terça-feira, 9 de junho de 2020

Enciclopédia dos Criptideos #30. Agogwe.

O Agogwe , também conhecido como Kakundakari ou Kilomba no Zimbábue e no Congo, é uma criatura semelhante à humana vista nas florestas e selvas da África Oriental. Foi avistado pela primeira vez em 1900 pelo capitão William Hichens, mas foi relatado trinta e sete anos depois na edição de dezembro da revista Discovery.

Descrição.

Geralmente, tem de 1 a 1,70 metros de altura, com várias características humanas. Diz-se também que a criatura tem características estranhas, como braços compridos e cabelos cor de ferrugem cobrindo seu corpo, com pele vermelho-amarelada sob o casaco. Às vezes é descrito como cobre. Seus pés têm aproximadamente 12 cm de comprimento. As diferenças entre o Agogwe e um chimpanzé moderno é que o Agogwe tem uma testa arredondada, dentes menores, porém mais afiados, e a cor do cabelo e da pele.

Avistamentos.
O primeiro avistamento registrado do Agogwe foi em 1900 pelo capitão William Hichens, mas o incidente foi relatado trinta e sete anos depois na edição de dezembro da Discovery Magazine. Aparentemente, ele estava nas florestas de Ushur e Simbit, localizadas no lado oeste das planícies de Wembare, na Tanzânia:
“Alguns anos atrás, fui enviado para uma caça oficial a leões nesta área. Enquanto esperava em uma clareira na floresta por um comedor de homens, vi duas criaturas pequenas, marrons e peludas saindo da densa floresta de um lado da clareira e depois desaparecendo no mato do outro lado. Eles pareciam homenzinhos, com cerca de 1 metro de altura, andando na vertical, mas com cabelos castanhos. O caçador nativo comigo olhou com medo e espanto misturados."
Mais tarde, observou que eles são os "Agogwe, os homenzinhos peludos que não se vê nem uma vez na vida". Mas apenas um ano depois, o oficial britânico Cuthbert Burgoyne divulgou um incidente ocorrido em 1927, através da revista Discovery 11 anos depois, no qual ele supostamente viu as mesmas criaturas que Hichens vira anos antes:
“Estávamos suficientemente perto da terra para ver objetos claramente com um copo de 12 ampliações. Havia uma praia inclinada com arbusto leve acima do qual várias dúzias de babuínos procuravam e apanhavam mariscos de caranguejos, a julgar por seus movimentos. Dois babuínos brancos puros estavam entre eles. Estes são muito raros, mas eu já tinha ouvido falar deles anteriormente. Enquanto observávamos, dois homenzinhos marrons saíram juntos do mato e desceram entre os babuínos. Eles onde certamente nenhum macaco conhecido e eles devem ter sido parecidos ou teriam perturbado os babuínos. Eles são muito distantes para ver em detalhes, mas esses pequenos seres humanos gostam de animais onde provavelmente têm entre 1 e 2 metros de altura, na vertical e graciosos na figura "
No final da década de 1950, foi relatado o terceiro avistamento, desta vez sendo Charles Cordier, um colecionador profissional de animais que supostamente viu o Agogwe no Zaire. Estava enredado em uma das armadilhas que ele havia colocado, mas escapou antes que ele pudesse fazer qualquer coisa, como ele disse:
"Ele caiu sobre o rosto, virou-se, sentou-se, tirou o laço e caminhou muito antes que o africano próximo pudesse fazer qualquer coisa."
Alguns acreditam que o Agogwe é provavelmente uma espécie sobrevivente de australopithecíneo, um primata que viveu 2,5 milhões de anos atrás como uma forma muito precoce de seres humanos.

Fontes.

https://cryptidz.fandom.com/wiki/Agogwe

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Agogwe

Nenhum comentário:

Postar um comentário