quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Memes.

Nós (Principalmente os Brasileiros) consumimos internet como nenhum outro povo! Basta navegar um pouco por redes sociais, blogs e sites para perceber que a internet é uma fonte quase inesgotável de criatividade, onde a imaginação e as brincadeiras não possuem limites, embora devessem ter (Zueira never ends).

Os maiores ícones da “zoeira” na web são os chamados memes: montagens com fotos, figuras desenhadas grotescamente e até simples emoticons que, por seu conteúdo ou ideia, têm o poder de se “autopropagarem” entre os internautas.

Do País que venceu a Guerra dos Memes (Uma das poucas que vença), um Post sobre eles (Afinal já fiz menções a eles em posts passados).

A expressão Meme de Internet é usada para descrever um conceito de imagem, vídeos, gifs e/ou relacionados ao humor, que se espalha via Internet. O termo é uma referência ao conceito de memes, que se refere a uma teoria ampla de informações culturais criada por Richard Dawkins em seu best-seller de 1976, o livro The Selfish Gene ou "O Gene Egoísta".

Na sua forma mais básica, meme é tudo aquilo que os internautas repetem, simplesmente uma ideia que é propagada através da World Wide Web. Esta ideia pode assumir a forma de um hiperlink, vídeo, imagem, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase. Este meme pode se espalhar de pessoa para pessoa através das redes sociais, blogs, e-mail direto, fontes de notícias e outros serviços da web tornando-se geralmente viral.

Um meme pode permanecer o mesmo ou pode evoluir ao longo do tempo, seja pelo acaso ou por meio de comentários, imitações, paródia, ou mesmo através da recolha de relatos na imprensa sobre o mesmo.

Memes podem evoluir e se espalhar mais rapidamente, chegando às vezes a popularidade em todo o mundo e desaparecendo completamente em poucos dias. Eles estão distribuídos de forma orgânica, voluntariamente, ponto-a-ponto, ao invés de por meio predeterminado ou automatizado. Uma importante característica dos meme é que podem ser recriado ou reutilizado por qualquer pessoa.

Assim nasce um meme.
Seu rápido crescimento e impacto chamou a atenção de pesquisadores e da indústria. Os pesquisadores criaram modelos para explicar como eles evoluem e prever quais os memes que vão sobreviver e se espalhar pela web. Comercialmente, eles são usados ​​ativamente no marketing viral (Como o caso do Charlie Charlie Challenge), visto como uma forma livre de publicidade de massa. A comunidade da Internet em si tem cultivado métodos para estimular a geração e a divulgação de memes bem sucedidos (exemplos: TED Talks, digg, hashtags).

Relações Públicas, Publicidade e Profissionais de Marketing têm abraçado os Memes como uma forma de marketing viral, ou marketing de guerrilha para criar buzz marketing para seu produto ou serviço. Os Memes são usados em razão do seu custo-benefício, e porque eles são uma moda (às vezes autoconsciente), eles também são utilizados como uma forma de criar uma imagem de inteligência ou modismo.

Os Produtores de Cinema, por exemplo, usam os memes para criar interesse em filmes que de outra forma não gerar publicidade positiva entre os críticos. O filme de 2006, Serpentes a Bordo (Snakes in a Plane) gerou muita publicidade através deste método. O Contrário também ocorre, Memes podem ser criados a partir de Filmes, sejam eles de sucesso ou fracasso de bilheteria.

Usado no contexto de relações públicas, o termo seria mais um chavão publicitário de um meme nascido na internet, embora não haja ainda uma implicação de que o interesse em o conteúdo é para fins de trivialidades, coisas efêmeras, ou leviandade ao invés de simples publicidade e novidades.

Uma forma comum de meme é criada quando uma pessoa, empresa, grupo, musical, ou o gosto é promovido na internet com o valor da cultura pop. Sites de humor, por exemplo, estão entre os maiores utilizadores desse tipo de recurso cômico.

Os memes podem ser de vários tipos, como um desenho, geralmente em preto e branco. Alguns são caricaturas, como o Trollface (Simbolo dos internautas trolls) alguns são "homens palitos", como o Fuck Yeah, e alguns são claramente uma fotografia adaptada para um desenho, como o Are You Serious Face.

Também podem estar em forma de frases, geralmente acompanhada de um desenho, as frases são sujeitas à alterações e trocadilhos. Um exemplo é o Forever Alone, usado em situações de solidão ou desapontamento com a vida, que pode se tornar Forever a Scone, para efeito humorístico.

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Meme_(Internet)


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