quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Enciclopédia dos Criptideos #45. Shunka Warakin.

 O Shunka Warakin (ou Shunka Warak'in), ou Ringdocus, é um animal criptídeo mencionado no folclore norte-americano que se parece com um lobo, uma hiena ou ambos. Aqueles que deram uma boa olhada na besta a descreveram como sendo quase preta, com ombros altos e costas que se inclinavam para baixo como uma hiena.

Avistamentos

Créditos: cryptidz.fandom.com

Pré-1900.

Os Ioway e várias outras tribos de índios nativos americanos na região chamavam a criatura de Shunka Warakin, que se traduz em carregar cães, porque muitas vezes entrava furtivamente em acampamentos indígenas à noite para roubar seus cães.

Os primeiros avistamentos documentados de Shunka Warakin por colonos brancos começaram na década de 1880, quando membros da família Hutchins se estabeleceram no vale do rio Madison, na parte baixa de Montana. Não muito depois que os Hutchins se estabeleceram na área, eles, junto com vários outros habitantes locais, começaram a encontrar um estranho animal parecido com um lobo. Em seu livro, Trails to Nature's Mysteries: The Life of a Working Naturalist, publicado em 1997, Ross Hutchins escreveu a seguinte descrição de alguns encontros que seu avô teve com os Shunka Warakin:

Certa manhã de inverno, meu avô acordou com latidos de cachorros. Ele descobriu que uma fera parecida com um lobo de cor escura estava perseguindo os gansos da minha avó. Ele atirou no animal, mas errou. Ele correu rio abaixo, mas várias manhãs depois foi visto novamente por volta do amanhecer. Ele foi visto várias vezes no rancho, bem como em outras fazendas dez ou quinze milhas abaixo no vale. Fosse o que fosse, foi um grande viajante

Ringdocus.

Ringdocus é o nome dado a um animal não identificado morto por Israel Hutchins, um colono mórmon em Montana em 1886. Hutchins mandou enchê-lo por um Joseph Sherwood local, que o colocou em exposição em seu armazém perto de Henry's Lake, Idaho, até os anos 1980, quando desapareceu misteriosamente. O teste de DNA nunca foi realizado no animal.

Em 2007, Jack Kirby, neto do homem que atirou no animal, o rastreou até o Museu de História Natural de Idaho, em Pocatello. O espécime foi exibido no Museu de História de Madison Valley quando foi reaberto em maio de 2007.

Pós-Ringdocus.

Ao longo de muitos anos, a história de Hutchins foi quase esquecida, até que o criptozoologista Mark A. Hall descobriu a história depois que uma criatura ou grupo de criaturas semelhantes aos Shunka Warakin foram avistados em Nebraska, Iowa, Alberta e Illinois.

Em 1995, após a descoberta de Mark A. Hall, Lance Foster, um índio Ioway, contou ao renomado criptozoologista Loren Coleman sobre uma criatura que ele e sua tribo chamavam de Shunka Warak'in que se parecia com uma hiena e chorava como uma pessoa quando foi morto. Foster, que ouviu falar da carcaça montada em ringdocus, especulou que pode ser um exemplo de Shunka Warak'in, que ele conhecia por experiência própria e de parentes em Montana e Idaho.

Em dezembro de 2005, um estranho animal parecido com um lobo começou a matar gado nos condados de McCone, Garfield e Dawson, em Montana. Em outubro de 2006, o animal, agora conhecido como The Creature of McCone County, matou mais de 120 várias formas de gado e apareceu em vários artigos de notícias, incluindo um na edição de maio de 2006 do USA Today. Em 2 de novembro de 2006, o Serviço de Vida Selvagem de Montana atirou e matou uma criatura que pode ter sido responsável por essas mortes.

Originalmente pensado para ser um lobo, o animal que foi baleado apresentava características que não eram comuns a nenhuma espécie de lobo conhecida na área. O animal que foi morto parecia ter pêlo laranja, vermelho e amarelo, enquanto os lobos que vivem na área são de cor cinza, preto e marrom. O tecido muscular foi enviado para a Universidade da Califórnia em Los Angeles, onde amostras de DNA foram coletadas na tentativa de compará-lo ao lobo das Montanhas Rochosas do Norte. A carcaça foi enviada para o National Fish and Wildlife Forensics Laboratory em Ashland, Oregon para estudo genético, no entanto, nenhum registro dos resultados desses estudos foi encontrado neste momento.

Fontes.

https://allcryptid.fandom.com/wiki/Shunka_Warakin

https://cryptidz.fandom.com/wiki/Shunka_Warakin

Nenhum comentário:

Postar um comentário