quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Lost Media (Mídia Perdida) 2° Parte.

Mídia perdida são peças de mídia inexistentes, ausentes ou indisponíveis para o público em geral. O termo mídia perdida abrange principalmente mídia visual, de áudio ou audiovisual, como filmes, programas de televisão e rádio, música e videogames. Obras de arte perdidas e obras literárias perdidas também podem se encaixar neste termo abrangente, embora obras perdidas seja uma expressão mais comum nesses casos.

Transmissões de televisão perdidas são principalmente aqueles primeiros programas de televisão que não podem ser contabilizados em arquivos de estúdio (ou em arquivos pessoais) geralmente por causa de destruição deliberada ou negligência.

Uma imagem da transmissão de televisão original em câmera lenta do pouso da Apollo 11 na lua, que desde então foi perdida. Créditos: Wikpédia.


Razões Comuns Para Perda.

Uma proporção significativa da programação inicial da televisão nunca foi gravada em primeiro lugar. A transmissão inicial em todos os gêneros era ao vivo e às vezes executada repetidamente. Por não haver meios de gravar a emissão ou, posteriormente, por se pensar que o próprio conteúdo tinha pouco valor monetário ou histórico, não se julgou necessário guardá-lo. No Reino Unido, a programação inicial foi perdida devido a exigências contratuais do sindicato dos atores para limitar a reexibição das apresentações.

Além dos experimentos Phonovision de John Logie Baird e cerca de 280 rolos de filme de 35 mm contendo algumas das transmissões da estação de televisão de Paul Nipkow , não há registros de transmissões de 1939 ou anteriores.

Em 1947, os cinescópios (preservando a imagem em um monitor por meio de uma câmera cinematográfica adaptada) tornaram-se um método prático de gravar transmissões, mas os programas eram preservados apenas esporadicamente por esses meios. Os tele-snaps das transmissões da televisão britânica também começaram em 1947, mas são necessariamente incompletos. As tecnologias de fita de vídeo magnética tornaram-se um método viável para gravar material em 1956 nos Estados Unidos por meio do pesado sistema Quadruplex usando fitas de 2 polegadas de largura. A programação televisiva (especialmente aquela que não era considerada viável para reprises) ainda era considerada descartável. O que foi gravado foi rotineiramente destruído limpando e reutilizando as fitas. A indústria de vídeos caseiros desenvolvido apenas a partir do final dos anos 1970, fornecendo uma nova saída para o lançamento.

A capacidade dos espectadores domésticos de gravar a programação era extremamente limitada antes do videoteipe; embora um espectador doméstico pudesse gravar o vídeo de uma transmissão em filme de 8 mm ao longo da história da televisão ou gravar o áudio de uma transmissão em fita de áudio a partir da década de 1950, geralmente não era possível capturar ambos no mesmo meio até que o super-8 estreou na década de 1960 . Filmes caseiros desse tipo são excepcionalmente raros. As gravações de áudio são mais comuns e existem inúmeras cópias de transmissões de televisão perdidas.

Wiping.

Wiping, também conhecido como junking, é um termo coloquial para a ação tomada pelas empresas de produção e transmissão de rádio e televisão, nas quais fitas de áudio, fitas de vídeo e cinescópios ( telegravações) antigas são apagadas e reutilizadas ou destruídas. Embora a prática já tenha sido muito comum, especialmente nas décadas de 1960 e 1970,  Wiping agora é muito menos frequente.

Os formatos de vídeo e áudio mais antigos eram caros (em relação à quantidade de material que poderia ser armazenado) e ocupavam muito espaço de armazenamento, tornando a retenção dispendiosa. Houve mais incentivo para reciclar a mídia para reutilização ou, no caso da mídia de filme, para qualquer conteúdo de prata do que para preservar a gravação. Isso aumentou o incentivo para descartar o material de transmissão existente para recuperar espaço de armazenamento e material para programas mais novos.

O advento da tecnologia doméstica de reprodução audiovisual (por exemplo, videocassete e DVD , e particularmente com o surgimento da mídia digital na década de 1990) tornou o Wiping menos benéfico, pois o custo de produção e manutenção de cópias de transmissões caiu drasticamente. Além disso, as emissoras também perceberam mais tarde quanto potencial comercial de vídeo doméstico, televisão a cabo e uso de streaming online de seu material arquivado era possível e isso serviu como um forte incentivo econômico para preservar todas as gravações. Com o tempo, isso passou a incluir cenas não transmitidas originalmente devido a restrições de tempo e tomadas não usadas originalmente devido a erros por parte do elenco ou equipe ou por algum outro motivo – uma vez que os produtores e distribuidores perceberam que havia uma demanda significativa por tal conteúdo, especialmente por parte dos fãs dedicados de seus programas, eles preservaram o conteúdo para ser comercializado posteriormente (especialmente em lançamentos de vídeos caseiros).

