sábado, 25 de julho de 2020

Enciclopédia dos Criptideos #39. Waheela.

Lobos e Cães selvagens sempre estão presentes em diversos mito e no folclore, como Lobisomens, Orthrus e Cerberus. Menos conhecido, mas igualmente assustador é o Waheela do norte do Canadá, um enorme lobo branco que tem a fama de ser devorador de homens.

Semelhante ao Lobo Branco de Ontário, e muitas vezes considerado o mesmo animal, o Waheela ou o Saberwolf, é uma criatura grande, semelhante a um lobo, que habita o Alasca e os Territórios do Noroeste. É maior e mais construído do que os lobos normais, com cabeça larga e pés proporcionalmente maiores e pelo longo e branco puro. Diz-se que as patas traseiras do animal são mais curtas que as patas da frente, e as pegadas mostram dedos bem espaçados. Testemunhas o descrevem como sendo de cerca de 1 metro a 1,20 de altura. Waheela nunca é vista em matilhas, então é presumivelmente solitário. As lendas nativas descrevem os Waheela como um espírito maligno com poderes sobrenaturais e descrevem-no como matando pessoas e removendo suas cabeças.

As histórias ao seu redor foram coletadas por Ivan T Sanderson, um criptozoologista notável e notavelmente não confiável. Este animal era supostamente responsável pela morte e decapitação de poucas pessoas; tais mutilações não são típicas de lobos normais. Os nativos americanos locais corroboraram essa história e relataram que não era realmente um lobo, mas uma criatura temível conhecida por Waheela.

Foi teorizado que o Waheela é um anficonídeo (um carnívoro pré-histórico do Mioceno e Oligoceno), um lobo terrível (Um grande lobo do Pleistoceno), uma hiena pré-histórica ou uma espécie completamente nova de canino, um enorme cão-urso pré-histórico (Amphicyonidae), essa comparação parece forçada, e é uma prática típica da criptozoologia selecionar criaturas pré-históricas como explicação. Na realidade, os Waheela podem ser simplesmente histórias exageradas de lobos e, é claro, simples contos de advertência da mitologia e folclore dos nativos americanos. O princípio evolutivo da regra de Bergmans afirma que os animais mais próximos dos polos são maiores e mais pesados ​​que seus primos nos trópicos, portanto, não é inconcebível que lobos normais no Canadá sejam maiores e mais desgrenhados do que em outros lugares.

Uma explicação para a(o) Waheela especulativa, evitaremos um sobrevivente da pré-história e seguiremos a regra de Bergamn. O Waheela (Canis canadensis) não é realmente um lobo verdadeiro, mas um parente muito próximo. Parece que durante as últimas eras glaciais, alguns lobos ancestrais tornaram-se mais adaptados às tundras e florestas frias do Canadá e do Alasca. O resultado é um cão parecido com um lobo, de tamanho substancial, com mais de um metro de altura, cabeça enorme, pele peluda branca e patas grandes para raquetes de neve. Os waheela vivem em bandos menores que os lobos verdadeiros, mas caçam animais maiores, como bisontes, alces ou ursos, eles também estão melhor adaptados para esmagar ossos e podem consumir mais carcaça. Eles são uma dos poucos Criptideos que são uma ameaça genuína aos seres humanos; até um Waheela solitário pode facilmente dominar e matar um homem. Muitas vezes, a vítima é decapitada durante um ataque, pelas mandíbulas esmagadoras deste grande cão do norte.

Na Cultura Pop.
  • O Waheela aparece no desenho animado, The Secret Saturdays.
  • Ela também aparece no vídeo game,  The Secret Saturdays: Beast of the Fifth Sun.
  • Na televisão, o Waheela é caçado em Alaska Monsters.

Fontes.

https://cryptoresponse.weebly.com/waheela.html (Fonte Principal)

https://cryptidarchives.fandom.com/wiki/Waheela

https://cryptidz.fandom.com/wiki/Waheela

Nenhum comentário:

Postar um comentário