O kongamato ("quebrador de barco") é um suposto pássaro semelhante a um pterossauro que vive nos pântanos de Jiundu, no noroeste da Zâmbia . No entanto, sua presença também foi relatada em outros países africanos.
Primeira menção.
Em 1923, um oficial inglês chamado Frank Melland publicou um livro chamado In witchbound Africa , no qual ele contou a seguinte história: Durante uma viagem à Rodésia do Norte (agora Zâmbia), ele supostamente descobriu que membros da tribo alguns Kaonde usaram um suposto amuleto mágico para se proteger dos ataques de um enorme pássaro chamado Kongamato. Ele então teria pedido detalhes sobre este animal, e os nativos teriam respondido que não era realmente um pássaro, mas sim "[de] um lagarto com asas membranosas como um morcego”. Melland teria então a ideia de mostrar um livro sobre dinossauros aos nativos, e estes teriam designado as imagem de um pterodáctilo como sendo o kongamato.
Aspecto geral.
O kongamato é descrito como possuindo um bico longo e dentado e uma pele sem pêlos, semelhante a couro (razão pela qual suas asas são freqüentemente comparadas às de um morcego). A cor da pele varia de acordo com os depoimentos: é vermelha segundo algumas testemunhas, mas outras afirmam que é negra. A criatura também teria uma cauda longa, que usaria como leme durante o vôo. Sua envergadura seria de um metro e vinte a dois metros dez.
Hipóteses.
A identidade do kongamato é objeto de muita controvérsia entre os criptozoologistas. Alguns o veem como um pterossauro sobrevivente dos tempos pré-históricos, enquanto outros pensam que é simplesmente um grande morcego.
Hoaxes.
A existência hipotética do kongamato deu origem a boatos:
- Em 1953, o explorador belga Stany publicou uma obra autobiográfica intitulada Loin des path beatu, na qual mencionava o kongamato; no entanto, a história que ele conta segue o oposto do relato de Frank Melland;
- No final dos anos 1950, o Vale do Zambeze foi inundado para a construção de uma barragem. O jornalista Ian Colvin então tirou uma foto do que parecia ser um pterossauro, mas depois revelou ser uma farsa.
Os "primos" do Kongamato.
O kongamato às vezes é comparado a outros pássaros misteriosos da criptozoologia :
- O Olitiau , um animal noturno que se acredita viver nas montanhas do sul de Camarões. Alguns criptozoologistas acreditam que pode ser o mesmo animal. Porém, quando apresentado como dois animais diferentes, o olitiau é descrito como um morcego e o kongamato como um pterossauro.
- O Ropen, um suposto pterossauro que viveria na Nova Guiné e teria a distinção de ser fosforescente à noite.
Outros Relatos.
Lendas de pterodátilos que tenham sobrevivido não é incomum, tanto é assim que dizem que um garoto de nome Oliver Thomas (ou Oliver Larch, em algumas versões) foi raptado por um dele. Diz a lenda que esse fato aconteceu em 1909, ele foi até um poço pegar água quando da casa, todos ouviram seus gritos desesperados. Quando correram eles não vira nada lá fora, mas conseguiram ouvir seus gritos cada vez mais distantes. Depois se verificou que as pegadas iam até um determinado ponto e de lá sumiam! E mais adiante encontraram o balde, como se ele tivesse soltado de uma determinada altura. O que torna essa Hi(é)stória estranha e além dos nomes são as versões aonde ocorreu. Um afirmam que o fato se deu em Indiana (E.U.A), outros situam o "fato" em Brecon, País de Gales
Há inclusive em um dos sites, um pterodátilo abatido durante a guerra civil. Muito interessante e logo se vê que é uma montagem da época. Para finalizar há muitos relatos de criaturas aladas estranhas que sobrevoam também a América do Norte, descritas como grande pássaros, abutres, demônios, como o Homem Mariposa, que foi visto várias vezes e em 1966, provocou uma histeria coletiva no oeste da Virgínia.
Na Cultura Pop.
Num episódio da série de documentários Destination Truth, Joshua Gates e sua equipe partem para a Zâmbia em busca do kongamato.
Fontes.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Kongamato
https://casadecha.wordpress.com/2009/08/18/kongamato/
http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/o_desaparecimento_de_oliver_thomas.html
https://fatosdesconhecidos.ig.com.br/os-desaparecimentos-mais-bizarras-da-historia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário