terça-feira, 21 de fevereiro de 2023

Lost Media (Mídia Perdida) 1° Parte.

Mídia perdida são peças de mídia inexistentes, ausentes ou indisponíveis para o público em geral. O termo mídia perdida abrange principalmente mídia visual, de áudio ou audiovisual, como filmes, programas de televisão e rádio, música e videogames. Obras de arte perdidas e obras literárias perdidas também podem se encaixar neste termo abrangente, embora obras perdidas seja uma expressão mais comum nesses casos.

Pôster de Lançamento teatral de Londres depois da Meia-Noite (London After Midnight (1927), uma Peça de
Mídia Perdida.Sua ultima cópia conhecida foi destruída no Incêndio do
Cofre da MM de 1965. Créditos: Wikipédia

Desde o advento da mídia de streaming na Internet, o uso do termo mídia perdida concentrou-se naqueles pedaços de mídia de massa que não apareceram na World Wide Web ou nos serviços de streaming. Essa mídia - gravada principalmente em fita magnética no caso de masters de transmissão de televisão e rádio - pode ser totalmente perdida devido à prática da indústria de limpeza (a mídia de transmissão era frequentemente considerada efêmera e de pouco valor histórico antes do surgimento da mídia doméstica no final dos anos 1970). Outros são conhecidos, mas são difíceis de acessar fora de arquivos como a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e coleções particulares. O Lost Media Wiki, um site wiki fundado por Daniel "Dycaite" Wilson em 2012, liderou a busca por inúmeras peças de mídia perdida, principalmente programas de televisão obscuros ou não exibidos, mas também comerciais, música, livros e videogames.

Os esforços de preservação tentam evitar a perda total das obras; isso geralmente é feito armazenando-os em arquivos, sendo um exemplo o Arctic World Archive , que foi o local escolhido para a preservação do código em repositórios públicos no GitHub junto com uma ampla gama de dados de interesse de várias empresas, instituições e governos; incluindo as Constituições do Brasil e da Noruega.

As obras perdidas parecem abranger grande parte dos filmes mudos produzidos nos Estados Unidos. Um relatório de 2013 feito pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos estima que 70% dos filmes mudos feitos nos Estados Unidos foram completamente perdidos.

Filmes Perdidos.

Lon Chaney em London After Midnight (1927),
um dos filmes mais procurados. Créditos: Wikipédia 
Durante a maior parte do século 20, a lei de direitos autorais dos EUA exigia que pelo menos uma cópia de cada filme americano fosse depositada na Biblioteca do Congresso no momento do registro dos direitos autorais , mas o Bibliotecário do Congresso não era obrigado a reter essas cópias: "Sob o provisões da lei de 4 de março de 1909, é concedida autoridade para a devolução ao requerente dos direitos autorais de tais depósitos de direitos autorais que não sejam exigidos pela Biblioteca."

Um relatório criado pelo historiador de cinema e arquivista da Biblioteca do Congresso David Pierce afirma:
  1. 75% dos filmes originais da era muda pereceram;
  2. Apenas 14% dos 10.919 filmes mudos lançados pelos grandes estúdios existem em seus formatos originais de 35 mm ou outros;
  3. 11% sobrevivem apenas em versões estrangeiras completas ou formatos de filme de menor qualidade de imagem;
  4. Dos filmes sonoros americanos feitos de 1927 a 1950, estima-se que metade tenha sido perdida.
A frase "filme perdido" também pode ser usada em sentido literal para casos em que imagens de cenas deletadas, versões não editadas e alternativas de longas-metragens foram criadas, mas não podem mais ser contabilizadas. Às vezes, uma cópia de um filme perdido é redescoberta. Um filme que não foi totalmente recuperado é chamado de filme parcialmente perdido. Por exemplo, o filme de 1922 Sherlock Holmes acabou sendo descoberto com algumas das filmagens originais faltando.

Edição de Fotos.

Muitos estúdios de cinema contratam um fotógrafo para tirar fotos durante a produção para uso publicitário potencial. Alguns são produzidos em quantidade para exibição em cinemas, outros em menor número para distribuição a jornais e revistas e, posteriormente, preservaram imagens de filmes perdidos.

Em alguns casos, como London After Midnight, a cobertura sobrevivente é tão extensa que um filme perdido inteiro pode ser reconstruído cena por cena a partir de fotografias estáticas. As fotos foram usadas para substituir as filmagens perdidas ao fazer novas cópias de preservação de filmes parcialmente perdidos: por exemplo, com a imagem de Gloria Swanson, Sadie Thompson .

Razões Para a Perda do Filme.

Theda Bara em Cleópatra (1917). Sabe-se que quatrocentas fotos, vinte
segundos do próprio filme e a introdução sobreviveram. Como existe um
pequeno loop do filme, Cleópatra no sentido vago pode ser considerado
 um filme parcialmente perdido. Créditos: Wikipédia.
A maioria dos filmes perdidos são do cinema mudo e do início do Cinema Sonoro, de cerca de 1894 a 1930. A Film Foundation de Martin Scorsese estima que mais de 90% dos filmes americanos feitos antes de 1929 estão perdidos, e a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos estima que 75% de todos os filmes mudos estão perdidos para sempre.

A maior causa de perda de filmes mudos foi a destruição intencional. Antes da era da televisão (e do vídeo doméstico), os filmes eram vistos como tendo pouco valor futuro quando suas exibições teatrais terminavam. Da mesma forma, os filmes mudos foram vistos como inúteis após o fim da era do cinema mudo. O preservacionista de filmes Robert A. Harris disse: "A maioria dos primeiros filmes não sobreviveu por causa do lixo no atacado pelos estúdios. Não havia a menor ideia de salvar esses filmes. Eles simplesmente precisavam de espaço no cofre e os materiais eram caros para armazenar."

Enquanto isso, os estúdios poderiam ganhar dinheiro reciclando o filme para seu conteúdo de prata. Muitos negativos de duas cores Technicolor das décadas de 1920 e 1930 foram jogados fora quando os estúdios simplesmente se recusaram a recuperar seus filmes, ainda sendo mantidos pela Technicolor em seus cofres. Algumas cópias usadas foram vendidas para sucateiros e, finalmente, cortadas em segmentos curtos para uso com pequenos projetores de filme de 35 mm, que foram vendidos como um brinquedo para mostrar breves trechos de filmes de Hollywood em casa.

Tenderloin (1928), estrelado por Dolores Costello, foi o segundo longa da
Vitaphone a ter sequências faladas. É considerado um filme perdido porque
apenas sua trilha sonora sobreviveu. Créditos: Wikipédia
Às vezes, a destruição era deliberada. Em 1921, o ator Roscoe "Fatty" Arbuckle foi acusado de estupro e assassinato da atriz Virginia Rappe. Após uma série de julgamentos, ele foi finalmente absolvido; no entanto, a essa altura, seu nome havia se tornado tão tóxico que os estúdios se engajaram na destruição sistemática de todos os filmes em que ele estrelou.

Muitos outros primeiros filmes foram perdidos porque o filme de nitrato usado para quase todos os negativos de 35 mm e impressões feitas antes de 1952 é altamente inflamável. Quando em condições muito deterioradas e armazenado de forma inadequada (por exemplo, em um galpão ao sol), o filme de nitrato pode entrar em combustão espontânea . Incêndios destruíram arquivos inteiros de filmes. Por exemplo, um incêndio em um cofre de armazenamento em 1937 destruiu todos os negativos originais de filmes anteriores a 1935 feitos pela Fox Pictures. O incêndio no cofre da MGM em 1965 resultou na perda de centenas de filmes mudos e dos primeiros filmes falados.

O filme de nitrato é quimicamente instável e com o tempo pode se decompor em uma massa pegajosa ou um pó semelhante à pólvora . Esse processo pode ser muito imprevisível: alguns filmes de nitrato da década de 1890 ainda estão em boas condições hoje, enquanto alguns nitratos muito posteriores tiveram que ser descartados como inaproveitáveis ​​quando tinham apenas 20 anos de idade. Muito depende do ambiente em que é armazenado. Condições ideais de baixa temperatura, baixa umidade e ventilação adequada podem preservar o filme de nitrato por séculos, mas, na prática, as condições de armazenamento geralmente estão longe do ideal. Quando se diz que um filme à base de nitrato foi "preservado", isso quase sempre significa simplesmente que ele foi copiado para um filme de segurança ou, mais recentemente, digitalizado ; ambos os métodos resultam em alguma perda de qualidade.

Produção ainda dos envolvidos com Humor Risk (1921), já há 
muito perdido, primeiro filme dos Irmãos Marx. 
Créditos: Wikipédia

A Eastman Kodak introduziu um filme não inflamável de 35 mm na primavera de 1909. No entanto, os plastificantes usados ​​para tornar o filme flexível evaporaram muito rapidamente, tornando o filme seco e quebradiço, causando emendas e perfurações. Em 1911, os principais estúdios de cinema americanos voltaram a usar estoque de nitrato. O "filme de segurança" foi relegado a formatos sub-35 mm, como 16 mm e 8 mm, até que melhorias foram feitas no final da década de 1940.

Alguns filmes sonoros anteriores a 1931 feitos pela Warner Bros. e First National foram perdidos porque eles usaram um sistema de som em disco com uma trilha sonora separada em discos fonográficos especiais. Se alguns dos discos da trilha sonora de um filme não pudessem ser encontrados na década de 1950, quando cópias de redução de som em filme de 16 mm dos primeiros "talkies" estavam sendo feitas para inclusão em pacotes de distribuição de televisão , as chances de sobrevivência desse filme despencaram: muitos sound-on filmes em disco sobreviveram apenas por meio dessas impressões de 16 mm.

Gold Diggers of Broadway (1929), o terceiro filme da
Warner Bros. rodado em Technicolor , é um
"filme parcialmente perdido". Créditos: Wikipédia.
Como consequência dessa falta generalizada de cuidado, o trabalho de muitos dos primeiros cineastas e performers chegou até o presente apenas de forma fragmentária. Um exemplo de destaque é o caso de Theda Bara : uma das atrizes mais conhecidas do início da era do cinema mudo, ela fez 40 filmes, mas apenas seis são conhecidos. Clara Bow foi igualmente celebrada em seu auge, mas 20 de seus 57 filmes estão completamente perdidos e outros cinco estão incompletos. Atrizes de teatro outrora populares que fizeram o salto para filmes mudos, como Pauline Frederick e Elsie Ferguson, estão agora amplamente esquecidos, com pouco sobrando de suas apresentações no cinema; existem menos de 10 filmes do trabalho de Frederick de 1915 a 1928, e Ferguson tem apenas dois filmes sobreviventes: um de 1919 e seu único filme falado de 1930.

 Todas as atuações cinematográficas da atriz de teatro e rival de Bara, Valeska Suratt, foram perdidas. William Farnum, um jogador da Fox como Bara e Suratt, foi um dos grandes atores ocidentais da tela inicial, rivalizando com nomes como William S. Hart, Tom Mix e Harry Carey. No entanto, hoje apenas três de seus filmes da Fox existem. Outros, como Francis X. Bushman e William Desmond, tiveram vários créditos em filmes, mas os filmes feitos em seu auge estão desaparecidos devido ao lixo, negligência, guerra ou estúdios extintos. No entanto, ao contrário de Suratt e Bara, esses homens continuaram trabalhando na era do som e até na televisão, para que suas apresentações posteriores possam ser vistas.

Quase todos os filmes feitos por Charlie Chaplin sobreviveram, bem como uma grande quantidade de filmagens não utilizadas que datam de 1916. As exceções são A Woman of the Sea (que ele mesmo destruiu para pagar impostos) e um de seus primeiros filmes. Filmes de Keystone, Her Friend the Bandit. A filmografia de D.W. Griffith está quase completa, já que muitos de seus primeiros filmes da Biograph foram depositados pela empresa em formato impresso na Biblioteca do Congresso .

Muitos dos longas-metragens de Griffith das décadas de 1910 e 1920 chegaram à coleção de filmes do Museu de Arte Moderna na década de 1930 e foram preservados sob os auspícios do curador Iris Barry. A filmografia de Mary Pickford está quase completa; seus primeiros anos foram passados ​​com Griffith, e ela ganhou o controle de suas próprias produções no final dos anos 1910 e início dos anos 1920. Ela também retrocedeu para tantos de seus primeiros filmes de Jogadores Famosos controlados por Zukor quanto foram recuperáveis.

Estrelas como Chaplin e Douglas Fairbanks desfrutaram de uma popularidade estupenda, e seus filmes foram reeditados várias vezes durante a era do cinema mudo, o que significa que cópias de seus filmes provavelmente apareceriam décadas depois. Mary Pickford a certa altura pretendia destruir seus filmes, dos quais ela adquiriu os direitos após sua morte, mas depois cedeu. Pickford, Charlie Chaplin, Harold Lloyd e Cecil B. DeMille foram os primeiros defensores da preservação de filmes, embora Lloyd tenha perdido um bom número de suas obras mudas em um incêndio no cofre no início dos anos 1940.

The First Men in the Moon (1919), um filme britânico perdido, supostamente  "o primeiro filme a ser baseado inteiramente 
em um famoso romance de ficção científica" Créditos: Wikipédia

Em março de 2019, o National Film Archive of India informou que 31.000 de seus rolos de filme foram perdidos ou destruídos.

Filmes Perdidos Posteriores.
Um filme de segurança de 35 mm melhorado foi introduzido em 1949. Como o filme de segurança é muito mais estável do que o filme de nitrato, comparativamente poucos filmes foram perdidos depois de 1950.

A maioria dos filmes convencionais da década de 1950 sobrevive até hoje, mas vários filmes pornográficos antigos e alguns filmes B foram perdidos. Na maioria dos casos, esses filmes obscuros passam despercebidos e desconhecidos, mas alguns filmes de diretores cult famosos também foram perdidos:
  • Vários filmes de Kenneth Anger ao longo de sua carreira foram perdidos por vários motivos.
  • O filme The Undergraduate, de 1972, dirigido por Ed Wood, foi perdido. Seu filme de 1971, Necromania , foi considerado perdido por anos, até que uma versão editada ressurgiu em uma venda de garagem em 1992, seguida por uma impressão completa não editada em 2001. 2004. Seu filme de 1970 Take It Out in Trade foi pensado para existir apenas em fragmentos sem som, lançado em vídeo doméstico em 1995 como Take It Out in Trade: The Outtakes , até o lançamento de uma impressão teatral digitalizada de 16 mm em disco Blu-ray em 2018.
  • The Noble Experiment (1955), primeiro longa-metragem do diretor/escritor Tom Graeff (no qual ele interpretou um cientista genial incompreendido), foi considerado perdido por muitos anos até ser encontrado por Elle Schneider durante a produção de O Menino de Fora de This World, um documentário sobre Graeff.
  • A maioria dos primeiros filmes de Andy Milligan são considerados perdidos.
  • Muitos curtas-metragens patrocinados - filmes feitos para fins educacionais, de treinamento ou religiosos - dos anos 1940 até os anos 1970 também foram perdidos, pois eram considerados descartáveis ​​ou atualizáveis.
  • Alguns dos primeiros papéis de Jackie Chan e Sammo Hung, incluindo Big e Little Wong Tin Bar , foram considerados perdidos até sua descoberta e relançamento em 2016.
  • Os três primeiros filmes do notável ator e diretor finlandês de melodrama Teuvo Tulio foram perdidos, junto com vários outros filmes que interessaram pelo menos aos historiadores do cinema finlandês, quando o depósito de filmes da empresa Adams Filmi pegou fogo em Helsinque em 1959.
  • Às vezes, apenas certos aspectos dos filmes podem ser perdidos. Os primeiros filmes coloridos, como The Show of Shows (John G. Adolfi, 1929), existem apenas parcialmente ou nada em cores porque as cópias feitas do filme que ainda existem foram criadas em estoque preto e branco.
  • Dois filmes tridimensionais de 1954, Top Banana e Southwest Passage, existem apenas em sua forma plana porque existe apenas uma impressão, feita para o olho esquerdo ou direito.
  • Golden Dawn foi um dos primeiros musicais em Technicolor com letras de Oscar Hammerstein II . Todas as impressões sobreviventes são em preto e branco, e foi assim que foi lançado em DVD pela Warner Archive Collection .
  • Isso não inclui filmes que sofreram revisão, "cortes do diretor", etc., resultando na retirada das versões originais de circulação geral, pois em casos raros as versões originais foram destruídas. Exemplos notáveis ​​de filmes revisados ​​substituindo os originais em circulação são as versões "Edição Especial" dos filmes Star Wars produzidos por George Lucas de 1977 a 1983, que agora circulam com revisões feitas principalmente na década de 1990 (embora outras revisões tenham sido feitas posteriormente). lançamentos, e as versões originais ficaram disponíveis por um curto período em DVD). Outra revisão de Lucas, para seu filme THX-1138 , também substituiu a impressão original em circulação.
Trilhas Sonoras de Filmes Perdidos.

Alguns filmes produzidos de 1926 a 1931 usando o sistema de som em disco Vitaphone , no qual a trilha sonora é separada do filme, agora são considerados perdidos porque os discos da trilha sonora foram perdidos ou destruídos, enquanto os elementos da imagem sobreviveram. Por outro lado, e mais comumente, alguns primeiros filmes sonoros sobrevivem apenas como ativos de discos de trilha sonora, com os elementos da imagem completamente ausentes (por exemplo, The Man from Blankley's (1930), estrelado por John Barrymore ) ou sobrevivendo apenas de forma fragmentária (por exemplo, Gold Diggers of Broadway ( 1929) e The Rogue Song (1930), dois primeiros musicais altamente populares e lucrativos em duas cores Technicolor ).

Muitas trilhas sonoras estereofônicas do início até meados da década de 1950 que eram tocadas em bloqueio em uma bobina magnética de revestimento completo de 35 mm ou filme magnético de tira única (como o magnético de quatro trilhas da Fox, que se tornou o padrão do som estereofônico magnético) são agora perdido. Filmes como House of Wax , The Caddy , The War of the Worlds , War and Peace, The 5.000 Fingers of Dr. trilha sonora óptica monofônica. A química por trás das partículas magnéticas aderentes à base do filme de triacetato eventualmente causou o autocatalíticoquebra do filme (síndrome do vinagre). Enquanto os estúdios tivessem um negativo ótico mono que pudesse ser impresso, os executivos do estúdio não sentiriam necessidade de preservar as versões estereofônicas das trilhas sonoras.

Filmes Redescobertos.

Ocasionalmente, cópias de filmes considerados perdidos foram redescobertas. Um exemplo é a versão de 1910 de Frankenstein , que se acreditava perdida por décadas até que a existência de uma impressão (que esteve nas mãos de um colecionador involuntário por anos) foi descoberta na década de 1970. Uma impressão de Ricardo III (1912) foi encontrada em 1996 e restaurada pelo American Film Institute . Em 2013, um dos primeiros filmes de Mary Pickford , Their First Misunderstanding , notável por ser o primeiro filme em que ela foi creditada pelo nome, foi encontrado em um celeiro de New Hampshire e doado ao Keene State College.

Beyond the Rocks (1922), com Gloria Swanson e Rudolph Valentino , foi considerado um filme perdido por várias décadas. Swanson lamentou a perda deste e de outros filmes em suas memórias de 1980, mas concluiu com otimismo: "Não acredito que esses filmes tenham desaparecido para sempre." Em 2000, uma impressão foi encontrada na Holanda e restaurada pelo Nederlands Filmmuseum e pela Haghefilm Conservation. Apareceu entre cerca de duas mil latas de filmes enferrujadas doadas pelo excêntrico colecionador holandês de Haarlem, Joop van Liempd. Teve sua primeira exibição moderna em 2005 e desde então foi ao ar na Turner Classic Movies.

No início dos anos 2000, o filme alemão Metropolis - que havia sido distribuído em muitas edições diferentes ao longo dos anos - foi restaurado o mais próximo possível da versão original, restabelecendo a filmagem editada e usando tecnologia de computador para reparar a filmagem danificada. No entanto, naquele ponto, aproximadamente um quarto da filmagem original foi considerado perdido, de acordo com o lançamento do Kino Video DVD do filme restaurado. Em 1º de julho de 2008, especialistas em cinema de Berlim anunciaram que uma cópia do filme havia sido descoberta nos arquivos do museu de cinema Museo del Cine em Buenos Aires , Argentina, que continha quase todas as cenas ainda faltantes da restauração de 2002. O filme agora foi restaurado muito próximo de sua versão de estréia. O processo de restauração é retratado no documentário Metropolis Refundada .

Em 2010, cópias digitais de dez primeiros filmes americanos foram apresentadas à Biblioteca do Congresso pela Biblioteca Presidencial Boris Yeltsin , o primeiro filme dos arquivos do estado russo a ser repatriado.

O raro aconteceu, como em 2018, quando o filme redescoberto Something Good – Negro Kiss foi introduzido postumamente no National Film Registry, por ser um filme monumental que mostrava retratos negros completamente diferentes da época.

Às vezes, um filme que se acreditava estar perdido em seu estado original foi restaurado, seja pelo processo de colorização ou por outros métodos de restauração. " The Cage ", o filme piloto original de 1964 para Star Trek , sobreviveu apenas em uma impressão em preto e branco até 1987, quando um arquivista de filmes encontrou um rolo de 35 mm não marcado (mudo) em um laboratório de cinema de Hollywood com os negativos de as cenas não utilizadas.

Edição de Filmagens.

Vários filmes que de outra forma seriam totalmente perdidos parcialmente sobrevivem como imagens de estoque usadas em filmes posteriores.

Por exemplo, o curta da Universal Pictures Boo! (1932) contém a única filmagem remanescente do longa-metragem da Universal The Cat Creeps (1930). No entanto, a UCLA ainda possui uma cópia da trilha sonora. O filme de James Cagney, Winner Take All (1932), usou cenas do filme falado Queen of the Night Clubs (1929), estrelado por Texas Guinan; essa filmagem é tudo o que resta do filme anterior.

A atriz que virou colunista de fofocas, Hedda Hopper, fez sua estreia nas telas no filme da Fox, The Battle of Hearts (1916). Vinte e seis anos depois, em 1942, Hopper produziu sua curta série "Hedda Hopper's Hollywood # 2". No curta, Hopper, William Farnum (a estrela do filme), seu filho William Hopper e a esposa de William Hopper, Jane Gilbert, veem breves partes de The Battle of Hearts . Mais do que provável, Hopper tinha uma impressão inteira do filme em 1942. No entanto, como muitos dos primeiros filmes da Fox, The Battle of Hearts agora está perdido ou desaparecido.

Uma das obras mais conhecidas de Charlie Chaplin, o filme mudo The Gold Rush (1925), foi relançado em 1942 para incluir uma faixa musical e narração do próprio Chaplin. A reedição acabaria tendo como resultado involuntário a preservação do filme, já que o filme original (embora geralmente não seja considerado um filme perdido) mostra notável degradação da imagem e falta de quadros, danos não evidentes na versão de 1942.

O filme polonês O czym się nie mówi  (1939) contém três fragmentos curtos de Arabella (1917), um dos primeiros filmes de Pola Negri que mais tarde foram perdidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário