quinta-feira, 6 de abril de 2017

O Caso do Garoto do Acre.

Este e mais um daqueles casos que apenas os profissionais mais
gabaritados podem investigar.
A mais de uma semana a Internet está alvoraçada com esse caso. Não iria comentar sobre esse caso, mais devido aos fatos apresentados e a frenesi nele nas redes sociais, principalmente o Facebook, decidir dar meus pitacos. O desaparecimento do estudante de psicologia Bruno Borges, no Acre, tem movimentado as redes sociais com teorias do que pode ter acontecido com o jovem, de 24 anos. Sumido desde o dia 27 de março, Bruno deixou em seu quarto, onde se mantinha trancado, 14 livros, escritos a mão, criptografados. Trechos da obra também estão nas paredes do local, assim como quadros e outros desenhos.

Mas a questão é, o por que deste caso chamar tanta a atenção, além do fato de ter escrito a mão 14 livros, ainda mais criptografados. 1° o Caso aconteceu no Acre, que você conhecedor das entranhas mais profundas da Internet sabe da fama que o Acre possui, principalmente na Internet. Foi um dos pontos principais para que isso chamasse a atenção nas redes sociais, não o desaparecimento em si, mais os enigmas deixados para trás e aonde tudo ocorreu.

Pois bem, depois de muito pesquisar neste mistério irei resenha-lo um pouco. E sim um pouco de zoeira vai ser tratada aqui também pois, esse caso também se tornou um meme na Internet de como desaparecer em grande estilo.



                                                                                 (O Melhor do Brasil, é de fato o Brasileiro)

Bruno, como noticiado em diversos blogs e sites de noticia desapareceu sem deixar rastros no último dia 27. Em seu quarto. foram encontrados 14 livros escritos à mão e criptografados, além de uma estátua do teólogo italiano Giordano Bruno (1548-1600), avaliada em R$ 7 mil. A Polícia Civil do Acre investiga o caso.

O Que a Polícia Sabe Até Agora?

A Polícia Civil do Acre acredita que Bruno saiu de casa voluntariamente e deve voltar em breve. De acordo com o delegado geral do estado, Carlos Flávio Portela, o jovem levou com ele um celular, um HD e algumas peças de roupas. O celular não está sendo utilizado.

O delegado afirma que dois amigos de Bruno revelaram que ele já havia manifestado a intenção de se isolar durante algum tempo, mas sem contar onde. Além disso, algumas das mensagens deixadas por ele, que a polícia está tentando decifrar, demonstrariam a mesma intenção.


"Não há nenhum indício de crime. Aparentemente, ele planejou. Acreditamos que, em breve, devemos ter uma notícia positiva" — garante Carlos, ressaltando que nenhuma possibilidade é descartada.

Polêmicas nas Redes Sociais.

O desaparecimento de Bruno ganhou visibilidade, gerando diversas teorias, de cunho conspiratório principalmente, questionando o mistério em torno da história. O ponto de maior interesse foram os livros deixado pelo jovem, que é estudante de Psicologia. Algumas pessoas, inclusive, começaram a se organizar para "traduzir" os escritos.

O autor do blog "Não salvo", Cid, chegou a ser acusado por internautas de estar envolvido no desaparecimento do jovem. Ele gravou um vídeo nesta quarta-feira em que se defende das teorias criadas contra ele nas redes. Entre as suspeitas que circulam na web, está a tese de que tudo não passava de uma brincadeira do "Não Salvo". Os usuários estranharam o fato de o blog ter sido um dos primeiros a revelar o sumiço de Bruno Borges e notaram que a data da publicação do post com a notícia era anterior ao próprio desaparecimento de Bruno.

Na gravação, ele nega que a história de Bruno Borges seja uma "trollagem" sua. Segundo Cid, a data aparece errada por conta de um "bug" digital. Como o caso do estudante era "muito novela", explicou o blogueiro, as pessoas começaram a pensar que havia "algo por trás" dela. Ele relatou ter recebido muitas mensagens que apontavam seu envolvimento com o sumiço de Bruno.

Muitas pessoas também se mostraram surpresas com a inteligência do jovem. "Seu irmão é um desses gênios que nunca são compreendidos em seu próprio tempo e apenas passadas muitas gerações é que são respeitados. Espero que ele esteja bem. Coisa certa é que ele sabe muito mais do que nós sobre muitas coisas", escreveu um usuário do Facebook no perfil da irmã de Bruno, Gabriela.

O jornal britânico “Daily Mirror” destacou que o desaparecimento despertou o interesse mundial porque muitas pessoas estão acreditando que ele foi sequestrado por alienígenas após um vídeo bizarro do interior do quarto do jovem ter sido divulgado online.

Já o “Daily Mail” noticiou o caso como “desaparecimento misterioso” e lembrou que o jovem passou o último mês trabalhando no que está sendo noticiado como “um projeto secreto”.

Vamos as Teorias.

Meio Arquivo-X esse caso não é? Chega até tocar a musica tema deste seriado em minha cabeça, o vídeo que viralizou e as imagens fizeram diversas pessoas criar dezenas de teorias, igual a CSI, apenas troquem os investigadores pelos teóricos da conspiração de Facebook e Twitter. Vamos a Algumas delas

1- Ele foi abduzido; uma das mais populares e que Bruno foi abduzido por Alienígenas. Sim temos o envolvimento de seres de paralelos não mapeados nesta história. A teoria ganhou mais corpo com um estranho quadro na parede do quarto, da qual estava retratando ele e um ser extraterreno, ambos usam mantos brancos. Não vai demorar muito até alguém ligar o envolvimento dos MIB'S relacionados a isso.


2- Ele tem um senso estético muito avançado, uma caligrafia impecável e o quarto que deixou antes de sumir é sua obra de arte;

3- Algum distúrbio psicológico que o fez entrar em algum tipo de surto; A mais provável, segundo os mais céticos. (Que prova mais uma vez que a vida e chata e cruel).

4- Pegadinha do Não Salvo; Este foi o 1° Site a noticiar esse desaparecimento. (Além é claro de ter dado um Bug na maioria do pessoal que viu a noticia, até eu mesmo fiquei em tela azul com as datas.
Encontre o erro nesta postagem.
5- Ação de marketing de alguma coisa; A mais provável, segundo os mais céticos. (Que prova mais uma vez (Novamente) que a vida e chata e cruel).

Com essa imagem o referenciatometro do Capitão América explodiu.
6- Ele pode ter virado a estátua durante o ritual de transmutação;  Outra teoria bizarra criada, foi que ele fez alquimia, sim existe essa teoria, e como bem sabemos tentar transmutar algo requer um preço, e o jovem Alquimista do Acre virou a estátua propriamente dita (Com isso ferrou a chance dele tirar sua licença de Alquimista Federal). Por que o caso do rapaz do Acre se transformou no Alquimista do Acre, recebendo até o nome de Fullmetal Acremist . Além e claro de uma certa semelhança com Fullmetal Alchemist, famoso mangá/anime que explora a Alquimia e símbolos, a associação de tais fatos. Outra coisa que chama mais a atenção e uma grande estátua do frade dominicano Giordano Bruno fica no centro do cômodo, posicionada no centro de um símbolo que lembra muito o símbolo de transmutação humana do mangá, logo todo mundo sacou (Acredito que foi um referencia) que o rapaz do Acre se transformou na estátua.

7- Ele descobriu algo muito sinistro e a igreja levou ele;

8- Ele simplesmente fugiu de casa em busca de alguma resposta para sua vida.

Essa foram algumas das teorias que rolam no Face e Twitter.

Em um post de Alquimia comentei que Alquimistas, em especial durante a Idade Média, acreditavam na existência da Pedra Filosofal, que seria capaz de curar toda e qualquer doença, além de conferir vida longa a quem a obtivesse, pois com ela poderiam produzir o Elixir da Longa Vida. Giordano Bruno, o frade que o rapaz tem uma profunda admiração, foi condenado pelo Tribunal da Inquisição por crer em alguns princípios da alquimia e defendê-los em seus livros.

Bruno era um aficionado pelo teólogo e filósofo italiano, bem como por temas envolvendo ocultismo, alquimia e ufologia. Enquanto internautas continuam a compartilhar o vídeo e elaboram teorias mirabolantes a respeito do sumiço de Bruno, a família procura por pistas mais concretas, não sendo possível levantar qualquer suspeita até o momento.

Quem foi Giordano Bruno?

Filósofo, matemático, astrônomo, poeta e teólogo. O frade italiano nascido em 1548 entrou para a história após questionar abertamente crenças fundamentais da Igreja Católica, como a existência de céu e inferno, a danação eterna e a concepção de Cristo por uma mulher virgem.

Bruno também era uma espécie de herdeiro intelectual do heliocentrismo de Nicolau Copérnico, e não se limitou a concordar que a Terra é que dava voltas em torno do Sol – o que na época, por si só, era o suficiente para morrer na fogueira dos tribunais eclesiásticos. Observando o céu, foi além e concluiu que as estrelas não eram só pontos de luz, mas outros “sóis” muito distantes. Cada um teria seu próprio conjunto de planetas girando em torno de si, e qualquer um desses corpos poderia abrigar vida – doutrina visionária que ganharia o nome de “pluralismo cósmico”.  

Na obra A Causa, o Princípio e o Uno, ele diz: “o universo é, então, uno e infinito (…) Não é possível compreendê-lo e ele não tem limites. Nesse sentido, ele é indeterminável, e consequentemente imóvel.” Em Sobre o Infinito do Universo e os Mundos, Bruno também afirma que outros planetas “não têm menos virtude nem uma natureza diferente da de nossa Terra”, e, como ela, “contêm animais e habitantes.” Por trás de sua visão de infinito estava o panteísmo: a crença de que Deus não é uma figura metafísica separada do universo palpável, mas que ambos estão em completa identificação e são, no fundo, a mesma coisa. 

O filósofo, apesar da perseguição, chegou a lecionar Aristóteles na Universidade de Halle-Wittenberg, uma instituição de ensino alemã luterana – os protestantes, fiéis a seus princípios de livre interpretação da Bíblia, toleraram sua subversão teórica por mais tempo que católicos tradicionais. 

Ele foi queimado em 1600, e se tornou um mártir dos iluministas no século 19. Ainda é cedo para especular qual foi o tamanho da influência de Giordano Bruno sobre o brasileiro Bruno Borges. Jorge Rivasplata, escultor de 83 anos a quem o rapaz encomendou a estátua, declarou à imprensa que deu um desconto especial ao rapaz, e acredita que ele é a própria reencarnação do filósofo – que teria voltado à Terra para terminar sua obra interrompida de forma trágica. 

O conteúdo dos seus livros ainda é um mistério. Um dos volumes, cujo título já foi decifrado, se chama “A teoria da absorção do conhecimento”. Ao portal G1, a irmã mais velha do rapaz desaparecido comentou pequenos trechos que já foram decodificados. “Tem um que fala sobre a busca da verdade absoluta. Não temos nenhum texto completo. Acreditamos que vai aparecer alguém em que sintamos essa confiança. Não queremos divulgar imagens para as pessoas tentarem decifrar.”

Alguns detalhes, porém, são reveladores – o principal deles é um autorretrato de Borges ao lado de uma figura genérica de extraterrestre, pendurada sobre o “papel de parede” de inscrições misteriosas. Terá seu interesse por vida alienígena alguma relação com as teorias do Bruno italiano? 

Pessoas comentaram que ele se parecia muito com algumas das pinturas que retratam Giordano. Além e claro das coincidências entres os nomes Giordano "Bruno" é "Bruno" Borges

Os Livros Criptografados.

Um caso envolvendo Alquimia, extraterrestres e um desaparecimento misterioso, e para endossar o caldo, ele ocorreu no Acre, sim o estado Brasileiro que sofre mais Bullying na Internet, deixou as coisas mais interessantes. E um deles são os livros, 14 ou 15 no total que o rapaz escreveu, a mão e Criptografados. 

Junto com os 14 livros criptografados deixados no quarto, o estudante de psicologia Bruno Borges, de 24 anos, desaparecido desde o último dia 27 de março, em Rio Branco, também deixou as "chaves" que servem como guia para a decodificação. De acordo com a família, os escritos foram feitos com a utilização de pelo menos quatro códigos diferentes.

A investigação do caso é feita pela Polícia Civil do Acre de maneira sigilosa. Ao G1, o coordenador da Delegacia de Investigação Criminal (DIC), delegado Fabrizzio Sobreira, afirmou que todas as possibilidades estão sendo consideradas para apurar o paradeiro do acreano.

Alguns dos livros do estudante foram escritos à mão em apostilas e outros espalhados - de forma organizada e totalmente simétrica - nas paredes, teto e chão do quarto.

Chaves devem guiar a decodificação dos 14 livros
(Foto: Reprodução/Rede Amazônia Acre)
Mas estamos na Internet, para os detetives das redes sociais, nada passa batido. Uma nova teoria sobre os códigos chama atenção para a semelhança com "O Manual do Escoteiro Mirim", HQ com aventuras de Huguinho, Zezinho e Luisinho, sobrinhos do Pato Donald.

O livro saiu das páginas dos quadrinhos para livrarias e bancas de jornal durante os anos 1970. No ano seguinte, a primeira edição trazia curiosidades como o alfabeto em código morse e como se orientar usando a posição do sol. O leitor conhece o "código marciano", por meio do qual pode criar mensagens secretas para conversar com os amigos.

Bastante semelhante não é mesmo?












Este é um daqueles casos que beira a piada, mais devemos nos atentar que existe uma família preocupada com isso, afinal é um ente querido que acabou desaparecendo sem explicar o motivo, deixando para trás um aglomerado de enigmas que apenas despertou a curiosidade da maioria aqueles que não o compreende com clareza, é crer em algo especial. Piadas a parte (Afinal não fui o único a brincar em alguns pontos, os mais bizarros por sinal que se transformou numa leve zoeira na Internet), afinal o caso ocorreu no Acre, e reforço mais uma vez que esse estado tem um grande histórico de memes na Internet apenas reforçou as brincadeiras na Rede. Talvez o rapaz retorne e mais uma vez a Internet ira querer saber o que fez ele tomar essa decisão. Mas fazer referências a grandes obras dos quadrinhos e usar o código secreto Marciano em criptografia (Modificando algumas letras), foi algo bastante genial. Mas enquanto isso a Zoeira ainda vai continuar com esse caso

Fontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário