domingo, 4 de outubro de 2020

Enciclopédia dos Criptideos #50. Skunk Ape.

O Skunk Ape também conhecido como o homem repolho do pântano, macaco do pântano, macaco fedorento, Pé-Grande da Florida, Pé-Grande da Louisiana, Myakka macaco, Swampsquatch e Myakka skunk ape, seria uma criatura semelhante a um humanoide ou gorila de existência não provada dito habitar alguns Estados do Sudeste dos EUA, com relatórios da Flórida são os mais comuns. 

Tem esse nome por sua aparência e odor desagradável. O Skunk Ape é relatado como parecido com o Sasquatch do noroeste do Pacífico, mas é tipicamente mais curto em comparação, tem longas manchas de pelo nos ombros e braços semelhantes a um orangotango e é frequentemente descrito como uma cor vermelho-enferrujada mosqueada em oposição à coloração marrom ou preta do Sasquatch.

É uma lenda muito semelhante ao do Pé-grande. Seu nome vem da palavra Skunk que em inglês, significa gambá ou doninha fedorenta, e ape, que significa macaco ou gorila (macaco-doninha).

Uma descrição do Florida Skunk Ape baseada em um avistamento de 2009, desenhada por Matthew Ellis.
Créditos: Wikipédia.

História.

O Skunk Ape faz parte do folclore da Flórida, Geórgia e Alabama desde o período colonial Norte-Americano. O mito Seminole fala de uma criatura similar, fedorenta, fisicamente poderosa e secreta chamada Esti Capcaki , um nome que se traduz aproximadamente como "gigante canibal". Um dos primeiros relatos de uma grande criatura simiesca na Flórida veio de 1818, quando um relato do que hoje é Apalachicola, Flórida , falou de um macaco ou símio do tamanho de um homem atacando lojas de alimentos e perseguindo pescadores.

Relatos sobre o Skunk Ape foram particularmente comuns nas décadas de 1960 e 1970. Em 1974, avistamentos de uma criatura grande, fedorenta, peluda e semelhante a um macaco, que corria ereta sobre duas pernas, foram relatados em bairros suburbanos do Condado de Dade, Flórida. O investigador Joe Nickell escreveu que alguns dos relatórios podem representar avistamentos do urso preto (Ursus americanus) e é provável que outros avistamentos sejam fraudes ou identificação incorreta da vida selvagem. O Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos considera o Skunk Ape uma farsa. 

Foram tiradas fotos deste animal, mas a mais famosa foi tirada em 2000 por um fotógrafo não identificado em Sarasota, na Flórida. O anônimo que enviou as fotos escreveu um bilhete. A mulher relatou que um "macaco estranho" havia entrado em seu quintal, mas ela acredita que é um orangotango. O evento ficou conhecido como The Myakka Skunk Ape Photographs.

Fontes.

https://en.wikipedia.org/wiki/Skunk_ape

https://www.smithsonianmag.com/science-nature/trail-floridas-bigfoot-skunk-ape-180949981/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Seminoles

https://pt.wikipedia.org/wiki/Skunk_Ape

Nenhum comentário:

Postar um comentário