Na medida em que o Wiping ainda existe, ela é usada principalmente quando é considerada necessária para que o conteúdo seja irrevogavelmente eliminado por razões legais ou éticas (como quando há preocupação de que o conteúdo possa ser obtido ilicitamente e/ou usado para fins ilegais e/ou fins inapropriados) ou, alternativamente, para apagar conteúdo efêmero com pouco ou nenhum valor intrínseco.

Austrália.

Como a maioria dos outros países, apenas uma pequena parte das primeiras décadas da programação da TV australiana sobreviveu. Muitas forças econômicas, técnicas, sociais e regulatórias se combinaram para impedir a preservação em larga escala dos programas australianos desse período e também contribuíram para a destruição posterior da maior parte do que foi registrado na época. Não havia, e não há, nenhum requisito regulatório para arquivar cópias de programas com uma autoridade de arquivo, como a Biblioteca Nacional da Austrália .

Na primeira década da TV australiana, 1956–1966, a Austrália produziu muito pouco conteúdo original de drama local, em comparação com outras nações de língua inglesa. Desde a introdução da TV na Austrália em 1956 até por volta de 1964, as estações comerciais produziram seus próprios programas, mas a maioria da programação original produzida localmente foi feita pela Australian Broadcasting Commission, financiada pelo governo. Em junho de 1964, o ABC havia produzido 185 das 212 peças, todas as 31 óperas e 90 dos 95 balés exibidos na TV australiana naquele período. Parte disso foi gravado, mas pouco desse material sobreviveu. Uma das gravações sobreviventes mais conhecidas e vistas com mais frequência desse período é a filmagem que pretende ser a gravação da transmissão inaugural do TCN-9 Sydney em 16 de setembro de 1956, mas isso é na verdade uma invenção - a transmissão real foi não gravado na época, então a estação o reorganizou alguns dias depois, para fins de arquivo e promoção.

Nesse período inicial, a tecnologia então disponível para pré-gravar programas de televisão, ou para gravar transmissões ao vivo fora do ar, era relativamente primitiva. Embora a Austrália tenha introduzido a TV um pouco mais tarde (1956) do que outras nações como os EUA, o uso do videoteipe não se espalhou na indústria australiana até o início dos anos 1960, então apenas um pequeno número de episódios do período inicial sobreviveu. Quase todo esse material existe como cinescópios .

Embora muitos programas ABC importantes desses primeiros dias tenham sido capturados como cinescópios, a maior parte desse material foi posteriormente perdida ou destruída. Em um artigo de jornal de 1999 sobre o assunto, o autor Bob Ellis contou a história de uma grande coleção de cinescópios das primeiras produções dramáticas da ABC e outros programas, incluindo algumas das primeiras produções de Shakespeare da TV australiana e o pioneiro programa de música popular Six O ' Pedra do Relógio . Ao saber que a ABC planejava se desfazer dessas gravações, Bruce Beresford(então assistente de produção no ABC), conseguiu que um amigo se passasse por negociante de nitrato de prata, e o colecionador anônimo comprou os filmes por um custo nominal. Posteriormente, o colecionador ocasionalmente alugava alguns dos filmes para escolas por uma pequena taxa, mas a filha de um dos atores envolvidos ( Owen Weingott ) reconheceu seu pai de uma produção de Shakespeare e contou a ele sobre isso. Presumindo que a ABC ainda era dona da impressão e estava ganhando dinheiro com essas gravações sem compensar os atores, Weingott apresentou uma reclamação oficial. A polícia da Commonwealth atacou o coletor ilegal, mas ele foi avisado de que eles estavam chegando e, em pânico, destruiu quase todo o material que possuía. 

Bem na década de 1970, ainda era comum que notícias, atualidades, cobertura esportiva, programas de jogos, talk shows / painéis, programas de infoentretenimento e programas de variedades fossem transmitidos ao vivo, e geralmente não eram gravados. Nesse período inicial, gravar e editar programas de TV em fita de vídeo era caro e demorado, e por causa do custo comparativamente mais baixo e do alto nível de habilidade disponível para as redes de TV australianas em transmissão ao vivo, e a falta de qualquer mercado para tal gravações, pré-gravações ou arquivamento da maior parte do conteúdo diário da TV foram considerados desnecessários e antieconômicos. Embora algumas notícias e outras programações desse período tenham sobrevivido, a maior parte do que ainda existe é material capturado em filme (como reality shows, entrevistas, coletivas de imprensa, etc., gravados para notícias).

Outro fator, comum a todos os países, foi que antes da introdução da tecnologia de vídeo doméstico na década de 1970, geralmente não havia motivo econômico para a TV australiana fazer ou manter gravações da maioria dos programas de TV, exceto no caso de documentários mainstream pré-produzidos, programas de comédia ou drama que podem ser vendidos para outras estações na Austrália ou para emissoras no exterior (por exemplo, Skippy The Bush Kangaroo). Da mesma forma, praticamente não existem gravações privadas de material da TV australiana produzida antes da introdução do vídeo doméstico, porque os telespectadores não tinham meios práticos de gravar programas fora do ar.

Antes do estabelecimento de links confiáveis ​​e de alta qualidade por cabo e satélite entre as cidades, alguns programas australianos da década de 1960 eram rotineiramente gravados em vídeo, geralmente para distribuição a estações afiliadas em outros estados – como o popular In Melbourne Tonight with Graham Kennedy – mas a grande maioria dessas fitas de programas foram posteriormente apagadas ou simplesmente destruídas.

Mesmo depois que o videoteipe estava bem estabelecido na produção de TV australiana, a prática de apagar e reutilizar as fitas era comum tanto na TV comercial quanto na ABC, e isso continuou até a década de 1970. Apenas uma parte muito pequena sobreviveu dos muitos milhares de horas de programação gravada em vídeo durante os anos 1960 e início dos anos 1970. A maior parte do conteúdo original mainstream da ABC-TV (incluindo comédia, drama, variedade, notícias e assuntos atuais) foi produzida internamente; consequentemente, todos esses programas sofreram perdas consideráveis ​​devido à política da corporação de reutilizar fitas de vídeo - uma prática ainda mais exacerbada pelos cortes orçamentários na década de 1970. Em um caso notório, uma parcela controversa da série de comédia da ABC dos anos 1970, The Off Show(o infame episódio "Leave It To Jesus") foi perdido porque o produtor do programa se opôs veementemente à sua sátira religiosa e apagou deliberadamente a fita master na noite anterior à data prevista para a transmissão.

Perdas notáveis ​​incluem:
  1. A maioria dos episódios de 1969–1971 do programa semanal de discussão de assuntos atuais da ABC Conferência de segunda-feira;
  2. This Day Tonight (o inovador programa noturno de atualidades da ABC TV) - a maioria dos segmentos de estúdio e outros segmentos de vídeo pré-gravados foram posteriormente apagados, embora uma pequena proporção de relatórios gravados sobreviva porque ainda era comum na época (final dos anos 1960 -início dos anos 1970) que as filmagens de locação para histórias de longa-metragem foram filmadas e editadas em filme antes de serem transferidas para o vídeo para transmissão, então algumas dessas fontes de filmes sobreviveram.
  3. A grande maioria dos episódios de vários programas pop da TV australiana que floresceram nos anos 1960 e início dos anos 1970 (muitos dos quais emanados do Canal 0 em Melbourne), incluindo The Go !! Show , Kommotion , Uptight e a série 'Happening 70/71/72'
  4. Muitos episódios da novela pioneira australiana do horário nobre Número 96 , apesar do fato de ter sido produzida de forma independente para a Rede 0–10.
Todos os episódios dos primeiros 12 meses (1969–1970) da série de revistas de música GTK da ABC agora estão perdidos. A maior parte do material gravado para os episódios pós-1970 foi redescoberta nos arquivos e depósitos da ABC no início dos anos 2000, quando a ABC fechou e vendeu seu complexo de estúdios em Gore Hill , Sydney . Isso se deve ao fato de a maioria dos segmentos do programa GTK serem gravados em filme (em uma parte mais antiga do complexo do estúdio) e depois transferidos para vídeo para transmissão. Embora muitos masters de transmissão tenham sido apagados, muitos mais foram resgatados e escondidos pelo produtor posterior do programa, Bernie Cannon, e quase todos os segmentos filmados pós-1970, incluindo o arquivo de apresentações ao vivo em estúdio de bandas locais, sobreviveram.

Outros programas que desapareceram repentinamente dos arquivos incluem a maior parte dos primeiros três anos de Countdown (episódios posteriores a 1978 de Countdown sobreviveram dessa maneira), quase todas as centenas de episódios de 15 minutos da popular novela da ABC, Bellbird , dois terços de todos os 166 episódios gravados de Certain Women da ABC e uma grande proporção do imensamente popular Young Talent Time da Ten Network da era 1971-1976. Grande parte dos primeiros anos do programa infantil Hey Hey It's Saturday de Nine não foi gravado, e muitos episódios gravados no início dos anos 1970 foram apagados desde então.

Alguns programas ou segmentos de programas de meados da década de 1970 em diante foram recuperados das gravações caseiras das pessoas fora do ar (porções de Young Talent Time e Countdown sobreviveram dessa maneira).

Nenhuma filmagem é conhecida da versão de Melbourne de Tell the Truth.

A falta geral de repetições das séries australianas dos anos 1950 e 1960 torna difícil saber o que existe e o que está perdido. Por exemplo, não há informações disponíveis sobre se ainda existem episódios de Take That (1957–1959), às vezes considerado o primeiro sitcom da televisão australiana. Informações sobre o status de arquivo também faltam para outras séries da década de 1950, como The Isador Goodman Show (1956–1957), It Pays to Be Funny (1957–1958), Sweet and Low (1959), entre outros.

Alguns dos sobreviventes mais conhecidos desse período são séries de comédia ou drama encomendadas e transmitidas pelos rivais comerciais da ABC. Freqüentemente, eram produções terceirizadas feitas por empresas privadas, como as muitas séries dramáticas feitas pela Crawford Productions , com sede em Melbourne (uma marca de produção da WIN Television ), que em seu auge na década de 1970 teve grandes séries do horário nobre sendo exibidas simultaneamente nos três canais australianos. redes comerciais. A Crawfords manteve os direitos de suas produções e conseguiu ganhar dinheiro com as reprises, de modo que a maior parte de sua produção foi preservada. A Crawford é agora única na história da TV australiana porque ainda possui e comercializa um arquivo abrangente de todas as suas principais produções da década de 1960 e além, incluindo Homicide ,Divisão 4 , Matlock Police e The Sullivans.

As participações do National Film and Sound Archive dos programas da década de 1950 incluem vários episódios da série de discussão de 1957 Leave it to the Girls , a maior parte da novela de 1958–1959 Autumn Affair, e vários episódios da comédia game show The Pressure Pak Show. Esses programas, produzidos pela ATN-7 em Sydney, provavelmente sobreviveram porque foram pré-gravados para fins de transmissão interestadual ( Autumn Affair , apesar dos valores de produção primitivos, foi repetido na década de 1960).

ABC.
A Australian Broadcasting Corporation (ABC) apagou grande parte de sua produção inicial. Grande parte do material do programa ABC gravado em vídeo dos anos 1960 e início dos anos 1970 foi apagado como parte de uma política econômica instituída no final dos anos 1970, na qual fitas antigas de programas eram entregues para apagamento em massa e reutilização. Essa política visava principalmente programas mais antigos gravados em preto e branco, levando à perda de muitas gravações feitas antes do início de 1976, quando o verdadeiro motivo é que a televisão australiana foi convertida para cores. O ABC continuou apagando a produção de televisão mais antiga até o final dos anos 1970.

Os programas conhecidos por terem sido produzidos e perdidos incluem a maioria dos segmentos de estúdio e histórias dos programas de assuntos atuais dos anos 1960 This Day Tonight e Monday Conference, centenas de episódios da longa série rural Bellbird, todos, exceto um punhado de episódios do início dos anos 1970 série dramática Certas Mulheres , uma minissérie de dramatizações do início dos anos 1970 baseada nos romances de Norman Lindsay e quase todos os episódios anteriores a 1978 do programa semanal de música pop Countdown.

Rede Dez.

Muitos episódios produzidos de populares séries de TV comerciais australianas também foram perdidos. Na década de 1970, a Network Ten tinha uma política oficial de reutilização de fitas; portanto, muitas fitas de Young Talent Time e Number 96 foram apagadas. Até hoje, a Network Ten ainda mantém apenas parte de sua programação. Outras perdas notáveis ​​do arquivo Ten incluem centenas de episódios de programas de música pop baseados em Melbourne, encomendados e transmitidos pela ATV-0 Melbourne na década de 1960 e início da década de 1970 - The Go !! Show (1964–1967), Kommotion (1964–1967), Uptight (1968–70) e a série Happening 70s (1970–1972).

Rede Nove.

A Nine Network descartou cópias de alguns de seus programas, incluindo a popular série GTV-9 In Melbourne Tonight, estrelada por Graham Kennedy . Embora tenha passado cinco noites por semana de 1957 a 1970, sabe-se que menos de 100 episódios sobreviveram, e muitos dos episódios sobreviventes são impressões editadas feitas para retransmissão em toda a Austrália. Os primeiros episódios do programa de café da manhã Hey Hey It's Saturday não existem porque o programa foi transmitido ao vivo e não começou a ser gravado em fita de vídeo ao vivo até vários anos depois.

Bangladesh.

De 1964 a 1967, todos os programas de TV foram gravados em filme no que era então o Paquistão Oriental (até 1971). Então, em 1967, a gravação VTR foi introduzida para gravar seus programas de TV em alta qualidade. A televisão de Bangladesh raramente praticava a limpeza, pois seu arquivo era cuidadosamente mantido.

Brasil.

De 1968 a 1969, a Rede Tupi produziu novos episódios da novela Beto Rockfeller gravando sobre episódios anteriores; como resultado, poucos episódios sobrevivem. Após o fechamento da TV Tupi em 1980, as 536 fitas de seus estúdios de São Paulo foram transportadas para um depósito em Cotia, subúrbio de São Paulo, onde foram simplesmente deixadas para se deteriorar até serem recuperadas pela Cinemateca Brasileira em 1985 e posteriormente restauradas pela TV Cultura em 1989. Sabe-se que apenas duas estações pertencentes e operadas pela Rede Tupi possuem fitas de vídeo preservadas; Os arquivos da TV Itacolomi agora pertencem à TV Alterosa, afiliada mineira do SBTem Belo Horizonte, enquanto quase todo o material da TV Piratini foi perdido em um incêndio em 1983, dois anos depois que o prédio da extinta emissora foi ocupado pela TVE-RS, a emissora pública estadual do Rio Grande do Sul. 

As poucas fitas sobreviventes da TV Piratini estão guardadas no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre , embora em estado bastante deteriorado. Além disso, algumas fitas nos estúdios da Rede Tupi na Urca, Rio de Janeiro foram posteriormente encontradas significativamente degradadas pela síndrome do vinagre, portanto, eles não puderam ser migrados para um formato moderno. No entanto, parte da biblioteca dos estúdios da TV Tupi do Rio de Janeiro foi encontrada em 2005 na sede da Rádio Tupi, e posteriormente doada ao Arquivo Nacional Brasileiro, que assinou um convênio com a Globo em 2007 para preservar o material.

A RecordTV também perdeu muitas filmagens da década de 1960 devido a limpeza, incêndios e deterioração; a maioria dos festivais de música MPB não existe mais, e a sitcom Família Trapo tem apenas um episódio sobrevivente, com a participação de Pelé. Até 1997, a Rede Record não tinha política de arquivamento de fitas de vídeo; desde então, pelo menos 600 fitas de vídeo que se acreditava perdidas foram recuperadas com a ajuda do Instituto Ressoar.

A Globo perdeu as 35 primeiras transmissões do Fantástico e a maior parte dos primeiros anos do Jornal Nacional, além de muitos segmentos de suas outras novelas em decorrência de enxugamento, e também devido a três incêndios ocorridos em 1969 (em seus estúdios de São Paulo), 1971 e 1976, (os dois últimos em seus estúdios no Rio de Janeiro), onde no incêndio de 1976, estima-se que foram destruídas de 920 a 1.500 fitas.

A maior parte da produção da TV Excelsior foi danificada em um incêndio em 1969; no entanto, no final da década de 1990 cerca de 100 fitas da programação da Rede Excelsior foram descobertas nos arquivos da Globo e da TV Gazeta e essas fitas foram restauradas pela Faculdade Cásper Líbero e posteriormente doadas à Cinemateca Brasileira em 2001.

A rede pública de televisão brasileira Cultura preserva muitos programas antigos e possui um dos arquivos mais completos entre as redes de televisão brasileiras. Apesar de ter sofrido um incêndio em 1986, este incêndio não chegou aos arquivos da emissora.

Após a falência da Manchete , em 1999, a maior parte do acervo foi penhorada nos estúdios da emissora, no Rio de Janeiro, até ser incluída na massa falida e posteriormente leiloada pela Justiça brasileira, o que fez com que parte da biblioteca se perdesse. No entanto, algumas novelas (como Pantanal ) tiveram reprises por algumas redes de televisão (como SBT e Band ).

Muitas produções do SBT dos anos 1980 e 1990 foram perdidas devido a enxurradas e também devido às enchentes ocorridas em 1987 e em 1991 em seus estúdios no bairro Vila Guilherme. A rede não tinha uma política de arquivamento até 1996, quando a rede mudou seus estúdios para o CDT da Anhanguera em Osasco, Grande São Paulo.

Canadá.

A Canadian Broadcasting Corporation nunca praticou a limpeza de programas produzidos por eles mesmos. Com isso, o CBC agora mantém um arquivo quase completo de toda a programação produzida por eles que foi gravada. Uma exceção foi a série de ficção científica Space Command de 1953–54 , da qual apenas um dos 150 episódios sobreviveu, embora toda a série tenha sido filmada para distribuição em estações em todo o Canadá. A CBC também diz que a série de videoclipes de 1984-93, Video Hits , não existe mais em seus arquivos; presumivelmente, todas as gravações foram apagadas por motivos legais, já que o programa usava conteúdo licenciado de gravadoras.

A CTV Television Network admitiu ter apagado muitos programas durante a década de 1970. Por causa dos requisitos de conteúdo canadense, a necessidade de programação produzida no Canadá levou a uma maior preservação dos programas que eles produziram, e mesmo programas muito mal recebidos (como The Trouble with Tracy ) foram salvos e reexecutados por vários anos após o cancelamento. Além disso, as retransmissões canadenses têm sido uma fonte de parte da programação que seus produtores nos Estados Unidos e no Reino Unido perderam.

Chile.

Grande parte dos arquivos da estatal TVN entre 1969 e 1973 foram queimados pelos militares durante o golpe de 1973. Apenas alguns filmes de 1969 e 1970 sobreviveram, incluindo um quadro com o logotipo da empresa na época e o texto Desde Arica, hasta Tierra del Fuego (De Arica, para Tierra del Fuego), bem como vários idents apresentando seu mascote na época, Tevito, que também incluía o mascote sendo esmagado pelo logotipo da TVN.

Europa.

A primeira edição do Festival Eurovisão da Canção de 1956 foi transmitida ao vivo e apenas uma gravação de som da transmissão de rádio e uma seção da reprise da música vencedora sobreviveram da transmissão original. Diz-se que a nona edição de 1964 foi gravada em fita, mas um incêndio teria destruído a cópia na DR, a emissora dinamarquesa que produziu o concurso. Acreditava-se que outra gravação do concurso existia nos arquivos da televisão francesa, mas desde então foi revelado que esse não é o caso. Apenas pequenas porções da transmissão original e do áudio da transmissão de rádio estão acessíveis por enquanto.

Bélgica.

Apenas 9 dos 185 episódios da sitcom flamenga Schipper naast Mathilde de 1955 a 1963 sobreviveram.
A maioria das séries juvenis flamengas da década de 1950 não foram preservadas: Bolletje en Bonestaak (1955), Jan zonder Vrees ( John the Fearless , 1956), Schatteneiland ( Treasure Island , 1957), Reis om de wereld in 80 dagen ( Around the World in 80 Dias , 1957) e Professor Kwit (1958). A série Manko Kapak (1959) é uma exceção e sobrevive no cinescópio.

Apenas 3 dos 12 episódios da série dramática de tribunal flamengo Beschuldigde sta op dos anos 1960 a 1980 sobreviveram.

Grécia.

A grande maioria dos programas de televisão gregos antes da década de 1980 são considerados perdidos, já que a ERT nunca levou a sério o arquivamento. Esforços recentes foram feitos para arquivar o que restou, mas o material é muito limitado.

Irlanda.

A República da Irlanda chegou tarde à televisão, com a Telefís Éireann sendo estabelecida no final de 1961. Embora as primeiras transmissões de notícias tenham sido gravadas em cinescópios , quase todas as transmissões dos primeiros quinze anos (ou seja, até 1977) foram perdidas. Da novela Tolka Row (1964–68), apenas o último episódio sobreviveu, enquanto quase todos os primeiros episódios de The Late Late Show (1962–presente) foram perdidos. Mesmo quando os shows eram enviados para o exterior - The Riordans foi enviado para a Austrália para retransmissão - as fitas eram frequentemente enviadas de volta para a Irlanda e gravadas, já que eram muito caras.

Itália.

As 23ª, 24ª e 25ª edições do Festival Italiano de Sanremo de 1973, 1974 e 1975 foram perdidas. Apenas algumas partes das fitas originais sobreviveram nos arquivos do Daily News. A 26ª edição de 1976 foi perdida pela RAI , mas pôde ser recuperada nos cofres da Companhia Espanhola de Radiodifusão (TVE), já que foi transmitida para toda a Europa e gravada pela TVE.

Muitos dos primeiros programas de televisão da RAI não foram preservados. Apenas alguns episódios do game show Lascia o raddoppia? sobreviveram e nenhuma gravação da variedade musical Settevoci existe.

Holanda.

Os programas desaparecidos mais conhecidos são os programas infantis Ja zuster nee zuster da década de 1960 e a maior parte de Hamelin ( Kunt u mij de weg naar Hamelen vertellen ) da década de 1970.

A série de TV holandesa da década de 1970, The Eddy-Go-Round Show, apresentada por Eddy Becker, apesar de apresentar convidados de alto nível, foi amplamente apagada pela emissora em que foi ao ar, embora uma pequena seção apresentando o grupo pop sueco ABBA a execução de " I Do, I Do, I Do, I Do, I Do " foi posteriormente descoberta em uma fita gravada por um visualizador doméstico. Um episódio adicional foi descoberto mais tarde, pois o apresentador guardou uma cópia para si mesmo, e mais tarde foi retransmitido em um canal a cabo holandês em 2012. Um clipe de Marmalade se apresentando no programa também sobreviveu. Um outro clipe da performance de Olivia Newton-John foi encontrado por Ray Langstone em 2013.

Espanha.

Centenas de episódios do programa de versão internacional Un, dos, tres... responda otra vez, principalmente das duas primeiras temporadas (1972–1973 e 1976–1978), incluindo o primeiro episódio da primeira temporada, foram perdidos ou destruídos. Apenas quatro episódios de 54 da primeira temporada e 12 de 83 da segunda temporada sobreviveram. As temporadas seguintes, da terceira à quinta (1982–1986), também estão incompletas, mas não diminuíram drasticamente como nas temporadas anteriores. A sexta temporada de 1987 é a primeira totalmente localizada e preservada. Como os arquivos da Televisión Española não foram catalogados até 1987, e existem milhares de fitas em quilômetros de prateleiras de conteúdo desconhecido não catalogado, pode haver mais episódios lá do que o que está preservado hoje (o último episódio perdido e encontrado da primeira temporada foi descoberta em 2005). Além disso, alguns dos episódios perdidos das temporadas dois, três.

Iugoslávia (SFR).

A Radiotelevisão Iugoslava (JRT) praticou o Wiping até a década de 1970, quando ganhou acesso a métodos de gravação mais novos e mais baratos, o que lhe permitiu arquivar regularmente a programação.

Japão.

Do Doraemon original de 1973, 31 segmentos foram perdidos devido ao depósito do estúdio que armazenava todo o conteúdo do show, tendo que vender as bobinas por dinheiro, o que acabou falhando no final. O programa durou apenas 26 episódios - foi interrompido devido à dissolução da Nippon TV Video, o estúdio de produção. Sabe-se que 21 episódios sobreviveram, dois dos quais sem áudio. O episódio final foi chamado de "Sayonara Doraemon" (Adeus Doraemon) e foi ao ar em 30 de setembro de 1973. Áudio, imagens estáticas, o tema de abertura e o tema de encerramento sobrevivem todos juntos. Em 1995, 16 episódios foram encontrados armazenados no Studio Rush (agora conhecido como IMAGICA), e outros segmentos foram encontrados, embora dois permaneçam sem suas faixas de áudio. Os créditos de abertura e final também existem, junto com um filme piloto que foi produzido em 1972. Eles são exibidos ocasionalmente em convenções de fãs de Doraemon no Japão, mas não podem ser lançados legalmente em DVD devido a complicações de direitos devido ao estúdio de produção ser extinto. Foi brevemente retransmitido em 1979, mas foi abruptamente retirado da televisão por ordem de Shogakukan, que não queria a nova adaptação.a reputação da empresa seja afetada pela existência da anterior.

A totalidade da série de televisão tokusatsu da Nippon TV Assault! Humano!!, originalmente produzido e exibido em 1972, foi perdido em algum momento após a retransmissão da série na década de 1980, após a reutilização das fitas master. Enquanto os trajes do show foram comprados e reutilizados pela Toho na série de 1973 Go! Greenman, os únicos vestígios de Assault! Humano!! vêm na forma de materiais complementares, como livros de referência, mercadorias, artigos de revistas e trilha sonora do show.

Todos os episódios do anime Big X de Osamu Tezuka foram perdidos, exceto os episódios 1, 11 e 40-59. Apenas os episódios 37 e 38 de Space Alien Pipi sobreviveram, junto com o tema de abertura e encerramento. Certos episódios de Perman foram perdidos, alguns têm imagem, mas não têm áudio.

A maioria dos episódios do show de marionetes infantis Hyokkori Hyōtanjima, exibido de 1964 a 1969 na NHK para um total de 1.224 episódios, foram apagados após a transmissão. As fitas foram reutilizadas para outros programas, já que as fitas de vídeo eram caras. 6 episódios ressurgiram de cinescópios preto e branco, bem como 2 episódios coloridos.

A Toei Animation é conhecida por limpar as transmissões de séries de anime mais antigas. Por um tempo, os filmes originais de Dragon Ball , Dragon Ball Z e alguns de Dragon Ball GT, que continham áudio de alta qualidade, foram apagados. Eles foram considerados mídia perdida até que um grupo de fãs coletou gravações em VHS da série durante suas transmissões originais, que continham o áudio original. O áudio foi então enviado para Christopher Sabat da Funimation. Um lançamento oficial dessas séries contendo o áudio original ainda não foi feito.

México.

Devido às suas múltiplas instalações de estúdio, nomeadamente os estúdios Chapultepec e San Ángel , a Televisa preservou a maior parte de suas séries com roteiro para transmissão anos depois que os programas preservados encerraram suas execuções originais. Alguns programas da Televisa, no entanto, foram perdidos no terremoto de 1985 na Cidade do México, que destruiu parte do arquivo da rede. No entanto, canais menores, como XEIPN-TV e XHDF-TV, não começaram a preservar suas transmissões gravadas até o início dos anos 1980. A Multimedios Televisión de Monterrey mantém a maior parte de sua programação, embora alguma programação histórica especial trate de sua estação principal. A história do programa mostra claramente que algumas filmagens foram doadas por telespectadores gravadas de sua transmissão original ou usam filmagens de sua programação gravadas por arquivistas.

Paquistão.

Nos primeiros dias do PTV , algumas transmissões de teste eram transmitidas, mas a maior parte da programação era ao vivo. Como na época a PTV não dispunha das ferramentas necessárias para fazer backups, a programação foi considerada perdida assim que foi ao ar.

Os programas pré-gravados começaram a ser exibidos em 1971, armazenados principalmente em gravadores de fita de vídeo (VTR) e posteriormente transferidos para VPRs. Ambos foram armazenados em carretéis.

Os cortes finais de arquivos dos programas transmitidos foram armazenados em uma sala quase congelada, que era o requisito de armazenamento padrão. No entanto, em algum momento do início dos anos 1980, o ar condicionado dos arquivos foi desligado demais, fazendo com que os carretéis sucumbissem ao calor e se fundissem.

Quando a indústria finalmente percebeu, no início da década de 1990, que a transferência para o vídeo digital era iminente, o equipamento necessário para reproduzir os antigos spools não estava mais em condições de funcionamento e as peças de reposição eram quase inexistentes.

Os spools foram armazenados na gravadora Shalimar, e a PTV conseguiu reproduzir segmentos para programas retrospectivos.

Além disso, também existem gravações caseiras do espectador e são a única fonte de vídeo para alguns programas.

O site do Centro de Pesquisa em Psicologia da Mídia do Paquistão conta uma história diferente, afirmando que após a mudança para a transmissão em cores, o meio de gravação na década de 1970 era o formato de bobina de uma polegada que gravava som e imagens eletrônicas em movimento como um fluxo combinado em um meio de gravação magnético. No entanto, devido ao carretel magnético de uma polegada contendo todos os arquivos antigos, acabou se perdendo.

Filipinas.

Os primeiros três anos (1979 a 1982) do programa de televisão mais antigo das Filipinas, Eat Bulaga! , foram perdidos. O primeiro episódio completo sobrevivente foi transmitido em 7 de agosto de 1982, o terceiro aniversário do show.

Acredita-se que o jogo inaugural da Philippine Basketball Association (PBA) em 1975, junto com a maioria dos jogos que foram transmitidos durante as primeiras sete temporadas da liga, foi perdido. O arquivo de jogo completo mais antigo conhecido da liga é da temporada de 1979. A maioria dos jogos dos playoffs da liga, incluindo um número significativo de jogos envolvendo Ginebra, estava faltando nos arquivos do PBA, quando o arquivo foi digitalizado em 2010. Clipes curtos de jogos mais antigos estão em posse de colecionadores particulares.

Acredita-se que o arquivo televisivo da ABS-CBN Corporation de 1953 a 1972 foi perdido, quando a emissora foi assumida pelo governo de Ferdinand Marcos quando ele declarou a lei marcial no país. Além disso, a ABS-CBN alegou em sua denúncia-affidavit apresentada após a Revolução do Poder Popular contra Roberto Benedicto (que assumiu as instalações da ABS-CBN após a declaração da lei marcial) que "os discos musicais e dramas de rádio acumulados pela ABS-CBN em um período de vinte e cinco (25) anos e armazenados em sua biblioteca agora se foram".

O status das transmissões arquivadas da Banahaw Broadcasting Corporation , a rede de televisão que assumiu as instalações da ABS-CBN de 1973 a 1986 é desconhecido. Sabe-se que existe uma gravação de áudio da saída diária, bem como uma gravação de vídeo de uma identificação de estação de 10 segundos.

Fontes.

https://en.wikipedia.org/wiki/Lost_media 

https://en.wikipedia.org/wiki/Lost_film

https://en.wikipedia.org/wiki/Lost_television_broadcast

https://en.wikipedia.org/wiki/Digital_dark_age

Nenhum comentário:

Postar um comentário