sábado, 7 de outubro de 2017

FanFiction.

O ano é 1898, e Mina Murray é recrutada por Campion Bond em nome da Inteligência Britânica para reunir uma liga de outros indivíduos extraordinários para proteger os interesses do Império: Capitão Nemo, Allan Quatermain, Dr. Jekyll, e Hawley Griffin, o Homem Invisível. Eles ajudam a parar uma guerra de gangues entre Fu Manchu e o Professor Moriarty, arqui-inimigo de Sherlock Holmes. Depois disso, eles participam dos eventos de A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells. Dois membros da Liga (Mina Murray e Allan Quatermain) se tornam imortais, e são vistos em outra aventura em 1958, a qual acontece depois da queda do governo do Grande Irmão do livro 1984.



Depois, Mina e Allan se unem com o também imortal Orlando e presenciam uma aventura que se estende por um século, de 1910 a 2009, que diz respeito a uma trama de magos do mal para criar uma Moonchild que pode vir a se tornar o Anticristo. Durante esta aventura, a filha do Capitão Nemo, Janni Dakkar, é apresentada, e algumas de suas aventuras são narradas.

The League of Extraordinary Gentlemen é uma série de revista em quadrinhos co-criada pelo roteirista Alan Moore e pelo artista Kevin O'Neill que começou em 1999. A série abrange duas minisséries de seis edições, Volume I, Volume II, e uma graphic novel chamada Black Dossier lançada pelo selo America's Best Comics da DC Comics, assim como um terceiro volume e uma trilogia spin-off chamada Nemo, publicada pelas editoras Top Shelf e Knockabout Comics. De acordo com Moore, o conceito por trás da série era inicialmente a "Liga da Justiça na Inglaterra vitoriana", mas ele, rapidamente, desenvolveu-a como uma oportunidade de mesclar elementos de várias obras de ficção num único mundo.

Em Outras palavras, a Liga dos Cavalheiros Extraordinários, é o que hoje popularmente é conhecido como Fanfiction. Alan Moore, naquele ano, além de criar umas das história que faz o Capitão America entende todas as Referências, retornou, mesmo sem querer (Ou não, afinal estamos falando de Alan Moore, o mago dos quadrinhos) as FanFictions.

Origem.

O termo FanFiction vem do termo em inglês que significa “Ficção de Fãs”. Esse termo já era utilizado antes dos anos 60 para histórias originais que não eram publicadas oficialmente, mas apenas de forma amadora em fanzines (revistas criadas pelos próprios fãs). Entretanto, esse significado já caiu em desuso. Hoje em dia, FanFiction são obras criados por fãs que retratam uma história alternativa de uma já existente. História originais também podem ser chamadas de FanFictions (Eu pessoalmente prefiro o termo Original Fiction).

A partir dos anos 60 com a popularização das séries Star Wars e Star Treck, começaram a ficar conhecidas as histórias paralelas criadas pelos próprios fãs. Isso se intensificou com o fim das séries na televisão, o que levou ao surgimento de uma nova categoria no fandon, as FanFictions.

FanFiction (literalmente, "ficção de fã"), também grafada fanfiction ou, abreviadamente, fanfic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço, que parte da apropriação de personagens e enredos provenientes de produtos midiáticos como filmes, séries, quadrinhos, videogames, etc, sem que haja a intenção de ferir direitos autorais ou obter de lucros. Portanto, tem como finalidade a construção de um universo paralelo ao original e também a ampliação do contato dos fãs com as obras que apreciam para limites mais extensos.

Com a popularização da Internet, no final dos anos 1990, muitos escritores desse tipo de literatura encontraram uma forma mais fácil de atingir a outros fãs e pessoas com os mesmos interesses. Com o avanço dos mecanismos de busca, tornou-se mais fácil encontrar sites dedicados a fanfics. Embora uma grande parcela desses sites aborde um único personagem ou "gênero" (por exemplo: fanfics sobre mangá), existem outros que possuem textos de vários gêneros, bem como traduções de histórias em outras línguas.

No Brasil, a veiculação e a escrita dessa literatura só se concretizou mediante a publicação e adaptação para o cinema da obra Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Além de sites dedicados à armazenagem de fanfics, com o desenvolvimento de ferramentas de publicação de texto mais acessíveis, como os blogs e fóruns, foi desenvolvida um grande área de fanfics interativas, uma espécie de cruzamento entre este tipo de literatura e os jogos de RPG. Os personagens destes são usualmente originais, seguindo uma história paralela à da obra original, tomando emprestados algumas situações e seus personagens e acompanhando sua cronologia. Cada autor/jogador controla um personagem, e os rumos da história são discutidos em fóruns e e-mails.

Existem diversos blogs e sites brasileiros como Spirit ,Nyah (da qual como todos sabem Publico uma de minhas histórias, Magna Saga), e Wattpad (da qual tenho uma conta), além de comunidades do Facebook que se dedicam a postagem de fanfics, além de sites estrangeiros como Fanfiction.net que trabalham neste formato. A partir de 2009 o FanFiction.Net se tornou o maior e mais popular site de fanfiction no mundo! Tem quase 1,3 milhões de usuários e hospeda em mais de 30 idiomas. O site está dividido em nove categorias principais e os usuários que completam o processo de registro gratuito podem enviar sua ficção, manter um perfil, ver outras notícias, entrar em contato através de e-mail ou mensagens privadas e manter uma lista de histórias e autores favoritos. Existem também comunidades e fóruns centralizados.

Embora os primeiros blogs de fanfics interativas sejam dedicados a aventuras inspiradas pela série Harry Potter, atualmente podem-se encontrar blogs dedicados a fics inspiradas por Transformers, X-Men, bandas como o Linkin Park, One Direction, Crônicas de Nárnia, Senhor dos Anéis, Eragon, Turma da Monica Jovem, Naruto (Uma das mais populares), Harry Potter, Jogos Vorazes, Crepúsculo, Supernatural, Percy Jackson e os Olimpianos, K-Pop, CSI, RBD, Miraculous Ladybug dentre outros.

Normalmente as fanfics costumam dar a impressão de infringir as leis de direitos autorais pois utilizam personagens criados originalmente por terceiros. Com exceção de casos em que os personagens já sejam de domínio público, as histórias que utilizem personagens ainda sob copyright podem ser proibidas por seus criadores originais. Contudo, devido ao grande número de sites de fanfics na Internet e aos altos custos de um processo judicial, geralmente esse tipo de criação literária é tolerada, considerando-se também que o seu conteúdo é criado por fãs que provavelmente consumiram o produto original e não têm o intuito de obter lucro. Fanfics também costumam ser vistas como uma forma de aumentar a publicidade e a popularidade das tramas originais.

J.K. Rowling aclamada autora de Harry Potter afirma se sentir lisonjeada por que as pessoas escrevem sobre algo que ela criou. Stephenie Meyer tem até mesmo colocado links em seu site para fanfictions sobre a série Twilight (Crepúsculo) que está fazendo o maior sucesso.

No entanto, Anne Race tem sistematicamente impedido as fanfictions baseadas em qualquer das suas personagens (principalmente os de seus famosos Entrevista com o Vampiro e suas sequências em A Vampire Chronicles).

Os EUA são bem pesados no "controle" das fanfictions, mas em países liberais como a Russia, as fanfictions são até publicadas! Sergey Lukyanenko, um famoso escritor russo, foi ainda mais longe: Ele publicou histórias de fanfictions em sua obra original!

No Japão, existem muitas obras conhecidas como dōjinshi manga-fiction, geralmente toleradas e incentivadas. São encaradas como uma forma de publicidade gratuita ou um terreno fértil para novos talentos.

A forma de escrever também se modernizou com o uso do html, imagens, trilha sonora e até vídeos.


Tipos de Fanfictions

Doujinshi: Fanfic japonesa, baseada nos mangás, escritos e desenhados por fãs destas séries, como se fosse uma fanzine de um mangá. O termo deriva de doujin ou grupo literário, que era a forma tradicional de produção, e shi, que significa revista ou distribuição. Alguns podem considerar trabalhos de aficcionados (fanwork); para muitos, são simplesmente publicações de mangá de pequena tiragem.

Normalmente, o termo usualmente se refere a mangás/fanzines de artistas não profissionais, podendo conter tanto histórias originais quanto histórias baseadas em um mangá ou um anime da moda ou muito popular. Entretanto, escritores de fanfics que se dedicam a criar histórias inspiradas em animes e mangás classificam seus trabalhos como doujinshi, mesmo quando são apenas textos, sem ilustrações.

A expressão "círculo doujinshi" é utilizada para designar um grupo de artistas que trabalham juntos na criação de uma obra. O grupo de mangaka Clamp começou sua carreira como um círculo doujinshin, contando inicialmente com 11 integrantes.

Mary Sue: Alguns tipos de fanficções são do estilo denominado Mary Sue, um formato mais "açucarado", em forma de conto, romance ou novela melodramática e apelativa. O nome do estilo é uma homenagem à Tenente Mary Sue, uma personagem de fanfics da série Jornada nas Estrelas, dos anos 1980, que definiu o arquétipo da personagem perfeita altamente idealizada. Também são chamados Mary Sue (ou Gary Stu, na versão masculina) as fanfictions onde o personagem principal é praticamente onipresente, sendo completamente inatingível.

Crossover: Fanfics nas quais se misturam universos (fandoms) diferentes. Exemplos: Pretty Little Liars/Scream, Arrow/The Flash/Supergirl (Esse Crossover ocorreu de fato)

Darkfic: Fanfic abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É o oposto das fanfics definidas como "waffy".

Deathfic: Onde pelo menos um ou mais personagens principais morrem.

Drabble: É uma fanfic que contém 100 palavras, porém, algumas pessoas consideram Drabble, qualquer história com menos de 1000 palavras.

Double Drabble: É uma fanfic com no máximo 200 palavras.

Slash: Fanfic cujo tema principal concentra-se na relação geralmente amorosa entre dois homens. "Slash" é a palavra em inglês para "barra".

Femslash: Fanfic com relacionamento amoroso entre duas mulheres.

Fanon: Indica a presença de idéias já propagadas em outras fanfics, que se tornaram tão populares quanto a história.

+Lemon: Fanfics com cenas de sexo explícito entre homens. Deve ser classificada como 18+.

Lime: História com romance adulto, não precisamente sexual. Pode conter cenas de sexo implícitas, tanto entre casais héteros, quanto homossexuais. Deve ser classificada como 16+.

O.C: "Original Character". É quando a fic possui algum personagem criado pelo autor da fanfic.

O.O.C: "Out of Character". Quando a personalidade ou comportamento de um personagem são inconsistentes e diferentes do esperado, de acordo com a obra original.

Orange: Fanfic com cenas de sexo explícito entre mulheres.

P.W.P: "Porn Without Plot?" Significa: "Pornô sem plot". Esse tipo de fic não tem muito enredo, dando prioridade ao sexo. Pode também significar "Plot? What Plot?", uma história sem sentido e confusa. Os personagens podem agir O.O.C e muitas vezes essas fanfics também são T.W.T (Time? What Time?), sendo o foco a relação sexual e não um contexto lógico ou roteiro.

Saga: São fics com muitos capítulos, geralmente mais de 20/25. ou com até temporadas, que normalmente variam de 2 a 3 temporadas.

Self Inserction: Quando o ficwriter (escritor/escritora) participa da trama, interagindo com os personagens.

Yaoi: Fanfic com cenas de romance entre dois homens onde é incitado o sexo, mas não é retratado explicitamente.

Yuri: Fanfic com cenas de romance entre duas mulheres onde é incitado o sexo, mas não é retratado explicitamente.

Shounen-ai: Fanfic contendo cenas leves de relacionamento entre homens, contendo geralmente, no máximo, beijos.

Shoujo-ai: Fanfic contendo cenas leves de relacionamentos entre mulheres, contendo geralmente, no máximo, beijos.

Bondage: Quando ocorre na fic imobilização de um dos parceiros para satisfação sexual, raramente sem uso pra isso.

Não resistir a essa piada.
Dark Lemon/Orange: Fics com cenas de sexo com relação homossexual, sendo Lemon relação entre homens e Orange relação entre mulheres, com violência explícita. Geralmente estupro.

Fetichismo: Atração por peças de roupas, objetos, situações ou determinadas partes do corpo.

Fluffy: Fanfic extremamente açucarada. Chega a ser mais do que um romance, onde os personagens são muito carinhosos.

M.PREG: Male Pregnant. Fanfic onde personagens do sexo masculino tem a capacidade de engravidar.

G!P: Fanfic onde um ou mais personagens do sexo feminino tem o órgão genital masculino.

N.C.S: Non Consensual Sex. Eufemismo para estupro.

P.O.V: Point of View (ponto de vista). Indica de quem é o ponto de vista da cena, ou seja, quem a narra. Pode ser um personagem principal ou secundário.

S.A.P: Sweet as possible. Significa: tão doce quanto possível. Fanfic açucarada, mas sem excesso.

Side Storie: Fanfic curta que explica um fato ocorrido numa outra fic. Um tipo de "bônus". Um capítulo que não se encaixa no meio da história original. Geralmente é de um capítulo apenas.

S&M: Fanfic com cenas de sadomasoquismo.

Maintext: Enredo, situações ou romances que aparecem explicitamente na obra original e são explorados na fanfic.

Subtext: Situações ou romances que são subentendidos na obra original e desenvolvidos na fanfic. Ex: Romance Castiel x Dean Winchester.

Threesome: Fanfic com cenas de sexo entre três pessoas.

T.W.T: Time? What time? Fora da linha temporal. Não tem tempo cronológico. O personagem conta do passado e volta para o futuro, assim sucessivamente, mas normalmente coloca-se, algo como "Flash Back" indicando que voltou a certo ponto passado da história.

Voyeurism: Quando se observa alguém com o objetivo de obter satisfação sexual.

What If: O que aconteceria se a história tomasse um rumo diferente. (Ex: Harry Potter voltar ao passado para salvar o mundo bruxo; etc.)

Shotacon: Fanfic com romance entre um homem/mulher mais velho com um menino. Abreviação de "Shōtarō Complex", lit. Complexo de Shoutarou, um personagem do mangá/anime Tetsujin 28-Go.

Lolicon: Fanfic com romance entre uma mulher mais nova e uma mulher/homem mais velho(a) - O termo deriva da história “Lolita".

Ecchi: Fanfics que possuem insinuações de sexo mas não necessariamente o sexo explícito em si.

Hentai ou Restrita: Fanfic com cenas de sexo heterossexual explícito. (Para mais informações esse post é o suficiente)

Citrus: Fanfic de romance adulto, pode ou não conter cenas de sexo.

Canon: Segue o "Cânone". Refere-se a fanfics que sigam fielmente a história, principalmente em termos de shippings (casais como por exemplo: Gil Grissom e Sara Sidle, Harry Potter e Ginna Weasley) e caracterização de personagens.

Oneshot: Fanfic que contém somente um capítulo (one-shot: um-tiro (por ser uma leitura rápida), seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.)

Shortfic: Fanfic de poucos capítulos (de 3 a 15). Essas fanfics são como minisséries e os capítulos podem ser longos ou curtos.

Songfic: Quando a fanfic segue acompanhada da letra (e/ou tradução) da música, escolhida pelo(a) autor(a), como trilha sonora. Geralmente seu gênero é drama e são Oneshots ou Shortfics.

U.A. (Universo Alternativo): Também chamado de AU (do inglês Alternative Universe). Quando a fanfic se passa num mundo diferente do criado pelo(a) autor(a) original da série, mas utilizando os personagens já existentes na história, na maioria das vezes buscando não alterar as características físicas e psicológicas das personagens.

Longfic: Quando a história tem capítulos longos e geralmente a história tem muitas voltas.

R.A. (Realidade Alternativa). Quando a fanfiction se passa com os mesmos personagens e locais dos criados pelo(a) autor(a) original, porém, um dos fatos mudam. (Ex.: Draco e Harry lutam lado a lado contra Voldemort ou Draco se apaixonar por um sangue-ruim).

Tipos de Classificação.

G (Livre ou K/K+)

Fic liberada para todas as idades. O site Fiction Ratings subdivide esta classificação em duas categorias: K e K+.

K: Conteúdo livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.

K+: Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.

PG-13 (NC-13 ou T): Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos. Cenas leves.

PG-15 (PG ou NC-15): Não recomendável para menores de quinze anos por conter cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves. Cenas estilo médio.

PG-17 (NC-17, M/MA ou R): Não recomendável para menores de dezessete anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito. Cenas fortes.

Hentai (ou R-18): Contém cenas de sexo explícito, não recomendado para menores de 18 anos.

Alguns Termos Relacionados a FanFictions.

Ship: Termo originado da palavra inglesa "relationship" (relação ou relacionamento, em português). O ship é a crença em um relacionamento amoroso entre personagens, diferentemente do friendship, que supõe uma relação de amizade. Um ship pode ser cannon: Um casal presente na obra original; Ex: Brittana (Brittany/Santana) . Ou fannon: Um casal que não existe na obra original; Ex: NaMo (Nayeon/Momo) ou SeKai (Sehun/Kai) . Também pode ser de várias categorias como bandas, artistas e muito mais.

Shipper: Diz-se "shipper" de toda pessoa que admira ou torce para determinado shipp (casal), ex: Taeny shipper: pessoa que shippa Taeny (Taeyeon e Tiffany). Também há a subdivisão dos "friendshippers", que designa aqueles que apoiam amizades ex: Pones (Poynter e Jones) da McFly. Não confundir shipper com fangirls/fanboys.

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fanfic

https://pt.wikipedia.org/wiki/The_League_of_Extraordinary_Gentlemen_(revista_em_quadrinhos)

https://en.wikipedia.org/wiki/The_League_of_Extraordinary_Gentlemen

http://escrevafanfics.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário