quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

A Lenda do Demônio, A História do Primeiro Hentai a Passar na TV Aberta.

A LENDÁRIA década de 90, para muitos, é lembrada como a era de ouro das animações japonesas na televisão brasileira, foi nessa época que surgiram clássicos nacionais que são lembrados até hoje por fãs em convenções e fóruns de Internet por todo o Brasil. 

Quando se fala em Animes do Brasil, a emissora que vem em nossa mente, que foi pioneira em trazer essas animações do outro lado do mundo, foi a Lendária Rede Manchete; Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakusho Sailon Moon entre tantos outros que foram a porta de entrada da febre nipônica. Logo outras emissoras passaram a ver algo de bom nestes desenhos que diferiam em muito dos clássicos da Disney/Hanna-Barbera que estávamos acostumados até então.

Apenas Mais um Desenho Japonês...

Antes de irmos de fato vamos encher linguiça mais um pouco, e estudar história, a grande maioria acha que a febre dos Animes no Brasil aconteceu lá no começo dos anos 90, contudo, porém, todavia, e bem mais antigo. Os Animes chegou no Brasil entre os anos 60 e 70, da qual seus avós quando viram na Televisão de tubo, chamavam de desenho animado. as primeiras emissoras a exibir foram a Rede Record e a Extinta TV Tupi, que começaram a exibir animações japonesas ainda em preto e branco, como Zoran, Speed Racer, Patrulha Estelar, Eight Man, entre outros.

O 1° Mangá, que se tem notícias, é o saudoso Lobo Solitário, em 1988. Em uma época em que pouco se conhecia sobre mangás, Lobo Solitário foi adquirido primeiramente junto aos americanos pela hoje extinta editora Cedibra. Lá nos Estados Unidos, a First Comics (também uma editora falecida) havia começado a publicar a obra em 1987, em edições que variavam de 64 a 128 páginas por edição, contando com capas de Frank Miller e outros artistas. As vendas foram altas inicialmente nos Estados Unidos, mas com o tempo isso foi diminuindo e o mangá acabou incompleto com a falência da editora em 1991. Foram publicadas 45 edições, o que representava menos de um terço da série.

Ao que consta, a Cedibra adquiriu a publicação de Lobo Solitário junto a First, então a versão brasileira seguiu o modelo de lá, saindo em um formato grandão, com páginas espelhadas e diversas outras ocidentalizações. Aqui no Brasil, o mangá não teria vida longa também. Iniciando-se em março de 1988, a obra teria apenas nove edições publicadas, a última publicadas em janeiro de 1989, segundo os dados do Guia dos Quadrinhos.

Lobo Solitário #09, último da editora Cedibra. Foto: Guia dos Quadrinhos.

Ou seja existia algo Oriental antes da Febre dos Animes de fato acontecer no Ano de 1994 e 1995, com a chegada de "Os Cavaleiros do Zodíaco" pela extinta Rede Manchete, tornando-se o anime de maior sucesso no Brasil até hoje. 

Lógico que com esse Sucesso, outras emissoras queriam repetir a fórmula, qualquer desenho, principalmente do Japão, que tivesse olhos Grandes, Cabelos coloridos e tivessem armaduras seriam muito bem quisto. Ai é que entra a parte das Lost Media, de fato com o sucesso de Cavaleiros muita coisa veio, e da qual talvez nunca foram ao ar, contudo isso são especulações...

Agora vamos a história de fato da qual vocês estão esperando. Lá no final da Década de 90, Sato Company, novo nome fantasiado saudoso Brasil Home Vídeo, que trouxe para nosso país clássicos como “Cybercops” e “Akira”, resolveu inovar em nicho com a distribuição da animação erótica, o Hentai “Chōjin Densetsu Urotsukidōji” conhecida aqui no Brasil como “A Lenda do Demônio”.

Exibida pela primeira vez em 1998, na TV Bandeirantes, A Lenda do Demônio causou espanto por mostrar material até então inédito (Se bem que sacanagem já não é uma coisa inédita, mas em desenho, sim!) para a atiçada audiência brasileira, mesmo sendo uma cópia fortemente editada e dublada provou ser um verdadeiro sucesso, sendo reprisada três vezes ainda naquele ano, antes de ter a sua exibição censurada.

A Lenda do Demônio é um anime clássico, não por ser uma obra aclamada pelo grande público, mas sim por ser obscuro e abordar temas pouco digestivo para maioria das pessoas (sexo entre demônios, decapitações, sexo entre demônios, tentáculos, sexo entre demônios etc).

A obra de Toshio Maeda já nasceu sofrendo problemas de censura, pois o autor já nessa época sofria com limitações. Pois não conseguia expressar a cenas de sexo e terror na forma quem gostaria. Lembramos que estamos na década de 80 quando o Japão ainda não era da forma que conhecemos hoje.

Maeda tinha forte interesse em demonstrar as genitálias dos seus personagens, mas isso era impossível na época devido a legislação japonesa.

Com isso ou teve a ideia de substituir o órgão masculino por o que vemos como tentáculos, sendo assim podendo utilizar tal argumento para expor hipoteticamente o que gostaria em toda a sua obra, e isso é bem usado durante todo o anime. Maeda tinha em mente expor um enredo totalmente diferente do costumeiro, abordando temas sexuais e religiosos o que para a época era bem audacioso

Agradeçam (ou não) a Maeda por ter criado esse gênero de Hentai

No Brasil foi exibida após o CineBand Prive. Em meio aos filmes eróticos de qualidade duvidosa e Emmanuelle, estava depois da programação lá ‘A Lenda do Demônio’, exibido pela primeira vez em 1998. Ainda com muita cena censurada, fez 4 pontos de audiência. Por registros na web, estima-se que passou 3 vezes naquele mesmo ano. E como toda Animação Japonesa na época, Urotsukidōji, foi dublado.


Processo de Dublagem.

A dublagem foi feita nos estúdios da Mastersound nos anos 90, sob direção de Guilherme Lopes. Sendo um hentai um tipo de produção bastante inusual de se receber dublagem, as reações dentro do estúdio eram mistas. Tânia Gaidarji comentou em entrevista ao portal JBox ter sido um processo bem diferenciado do usual pelas reações igualmente diferenciadas da parte dos dubladores e direção arrancando tanto risadas quanto constrangimento, dado o conteúdo extremamente pesado e adulto que a animação possui. No fim, o anime foi exibido nas madrugadas da Rede Bandeirantes, no finado bloco Cine Privé. Na altura, a Sato vendeu o anime para a emissora junto com Akira, que também foi exibido no bloco.

Como dito, A Lenda do Demônio que passou no Brasil é a primeira parte de três, e infelizmente – e aos que aguentavam ficar acordados até o fim do filme na madrugada sem acordar os pais – não continha um fim. Pra quem tiver a chance de acompanhar o filme/OVA dublado, é bem interessante, já que reúne diversos personagens centrais de Dragon Ball! Saca só:
  • Nagumo – Márcio Araújo (James de Pokemon, Yamcha de Dragon Ball)
  • Akemi – Tânia Gaidarji (Bulma de Dragon Ball, Paradox de SS Omega)
  • Amano – Figueira Júnior (Fry de Futurama, 17 de Dragon Ball)
  • Megumi – Márcia Regina (Misty de Pokemon, Cheza de Wolf’s Rain)
  • Osaki – Sérgio Corsetti (Leorio de Hunter x Hunter)
  • Aqualitis – Alexandre Marconato (Tenshinhan de Dragon Ball)
  • Deus Supremo – Raquel Marinho (ChiChi de Dragon Ball)
Imagina você, criança, jovem mancebo dos anos 90, soube de um desenho que passa de madrugada com a Bulma, a ChiChi, a Misty, um monte de personagem dos desenhos que você assistia durante o dia lutando contra demônios, reunidos naquela porra toda, e não entendendo nada, ou entendendo...(Imagina assisti em um dia uma aventura foda de CyberPunk, e no outro a Lenda do Demônio, na qual é literalmente FODA)

Curiosamente, A Lenda do Demônio foi o primeiro e único anime do gênero hentai a ser exibido em televisão aberta brasileira é também foi o primeiro anime do gênero hentai a ser licenciado e dublado pela Sato Company.

Quem é Toshio Maeda.

Ela é um artista controverso e bastante conhecido no meio erótico, comumente chamado de “Tentacle Master” ele foi responsável por criar o primeiro mangá erótico que burlou a censura japonesa a partir do uso de tentáculos em cenas sexualizadas. Repleto de violência este foi o fator que, curiosamente, levou a obra a fazer muito sucesso no exterior.

Toshio Maeda é um desenhista de mangá cuja carreira começou cedo. Na infância ele tinha o hábito se ler obras literárias, HQs norte-americanas como Batman e Homem-Aranha, e mangás com temáticas mais sombrias em comparação ao que outras crianças liam. Estimasse que ele chegou a possuir cerca de 10.000 títulos ou mais antes dos 20 anos.

Na adolescência ele não era muito engajado na escola e já se interessava por mangás adultos, então decidiu escrever uma carta com algumas de suas artes anexadas à um cartunista de Tokyo pedindo para ser seu assistente. Este tiro no escuro acabou dando certo e, com 16 anos, Maeda se mudou de Osaka para Tokyo para trabalhar. Neste período ele trabalhou com o mangás infantis, chegando a ilustrar alguns populares como Ashita-e Kick Off. No entanto com o passar dos anos seu interesse por temas adultos foi aumentando bem como seu talento para tal tipo de arte e assim ele foi decidindo se aventurar por enredos que o fizessem evitar ao máximo todas as restrições sexuais, políticas ou religiosas, que haviam sido colocadas nos mangás infantis.

Em uma entrevista dada à uma emissora de TV italiana em 2010, Toshio contou um pouco sobre o que inspirou suas primeiras obras. Quando tinha em torno de 20 anos ele ainda não possuía muita experiência com mulheres e por isso ia frequentemente a clubes e bordéis para ouvir histórias das funcionárias sobre seus vários relacionamentos. Inicialmente isso foi bastante difícil pois não tinha familiaridade com o “Mundo Adulto” real mas isso foi fundamental para ter suas primeiras ideias.

A série mais conhecida de Maeda, chamada Urotsukidoji, foi lançada em 1986 e ganhou muita popularidade no exterior. O Erotic Anime Movie Guide (1998) afirmou que "Nenhum outro título além de Akira (Katsuhi Otomo - 1982) foi tão influente no mercado de língua inglesa". Maeda trabalhava para uma revista direcionada ao público adulto na época e queria criar algo diferente em termos eróticos. O mais interessante é o fator que levou a tamanho sucesso: a inauguração do gênero “estupro por tentáculos”.

Isso ocorreu como uma tentativa de Maeda de burlar a censura japonesa que, na época por pressão internacional e influência norte-americana, começava a regular e colocar mais restrições ao conteúdo erótico produzido no país. “Havia muitos problemas de censura se uma garota e um garoto estivessem próximos fisicamente, então, de acordo com essas restrições, a pergunta era: e se os corpos não estivessem juntos e o protagonista não fosse um humano, como seria então? Se os órgãos sexuais masculinos e femininos não podem se tocar, e se um tentáculo que não se parece com um órgão humano, ele não provoca restrições legais. Então, o tentáculo surgiu ao pensar nessas coisas.”  Foi assim que o autor explicou a criação de Urotsukidouji.

Após a criação de Maeda citada anteriormente começaram a surgir muito mais trabalhos com esse tipo de conteúdo, relações sexuais entre mulheres e monstros, demônios, robôs ou alienígenas, cujos órgãos genitais “pareceriam” diferentes do pênis.

Para Maeda sua fama internacional foi bastante surpreendente, sabendo a diferença entre os valores ocidentais e japoneses, especialmente quanto a dualidade bom/ruim sobre seu trabalho o autor responde de forma interessante: “A cultura americana é em forma de pirâmide, em que existem vários fatores e, finalmente, uma conclusão. Na cultura asiática, é mais como um círculo, o preto e o branco são realmente mistos. Digamos, com uma moeda e a tomada de decisão de jogar uma moeda, o modo de pensar asiático é determinado pela forma ao conseguir ver os dois lados da moeda girando. No mangá, não se trata de quem é bom e ruim, o conceito de se o cara é bom ou ruim realmente não existe dentro de nós.”

No Japão os conceitos de erotismos e perversão são entendidos de maneira bem diferente em comparação ao ocidente. Gêneros de manga contendo diversas formas de violência sexual não chegam a sofrer represália social além da censura do Estado. Por fim em 2001 o autor sofreu um acidente de moto que deixou sérias sequelas prejudicando os movimentos da mão que usava para desenhar, desse modo se encerraram suas publicações autorais e ele passou a contribuir para uma revista erótica fazendo artes digitais até hoje.

Fontes.










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