terça-feira, 14 de fevereiro de 2023

A Catástrofe de Ohio (ou Chernobyl 2.0)

Vivemos mergulhando em Conspirações. Grandes Conspirações, Pequenas Conspirações. De fato existem Conspirações por todos os lados. Fevereiro, começou daquele jeito, o que de fato e relevante aconteceu. Exatamente se leu o último Post sabe muito bem da Guerra dos OVNIs entre EUA e China, iremos falar deste caso, ou tentar pelo menos.

Logo, algo fez o pisca alerta de todos, é principalmente do Clube do Chapéu de alumínio, sobre o por que do Tio Sam está falando para todos que ele abateu OVNIs, logo eles que acobertam tudo relacionado a este tema.

Tal tema, não seria uma elaborada cortina de fumaça para ocultar um acidente ambiental com um composto químico, tóxico e cancerígeno? 

Na cabeça imaginativa e pensante de todo bom conspirador, meia palavra basta.

A Catástrofe de Ohio.

Estamos a exatos 14 dias de Fevereiro, é a notícia que um trem descarrilou perto da divisa entre Ohio e Pensilvânia, nos Estados Unidos, no início deste mês (dia 3), causando um grande derramamento de cloreto de vinila, uma substância altamente inflamável e cancerígena. E as nóticias estão pipocando agora.

A empresa ferroviária Norfolk Southern Railway, responsável pelo trem, executou uma liberação controlada do cloreto no dia 6 de fevereiro, com o objetivo de prevenir uma explosão. O resultado foram chamas e fumaça preta vistas acima da região.

Os gases tóxicos e de potencial mortal liberados no ar incitaram os governadores dos estados de Ohio e Pensilvânia, Mike DeWine e Josh Shapiro, a emitir uma evacuação imediata em áreas ao redor de East Palestine. Os moradores foram autorizados a voltar às suas casas na quarta-feira, 08 de fevereiro, após autoridades de saúde estaduais e locais determinarem níveis baixos para contaminantes preocupantes.

Em seu comunicado à imprensa, o governador DeWine destacou a presença de um monitoramento contínuo do ar na área. A Norfolk Southern Railway também contratou um empreiteiro independente para leituras de qualidade do ar dentro das casas.

Entenda o que aconteceu:

  1. Um trem com 150 vagões descarrilou em Ohio no dia 3 de fevereiro.
  2. Cerca de 50 vagões saíram do trilho, sendo que 20 desses carregavam materiais perigosos.
  3. O acidente causou o vazamento de cloreto de vinila, material que explodiu, pegou fogo e liberou uma enorme coluna de fumaça preta no ar.
  4. O cloreto de vinila é um material altamente inflamável e cancerígeno, que pode ser mortal, causar queimaduras ou, se inalado, sérios danos ao pulmão.
  5. Cerca de 2 mil pessoas, num raio de 1,6 km do acidente, tiveram que sair de suas casas.
  6. Três dias depois, equipes de emergência atuaram para liberar a substância de 5 vagões que não vazaram ou queimaram no acidente.
  7. Essa liberação envolveu uma explosão e a queima controlada do produto, gerando novamente uma enorme coluna de fumaça.
  8. A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos acompanhou o trabalho e declarou que o impacto ao meio ambiente foi mínimo, mas que seguem monitorando o ar e a água da região.
  9. O governo local liberou as famílias a voltarem para suas casas, mas muitas estão com medo de se intoxicarem.

Tal incidente é um "sinal alerta" para os perigos de descarrilamentos de trens que carregam substâncias tóxicas e inflamáveis por diversos quilômetros de ferrovias nos Estados Unidos. Após cinco dias do acidente ambiental causado pelo descarrilamento do trem, especialistas avaliam que os danos com acidente podem ser irreversíveis . 

O trem em Ohio transportava produto químico usado para fazer plástico PVC, muito utilizado na produção de tubos em todo o mundo, cloreto de vinila. O que pouca gente sabe é que o PVC é considerado 'o pior' tipo de plástico para o meio ambiente e também para as pessoas, devido ao seu 'ciclo de vida' quase que eterno. Além disso, o O PVC nunca e reciclado. 

Especialistas alertam os riscos no transporte de substâncias inflamáveis; cerca 25 milhões de americanos vivem em uma zona 'explosiva' no entorno de ferrovias. Após o acidente, as autoridades locais determinaram a evacuação total de cerca de 5 mil moradores do bairro de 'East Palestine', subúrbio da cidade de Ohio. 

Até o momento, não foram registradas mortes com o acidente, porém os risco com a liberação da fumaça preta podem ter resultados letais sem precedentes ao meio ambiente. 

Com o controle da explosão e do vazamento da substância, se criou uma nuvem altamente tóxica de fosgênio e cloreto de hidrogênio  com risco de ter contaminado o ar de praticamente toda região. O fosgênio é um gás altamente tóxico que pode causar vômitos e problemas respiratórios e foi usado até mesmo como armamento na primeira guerra mundial.

Visão aérea mostra trem que descarrilou em Ohio, nos Estados Unidos, causando vazamento e queima de produto químico tóxico em 6 de fevereiro de 2023 — Foto: NTSB/Divulgação via Reuters

As substâncias químicas tóxicas do descarrilamento e explosão do trem teriam contaminado tanto a qualidade do ar na região, como também o rio Ohio até 'West Virgínia'. Para ser ter uma ideia, tal rio abastece  o suprimento de água para mais de 5 milhões habitantes.

As chamas e a fumaça negra são resultado da queima do elemento que compõe esse tipo de plástico (PVC). Para evitar explosões, estilhaços e a liberação de gases letais, as autoridades locais ventilaram o cloreto de vinila e depois queimaram, sob o argumento de controlar o acidente. 

Na terça-feira, o diretor de segurança pública de Ohio, Andy Wilson, disse em uma coletiva de imprensa que o incêndio foi extinto e que não houve feridos graves, informou a CBS Pittsburgh.

Outra curiosidade, as instalações petroquímicas que fabricam ou usam cloreto de vinila ou PVC nos Estados Unidos estão majoritariamente instaladas em regiões pobres com a maioria da população negra, como nos estados da Louisiana, Texas e Kentucky. São eles os mais afetados com as consequências graves de saúde nas emissões dos poluentes no ar da região.

O que é Cloreto de Vinila?

Sim se leu o Post sabe que o que foi contaminado é péssimo, tanto para a saúde da Natureza quanto a Saúde humana. O cloreto de vinila, produzido industrialmente para uso comercial, é um gás incolor capaz de queimar facilmente. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer nos EUA, o composto químico é produzido a partir da combustão na fumaça do tabaco.

A exposição ao gás está associada a potenciais cancerígenos, como o câncer de fígado. “Se um suprimento de água estiver contaminado, o cloreto de vinila pode entrar no ar doméstico quando a água for usada para tomar banho, cozinhar ou lavar roupas”, avisa o Instituto.

O cloreto de vinila foi classificado como cancerígeno pela primeira vez por pesquisadores na década 70 quando descobriram uma forma rara de câncer - angiossarcoma do fígado - em trabalhadores 'da borracha' de uma fábrica no complexo de plantas químicas de Rubbertown em Louisville, Kentucky. O PVC também contém diversos elementos químicos, como plastificantes ftalatos, ligados também a problemas sistema endócrino humano. 

Chernobyl 2.0? A Reação dos internautas.

O trem descarrilado em Ohio alcançou os trending topics do Twitter no Brasil com o título de “Chernobyl 2.0”. Quando vi essa hashtag, a 1° coisa que imaginei foi, Chernobyl explodiu de novo, deu algo de ruim na Guerra entre Ucrânia e Rússia. #SQN.

O nome faz referência ao desastre ocorrido em 1986 na cidade de Pripyat, no norte da Ucrânia. É também é outra referência a forma como o caso foi tratado. Governo dos EUA foi eficaz em esconder o desastre dos holofotes internacionais. Embora a tragédia já tenha ocorrido há 10 dias, só agora as dimensões da catástrofe começam a ganhar as manchetes pelo mundo. Repórter chegou a ser preso. Autoridades ambientais dizem que limpeza do local pode levar anos e que estão apenas começando a avaliar as consequências de longo prazo.

Uma espessa camada de fumaça preta sob o céu da da cidade de East Palestine, em Ohio no dia 06 de fevereiro de 2023 - Foto: Gene J. Puskar/AP

Repórter Preso.

O repórter Evan Lambert, correspondente da rede de televisão NewsNation, foi preso enquanto fazia seu trabalho de cobertura na cidade de East Palestine. Pouco antes de uma entrevista coletiva com o governador de Ohio, a polícia local solicitou a Lambert que ele interrompesse sua transmissão ao vivo.
Colegas de Evan Lambert relataram um clima muito ostensivo por parte das autoridades contra profissionais da imprensa. Segundo os jornalistas, há muita tensão por conta das incertezas sobre a magnitude da tragédia.

Fontes:







Nenhum comentário:

Postar um comentário