quinta-feira, 13 de abril de 2017

A Globo é a treta dos Cosplayers.

Estou acompanhado essa treta, a principio achei que fosse apenas o mimimi que já estou acostumado a ouvir, e pelo pouco que acompanhei da novela, posso dize em minha sincera opinião que não vi nada demais, apenas um esteriótipo de um Otaku que a maioria das pessoas imagina como é.

Depois do Desabafo do Thunder, entre outros mais relevantes na comunidade Otaku resolvi me aprofundar nesta questão.

(O que será que tenho a acrescentar?!)

O melhor do Brasil de fato é o Brasileiro!
Em 1° Lugar, não sou Cosplayer, e também não sei se posso ser considerado um Otaku (Mesmo tendo assistido alguns animes relevantes e outros nem tanto, mesmo colecionado algumas obras). Já vi alguns cosplayers e acho o trabalho deles fantástico.

Em 2° Pelo que eu soube da novela, ela tratava de diversidade (Uma das protagonistas acredita que é uma sereia, Ok.) E como faz bastante tempo que deixei de assistir televisão aberta, principal,mente novela (Apenas de vez em quando eu assisto algo), imaginei que seria mais do mesmo.

Mas vamos nos aprofundar nessa questão. Entendo a indignação de todos que fazem Cosplayers profissionais, afinal a Globo principalmente para os conspiracionistas e chapéus de alumínio tem uma grande fama de manipuladora, e isso se espalhou como vento, não é estranho em pensar que a Grande Mídia que mais uma vez alçar suas cordas e induzir a uma opinião (errada) sobre certos grupos, pois a cultura de se fantasia sem ser Carnaval e muito mal vista por alguns segmentos da sociedade. Pelo o que deu entende do personagem na novela “A força do querer” (E é claro de muitos Cosplaeyers) a Globo em si exagerou ao retrata-lo como Anti-social e que a cada dia se fantasia de um personagem diferente  (Não lembram um outro personagem que a cada dia muda de roupagem?apenas serviu para reforçar ainda mais o esteriótipo errado. Mesmo que seja uma representação exagerada que gerou reclamações da comunidade Otaku, existem pessoas que se encaixam perfeitamente na imagem desse Goku da Globo, que ficam misturando japonês com português, andam fantasiadas em lugares inadequados e ficam fazendo Kame-Hame-Ha! no meio da rua. 

Concordo totalmente que essa imagem que a Globo está passando de fato vai fazer com que o povão (a massa em geral, suas mães, tias e avós que assistem novelas) generalize e acredite que todo fã de cultura japonesa seja assim, mas independente de generalizar ou não á imagem dos Otakus, há de se concordar que existem muitos caras que passam do limite. Por causa de um, vários são jogados neste balaio de gato. 

Fomentando a discussão do quanto tal representação e real ou exagerada, não foi difícil encontra nos portais de notícias, no próprio comentários de canais que comentaram sobre essa polêmica, de pessoas reclamando da globo, e outros reclamando do que estão reclamando da representação. De fato existe dois pontos de vistas, que se conflitam.  

Como mencionei no inicio deste post, que a principio também achei que fosse apenas uma reclamação sem fundamento por parte de alguns "Otakus" que acham que existem diferenças entre Cartoon e Anime, Mangá e HQ (Nesta existem diferenças. Ponto.) entre outras frescuras, não e muito diferente daqueles que leem mangás e assistem animes, eu mesmo que vos escrevo, sofro um certo "pré-conceito" com meus gostos. Eles tem suas razões para reclamar do Cosplayer da Globo, que além de ridicularizar e culpabilizar alguns problemas da adolescência (Notas ruins por exemplo) neste modo de vida, os retratando com eternas crianças que se recusam a crescer. Para aqueles que desconhecem ou tem um certo pré-conceito (O povão em geral que ainda está acostumado com a velha fórmula das novelas) com esse modo de vida, a novela apenas vai reforçar ainda mais a opinião contraria que já tem formada.

A Globo cometeu excessos em representar um Cosplayer, cometeu, se o objetivo era atrair a atenção dos jovens a novela, bem não conseguiu, por que depois desta mancada, nem os jovens, nem os Otakus em geral, tão pouco os Cosplayers querem saber desta novela. Não e a 1° vez que a grande mídia ridiculariza os Cosplayers. No não tão distante ano de 2015  houve uma situação semelhante da qual causou uma revolta contra o programa Panico na Band, da qual a organização da CCXP os baniu de eventos futuros.

Mas uma coisa isso rendeu, memes, diversos memes com o Goku da Globo. Menos mal.


Fontes.

Cosplayers criticam personagem de 'A Força do Querer'; Globo diz que respeita diversidade

A força do querer' vai abordar conflito de geração com cosplay e uso de celular.

Equipe do “Pânico na Band” exagera e é banida da CCXP!

O cosplayer já apareceu em A Força do Querer e tá tudo daijoubu

Nenhum comentário:

Postar um comentário