quarta-feira, 15 de julho de 2020

Enciclopédia dos Criptideos #37. Jacaré Luminoso.

O Jacaré Luminoso é uma das lendas locais do Município de Viamão, Rio Grande do Sul, Brasil, sendo das mais difundidas e populares.

Segundo o dito, a criatura vive no famoso Lago Tarumã, tendo sido também avistada numa espécie de piscina natural junto ao lago, que serve de dreno para áreas de charco e é comumente chamada Cacimba do Lago Tarumã (a construção em si não é uma cacimba, mas um reservatório; “cacimba”, nesse caso, trata-se apenas do nome popular do local.)

Aparência.

O Jacaré Luminoso tem a forma do réptil que lhe dá nome, em grandes proporções, mas com a peculiaridade de emitir uma luz azulada semelhante ao luar. Como essa luminosidade ocorre inclusive em noites de escuridão total, o ser literalmente brilha no escuro, daí a origem do seu nome.

Alguns relatos tratam que a criatura às vezes é percebida em razão dessa luz ser emitida inicialmente pelos seus olhos, se espalhando então pelo corpo até que resulte numa transparência parcial, que dá ao jacaré uma aparência translúcida e fantasmagórica.

Aparições.

Embora muitos sejam os relatos sobre o Jacaré Luminoso, esse nunca foi avistado por mais de duas pessoas (às vezes uma) num mesmo momento. Parte da lenda diz que ele não pode ser filmado ou fotografado.

Não é uma criatura naturalmente agressiva, embora não existam relatos de alguém ter se aproximado demais voluntariamente – o que seria normal com um jacaré.

As suas aparições são atribuídas deixar mais apaixonados os amantes, principalmente quando ocorre o fenômeno da translucidez, o que faz com que casais aventurem-se nas margens do Lago Tarumã à noite na tentativa de avistá-lo.

Origens.

Não existe uma origem conhecida para essa lenda, apenas especulações. O Lago Tarumã é um lago artificial (localizado no bairro de mesmo nome, onde também se localiza o famoso Autódromo Internacional de Tarumã), e muitos dizem que o Jacaré Luminoso já existia no banhado que lá havia, antes do represamento.

Já a sua influência sobre os amantes pode ter origem no romantismo atribuído aos luares claros, do período de Lua Cheia, os quais se assemelham a luminosidade do bicho.

Tem cerca de 1.500 metros de circunferência e é cercado por mata nativa, tendo rica fauna. É “ alimentado ” por uma nascente natural e é um dos pontos turísiticos mais referenciais do município, sendo inclusive área de proteção ambiental.

É considerado impróprio para banho, por causa de suas águas escuras, devido à fauna local (que inclui cobras, cágados). Conta também com várias espécies de aves e pássaros) ao fundo, que é de solo lodoso, e à topografia, bastante irregular. Mesmo assim, muitos banhistas já se acidentaram no local.

Cacimba.

Cacimba do Lago Tarumã é o nome dado ao complexo de piscinas alimentadas pela água de uma nascente natural existentes nas proximidades do lago.

Apesar do nome já consagrado, não se trata exatamente de uma cacimba, mas de um reservatório.

A "cacimba" localiza-se em uma área de mata nativa e é área de proteção ambiental do município.

Por ser uma referência popular da cidade, o lago abriga, em suas margens, vários eventos, peças de teatro e shows ao ar livre, além de servir de locação para filmes e ensaios fotográficos.

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jacar%C3%A9_Luminoso

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_Tarum%C3%A3

Nenhum comentário:

Postar um comentário