A Baleia de Giglioli é realmente uma espécie quase rara no planeta e por apresentar uma morfologia diferenciada das demais espécies de baleia se torna ainda mais desconhecida, já que apresenta duas ou mais barbatanas dorsais.
A nomenclatura para esse tipo de baleia é também comum em demais animais, a criptozoologia que classifica animais pouco vistos ou mesmo incomuns.
Além da baleia Giglioli nesse tipo apresentam-se também outros animais que foram pouco vistos ou são considerados com o biótipo diferenciado morfologicamente dos demais de sua espécie.
Criptozoologia.
Esse assunto de animais incomuns faz muito polêmica entre os blogs e sites de biólogos que tentam estudar essa diferenciação. No caso da baleia, poucos foram as pessoas que já viram uma dessa espécie, e os biólogos e cientistas nem ao menos possui fosseis e demais componentes de seu tipo, quase tudo nulo.
A Baleia de Giglioli (Amphiptera pacifica) é uma espécie proposta (e observada) por Enrico Hillyer Giglioli. Em Setembro de 1867, abordo do navio "Magenta", quase 1200 milhas da costa do Chile, o zoologista observou uma espécie de baleia na qual não pôde identificar. Ela estava muito perto do navio e foi observada por 15 minutos, o que permitiu que Giglioli fizesse uma análise bem detalhada da criatura. A baleia de modo geral parecia similar a um rorqual, com 18 metros de comprimento e um corpo alongado, mas a diferença mais notável era a presença de duas grandes barbatanas dorsais de cerca de 2 metros. Nenhuma baleia conhecida apresenta 2 barbatanas.
Supõe-se que a Amphitera pacifica seja na verdade uma subespécie de baleia-comum, no caso uma baleia-comum antártica, já que baleias-comuns são mais abundantes no norte na latitude 30ºN aproximadamente. A falta de entendimento do padrão migratório da baleia-comum combinado com as pesquisas de população que são geralmente contraditórias faz com que a estimativa dos níveis históricos e atuais das populações da baleia sejam difíceis e controversos.
A maioria dos cetologistas consideram as baleias-comuns do Pacífico Norte como uma terceira subespécie ainda não nomeada, existindo assim, a possibilidade de que esta fosse outra subespécie.
Fontes.
https://animais.culturamix.com/curiosidades/baleia-de-giglioli
https://sobrenaturalbr.forumeiros.com/t1114-baleia-de-giglioli
Nenhum comentário:
Postar um comentário