quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Enciclopédia dos Mitos e Lendas do Brasil. Saci Pererê.


Saci Pererê integrante do quinteto dos que alguns chama de os cinco grandes, as cinco grandes lendas das quais grande parte das crianças da pré-Escola é do fundamental se lembram decor; Saci Pererê, Curupira, Mula Sem Cabeça, Iara, é Lobisomem.

Finalmente depois de meses, a Enciclopédia dos Mitos e Lendas do Brasil retorna trazendo mais um mito do Rico Folclore Brasileiro, Saci Pererê. Neste mês de Outubro, no Dia 31 e comemorado o Dia do Saci (Que "Coincidentemente" e no dia das Bruxas, ou Halloween) Como terei um post falando sobre o Halloween, neste Post irei falar sobre o Saci.

Assim como todas as mitologias ao redor do Mundo, o Brasil também tem a sua. Temos divindades, assim como monstros e criaturas. Na mitologia Brasileira, o saci, também conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique, é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro. É geralmente descrito como um negrinho com uma só perna, de carapuça vermelha na cabeça, que lhe dá poderes miraculosos. Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.



Os cronistas do Brasil colonial não o mencionam. Parece ter nascido no século XIX ou final do XVIII. É conhecido também por Matinta-pereira ou Maty.

Pode surgir como assombração ou visagem, assustando as pessoas. Às vezes torna-se mulher ou se transforma em passarinho assobiador (o saci original, também chamado matinta-pereira). Acredita-se que tenha por companheira uma velha índia ou uma negra mal-ajambrada, cujo assobio arremeda seu nome. É associado com os redemoinhos de vento, que seria uma de suas manifestações.

Gosta de fumar cachimbo, de entrançar as crinas dos animais, depois de extenuá-los em correrias durante a noite, anuncia-se pelo assobio persistente e misterioso, não-localizável e assombrador. Não atravessa água, assim como todos os encantados. Diverte-se criando dificuldades domésticas, apagando o fogo, queimando alimentos, espantando gado, espavorindo os viajantes nos caminhos solitários. Ou seja um completo troll. A figura do saci tanto pode ser um ser maléfico, como somente brincalhão ou como gracioso, conforme as versões comuns na Região sul.

Na Região Norte do Brasil, a mitologia africana o transformou em um negrinho que perdeu uma perna lutando capoeira, imagem que prevalece nos dias de hoje. Herdou também, da cultura africana, o pito, uma espécie de cachimbo e, da mitologia europeia, herdou o píleo, um gorrinho vermelho usado pelo lendário trasgo. Trasgo é um ser encantado do folclore do norte de Portugal, especialmente da região de Trás-os-Montes. Rebeldes, de pequena estatura, os trasgos usam gorros vermelhos e possuem poderes sobrenaturais.


Origens.

Diante de todas essas informações fica a pergunta: onde teria nascido a lenda do Saci? Os estudos sobre o folclore brasileiro apontam a origem indígena quando falam da lenda do Saci. Esse mito teria surgido na região Sul do Brasil durante o período colonial, por vota do final do século XVIII, por ocasião das Missões.

A alcunha pela qual o Saci é mais popularmente conhecido é Saci-Pererê, mas seu nome originalmente era Yaci-Yaterê de origem Tupi Guarani. De acordo com a região do Brasil ele pode, porém, ser conhecido por uma variedade de apelidos.

O dicionário Aurélio traz as seguintes variações de nomes do Saci: “Saci-cererê, Saci-pererê, Matimpererê, Martim-pererê” (AURÉLIO, 2005). Além dessas denominações Martos e Aguiar (2001, p. 75) apontam ainda: “saci-saçura, saci-sarerê, saci-siriri, saci-tapererê ou saci-trique”. Por ser considerado por alguns um perito na arte da transformação em aves, o negrinho travesso recebe ainda nomes de passarinhos nos quais se transforma, como por exemplo: matitaperê, matintapereira, sem-fim, entre outros (ibidem, p. 75). Na região às margens do Rio São Francisco ele é conhecido pela alcunha de Romão ou Romãozinho.

Os Diversos Sacis.

Segundo a crença popular os Sacis vivem setenta e sete anos e se originam do bambu. Após sete anos de “gestação” dentro do gomo do bambu ele sai para uma longa vida de travessuras e quando morre se metamorfoseia em cogumelos venenosos ou em “orelhas de pau”. Quem é do interior ou já foi ao campo a passeio deve ter visto alguma vez, uma espécie de cogumelo que se forma nos troncos das árvores e que se parece com uma orelha. É isso que os matutos chamam de “orelha de pau”. Um criatura que nasce, cresce e "morre"

Saci e Matinta-Pereira. 

