No concerne de todas as Lendas Urbanas e sabido que elas se originam de outras. Sofrendo diversas versões dependendo das localidades que são contadas. Como é bem sabido, todas as lendas partem do pressuposto do amigo, da tia da vizinha da irmã de quem sofreu ou vivenciou isso.
Com a Brincadeira do Copo/Compasso e a mesma coisa. A raiz dela, da qual se origina é a Tábua de Ouija, e a similaridades das lendas são equivalentes, dependendo de como são narradas.
Diz a Lenda Que...
Todas as lendas tem a sua variantes, as mais comuns que ouvimos e sobre três amigos (S/N 1, S/N 2, S/N 3) foram estudar em uma Biblioteca (Ou foram a uma festa na casa de um dos envolvidos) mas S/N 1 tido como o mais corajoso e endiabrado do trio começou a narrar contos macabros.
O S/N 1 encontra em meio a prateleira um livro datado, com um envelope, da qual contia em seu interior:
- 26 (Ou 27) Cartões de com as letras do Alfabeto (Alguns consideram a Ç);
- 10 Cartões, numerados de 0 a 9;
- 1 Compasso.
Na versão Copo/Ouija:
- 1 Copo de Vidro ou Triângulo de Ferro;
- Acompanhado de um tabuleiro de madeira, da qual contém todas as letras do Alfabeto, a clássica numeração de 0 a 9;
- As palavras Sim, Não, Olá (Ocasionalmente), é a famigerada Adeus, acompanhado por diversos símbolos.
No envelope estava acompanhado com as regras do Jogo, da qual S/N 2 comenta que não seria uma boa ideia joga-lo S/N 3 concorda, e S/N 1 diz que não daria nada de errado, que era apenas uma brincadeira, até que os convenceu.
Preparado a mesa, dão as mãos iniciando o jogo, murmurando as palavras no manual, como um encanto.
"Eu te invoco meu anjo sem asas e que me acompanhe nesse jogo para que tudo dê certo!"
S/N 1 inicia o jogo, primeiro pergunta se tem alguém em perigo, o Compasso/Copo/Triângulo se movimenta para a palavra sim. Incrédulos S/N 2 e S/N 3 o acusam de fazer de propósito, mas S/N 1 se defende dizendo que não fez nada. De repente, sem mais sem menos, um vento vem em direção aos três, da qual movimenta tudo, menos as letras. fazendo os acredita que S/N 1 não estava mentido.
S/N 1 aflito pergunta quem estava em perigo naquele instante, (As versões são bem variadas, geralmente se focar em um familiar que estava doente) o Compasso/Copo/Triângulo vira para uma letra em específico, sem pensar duas vezes, ele interrompe e liga para casa (Ou hospital) e descobre que seu familiar veio a falecer.
Ele, sem pensar duas vezes abandona o jogo, sendo alertado pelos dois para pedi permissão, da qual ignora completamente. Os dois que sobraram recebem uma ligação dizendo que S/N 1 sofreu um acidente de carro é veio a falecer. Os dois morrendo de medo, saem do jogo, sem pedir a permissão.
S/N 2 sai correndo da escada, sofrendo um acidente grave que veio a morrer. S/N 3 ASSOMBRADO com aquilo a deixa, atravessando a rua, um carro (Ou o que você quiser) o atropela. Vindo a falecer.
O tabuleiro não necessita ter um formato retangular. Muitos Tabuleiros Ouija são circulares. Como indicadores, em vez do ponteiro, podem utilizar uma moeda ou um copo de vidro. Afirma-se que este último não é aconselhável porque o espírito poder vingar-se utilizando o copo (Fazendo o quebra ou atirar nos participantes).
O Que Tem de Sobrenatural Nisto?
Ray Hyman. |
Tal fenômeno, que foi descrito originalmente em 1852 pelo naturalista britânico William Benjamin Carpenter, diz que nosso corpo, quando sugestionado, pode fazer movimentos involuntários e inconscientes. Segundo Carpenter, o termo vem das palavras ideo, que significa "ideia ou representação mental" e motor, que significa "ação muscular".
Para provar novamente a existência do efeito ideomotor, o Professor Britânico Ray Hyman, Emérito de Psicologia da Universidade do Oregon, (conhecido crítico da parapsicologia, é um dos fundadores do movimento cético moderno em conjunto com James Randi, Martin Gardner e Paul Kurtz), fez a seguinte experiência: Primeiramente ele explicou o funcionamento das varinhas de radiestesia (aquelas varinhas que supostamente “sentem” a presença de algumas substâncias, como ferro ou ouro) para um grupo de pessoas. Depois ele falou para elas que, ali no lugar onde estavam, existiam muitos canos de água. Em seguida, ele fez a demonstração para todos, ensinando como deveriam fazer. Quase todos que repetiram o teste depois de Hyman afirmaram sentir uma força ou movimentação da varinha no lugar em que ele havia dito que haveria tal coisa.
Para a segunda parte do teste, Hyman explicou as mesmas coisas a outra turma, só que dessa vez, disse que o lugar onde a varinha devia sentir a presença de algo era outro, do lado oposto da sala. E da mesma maneira que a turma anterior, as pessoas sentiram o movimento da varinha no lugar esperado, mostrando que a sugestão pode influenciar e criar movimento, além de sentimentos inconscientes.
Assim o efeito ideomotor pôde explicar, sem problema algum, o movimento do copo, porque todas as pessoas, que estão encostando nele, esperam que o mesmo se mova. Por esse motivo, mesmo sem querer, elas acabam empurrando o copo e gerando a movimentação. Afinal, se existe um espírito para movê-lo, porque precisam as pessoas colocar o dedo nele?
O físico (é também) britânico Michael Faraday realizou experimentos que comprovaram que os movimentos das mesas girantes, atribuídos a fontes ocultas, eram realizados inconscientemente pelos próprios participantes dos experimentos.
Para tentar desmentir isso, criou um pequeno e simples teste. O primeiro passo foi pegar pessoas que já haviam participado de outras sessões de mesas girantes. Só que, diferentemente das outras vezes, a mesa estava coberta com folhas unidas por elásticos e colocadas em posições estratégicas. Assim, se o movimento fosse originário da própria mesa, as folhas iriam ficar umas em cima das outras com o sentido oposto ao da mesa. Por exemplo: Caso a mesa se movesse da direita para esquerda, as folhas se amontoariam da esquerda para direta.
Depois da sessão, quando foi ver o que tinha havido com as folhas, Faraday descobriu o que já esperava: As folhas estavam amontoadas no mesmo sentido do movimento da mesa, o que demonstrava, claramente, que a força necessária para a movimentação tinha vindo das mãos das pessoas e não da superfície da mesa.
James Randi |
Assim, quando colocamos o dedo indicador sobre o Compasso/Copo/Triângulo, ele começa a se mover, por exemplo, quem o direciona somos nós mesmos, mesmo sem saber. De acordo com alguns estudos, o efeito ideomotor é maximizado quando você passa a ter certeza que não é o responsável pelo movimento --por isso fazer tais brincadeiras em grupo é mais emocionante.
"O cérebro não tem um esquema fixo de funcionamento. A mesma célula que participa do movimento, também participa do pensamento. Vamos usar como exemplo o ato de tocar na tela de um celular. Antes de fazer o movimento, seu cérebro já esquematizou tudo o que vai acontecer", explica Arthur Oscar Schelp, neurologista e professor da Faculdade de Medicina da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Para o neurologista, nesse tipo de jogo, o cérebro passa a definir qual será a estratégia futura (ou seja, a resposta no tabuleiro), levando em conta o ambiente em que a pessoa está e suas vivências. E nós mesmo executamos essa essa estratégia.
Para Gisele Calia, neuropsicóloga da Divisão de Neurocirurgia do IPq (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas), a capacidade do cérebro de criar outras realidades também pode contribuir para a ilusão de que são espíritos que falam.
O fenômeno é tão intrigante que pesquisadores da University British Columbia, no Canadá, estão usando o princípio de funcionamento da Tábua Ouija para testar a inteligência humana. No experimento, alguns indivíduos utilizam a Tábua de Ouija para responder algumas perguntas, que nada tem a ver com o mundo dos mortos. Segundo Docky Duncan, um dos pesquisadores do projeto, a maioria das pessoas consegue responder corretamente duas de cada três perguntas feitas quando estão no tabuleiro.
"Se perguntarmos aleatoriamente qual é a capital do Camboja, eles podem dizer que não tem nenhuma ideia. Mas quando fazemos a mesma pergunta e os jogadores utilizam a tábua para a resposta, eles podem acessar esse conhecimento de maneira inconsciente e encontrar a resposta que está escondida em algum lugar do seu cérebro", diz.
Explicação Espiritualista.
Espiritualistas que acreditam na possibilidade de contato com o mundo dos mortos argumentam que o espírito comunicante utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. Os adeptos dessa teoria acreditam que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos.
Críticas das Religiões.
Além das críticas científicas dos céticos, o tabuleiro Ouija também é criticado entre os espiritualistas. Edgar Cayce declarou-os perigosos. Críticos avisam que maus espíritos poderiam enganar os participantes e possuí-los espiritualmente
No meio especializado há diversos avisos contra o uso do tabuleiro por pessoas desavisadas. Há também notícias de tabloides relatando casos de suposta possessão demoníaca em decorrência de sessões envolvendo espíritos malignos.
A Igreja Católica critica o tabuleiro e a brincadeira do copo, assim como as experiências de seus fiéis na busca do contato com os mortos em geral. A recomendação dos padres é que os fiéis se mantenham distantes de participações nesse tipo de evento. Segundo alguns padres exorcistas, Grabriele Amorth, este tipo de jogo pode contactar demônios. Em seus livros ele relata inúmeras possessões causadas pelo uso desses jogos.
Da mesma forma, Igrejas Evangélicas definem essas práticas como "brincadeiras com demônios".
Allan Kardec, criador da Doutrina Espírita, orienta em seu O Livro dos Médiuns que estas práticas devem ser evitadas porque, normalmente, são utilizadas para curiosidades em geral e somente são feitas perguntas vãs, longe da seriedade exigida no intercâmbio com a espiritualidade benfeitora. Assim, o espiritismo considera que é mais provável a presença de espíritos levianos e zombeteiros, sem nenhum interesse com a verdade e com a dignidade, do que espíritos bons e esclarecidos comprometidos com a divulgação de propostas morais e éticas.
Onde Surgiu a Tábua Ouija?
É certo que a Brincadeira do Compasso/Copo é uma variação do Tabuleiro de Ouija, a Prima rica deles. A brincadeira do copo, nada mais é que uma versão abrasileirada da mesa de Ouija, surgiu por volta do ano de 1850, quando uma mania espiritual se espalhou pelos EUA. Foi por essa época também que as primeiras mesas de Ouija surgiram. Aqui no Brasil, a brincadeira ganhou uma adaptação. Uma mesa comum e um copo substituíram a Ouija original. Os números e letras, existente na mesa, foram trocados por pedaços de papel. Assim o espírito (se entendesse a letra de quem escreveu) poderia se comunicar normalmente.
As primeiras versões da tábua de Ouija, apareceram na Europa há 1600 anos. Mas foi entre os anos de 1890 e 1920 que ela se tornou famosa. O princípio em que se baseia o Tabuleiro Ouija ficou conhecido depois de 1848, ano em que duas irmãs norte-americanas, Kate e Margaret Fox, supostamente contactaram um vendedor que havia morrido anos antes e espalharam uma febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa.
Há também indícios de que o princípio teria sido aperfeiçoado por um espiritualista chamado M. Planchette, que por volta de 1853 teria inventado o indicador de madeira, utilizado até hoje.
Lá por volta de 1850, um estranho fenômeno, chamado mesas girantes, estava acontecendo. Esse bizarro acontecimento envolvia mesas que, supostamente, se moviam e se mexiam sozinhas. Os crentes em espíritos disseram que tal coisa seria causada por almas perdidas nesse mundo.
Em 1890, Elijah J. Bond, de Baltimore, solicitou a patente do "Ouija" ou "Tabuleiro egípcio da sorte", concedida em 1891. Nesta patente se descreve o funcionamento e alega-se que o tabuleiro é capaz de responder "perguntas de qualquer tipo"
Durante esse período, o empresário William Fuld, conhecido como o "pai da Ouija", fabricou milhares de peças nos Estados Unidos e apostou no marketing. A tábua Ouija era conhecida por sua capacidade de "responder qualquer pergunta. Resultado? A empresa lucrou mais de um milhão de dólares com o produto.
O Tabuleiro Ouija era considerado um jogo de inocente, não relacionado com o ocultismo, até a americana espírita Pérola Curran popularizar seu uso como uma ferramenta de adivinhação durante a Primeira Guerra Mundial. Logo os preceitos de ser uma porta para os Espíritos, baseados em outros fatos se popularizaram.
Kate e Margaret Fox, fundados do Espiritismo moderno |
Querendo ou Não o Sobrenatural Está em Nossa Volta.
1° A Inspiração Para o Exorcista.
Nos Estados Unidos, em 1949, um menino de 14 anos de idade, tentou entrar em contato com sua tia morta através do tabuleiro Ouija. Depois disso, coisas bizarras ocorreram: sua cama tremeu violentamente, objetos voavam no quarto e vergões apareceram em sua pele. Ele foi acusado de estar possuído por demônios e foi "exorcizado". Parece familiar? Este conto do tabuleiro Ouija foi a base para o filme "O Exorcista", um dos mais arrepiantes filmes de terror já feitos.
2° Encontrou (Tardiamente) um Homem Desaparecido.
Em 1978, professores da Universidade de Bolonha realizaram uma sessão com um tabuleiro Ouija. Eles pediram para o tabuleiro Ouija dizer o local onde o político Aldo Moro estava. Ele havia sido sequestrado por terroristas. O tabuleiro Ouija enunciou 'Gradoli'. Somente após os terroristas matarem Moro, foi descoberto que ele tinha sido mantido prisioneiro em um subúrbio de Roma, em uma casa na 'Via Gradoli'.
3° Ajudou a Escreve um Livro.
Em 1913, no Missouri, uma jovem chamada Pérola Curran canalizou um espírito chamado "Ira Paciente" através de um tabuleiro Ouija. Durante os próximos 24 anos, o espírito, que disse que tinha vivido em Dorset em 1600, escreveu seis romances e milhares de poemas para Pérola através do tabuleiro Ouija. Pérola, que tinha pouca educação literária, tornou-se uma sensação editorial.
4° Enloqueceu uma Cidade.
A cidade de El Cerrito, Califórnia virou notícia em 1920 quando a polícia prendeu várias pessoas que estavam "enlouquecidas" depois de usar um tabuleiro Ouija. Elas ficaram histéricas e começaram a arrancar suas roupas na rua. Funcionários públicos da cidade imediatamente proibiram o tabuleiro Ouija.
5° Matou um Homem.
No estado do Arizona, em 1934, Mattie Turley atirou em seu pai com uma espingarda. O jovem de 15 anos disse no tribunal que o tabuleiro Ouija disse que ele deveria matar seu pai. Mattie disse que o tabuleiro Ouija, usado por sua mãe Dorthea, soletrou 'Papai deve morrer'. Dorthea foi condenada à prisão, mas foi libertada após três anos - Mattie ficou em um reformatório até seus 21 anos.
6° "Ajudou" Em Um Julgamento.
Em 1993, um júri em Hove, EUA condenou Stephen Young por um duplo assassinato de (Acredite se quiser) depois de consultar um tabuleiro Ouija. Aparentemente, depois de algumas bebidas, os jurados pediram ao tabuleiro Ouija como deveriam votar - "culpado" foi que ele disse (E um daqueles casos que o mandante culpa o mandado). Devido a esse "experimento bêbado" com o tabuleiro Ouija, o juiz determinou o julgamento como inseguro e ordenou um novo julgamento.
7° Começou um Motim Prisional.
Depois de fazer o seu próprio tabuleiro Ouija, membros de gangues latinas em uma prisão californiana acreditavam que eles estavam possuídos pelo diabo. Eles causaram um tumulto e um Padre teve que realizar um exorcismo coletivo.
Fontes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tabuleiro_ouija
https://maringapost.com.br/ahduvido/50-lendas-urbanas/
http://www.lifedeathprizes.com/amazing-stuff/scary-ouija-board-tales-1589
https://minilua.com/misterio-brincadeira-copo/
https://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2015/09/22/clique-ciencia-como-funcionam-as-brincadeiras-do-copo-e-da-tabua-de-ouija.htm
https://en.wikipedia.org/wiki/Ray_Hyman
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ray_Hyman
https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Randi
https://en.wikipedia.org/wiki/James_Randi
https://pt.wikipedia.org/wiki/Irm%C3%A3s_Fox
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