quarta-feira, 18 de julho de 2018

Quem tem medo da Momo?

E ai, vamos conversar?
De tempos em tempos a Internet cria diversos desafios, agora olhem para a imagem ao lado e se perguntam, de que Inferno saiu esse Lúcifer? (Depois vem a Resposta)

Já ouviu falar na lenda urbana japonesa intitulada "Momo"? Sim a imagem ao lado e bisonha, assustadora, e você quer logo terminar de ler essas linhas e passar para o próximo paragrafo.

Pois é, essa figura, que, na verdade, é chamada Ubume, se transformou em "febre" entre adolescentes e jovens na internet.

É Vamos lá. Uma das capacidades mais incríveis da Internet e criar Lendas Urbanas do acaso. Momo, é mais uma destas Lendas Urbanas, assim como o Charlie Charlie que se tornou viral entre jovens e adolescentes na Internet.

A assustadora imagem de uma mulher de cabelos pretos longos e olhos saltados para fora causa medo em qualquer um. Porém, a nova "moda" é ter coragem para conversar com o "fantasma" por meio do aplicativo WhatsApp. Alguns afirmam que Momo é um perfil capaz de responder em qualquer idioma àqueles que falarem com ela, outros dizem que ele envia imagens de violência explícita e seria capaz de descobrir informações sobre quem o chama no WhatsApp (Imagine acorda de manhã com essa imagem na tela?). Pelo visto os fantasmas estão se modernizando, pois antigamente para conversar com os Espíritos era necessário uma mesa e o Tabuleiro Ouija.

Essa personagem estranha viralizou na internet logo após ser compartilhada por importantes blogueiros, youtubers e digital influencers do mundo inteiro. A data mais provável de sua explosão e no Dia 10 de Julho de 2018.

Agora, os jovens estão adicionando o número de telefone da "Momo" [(313) 3**-2035], que, apesar de estar ligado a uma lenda urbana japonesa, fica localizado no estado de Michigan, nos Estados Unidos. O desafio, segundo os internautas, é manter uma comunicação com o "espírito" por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp. Uma vez contactada, "Momo"  a simpática entidade sorridente se apresenta como uma Baleia Azul do além.

A Unidade de Investigação em Crimes Informáticos do estado de Tabasco, no México, lançou um alerta sobre um novo desafio viral na internet.

Segundo o órgão, um número de WhatsApp foi divulgado e os jovens que queiram participar da brincadeira devem enviar a palavra “Momo” pela rede social.

Segundo o Infobae, ao adicionar o número ao celular, entrar no perfil de “Momo” e enviar uma mensagem, alguns jovens foram respondidos com imagens violentas e agressivas. Outros foram ameaçados e avisados de que informações pessoais seriam reveladas. Além disso, os participantes do desafio podem ser incitados ao suicídio ou à violência, sofrer assédio ou se tornarem vítimas de roubo de informações pessoais.

Tirando a parte do suicídio, que desde que essa brincadeira se tornou viral, até a data da edição desta postagem (às exatas 22:29) não aconteceu nenhum. Mas a coisa pode ser mais grave do que aparenta ser. Há ainda aqueles que afirmam que o perfil teria sido programado para enviar trojans aos celulares. Pelo menos é o que vários especialistas em segurança cibernética estão advertindo.

Justamente a inclusão de um contato desconhecido e a troca de mensagens no App podem representar um risco em potenciável para o dono do telefone celular.

Mesmo com todos esses perigos, ainda tem pessoa que consegue se divertir.

"São técnicas que chamamos de engenharia social, onde tentamos enganar o usuário, neste caso, aproveitando a curiosidade de saber o que acontece se você escrever esse número", ao fazê-lo, as informações pessoais são entregues, explica o chefe do departamento latino-americano da empresa de segurança cibernética ESET, Camilo Gutiérrez.

Para evitar ser vítima desses tipos de armadilhas, os especialistas recomendam manter suas contas nas redes sociais fechadas ao público em geral, ter apenas pessoas conhecidas na lista de amigos e compartilhar o mínimo possível de informações pessoais.

Quem é a Momo?

A figura da "Momo" personagem estranho que viralizou nas redes sociais, em grande parte pelas numerosas publicações feitas por blogueiros, tweeters e youtubers, que vem circulando nas redes sociais diz respeito à escultura da Ubume criada pelo artista japonês Keisuke Aisawa, especializado em efeitos especiais, e que a produziu especialmente para a exposição Ghost, exibida em 2016 pelo museu Vanilla Gallery, que fica no bairro de Ginza, em Tóquio, no Japão.

O Mundo todo está nesse cagaço por causa de um Boneco? Sim. Na 1° vez que vi essa imagem me perguntei de que Inferno saiu esse Lúcifer!

Ainda não aprofundei plenamente nos yokais, mas vamos falar de um que entrou na jogada depois de diversas pesquisas consultadas  cravam categoricamente que a moça de sorriso contagiante é um Ubume.

Ubume (産女) é um youkai ou bakemono, um espírito de uma mulher que morreu no parto, às vezes é contada como uma mulher morreu para ter certeza que o filho sobreviveria. Muitas vezes aparecem como geralmente os espíritos japoneses aparecem, usando robes brancas, e tendo um cabelo longo e escuro. aparece em histórias folclóricas e literatura como uma velha mulher ou anciã , com uma criança nos braços, implorando ao transeunte para segurar seu bebê, só para depois desaparecer. A primeira versão deste tipo de história foi relatada por Urabe no Suetake, servo de Raiko.

Ubume pode aparecer em muitas formas: uma mulher carregando um bebê, uma mulher grávida ou um cadáver ambulante encharcado de sangue carregando um feto subdesenvolvido. Outras vezes, elas aparecem como mulheres grávidas horríveis, sangrentas e nuas gritando desesperadamente pela noite em busca de ajuda.

Essas variações na aparência se devem às tradições funerárias de diferentes regiões, bem como às circunstâncias da morte; em algumas áreas, quando uma mulher grávida morresse, ela seria enterrada com o feto ainda por nascer; em outras áreas, o feto seria cortado dela e colocado em seus braços durante o enterro. Mulheres que morreram após o parto de bebês natimortos também foram enterradas dessa maneira.

Esses espíritos vagam pelas áreas próximas de onde morreram, buscando ajuda dos vivos que eles não podem fornecer. Se a mãe morreu após o parto, mas o bebê sobrevive, o Ubume tentará prover a criança da maneira que puder. Ela entra em lojas ou casas para tentar comprar comida, roupas ou doces para seu filho ainda vivo. No lugar do dinheiro, ela paga com punhados de folhas mortas. Esses fantasmas também costumam levar os humanos até o local onde o bebê está oculto, para que possa ser levado aos parentes vivos ou adotado por outra pessoa.

Nos casos em que tanto a mãe quanto a criança morreram, o Ubume pode aparecer carregando o cadáver empacotado de seu bebê. Quando um humano se aproxima, o fantasma tenta entregar o pacote nos braços dos vivos. Se o estranho aceita o pacote, o fantasma desaparece e o feixe cresce mais e mais até que o estranho prestativo seja esmagado sob seu peso.

Uma imagem de ubume como descrito por Toriyama Sekien,
um artista de ukiyo-e famoso por suas impressões
de yokai e obakemono. Créditos Wkipédia.
O nome o Ubume é escrito com caracteres que implicam o nome de um pássaro. A tradução literal desses personagens é “pássaro arrebatador de crianças” e algumas teorias conectam esse espírito com outro yokai chamado de Ubumetori. Este yokai é um pássaro maligno (A foto completa lembra um pássaro não?) que voa pelo céu em busca de roupas que foram deixadas no varal durante a noite. Quando encontra alguma, mancha seu sangue venenoso na roupa e, pouco depois, o dono dessas roupas começa a desenvolver convulsões, possivelmente levando à morte. Eles também são culpados por pegar bebês e levá-los para o céu noturno. Se este pássaro é outra forma do ubume ou um espírito separado com o mesmo nome não é conhecido.

Ubume No Folclore. 

Originalmente o nome de uma espécie de peixe pequeno do mar , no folclore japonês , o termo agora é aplicado ao fantasma de uma mulher que morreu no parto, ou "mulher fantasma de nascimento". Muitos estudiosos associaram o Ubume com a lenda da hitobashira, onde uma mãe e um filho sacrificados "estão enterrados sob um dos pilares de sustentação de uma nova ponte ".

O Templo Shoshin'in, de acordo com os estudiosos, é onde as mulheres locais vêm orar para conceber um filho ou ter uma gravidez bem sucedida. De acordo com Stone e Walter (2008), as origens da lenda do templo, estabelecidas em meados do século XVI, dizem respeito a:
Uma estátua moderna de Ubume, exibida uma vez por ano em julho. Neste festival, o doce que foi oferecido à imagem é distribuído e as mulheres rezam por um parto seguro e por leite abundante. A estátua, que está vestida de vestes brancas, tem apenas uma cabeça, tronco e braços; não tem metade inferior.
Ubume Na Literatura.

Histórias sobre Ubume foram contadas no Japão desde pelo menos o século XII.

A coleção de contos do início do século XVII Konjaku hyaku monogatari hyoban diz do Ubume:
Quando uma mulher perde sua vida no parto, seu próprio apego espiritual (shūjaku) se torna esse fantasma. Na forma, ela está encharcada de sangue da cintura para baixo e vagueia pelo choro: 'Nasça! 'Nasça!' (obareu, obareu).
Entra ano e sai ano, a Internet criar sua Entidade/Desafio, este ano foi a Momo.

Para informações mais completas deixo aqui o vídeo do Canal Fabrica de Noobs Sobre a Momo.


Fontes.

https://archive.org/details/DesmistificandoMomo

https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/2018071711742108-novo-desafio-momo-whatsapp-rouba-informacoes-pessoais/

https://www.metrojornal.com.br/social/2018/07/17/momo-novo-desafio-viral-que-incita-jovens-ao-suicidio-mantem-autoridades-em-alerta-no-mexico.html

https://www.revistaencontro.com.br/canal/atualidades/2018/07/cuidado-ao-trocar-mensagens-com-a-momo.html

https://casosinteressantes.org/ligacoes-de-numero-bizarro-estao-assustando-as-pessoas-na-internet/

https://www.psafe.com/blog/quem-e-momo-do-whatsapp/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ubume

https://en.wikipedia.org/wiki/Ubume

http://yokai.com/ubume/

Nenhum comentário:

Postar um comentário