontram um corpo humano dentro de uma delas!

Parece até a lenda urbana, do Cadáver nas Garrafas de Coca-Cola, mas de fato aconteceu em fevereiro de 2013.

Talvez você se lembre do caso de Elisa Lam, uma jovem turista canadense de 21 anos que, no início de 2013, foi encontrada morta dentro de uma das caixas d’água do hotel no qual estava hospedada. Desaparecida desde o dia 31 de Janeiro daquele ano, seu corpo em decomposição foi encontrado no reservatório de água 19 dias mais tarde.

A fatalidade ocorreu no Cecil Hotel de Los Angeles, na Califórnia, e as autoridades responsáveis pela investigação classificaram o caso como afogamento acidental.

A necropsia realizada no corpo de Lam não revelou qualquer sinal de violência, e os exames toxicológicos não indicaram a presença de drogas ou álcool. No entanto, as estranhas circunstâncias envolvendo o afogamento da moça levantaram muitas suspeitas, motivando o surgimento de várias teorias da conspiração para explicar o caso.

O Desaparecimento e Comportamento Bizarro de Elisa Lam.

Elisa Lam. Créditos: Reprodução/USA Today.
Elisa Lam era estudante da Universidade da Colúmbia Britânica em Vancouver, no Canadá, e viajou sozinha para Los Angeles, depois de ter parado por em San Diego, planejando ir para a cidade de Santa Cruz como seu destino final.

Em Los Angeles, ela hospedou-se no Hotel Cecil, conhecido hotel barato situado no coração da cidade. Lá ela desapareceu no dia 31 de janeiro de 2013.

O tempo passou e não havia nenhuma pista de onde estava Elisa Lam, então o Departamento de Polícia de Los Angeles disponibilizou um vídeo de Lam no elevador do hotel Cecil. Esse vídeo tinha a intensão de mostrar para as pessoas como era fisicamente Elisa Lam, mas o que chamou a atenção foi ela se comportando de uma maneira estranha e incomum. Foi devido à divulgação do vídeo que a morte da jovem chamou a atenção internacional.

19 dias depois, o cadáver foi encontrado por um funcionário do hotel dentro de uma das quatro caixas d’água — com quase 2,5 metros de altura e 1,2 de diâmetro cada uma — instaladas no terraço do edifício. O rapaz foi até lá checar o que havia de errado depois que alguns hóspedes começaram a reclamar de falta de pressão na água.

Segundo os informes, apesar de as caixas d’água estarem com as aberturas destrancadas, o interior era de difícil acesso e ninguém sabe explicar como é que Lam foi parar dentro de uma delas. Aliás, foi necessário cortar a estrutura para retirar o corpo. Além disso, a câmera de segurança do elevador do hotel registrou o momento em que a canadense sobe até o terraço, e as imagens revelaram um comportamento bem bizarro, que veremos abaixo.


O vídeo foi gravado por uma câmera dentro do elevador. O trecho liberado pela polícia na verdade são os últimos momentos de vida de Elisa Lam. O que vimos foram imagens um tanto quanto perturbadoras de uma pessoa que alguns minutos depois estaria morta. O vídeo mostra:
  • Início: Elisa Lam entra no elevador e aperta vários botões. O mesmo não sai do lugar nem a porta fecha;
  • 23 seg: Ela dá uma rápida olhada para fora do elevador;
  • 30 seg: Ela se "esconde" no canto do elevador;
  • 50 seg: Se comporta de maneira bem estranha. Sai do elevador e faz movimentos com os pés
  • 1 minuto: Quase sai da visão da câmera e só volta 30 segundos depois para dentro do elevador, para apertar novamente os botões e ele nem se mexer;
  • 1:57 min.: Ela sai do elevador e começa a fazer gestos muitos estranhos, a mexer a mão de forma bem esquisita. Parece que está falando com alguma coisa. Ela fica assim até os 2:30 minutos e desaparece;
  • 3 min.: A porta do elevador fecha;
  • 3:14 min.: A porta abre;
  • 3:25 min.: A porta fecha;
  • 3:43 min.: A porta abre novamente;
  • 3:53 min.: A porta fecha novamente e permanece assim até o fim da filmagem, aos 4 minutos.
Na época a Polícia de Los Angeles (L.A.P.D) estava há duas semanas buscando sem sucesso Elisa, até que os hóspedes do hotel Cecil, onde ela estava hospedada, começaram a se queixar de um sabor estranho na água.

"A água da torneira estava horrível", comentou Sabina Baugh, uma turista britânica que ficou oito dias no hotel ao lado de seu marido, à emissora "CNN.

"Tinha um sabor muito diferente, meio doce, asqueroso. Muito estranho. Quase não posso descrevê-lo", acrescentou.

Em função das críticas, uma equipe de manutenção do edifício subiu no telhado para comprovar o estado da cisterna e encontrou o corpo de Elisa.

Exames foram realizados e não foi encontrado nenhum traço de droga ou álcool em seu organismo!

O departamento de polícia local concluiu sua investigação sobre a morte dela como “afogamento acidental” e que Lam viajava sozinha, e as autoridades acreditam que ela sofria de transtorno bipolar, algo significativo para a investigação.

A teoria mais popular em torno da morte de Lam é que ela foi causada, pelo menos em parte, por sua luta ao longo da vida com seu transtorno bipolar. Testes de toxicologia realizados como parte de sua autópsia revelaram alguns vestígios de metabólitos e medicamentos prescritos juntamente com drogas comuns como o ibuprofeno. A “teoria do episódio psicótico” parece adequar-se melhor às escassas evidências, e até mesmo foi fundida com outras teorias na tentativa de juntar uma narrativa da linha do tempo dela no hotel.

Muitos que viram as imagens do vídeo teorizaram que Lam pode ter sofrido algum tipo de crise mental. Na verdade, ela parece demonstrar comportamentos que indicam, no mínimo, um estado mental pouco frequente e incomum. Embora seja certamente possível que os comportamentos estranhos de Lam em seus últimos dias sejam o resultado de seu transtorno, a evidência também funciona contra esta teoria: Lam não teve episódios anteriores conhecidos de uma natureza remotamente similar e seus pais declararam publicamente que ela ” Não tinha história de tendências suicidas. Ela aparentemente já havia desaparecido brevemente, no entanto, dando crédito para essa teoria.

Equipes retirando o corpo de Elisa Lam, da cisterna do hotel Cecil, no dia 19 de fevereiro de 2013. Créditos: assombrado.com.br
Caso encerrado? Ainda não.

Teorias e Teorias da Conspiração.

O que temos até então, uma jovem canadense de 21 anos desaparece no dia 31 d Janeiro, sendo encontrada por acidente imersa em uma caixa d'água 19 dias depois. O que torna essa história caminha entre o meio termo dos fatos e teorias é o como esse enredo e escrito. Quando se olha o caso nos mínimos detalhes a primeira vista você olha e ver que é um bom roteiro de filme de suspense, da qual o roteirista escreveu pensado nos mínimos detalhes do mesmo. Quando você olha de novo, o Caso Elisa Lam e real.

 E o palco de todo este caso e o famoso Cecil Hotel, hoje chamado de Stay on Main.

O Cecil foi construído em 1924 pelo hoteleiro William Banks Hanner, como um destino para viajantes de negócios e turistas. Projetado por Loy Lester Smith no estilo Beaux Arts , o hotel custou US $ 1 milhão para ser concluído e ostentou um saguão de mármore opulento com vitrais, palmeiras em vasos e estátuas de alabastro. Hanner investiu com confiança no empreendimento, sabendo que vários hotéis semelhantes haviam sido instalados em outros lugares no centro da cidade, mas dentro de cinco anos de sua abertura, os Estados Unidos afundaram na Grande Depressão . Embora o hotel tenha florescido como um destino de moda nos anos 1940, as décadas seguintes viram o declínio do hotel, à medida que a área próxima, conhecida como Skid Row, se tornava cada vez mais habitada por drogados e moradores de rua. Cerca de 10.000 moradores de rua viviam num raio de 6,5 km. Na década de 1950, o hotel ganhou uma reputação de residência para viajantes.

Lam se hospedou no Cecil Hotel, localizado no centro de Los Angeles, conhecido por oferecer estadia barata no centro da cidade a turistas estrangeiros. Entretanto, além das diárias, o hotel também alugava quartos para períodos longos, e ganhou uma reputação bem sinistra depois de abrigar hóspedes pra lá de suspeitos. Ele já foi a casa do famoso serial killer Richard Ramírez, mais conhecido como "The Night Stalker", que matou pelo menos 13 pessoas, e de Johann "Jack" Unterweger, o assassino do Sutiã, responsável por 10 a 12 assassinatos (Principalmente prostitutas, dai o nome Jack em referência ao Estripador Londrino) na Alemanha, Áustria, Checoslováquia e Estados Unidos.

Além dessas figuras ilustres, o Cecil também foi palco de suicídios, assassinatos e mortes acidentais, assim como de uma série de coincidências macabras. Há quem trace paralelos entre o hotel e Elizabeth Short, que foi brutalmente assassinada em 1947 e ficou conhecida como Dália Negra (The Black Dahlia). Aparentemente, Short teria passado pelo Cecil antes de desaparecer, e o crime estaria repleto de aspectos ritualísticos. O crime de Elizabeth Short, assim como do lendário Estripador Londrino que continua sem solução até hoje.

Elisa Lam supostamente se hospedou no hotel porque ela ouviu ou soube que um músico que ela gostava, também estava hospedado no mesmo.

O antigo hotel Cecil. Hoje mudou de nome e chama "Stay on Main" Créditos Splash News.
As Perguntas, Algumas Sem Respostas.

Muita gente não ficou satisfeita com o veredito da polícia de que foi morte acidental e de que ela era provavelmente bipolar, e começaram a questionar:
  1. No vídeo liberado pela polícia, por que mesmo ao apertar os botões a porta do elevador não fecha? Elisa Lam estava se escondendo de alguém? O foi aquele comportamento bizarro no final, com as mãos fazendo movimentos esquisitos?
  2. Como ela chegou a área das caixas d´água, sendo que a porta que leva até lá vive trancada e tem um sistema de alarme?
  3. Ela não estava drogada nem alcoolizada, então por que ela iria para a parte superior do prédio?
  4. Como ela foi para dentro da cisterna?
  5. Cadê suas roupas?
  6. Quem fechou a porta do tanque de água?
1-) Seguindo a linha do tempo estabelecida, 1° o elevador e 2° nas caixas d'águas.
  • Drogas: de início todo mundo pensou que ela estivesse drogada, mas o resultado dos exames não encontraram traços de drogas ou álcool no seu organismo, apenas os remédios que a mesma tomava para controlar sua bipolaridade. A polícia afirmou publicamente, com base em um relatório de autópsia foi no corpo de Lam, que as únicas drogas em seu sistema no momento da morte eram medicamentos de prescrição para seu transtorno bipolar. Todavia as imagens do elevador, no entanto, se assemelham às ações de alguém sob a influência de algum tipo de estimulante ou substância que altera a mente. Um especialista em linguagem corporal sugeriu que Lam poderia estar sob a influência de êxtase, com base nas imagens do elevador. Lam toca seu braço direito em sua cabeça e caminha com movimentos bruscos e não naturais. Ela esfrega os antebraços, olha para trás fortemente e parece se esconder no canto do elevador, com os olhos nivelados e imobilizados. Algum tipo de droga alucinógena permanece dentro do alcance lógico das razões por trás da morte de Lam, especialmente considerando o teste de toxicologia que o corpo de Lam foi submetido no processo de autópsia pode não ter testado todas as substâncias possíveis.
  • Apertar os botões e o elevador não sair do local: Provavelmente isso já aconteceu com diversas pessoas, está em um elevador ou esperando o mesmo e, não se mover, são diversos fatores. Nenhum dos investigadores e teóricos online conseguiu sustentar uma explicação sobre como e por que o elevador funciona mal nas imagens de vídeo misteriosas. Apesar de Lam pressionar uma variedade de botões, as portas do elevador não fecham regularmente e parecem estar operando de uma maneira que sugere algum tipo de influência externa. Embora Lam certamente poderia ter pressionado acidentalmente algum tipo de botão de “parada de emergência” que evitaria que o elevador se movesse, a aparente aleatoriedade frenética sugere que ela não tinha um destino claro em mente.
  • Elisa estava sem óculos: Nas fotos vemos Elisa com óculos, no vídeo não. Ela entrou no elevador sem os óculos, o que a deixava com a visão prejudicada. Será que por não enxergar direito estava apertando os botões errados? (Posso dizer por experiência própria que quando eu retiro os óculos tenho uma péssima visão).
  • Leitura Corporal: O site Body Language Success fez um post detalhado com a leitura corporal de Elisa Lam -  Nonverbal Communication Analysis # 2313: Elisa Lam Video in Elevator at Cecil Hotel - What Her Body Language Tells Us .... (VIDEO, PHOTOS) - publicado no dia 23/02/2013. O resultado foi:
"Elisa Lam está jogando um jogo de esconde-esconde (ou algo similar) neste vídeo. Embora às vezes ela mostra um pouco de ansiedade, não há nenhuma indicação de medo. Há definitivamente um elemento de jogo aqui presente. É claro que é também possível que narcóticos estão influenciando seu comportamento (não havia saído ainda o laudo revelando que ela não estava drogada). De particular importância é que ela está se colocando em exposição sexual. Enquanto o que se vê aqui pode não ter nenhuma relação com sua morte, sugere que a pessoa a quem ela é atraída possa ser responsável por sua morte. (Lembram do Músico não identificado da qual ela gostava?)"
Algumas das imagens analisadas pelo site de interpretação corporal. Créditos assombrado.com.br
2,3,4-) Chegando na Caixa D'água.
  • Em busca de respostas para o que aconteceu com Elisa Lam, um chinês foi para Los Angeles e hospedou-se no hotel Cecil.  nesta investigação descobriu coisas interessantes como o números de botões,Do lado de fora, há apenas dois botões (para cima e para baixo) e um painel na parede, o espelho da qual a mesma interage durante o 1 a 1:30 minutos do vídeo liberado pela polícia de Los Angeles. Além de como chegar ao topo do Hotel
  • Ele descobre duas. Uma é a porta que só pode ser acessada por funcionário e que vive trancada e protegida com alarme. Mas, ele descobre a escada de incêndio, que dá acesso imediato ao topo do prédio. E ele sobe tranquilamente até o topo usando a escada de incêndio e fica chocado como foi fácil. Podemos concluir que se ele conseguiu, Elisa Lam fez o mesmo percurso, não a porta dos funcionários que fica trancada e tem alarme.
  • O quão perto você pode chegar ao reservatório de água? Muito próximo. Aliás, tem uma escada que leva ate o topo de um superfície de onde você pode facilmente entrar dentro das cisternas. No vídeo e mostrado duas abertas.
5 e 6-) Suas Roupas? Quem fechou a porta do tanque de água? Estas perguntas que se cria as mais diversas teorias especulativas.
  • Será que ela poderia ter sido assassinada? (Teoria)
Na investigação após a descoberta do corpo de Lam, uma questão ficou na cabeça da polícia e dos espectadores: como Lam poderia ter entrado no tanque de água que acabaria por se afogar? As portas e as escadas que conduzem ao telhado do hotel são normalmente mantidas trancadas, com apenas o pessoal de limpeza e segurança possuindo acesso as chaves e códigos. As portas também foram programadas para soar um alarme após a abertura, obscurecendo ainda mais essa teoria. Muitos têm teorizado que Lam pode ter ido pela saída de emergência, o que parece possível, embora sua motivação para fazê-lo seja obscura.  
O vídeo retrata claramente Lam se escondendo de alguém na cabine do elevador. Ela aperta os botões, em um esforço para mover o elevador para escapar de alguma coisa. Lam poderia estar fugindo de alguém que a perseguia? Com relação a um possível estupro, um teste realizado como parte de sua autópsia, não revelou evidências de abuso ou trauma sexual. Novamente, algumas das evidências apoiam a ideia de que Lam foi perseguida por um potencial executor, mas as informações existentes são inconclusivas.
  • Teria Elisa Lam sido estuprada? (Teoria)
O escritório forense da cidade, que realizou uma autópsia no corpo de Lam, não encontrou evidências de estupro ou agressão sexual no corpo de Lam depois de ter sido encontrada no tanque de água do hotel. O corpo de Lam foi encontrado parcialmente decomposto, com cor verde e com algum marmoreio evidente na pele da mulher. A autópsia liberada pela L.A.P.D no rescaldo do corpo de Lam que está localizado não menciona nada sobre estupro ou algo sob as unhas, no entanto, permanecem questões sobre uma observação divulgada como parte do relatório: o sangue na área anal de Lam sugeriria abuso sexual? 
A maioria dos examinadores qualificados atribuem o agrupamento do sangue a um efeito de inchaço natural que vem da submersão na água, mas outros ainda questionam essa logística. As roupas que Lam usava no vídeo do elevador também foram encontradas flutuando no tanque de água ao lado dela, cobertas com manchas de areia, juntamente com a chave do quarto e o relógio. Se Lam foi realmente assassinada, poderia haver um motivo sexual por trás de sua morte?
Fatos e (Mais)Teorias. 

Outros perguntavam como Lam poderia ter se arrastado para dentro dos tanques de água. Cada tanque estava coberto com uma tampa de plástico pesada que teria sido tremendamente difícil de fechar por dentro, embora fosse muito mais fácil do lado de fora. Os tanques tinham quase 5 metros de altura e eram colocados em blocos de concreto, exigindo que a equipe do hotel suba na escada para ver dentro dele. Um suspeito potencial do assassinato, ao que parece, teria uma facilidade maior substituindo a tampa do tanque do que a própria Lam.

O corpo de Lam foi encontrado flutuando no tanque quando os clientes do hotel se queixaram de um líquido escuro no chuveiro e na água do banheiro. Muitos clientes deixaram o hotel, expressando repugnância de que eles inconscientemente estavam bebendo água contaminada por um corpo em decomposição. Os bombeiros tiveram que cortar o tanque de 1000 litros para remover o corpo, já que a abertura existente era muito pequena para se adequar ao equipamento necessário. Como Lam poderia entrar no tanque sozinha sem que ninguém a ajudasse?

Outro fato que a mesma estava viajando sozinha. Como estudante da University of British Columbia, Lam tinha postado em seu blog que ela “recaíra” de alguma coisa e foi forçada a deixar muitas de suas aulas. Expressando-se preocupada com a forma como os cursos incompletos se referiam à transcrição da faculdade para potenciais escolas de pós-graduação, ela decidiu estudar por mais um semestre. No momento da morte, Lam não estava registrada como estudante; Em vez disso, ela estava embarcando no que ela chamou de “viagem da Costa Oeste”, uma excursão solitária pela costa da Califórnia.

Viajando pela Amtrak e ônibus de cruzeiros, Lam abriu caminho por San Francisco até Los Angeles. Uma das poucas pessoas que lembrou especificamente Lam em suas viagens foi um trabalhador de livrarias que relatou que Lam estava cheio de espírito e energia positiva ao comprar um novo livro. Ainda assim, poucas provas foram encontradas para rastrear as viagens de Lam.

Lam manteve dois blogs durante sua vida: um, ela chamava de Ether Fields no Blogspot, e mais tarde, outro no popular Tumblr. Lam publicou histórias pessoais detalhando suas lutas ao longo da vida com a depressão, ansiedade e transtorno bipolar, e expressou suas dúvidas sobre seu próprio estilo de vida e escolhas de vida. Ela publicou sobre seus escritores literários favoritos, até mesmo copiando as citações favoritas de um blog para o outro.

O que é verdadeiramente assustador, no entanto, é que o blog continuou a ser atualizado mesmo depois da morte dela. Aparentemente, devido alguma função do Tumblr (presumivelmente através da opção Queue), que permite aos usuários fazer postagens que serão liberadas em um horário especificado no futuro ou que reciclarão postagens antigas, muitos especularam explicações alternativas para a presença online contínua.

As postagens mais recentes e post-mortem podem estar relacionadas com a morte de Lam?

Seu telefone não foi encontrado nem com o corpo nem com o quarto do hotel; Presume-se que tenha sido roubado em algum momento em torno de sua morte. Se as atualizações contínuas em seu blog foram facilitadas pelo roubo de seu telefone, o trabalho de um hacker ou através do Queue não é conhecido; nem se sabe se as atualizações estão relacionadas à sua morte.

Umas das teorias mais famosas e sobre a alteração da  gravação do elevador. O vídeo do elevador liberado pela L.A.P.D após o desaparecimento de Lam, sem dúvida, foi adulterado. A marcação de tempo do vídeo está obscurecida no canto inferior direito, e a boca de Lam às vezes está pixelada. Muitos perguntaram por que o departamento de polícia alterou o vídeo para o público, com alguns ainda exigindo o vídeo original e inalterado.

Alguns usuários propuseram teorias ainda mais acusadoras em relação a L.A.P.D. Muitos afirmam que as evidências do vídeo foram abrandadas em algumas partes, com alguns acusando que minutos inteiros foram discretamente apagados e editados das filmagens. Alguns acreditam que o departamento de polícia e a equipe do hotel tenham removido a presença de outros hóspedes do hotel, que são presumidamente inocentes e parecem não ter relação com o caso. Ainda assim, a transparência da edição do vídeo levanta muito mais perguntas do que respostas.

Outros apontam um abafamento por parte da polícia de Los Angeles.

Os cães da polícia procuraram a maior parte do hotel, embora carecessem de uma causa provável para procurar cada quarto em suas instalações. Eles até chegaram ao telhado do hotel, embora não tivessem razão para pesquisar a área dos tanques de água e, portanto, não encontram o corpo de Lam, que provavelmente já estava lá no momento da busca. Contudo, subsistem algumas questões quanto ao envolvimento da L.A.P.D no caso. Os erros administrativos apenas nublaram o caso.

Qual foi o motivo por trás da edição de certos aspectos da filmagem, como não mostrar o horário e a boca de Lam, que às vezes está pixelada? Surpreendentemente, pouca informação foi divulgada pela polícia após acharem corpo, com alguns especulando que isso pode ter sido um esforço intencional e coordenado para enganar o público sobre a situação do desaparecimento de Lam. O que a L.A.P.D tentou esconder do público? Mais uma vez, a misteriosa conduta da polícia nas semanas após a morte de Lam tem preocupado mesmo os mais confiantes dos espectadores.

Estranhas Coincidências.

Coincidência é o termo utilizado para se referir a eventos com alguma semelhança, mas sem relação de causa e consequência. Por exemplo, jogar uma moeda não viciada e obter três caras consecutivamente é uma coincidência, não existe relação de causa e efeito entre o resultado anterior e o próximo resultado. Quando muitos eventos ocorrem simultaneamente é esperado que ocorram muitas coincidências também. Pode ser apenas resultado de uma sincronicidade.

Em estatística identificar signicados para eventos coincidentes é considerado um Erro do tipo I ou resultado falso positivo. O ser humano tem uma tendência natural a identificar padrões onde eles não existem e fornecer significados conhecida cientificamente como Apofenia ou Pareidolia.

E o caso de Elisa Lam e recheados destas coincidência.

O Cecil Hotel tem um passado sombrio e misterioso que se estende muito além do simples desaparecimento de uma garota viajando. Com as centenas de hóspedes que chegam através das portas do lobby cada mês, os hotéis são obrigados a serem lugares de acidentes, erros e até crimes violentos. Mas o Cecil Hotel parece ser desproporcionalmente propenso a assassinatos e suicídios. Entre as reivindicações do Cecil Hotel para a fama, o status é a última parada de Elizabeth Short, a Dália Negra. Short foi encontrada morta, com o corpo cortado na cintura, e o seu assassino nunca foi encontrado. Ele continua sendo um dos assassinatos não resolvidos mais famosos do condado de Los Angeles, gerando séries de TV e filmes.

Pelo menos 15 assassinatos e suicídios foram relatados no Cecil Hotel ou em sua área circundante desde a sua abertura em 1924. Mais recentemente, um homem de 28 anos foi encontrado em 2015 depois de ter aparentemente saltado do hotel em um ato de suicídio. De fato, o hotel certamente manteve uma reputação ao longo de sua história como o lugar de alguns atos de violência bastante estranhos e assustadores.
Elisa Lam e Elizabeth Short. Créditos: Reprodução/Richard Schave.
Outra coincidência enquanto editava este Post Ambas tem Elis(z)a no Nome.
Hollywood está a exatos 11,4 Km, quase 40 minutos de carro, um pequeno Spoiler do Post sobre Dália negra, da qual não irei me aprofundar com detalhes é que Elizabeth sonhava e ser atriz, até mesmo histórias dos bastidores contam que a mesma se submeteu a o famoso teste do sofá, agora puxado para o lado mais místico das Lendas Urbanas que cercam a cidade das Estrelas, em Hollywood existe alguns mitos relacionados a rituais em determinados filmes, E o caso de Elisa Lam está intimamente ligado a um filme em especifico.

Em 2005, oito anos antes da morte de Elisa Lam, foi lançado o filme "Água Negra", om Jennifer Connely e John C. Reily tem uma semelhança estranha e peculiar com as circunstâncias que cercam a morte de Lam. Em Dark Water (Água Negra), uma dupla de mãe e filha se muda para um prédio de apartamentos monótono.

Abaixo a sinopse:
Dahlia Williams (Jennifer Connelly) separou-se recentemente e está tentando começar uma vida nova, se mudando para um novo apartamento e começando a trabalhar em um novo emprego. Dahlia está decidida a pôr um ponto final no relacionamento com seu antigo marido para poder se dedicar a cuidar de Ceci (Ariel Gade), sua filha, mas a separação litigiosa se transforma em uma complicada batalha pela custódia da criança. Para piorar a situação, o apartamento para o qual elas se mudaram possui barulhos misteriosos, vazamentos constantes de uma água negra e alguns fatos estranhos, que dão margem à imaginação de Dahlia. Acreditando que está sendo vítima de um assustador jogo mental, ela tenta juntar as peças do enigma e descobrir o que está acontecendo.
O filme contém certos elementos do enredo que têm uma estranha semelhança com o caso de Lam. A sala em que vivem fica inundada de água escura, que no caso da vida real de Lam foi causada pela desintegração do corpo no tanque de água, que os hóspedes do hotel mais tarde se queixaram. No filme também uma garota morta é encontrada no último andar do tanque de água do hotel,e a menina que desapareceu um ano antes. Os relatórios daqueles que ficaram no Cecil Hotel da vida real ao redor desta época indicaram que houve inundações significativas no último andar ao passar do tempo depois do desaparecimento de Lam, embora estes tenham permanecido não confirmados.

Esse filme, é um remake americano de um antigo filme japonês com o mesmo nome, baseado em um conto de 1996 de Koji Suzuki.

Cena do filme "Água Negra" Créditos: Reprodução/IMDb
O ser humano tem uma tendência natural a identificar padrões onde eles não existem e fornecer significados, ou seja procuramos chifres em cabeças de pégasus, e asas em costa de unicórnio. Mas existe uma correlação com os nomes

Dahlia: A protagonista do filme chama Dahlia, que lembra o apelido "Black Dahlia", de Elizabeth Short, uma mulher que foi vítima de um assassinato horrível, em 1947, que para alguns se assemelha a um assassinato ritualístico. O caso nunca foi resolvido. Há boatos ainda de que o Black Dahlia estava no Hotel Cecil antes de perder sua vida.

Ceci: lembra muito o nome do hotel: Cecil

Água Negra: Depois de se mudar para o apartamento dela, Dahlia percebe uma água escura vazando do teto em seu banheiro. Ela finalmente descobre que uma jovem chamada Natasha Rimsky tinha se afogado em tanque de água no último andar do edifício, o que causou a água escura. No caso Elisa Lam, ela estava a 19 dias dentro do tanque d´água e os hospedes reclamaram da cor e gosto da água, o que os fez descobrir o corpo!

Elevador com Problemas: No filme tem um elevador que apresenta problemas! No caso Elisa Lam, no vídeo divulgado pela polícia, o elevador não saia do lugar por mais que Elisa apertasse os botões.

Seria a morte de Elisa Lam um desses assassinatos rituais que são espelhados no filme de Hollywood?

Lembram da Skid Row, área bem barra pesada perto do Cecil Hotel. É um local que você não deve passar perto, repleto de usuários de drogas, traficantes e assaltante, e a versão americana da cracolândia. Pois bem, logo após a descoberta do corpo de Elisa Lam, um surto mortal de tuberculose ocorreu lá.

Mas é agora que as coisas ficam estranhas, pois o nome do kit de teste utilizado nestes tipos de situações é LAM-ELISA!

A frase um raio não cai duas vezes no mesmo lugar perde todo o sentido com isso.

Devido a essas e outras coincidências (sem contar as esquisitices envolvendo a morte de Lam), muita gente acredita que, apesar de as autoridades terem dado o caso como solucionado, ainda existem muitas questões que continuam sem resposta.
  1. Teria a jovem realmente falecido acidentalmente? 
  2. E quanto ao histórico do hotel, seria o edifício assombrado? 
  3. De quem a canadense estaria se escondendo? 
  4. Com que ela falou antes de sumir?
Quanto mais achamos que temos as respostas mais perguntas são geradas. este e um daqueles crimes misteriosos que ao mesmo tempo está/não está resolvido, um crime de Schrödinger

Fontes.

https://en.wikipedia.org/wiki/Death_of_Elisa_Lam

https://en.wikipedia.org/wiki/Cecil_Hotel_(Los_Angeles)

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/02/turista-canadense-e-achada-morta-em-cisterna-de-hotel-em-los-angeles.html

https://www.megacurioso.com.br/historias-macabras/39692-misterio-afinal-o-que-pode-ter-acontecido-com-elisa-lam-.htm

https://misteriosdomundo.org/15-fatos-e-teorias-sobre-a-misteriosa-morte-de-elisa-lam/

http://www.assombrado.com.br/2014/10/o-misterioso-caso-elisa-lam.html

https://maringapost.com.br/ahduvido/o-misterioso-caso-de-elisa-lam/

https://www.themostcommonthemostdeadly.com/single-post/2015/11/19/What-is-the-connection-between-LAMELISA-Test-for-TB-and-Elisa-Lam-Canadian-Tourist-who-was-found-dead-in-a-Water-Tank-in-the-Cecil-Hotel

https://en.wikipedia.org/wiki/Jack_Unterweger

Nenhum comentário:

Postar um comentário