No folclore brasileiro, o cuculídeo matinta-pereira é considerado ave de mau agouro: segundo a lenda, feiticeiros e pajés se transformam nesse pássaro para se transportarem de um lugar para outro e exercerem suas vinganças. Quando, a horas mortas da noite, ouvem cantar a mati-taperê, quem a ouve e está dentro de casa, diz logo: “Matinta, amanhã podes vir buscar tabaco”. Quem, na manhã seguinte, chegar primeiro àquela casa, será considerado como o mati. Outros acreditam que o grito agourento vem de um velho ou uma velha de uma só perna, que anda aos pulos. É o saci-pererê na forma de ave.

Saci, Peixe-frito e Yasi Yateré.

No folclore paraguaio e argentino, o cuculídeo yasiyateré, ave conhecida no Brasil como peixe-frito, é associado à lenda do Yasi Yateré, imaginado como um anão loiro e barbudo, nu, que usa chapéu de palha e um bastão de ouro e emite o assobio característico da ave, da qual pode tomar a forma. Não tem amizade com os homens. Persegue meninos travessos, rapta-os para castigá-los e abandona-os na floresta. Rouba crianças e moças bonitas e os filhos dessas uniões são também yasys yaterés.

Saci e Fradinho da mão furada.

Em alguns lugares de São Paulo, o saci aparece com a mão furada. Se alguém lhe arrebatar a carapuça, o saci dará montões de ouro para reavê-la.

Esse elemento é uma herança do Fradinho da mão furada, que usa barrete encarnado e causa o pesadelo. O pesadelo, quando personalizado, traz a carapuça, e ambos darão quanto se peça para recuperar o chapéu que lhes for tomado.

Saci e Trasgo asturiano.

Nas Astúrias (região da Espanha), os trasgos são representados como homenzinhos coxos da perna direita, morenos, que vestem gorro e roupa vermelha e têm um buraco na mão esquerda – características que lembram os Sacis brasileiro.

Saci e o Sanguanel ítalo-gaúcho.

Os imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul no final do século XIX, trouxeram consigo o mito do Sanguanel (em especial os oriundos da Região do Vêneto). Ele é um ser pequeno, de cor vermelha e que costuma assustar. Seu passatempo é sequestrar crianças e escondê-las no alto das árvores ou na mata. Estas, embora não sejam maltratadas, acabam voltando para casa com sonolência e lembrando pouco do que ocorreu. Este ser foi associado ao Saci nas regiões de colonização italiana.

Saci e Ossãe.

O orixá das plantas medicinais e litúrgicas, Ossãe, vive na floresta, em companhia de Àrònì, um anãozinho que tem uma única perna e, segundo se diz no Brasil, fuma permanentemente um cachimbo feito de casca de caracol enfiado num talo oco cheio de suas folhas favoritas. Por causa dessa união com Àrònì, Ossãe é saudado com a seguinte frase: “Olá! Proprietário-de-uma-única-perna-que-come-o-proprietário-de-duas-pernas!” alusão às oferendas de galos e pombos que possuem duas patas, feitas a Ossãe Àrònì, que possui apenas uma perna.

Saci e Exu.

O Exu africano costuma ser representado com um gorro e usa um porrete, chamado ọgò, que teria a propriedade de transportá-lo a grandes distâncias e de atrair objetos situados a distâncias igualmente grandes. Gosta de pregar peças, suscitar dissensões e disputas, de provocar acidentes e calamidades públicas e privadas. Conta uma lenda que dois amigos trabalhavam em campos vizinhos. Exu colocou um gorro vermelho de um lado e branco do outro e passou ou longo de um caminho que separava os dois campos. Ao fim de alguns instantes, um dos amigos fez alusão a um homem de gorro vermelho; o outro retrucou que o gorro era branco. O primeiro insistiu na sua afirmação e o segundo permaneceu firme na retificação. Como ambos eram de boa fé, apegaram-se aos seus pontos de vista, sustentando-os com ardor e, logo depois, com cólera. Acabaram travando uma luta corpo a corpo até se matarem.

As Principais Características.

Apesar das inúmeras definições dessa famosa entidade folclórica algumas características são mais presentes e recorrentes nas descrições do Saci. Sabe-se que em geral:

  1. É um ser que vive nas matas;
  2. É extremamente misterioso;
  3. É negro, pequeno e possui apenas uma perna;
  4. Usa um capuz vermelho e um cachimbo;
  5. Não possui pêlos no corpo;
  6. Não possui órgãos para urinar ou defecar (Algumas versões dizem que pelo menos possui um destes Órgãos);
  7. Só tem três dedos em cada mão;
  8. Possui as mãos perfuradas;
  9. Adora assoviar e ficar invisível;
  10. Vive com os joelhos machucados, resultado das travessuras;
  11. Tem o domínio dos insetos que atormentam o homem: mosquitos, pernilongos, pulgas, etc.;
  12. Fuma em um pito e solta fumaça pelos olhos;
  13. Adora fazer travessuras;
  14. Pode, em momentos de bom humor ajudar a encontrar coisas perdidas;
  15. Gira em torno de si feito um pião e provoca redemoinhos;
  16. Pode ser malvado e perigoso;
  17. Adora encantar as criancinhas faze-las perder-se na mata;
  18. Evita entrar na Água.


Saci: Malvado ou Apenas Peralta?

Saci de Monteiro Lobato
Entre todas essas características uma é unânime: sua personalidade travessa. Algumas pessoas acreditam que ele é mau outros dizem que ele é apenas um garoto traquino que adora fazer pequenas travessuras, mas sem o intuito de fazer o mal, apenas de se divertir. Seja como for diz a lenda que ele é muito peralta. Adora assustar os animais, prendê-los, criar situações embaraçosas para as pessoas, esconder objetos, derrubar e quebrar as coisas, entre outras danações.

Diz a lenda que ele não é apenas um brincalhão ou um espírito mau. Tratar-se-ia de um exímio conhecedor das propriedades medicinais das ervas e raízes da floresta. Como suas qualidades eram as da farmacopeia, também era atribuído, a ele, o domínio das matas onde guardava estas ervas sagradas. A função dele era o controle, sabedoria, e manuseios de tudo que estava relacionado às plantas medicinais, como guardião das sabedorias e técnicas de preparo e uso de chá, beberagens e outros medicamentos feitos a partir de plantas.

Se alguém precisa entrar na mata e pegar algo, portanto, tem que pedir autorização do Saci, pois entrando sem permissão cairá inevitavelmente em suas armadilhas.

Como escapar do Saci?

Algumas pessoas afirmam que o único meio de driblar o negrinho é espalhando cordas ou barbantes amarrados pelo caminho. Assim ele se ocuparia em desatar os nós, dando tempo da pessoa fugir de sua perseguição. O Saci também tem medo de córregos e riachos, por isso, atravessar um pode ser uma alternativa, pois o Saci não consegue fazer a travessia.


Mas o único meio de controlar um Saci, segundo o mito, é tirando-lhe o gorro e prendendo-o em uma garrafa. Para isso é necessário jogar uma peneira ou um rosário bento em um redemoinho. Só dessa forma se pega um Saci. Uma vez preso e sem o gorro que lhe dá poderes ele fará tudo que for mandado.

A Metamorfose do Saci.

Quando surgiu, o saci foi representado por um curumim endiabrado, de uma perna só e de rabo. Suas traquinagens tinham como objetivo atrapalhar a entrada dos intrusos na mata, ou seja, no território indígena. Era provavelmente uma forma encontrada pelos nativos de resguardar seu território da invasão dos indesejados homens brancos.

A figura original do Saci – garoto índio – sofreu alterações por ocasião da inserção, na cultura brasileira, de elementos africanos e europeus, trazidos para cá pelos negros escravos importados da África e pelos colonizadores.

Ao chegarem a terras brasileiras trazendo seus próprios mitos e difundindo-os entre os que aqui habitavam, africanos e europeus provocaram uma mescla de características das três culturas, assim, a lenda do saci ganhou elementos novos.

O Saci se transformou em um garoto negro de características físicas africanas. Alguns acreditam que a ausência da perna se deveu a uma perda sofrida em uma disputa de capoeira, luta praticada pelos negros africanos. Também ganhou um cachimbo, típico dos costumes africanos. Da cultura européia ganhou um elegante barrete vermelho que reza a lenda, é a fonte de seus poderes mágicos.

Superstições sobre o Saci.

Quando se perde qualquer objeto, pega-se uma palha e dá-se três nós, pois se está amarrando o "pinto" (pênis) do saci. Enquanto ele não achar o objeto, não desatar os nós. Ele logo faz a gente encontrar o que se perdeu porque fica com vontade de mijar.

Quando se vê um rabo de cavalo amarrado, foi saci quem deu o nó. Tirando-se o gorrinho do saci-pererê, ele trará para quem lho devolva tudo o que quiser.

Quando passar o redemoinho de vento, jogando-se nele um garfo sai o sangue do saci. Outras versões: jogando-se um rosário o saci fica laçado; jogando-se a peneira, fica nela. [5]

Para caçar o saci é preciso fazer um laço de rosário. Moram sempre em cima dos mourões das porteiras e nas encruzilhadas. Cavaleiro que passar na meia-noite de sexta-feira, já sabe: o talzinho monta na garupa e agarra a fazer cócegas que não deixam o vivente em paz. O gosto do saci é montar e judiar dos animais no pasto, galopando e trançando as crinas. O remédio é amarrar um dente de alho no cedenho do cavalo. Em burro eles não montam: são tosados.

Nos caminhos sem casa ele vive assobiando: fiiiiite, fiiiiite, fiiiiite... O saci tem um passarinho que o acompanha e que se chama curiango. Ninguém vê. Aparece só de noite e cerca as pessoas no caminho e vai dizendo: curiango... curiango... E, às vezes, quer até senta na cabeça da gente. O morcego também imita o demônio. É bicho que o demônio fazia pra mostrar pra Deus que tinha poder.

Qualquer hora ele aparece, mais de noite que de dia. Pessoas que não reza, que não têm devoção com santo, nem com anjo da guarda, ele aparece, elas leva susto e até dá vertigem. E pra ele desaparecer só com reza e água benta. Ele não tem medo do Nosso Senhor, só de Nossa Senhora.

Espécies de Saci.

Em São Luís do Paraitinga, o major Benedito de Souza Pinto afirmou:

Conhecemos três espécies de saci: trique, saçurá e pererê. O saci mais encontrado por aqui é o saci-pererê. É um negrinho de uma perna só, capuz vermelho na cabeça e que, segundo alguns, usa cachimbo, mas eu nunca o vi. É comum ouvir-se no mato um "trique"; isso é sinal que por ali deve estar um saci-trique. Ele não é maldoso; gosta só de fazer certas brincadeiras como, por exemplo, amarrar o rabo de animais. O saçurá é um negrinho de olhos vermelhos; o trique é moreninho e com uma perna só; o pererê é um pretinho, que quando quer se esconder, vira um corrupio de vento e desaparece no espaço. Para se apanhar o pererê, atira-se um rosário sobre o corrupio de vento.[8]
Em Aparecida, uma negra de 75 anos, analfabeta, declarou:

O saci-tererê é o mais levado, o que faz mais arte. Agora não aparece quase por causa da devoção e das rezas. O saci-trique brinca só. Faz boneca no chão, com saia de renda e chapeuzinho de renda também. Faz boneca de barro na beira do Paraíba ou perto da olaria. Se conhece que é boneca de saci porque é muito mal feito.

Couto de Magalhães diz que o saci cererê é um pequeno tapuio manco, de um pé, com um barrete vermelho e uma ferida em cada joelho. Barrete feito de marrequinhas (flores de corticeira), diz Simões Lopes Neto — Lendas do sul, 1913.

No Rio de Janeiro, informa Félix Ferreira, na fazenda de Santa Cruz, da antiga propriedade dos jesuítas, é crença geral entre os que ali são nascidos, que o caapira ou caipora, como é mais comum, tem por seu companheiro o saci-pereira, um pássaro noturno de um pé só, que anda a desoras a cantar pelas estradas: "Saci-pereira, minha perna me dói!"

Há a parlenda infantil Saci-Pererê, de uma perna só, com a variante Saci-Pererê de uma banda só (Cachoeira, 1933).

Lendas do Saci.

  • Uma mulher muito idosa costumava dar três cachimbadas todas as noites. Depois preparava o cachimbo para a noite seguinte e ia dormir. No dia seguinte, o fumo do cachimbo havia desaparecido. E assim todas as noites, até que ouviu um ruído e, espiando pelo buraco da fechadura, reconheceu o saci roubando o seu fumo. Na noite seguinte, encheu o cachimbo com pólvora e só um pouco de fumo. O saci chegou e foi acendendo o cachimbo. Aí, ouviu-se um estrondo. O susto que ele levou foi tamanho que nunca mais voltou para atrapalhar as cachimbadas da velha.
  • No tempo da escravidão, a preta fazia a comida e sempre a comida estava suja. Ela perguntava: "O que será isto?" E resolveu fazer a mudança. No meio da mudança, ela e os outros olharam pra trás e enxergaram uma figura feia, mais ou menos parecida com gente e carregando um murudu (cupim) nas costas. Aí, com medo, perguntaram: "Onde você vai?" e ele respondeu: "Nós não vamos se mudar?" Elas correram, chamaram o padre que benzeu a casa e ele sumiu.
  • O saci carregou uma criança e a pôs na copa de um pinheiro. A mãe procurou a criança e não a achou. Ia passando a vizinha e ouviu o choro da criança. Olhou pelo chão e não viu nada. De repente, o saci deu uma risada na copa do pinheiro e ela viu a criança. Voltou para avisar a mãe. Aí a mãe foi muito contente chamar o padre, que trouxe quadro de santo e o saci não soltou a criança. Só quando chegou a madrinha de representação que trouxe a toalha e pôs no braço, no jeito que ia fazer batizado e que rezou a reza do batizado foi que o saci deu risada e soltou a criança na toalha.
  • Quando uma mulher, acompanhada de crianças, vem na estrada, pula de repente uma turminha alegre de sacis. Todos correm até encontrar uma árvore e, um dando a mão para o outro, ficam cantando e assobiando em volta da árvore. Não assustam a mulher, que fica olhando para eles e divertem a criançada. O saci mais velho fica jogando o chapeuzinho vermelho para cima, caindo direitinho na cabeça dele.
  • Uma vez (dizia uma aparecidense de 81 anos, alfabetizada), meu pai, na festa da Semana Santa, quando todo o mundo saiu de casa para ir na igreja, ele ficou sozinho. Ele estava com um cigarro de palha atrás da relha. Nisso, o saci assobiou, mas meu pai não teve medo, porque era homem de coragem. O saci entrou dentro da casa, tirou o cigarro da orelha do meu pai e acendeu, e colocou onde estava. Foi quando meu pai ficou com medo e foi no oratório rezar e disse para minha mãe quando ela chegou: "Nunca mais fico sozinho na Sexta-feira Santa".

Na cultura popular

Literatura

A imagem atual do saci foi em boa parte definida pelo escritor Monteiro Lobato por ocasião do inquérito realizado em 1917 através do jornal O Estado de São Paulo, que recebeu o nome de “Mitologia Brasílica – Inquérito sobre o Saci-Pererê”. As cartas recebidas vieram de todo o país, mas principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Saci de Mitologia Brasílica.
Os depoimentos foram selecionados e reunidos pelo escritor em livro de 294 páginas e tiragem inicial de dois mil exemplares, publicado no ano seguinte: O Sacy-Perêrê – resultado de um inquérito. Lobato apresentou aos brasileiros um mito com características ora demoníacas, ora cruéis, perpassadas por manifestações de ironia, de deboche e até mesmo laivos de bondade.

José Wasth Rodrigues, autor do desenho do Saci que ilustra a capa, optou por apresentá-lo com chifres curvos, como um demônio. Na cabeça tem o gorro vermelho, olhos também vermelhos e a boca apresentando dentes serrilhados, pontiagudos, vampirescos, numa alusão provável ao hábito do Saci de sugar o sangue dos cavalos. Sua expressão pode ser interpretada como irônica, zombeteira, e até um pouco maléfica. Tem o corpo de adulto, com uma perna só. Os dedos dos pés são apresentados abertos, mais animalescos do que humanos. Também podem ter sido apresentados dessa forma pelo hábito de andar sempre descalço e por longas caminhadas, o que deforma os dedos, engrossando-os e aumentando o espaço de um para o outro. Numa das mãos carrega uma espécie de pau, uma possível arma com que desfere bordoadas tanto em pessoas como em animais. Na outra mão, prende o costumeiro cachimbo aceso, fumegante. Ao seu redor folhas e traços que dão a impressão de movimento circular, como nos rodamoinhos, e também simbolizando o corpo em movimento.

Lobato voltou ao assunto na sua obra infantil no livro O Saci, publicado pela primeira vez em 1921, no qual recriou a personagem, suavizando-a. O saci apareceu então com estatura de criança e atitudes brincalhonas, travessas. A história narra desde a chegada de Pedrinho ao sítio, para passar as férias, seu encontro e aventuras com o Saci, até o encantamento de Narizinho, convertida em pedra pela Cuca, e o seu posterior desencantamento. Todos os episódios são mesclados pelo surgir de outros mitos folclóricos, acompanhados da respectiva explicação, muitas vezes pormenorizada pelo próprio Saci, que ocupa o papel de regente principal dos acontecimentos e de herói.

O processo de suavização da imagem do Saci-Pererê é iniciado por Monteiro Lobato no desenho a nanquim de sua autoria que retrata o capetinha numa versão de criança, sem chifres, sem o porrete e com expressão observadora, desconfiada. Não tem mais aquela aparência cruel ou ameaçadora. O pitinho permanece, e os pés adquirem o formato humano.

Além de recriar a personagem, Monteiro Lobato descreve-a, servindo-se do negro velho, Tio Barnabé, personagem do Sítio do Picapau Amarelo, conhecedor dos mistérios que cercam o homem rural. Tio Barnabé assim fala do Saci:
O Saci – começou ele – é um diabinho de uma perna só que anda solto pelo mundo, armando reinações de toda sorte e atropelando quanta criatura existe... Azeda o leite, quebra a ponta das agulhas, esconde as tesourinhas de unha, embaraça os novelos de linha, faz o dedal das costureiras cair nos buracos, bota moscas na sopa, queima o feijão que está no fogo, gora os ovos das ninhadas. Quando encontra um prego, vira ele de ponta pra riba para que espete o pé do primeiro que passa. Tudo que numa casa acontece de ruim é sempre arte do Saci. Não contente com isso, também atormenta os cachorros, atropela as galinhas e persegue os cavalos no pasto, chupando o sangue deles. O Saci não faz maldade grande, mas não há maldade pequenina que não faça.
E segue sua narrativa, comentando o poder da carapuça vermelha, do hábito do cachimbo, das mãos furadas por onde passam pequenas brasas. Falou da maldade que é feita na crina dos cavalos e do costume vampiresco de sugar o sangue dos pobres animais. Para evitar isso, usa-se colocar um “bentinho” no pescoço dos mesmos, protegendo-os. Convém explicitar que os bentinhos são escapulários que contêm gravuras de santos, pedaços de tecidos ou orações com o poder de proteção, benzidos para dar virtude.

Por fim, ensina a Pedrinho como capturar um saci:
Arranja-se uma peneira de cruzeta e fica-se esperando um dia de vento bem forte, em que haja rodamoinho de poeira e folhas secas. Chegada essa ocasião, vai-se com todo o cuidado para o rodamoinho e zás! – joga-se a peneira em cima. Em todos os rodamoinhos há saci dentro, porque fazer rodamoinhos é justamente a principal ocupação dos sacis neste mundo. Depois, se a peneira foi bem atirada e o saci ficou preso, é só dar um jeito de botar ele dentro de uma garrafa e arrolhar muito bem. Não esquecer de riscar uma cruzinha na rolha, porque o que prende o saci na garrafa não é a rolha e sim a cruzinha riscada nela.
Histórias em quadrinhos.

O quadrinhista Ziraldo criou em 1958 a série Turma do Pererê, em que o Saci contracena com o índio Tininim, a onça-pintada Galileu e outros personagens. As histórias foram originalmente publicadas na revista, O Cruzeiro.

Cinema e Televisão.

O primeiro ator a representar o papel foi Paulo Matozinho, no filme O Saci, adaptado do livro infantil de Lobato. A produção de 1951 da Brasiliense Filmes foi dirigida por Rodolfo Nanni.

Na televisão, as séries que adaptaram a obra de Monteiro Lobato em 1977 e 2007 tiveram Romeu Evaristo e Fabrício Boliveira, respectivamente, interpretando o personagem. O cantor Jorge Benjor também encarnou o saci no especial Pirlimpimpim, de 1982. Em Pirlimpimpim 2, de 1984, foi a vez de Genivaldo dos Santos vestir a carapuça.

Na adaptação para a tevê das histórias de Ziraldo, o papel de Pererê coube a Sílvio Guindane.

Música.

Em 1912, o compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos escreveu a marcha "Saci", quinta parte da sua suíte para piano "Petizada" (W048). A composição, assim como as outras da mesma peça, é inspirada no folclore musical brasileiro.

Francisco Mignone também deu o nome de "Saci" à sexta parte dos seus "Estudos Transcendentais" para piano, de 1931. 

O maestro Edmundo Villani-Cortes voltou a lhe dar vida em obras como "Primeira folha do diário do saci" (para piano, 1994), "Terceira folha do diário de um saci" (para flauta, 1992) e "Sétima folha do diário de um saci" (para contrabaixo, 1992). Na música popular, a primeira referência ao personagem data de 1909, ano da composição de "Saci-Pererê", de Chiquinha Gonzaga, gravada pela dupla Os Geraldos. Em 1913, foi a vez de "Saci", uma polca de J.B. Nascimento gravada pelo Sexteto da Casa. Gastão Formenti também gravou duas músicas intituladas "Saci-Pererê": uma toada de Joubert de Carvalho, em 1918 e uma canção de J. Aimberê e Bide, em 1929.

Nas décadas seguintes, outros artistas recorreram ao tema, como Arnaldo Pescuma ("Teu olhar é um Saci", de Cipó Jurandi e Décio Abramo, 1930; Conjunto Tupy ("Saci-Pererê", de J.B. Carvalho, 1932; Mário Genari Filho (a polca "Saci-Pererê", 1948); Zé Pagão & Nhô Rosa ("Saci-Pererê", de Ivani, 1949); Inhana ("Saci", baião de Antônio Bruno e Ernesto Ianhaen, 1956); Edir Martins ("Saci-Pererê", marcha de Carlinhos e Galvão, 1957); a dupla Torrinha & Canhotinho (o cateretê "Saci-Pererê", 1959); Araci de Almeida ("Saci-Pererê", marcha de Henrique de Almeida e Rubi, 1960); Demetrius ("Rock do Saci", de J. Marascalco e Richard Penniman, 1961); e Clóvis Pereira ("Samba do Saci", de Osvaldo Nunes e Lino Roberto, 1963).

Em 1972,o compositor, músico, arranjador, cantor e maestro Tom Jobim, compôs "Águas de Março", uma famosa canção brasileira que forma parte do álbum Matita Perê, lançado em 1973, no ano seguinte em dueto com Elis Regina foi lançada no LP Elis & Tom.

Em 1973, o grupo Secos & Molhados fez sucesso com "O Vira", de João Ricardo e Luli. A canção, que mencionava sacis e fadas, seria regravada mais tarde por artistas de estilos distantes, como Frank Aguiar, Roberto Leal e os grupos Falamansa e Cheiro de Amor.

Pouco depois, Kleiton e Kledir, então integrantes do grupo Almôndegas, compuseram "Canção da meia-noite", incluída na trilha sonora da telenovela "Saramandaia" (1976). A música, que acompanhava o personagem Professor Aristóbulo (Ary Fontoura) falava do "medo de ser um vampiro, um lobisomem, um saci-pererê”.

O saci continuou aparecendo em trilhas sonoras. No ano seguinte, para acompanhar a série televisiva "Sítio do Picapau Amarelo", Guto Graça Mello compôs e gravou "Saci". No especial "Pirlimpimpim" (1982), a canção para o personagem ficou por conta de Jorge Benjor ("Saci Pererê". A terceira versão do Sítio para a tevê incluiu, na sua trilha, "Pererê Peralta (saci)", de Carlinhos Brown (2001) e "Eu vi o Saci", de Marcos Sacramento e Izak Dahora (2006).

Outras gravações:
  1. Boca Livre, "Saci", (Paulo Jobim/Ronaldo Bastos, 1980);
  2. Ruy Maurity, "Sacirerê" (Maurity/Zé Jorge, 1984);
  3. Gilberto Gil, "Saci-Pererê" (Gil, 1980);
  4. Bia Bedran, "Quintal" (Bedran, 1992);
  5. Mônica Salmaso, "Saci" (Guinga/Paulo César Pinheiro, 1998);
  6. Ivete Sangalo, "Pererê" (Augusto Conceição/Chiclete, 2000);
  7. Gal Costa, "Grande Final" (Moraes Moreira, 2004);
  8. A Cor do Som, "Dança, Saci" (Mu Carvalho, 2006).
  9. Flávio Paiva, "A festa do Saci" (Paiva/Orlângelo Leal, 2007).
Na música instrumental, as principais referências são o violonista Carlinhos Antunes ("Saci-Pererê", 1996), a banda Terreno Baldio (Saci-Pererê, 1977), Guilherme Lamounier ("Saci-Pererê", 1978) e o Quarteto Pererê ("Polka do Sacy" e "Liberdade Pererê", ambas no álbum "Balaio", 2010). O Quarteto Pererê já havia apresentado, em 2005, o espetáculo Saci Armorial, em que fundia a lenda com o universo literário do escritor pernambucano Ariano Suassuna.

Uso nas Forças Armadas.

O saci, por suas características de esperteza e brasilidade, é o símbolo da Seção de Instrução Especial da Academia Militar das Agulhas Negras, localizada em Resende, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

Uso no Esporte.

O Saci é mascote dos clubes: Sport Club Internacional (Em referência a cor vermelha do clube, para o gorro do ser, e também por ser uma das lendas populares do sul do Brasil, assim como o Negrinho do Pastoreio) e Social Futebol Clube de Coronel Fabriciano.

Jogos.

O RPG O Desafio dos Bandeirantes inclui o saci entre as figuras mitológicas que podem enfrentar os jogadores.

No jogo de interpretação de personagens online e em massa para múltiplos jogadores brasileiro Erinia, o saci é um dos monstros que habitam as Grutas de Hur.

Ciência.

Em 2013, uma nova espécie de anfíbio anuro (Adenomera saci[21]) foi descrita do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás. O nome dado à espécie faz alusão à vocalização da espécie, que é um assobio curto e intermitente, e pela dificuldade de se observar indivíduos da espécie cantando, que podem ser elusivos, como atribuído ao saci na cultura popular: "...ele assobia para assustar e confundir os viajantes noturnos, a origem dos assobios impossível de ser localizada...".

Em 2001, uma nova espécie de dinossauro ornitísquio foi descoberta em Agudo, no Rio Grande do Sul. Como o fóssil foi encontrado sem o fêmur esquerdo, recebeu o nome de Sacisaurus agudoensis.

Saci Last Common Ancestor Hypothesis ("hipótese do saci como último ancestral comum") foi um termo utilizado em uma discussão primatológica para explicar por que animais da família Hominidae não sabem nadar de forma instintiva. Esta hipótese faz uma referência à mitologia do Saci Pererê como uma criatura que evita entrar na água.

Em 1997, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais desenvolveu um microssatélite para lançamento no foguete chinês Longa Marcha 4. Ele recebeu o nome de Satélite de Aplicações Científicas e o acrônimo SACI-1. A experiência, porém, fracassou, pois o satélite, mesmo entrando em órbita, não funcionou. Seu sucessor, o SACI-2, deveria ter sido lançado em 1998, mas o foguete VLS-2 explodiu no lançamento.

Conclusão.

O Saci de Ziraldo
Apesar de todo o encanto dessa lenda e desse personagem. Mesmo com a resistência em alguns lugares da cultura de contar histórias, o que se percebe hoje é a desvalorização da cultura oral e o enfraquecimento desses costumes a cada dia.

Alguns fatores, porém têm contribuído para que o Saci não se apague da memória de nosso povo e facilitado o acesso de mais pessoas a essa lenda que integra o patrimônio literário e cultural brasileiro.

Graças à criatividade de escritores brasileiros como: Maurício de Souza, Monteiro Lobato e Ziraldo, esse personagem viajou do campo para as grandes metrópoles e até mesmo para o exterior através de suas obras.

Monteiro Lobato, escritor conhecido do público infantil, foi o primeiro a lembrar o Saci. Nas décadas de 1970 e 1980 o personagem apareceu nas histórias do Sítio do Pica-Pau Amarelo e o personagem ficou conhecido em todo o País. Este é, talvez, o escritor que mais difundiu esse personagem, primeiro através da obra escrita e depois através da obra televisionada, que hoje tem alcance internacional, levando nosso personagem ao conhecimento do mundo.

Maurício de Souza, criador da turma da Mônica, também incluiu o Saci nas suas histórias em quadrinho, principalmente nas do personagem Chico Bento, que é um matuto da roça. Outro que imortalizou o Saci em sua obra foi Ziraldo com a criação da turma do Pererê, que também alcançou as telas da televisão.

O dia 31 de outubro é considerado o Dia do Saci Pererê em 2005. Essa ideia surgiu com o intuito de minimizar a importância que se dá à comemoração do dia das bruxas, com o objetivo de reduzir a influência do Halloween no Brasil, sendo também uma forma de valorizar o folclore nacional e diminuir o poder de cultura estranha aos nossos costumes. Pouca gente sabe disso, no entanto, costumando ainda dar mais valor às bruxas e abóboras, tradicionais de povos nórdicos e não tendo raízes em nossas tradições, reduzindo assim, a influência de culturas importadas e favorecendo a valorização da cultura e do folclore nacionais.

O Saci Pererê é mais lembrando em 22 de Agosto, no mês do folclore, quando se costuma lembrar os personagens folclóricos do Brasil.

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