quarta-feira, 12 de julho de 2017

Nunca na História deste País!

Só existem coisas que acontecem no Brasil. Neste ano tivemos diversas coisas que até o mais cético do Brasileiro não acreditava que iria ocorrer (O clipe da Katy Perry com a Gretchen ainda é surreal); Políticos sendo condenados por corrupção, Acordos escusos entre o Presidente e um empresário, Um presidente por ano, Político Honesto, entre outros.


Neste dia 12 de Julho, ficara para a história do Brasil em que Luiz Inácio Lula da Silva, Ex-Presidente da República com dois mandados, de 2003 até o ano de 2010, Foi condenado por Corrupção. Para seus críticos e opositores, a Ala Direita em si era algo inevitável devido as grandes denuncias que estava relacionado a ele. Para seus Aliados, uma grande injustiça.

Quando vi tal notícia, a 1° vista achei que era manchete do Sensacionalista, mais pelo visto a realidade mais uma vez se mostra Surrealista nestes fatos.

Créditos UOL.
A Condenação.

O juiz Sergio Moro condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e meio (Algo que gerou bastantes memes e piadas com isso) de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, atribuídos a ele pelo Ministério Público Federal (MPF) no caso envolvendo o tríplex no Guarujá, reservado ao petista pela OAS e reformado pela empreiteira ao custo de 2,4 milhões de reais. A sentença, anunciada nesta quarta-feira, é a decisão derradeira de Moro no processo em que o petista foi acusado pela força-tarefa da Lava-Jato de receber propina da OAS, uma das empreiteiras do chamado clube do bilhão, que se refestelou nos últimos anos com contratos bilionários na Petrobras. Entre as vantagens recebidas por Lula, segundo a acusação, está um apartamento tríplex no balneário do Guarujá, em São Paulo. É a primeira vez na história deste País que um ex-presidente do Brasil é condenado por corrupção.

Pouco menos de dez meses se passaram entre a acusação formal feita pelos procuradores da Lava-Jato e a sentença do juiz Moro. Ao acusar Lula, a força-tarefa apontou o ex-presidente como “chefe” do esquema de corrupção montado na Petrobras e o acusou de participar, em parceria com a OAS, do desvio de mais de  87 milhões de reais dos cofres da estatal. “Após assumir o cargo de presidente da República, Lula comandou a formação de um esquema delituoso de desvio de recursos públicos destinados a enriquecer ilicitamente, bem como, visando à perpetuação criminosa no poder, comprar apoio parlamentar e financiar caras campanhas eleitorais”, escreveram os procuradores. “Lula era o maestro dessa grande orquestra”, chegou a dizer, na ocasião, o coordenador da força-tarefa, Deltan Dallagnol.

Créditos Veja.
De acordo com a denúncia, Lula recebeu 3,7 milhões de reais  em vantagens indevidas pagas pela OAS. A maior parcela,  1,1 milhão de reais, corresponde ao valor estimado do tríplex, cujas obras foram concluídas pela empreiteira. Os procuradores sustentaram ainda que a companhia gastou  926.000 reais para reformar o apartamento e outros 350.000 reais para instalar móveis planejados na unidade, sempre seguindo projeto aprovado pela família Lula. A acusação inclui 1,3 milhão de reais que a OAS desembolsou para pagar uma empresa contratada para armazenar bens que o petista levou para São Paulo após deixar a Presidência da República. Desde o início da investigação que deu origem à sentença agora proferida por Moro, Lula sempre negou ter recebido vantagens da OAS. O ex-presidente ainda é réu em outros quatro processos  alvo de uma denúncia do MPF ainda não analisada por Sergio Moro. Entenda o que ainda pesa contra o petista na Justiça:

Terreno e cobertura bancados pela Odebrecht (Lula réu)

Em outro processo sob a responsabilidade de Sergio Moro na Justiça Federal do Paraná, Lula é acusado pelo MPF dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por supostamente ter recebido propinas de 13 milhões de reais da Odebrecht.

Parte do dinheiro, 12,4 milhões de reais, sustentam os procuradores, teria sido gasta na compra de um terreno para abrigar a sede do Instituto Lula em São Paulo – o instituto acabou sendo construído em outro endereço. Outros 504.000 reais teriam sido usados na compra da cobertura contígua à de Lula no edifício Hill House, em São Bernardo do Campo (SP). As duas compras teriam sido feitas por meio de laranjas: no caso do terreno, o empresário Demerval Gusmão; no caso da cobertura, Glaucos da Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula.

Serão julgados nessa ação penal Lula, Gusmão, Costamarques, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, o ex-ministro Antonio Palocci e seu ex-assessor Branislav Kontic, e o advogado de Lula, Roberto Teixeira.

A compra do silêncio de Nestor Cerveró (Lula réu)

O ex-presidente Lula também é réu em três ações penais na Justiça Federal do Distrito Federal. A primeira delas foi aberta em julho de 2016 pelo juiz federal Ricardo Soares Leite, que aceitou denúncia do Ministério Público Federal contra o petista pelo crime de obstrução de Justiça por supostamente ter orquestrado as ações que tentaram comprar o silêncio do ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Segundo o MPF, Lula impeliu o ex-senador Delcídio do Amaral a adotar medidas para evitar que Cerveró fechasse um acordo de delação premiada, que comprometeria tanto Lula quanto José Carlos Bumlai. De acordo com os investigadores, há indícios de que “Lula atuou diretamente com o objetivo de interferir no trabalho do Poder Judiciário, do Ministério Público e do Ministério da Justiça, seja no âmbito da Justiça de São Paulo, seja do Supremo Tribunal Federal ou mesmo da Procuradoria-Geral da República”.

Além do ex-presidente, serão julgados nesse processo Bumlai e seu filho Maurício Bumlai, Delcidio e seu assessor Diogo Ferreira, o advogado Edson Ribeiro e o banqueiro André Esteves.

Favorecimento à Odebrecht no BNDES (Lula réu)

Em ação penal que corre na Justiça Federal do Distrito Federal a partir da Operação Janus, o juiz federal Vallisney de Souza Oliveira julgará Lula pela suposta prática dos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência.

O petista é acusado pelo Ministério Público Federal de atuar como lobista dos interesses da Odebrecht em países da América Latina e da África, onde a empresa tem projetos bilionários financiados pelo BNDES. Formalmente, a empreiteira contratava o ex-presidente para dar palestras nesses países, pelas quais Lula recebeu 7,6 milhões de reais da Odebrecht por meio de sua empresa, a L.I.L.S., e em doações ao Instituto Lula. Outro pagamento ilícito da empreiteira em benefício do ex-presidente teria sido de 7 milhões de reais na contratação da Exergia Brasil, de Taiguara Rodrigues, sobrinho de Lula, para atuar em uma obra em Angola.

São réus nesse processo, além de Lula e Taiguara, o empreiteiro Marcelo Odebrecht, José Emmanuel de Deus Camano Ramos, Pedro Henrique de Paula Pinto Schettino, Maurizio Ponde Bastianelli, Javier Chuman Rojas, Marcus Fábio Souza Azevedo, Eduardo Alexandre de Athayde Badin, Gustavo Teixeira Belitardo e José Mário de Madureira Correia.

Caças suecos e venda de Medida provisória (Lula réu)

Além de Lava Jato e Janus, Lula é réu em uma ação penal da Operação Zelotes. Vallisney Oliveira aceitou denúncia do Ministério Público Federal contra o petista pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Os investigadores apuraram que Lula, seu filho Luís Cláudio Lula da Silva e os consultores Mauro Marcondes e Cristina Mautoni participaram de negociações irregulares no contrato de compra de 36 caças Gripen, da empresa sueca Saab, e em uma medida provisória para prorrogação de incentivos fiscais para montadoras de veículos. Segundo o MPF, Luís Cláudio recebeu 2,5 milhões de reais da empresa dos consultores por uma consultoria que, afirma o MPF, é fictícia.

Sítio em Atibaia reformado por empreiteiras (Lula denunciado)

Em maio, Lula foi denunciado pela força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo obras no sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), frequentado pelo petista e reformado pelas empreiteiras Odebrecht, Schahin e OAS, além do pecuarista José Carlos Bumlai.

De acordo com os procuradores, o ex-presidente foi beneficiado ilicitamente com cerca de 1 milhão de reais nas reformas, que incluíram a construção de anexos e benfeitorias no sítio, como a instalação de uma cozinha de alto padrão. Odebrecht e OAS teriam arcado com 870.000 reais das obras e a Schahin, por meio de Bumlai, teria pago 150.500 reais. O pecuarista foi denunciado pelo crime de lavagem de dinheiro.

Moro ainda não decidiu se aceita ou não a denúncia, que pode colocar Lula no banco dos réus pela sexta vez.

Foi Condenado, mais não vai para a Prisão.

A condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a nove anos e seis meses de prisão pelo juiz federal Sergio Moro, nesta quarta-feira (12 de Julho), não mandará o petista automaticamente para a cadeia. Isso porque Moro é um juiz de primeira instância e, assim, sua decisão não basta para que a pena seja cumprida imediatamente. Pelo mesmo motivo, Lula ainda não está fora da disputa à Presidência da República em 2018.

Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) firmado em novembro de 2016, as penas determinadas pela Justiça de primeiro grau só podem ser executadas, ou seja, o condenado só pode ser preso, a partir da confirmação da condenação na alçada judicial superior.

No caso de Lula, portanto, ele só será levado à cadeia para cumprir a sentença caso seja condenado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), composta dos desembargadores João Pedro Gebran, Leandro Paulsen e Victor Laus, os responsáveis por revisar as decisões de Sergio Moro.

Não se sabe quando a defesa do ex-presidente vai apelar da sentença, nem quando Moro enviará os autos do processo contra Lula ao TRF4. O tribunal leva, em média, um ano, um mês e 15 dias para julgar recursos às sentenças do magistrado, contados a partir da chegada dos processos à segunda instância.

Lula 2018?!

Além de não mandá-lo automaticamente para a prisão, não tira o petista da disputa da eleição presidencial de 2018. Como Moro é um juiz de primeira instância, sua decisão não basta para que a candidatura de Lula seja barrada pela Lei da Ficha Limpa, que incide sobre candidatos condenados a partir da segunda instância.

A decisão de manter ou não Lula na disputa ao Palácio do Planalto, cujas intenções de voto ele "lidera", está, portanto, nas mãos da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Não se sabe quando a defesa do ex-presidente vai apelar da sentença de Sergio Moro, nem quando o magistrado enviará os autos do processo contra Lula ao TRF4, mas, considerando a média de um ano, um mês e 15 dias de decisão dos desembargadores a partir das remessas da primeira instância, é possível que o julgamento na segunda instância se dê às vésperas ou em meio à campanha eleitoral de 2018. Ou seja caso Lula dispute novamente as eleições em 2018, teremos um condenado da Lava a Jato concorrendo para a presidência. Caso ele vença as eleições, ai eu quero ver o clima que vai ocorrer depois do dia 28 de Outubro de 2018.

Repercussão Internacional.

A notícia da condenação do ex-presidente a nove anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro foi destacada por jornais de todo o mundo.

A agência de notícias Reuters diz que o ex-presidente brasileiro foi condenado por corrupção “no primeiro dos cinco julgamentos que enfrenta”. O jornal explica que Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão, mas seus advogados apelarão da decisão e Lula permanecerá livre até recurso.

A Bloomberg noticia que Lula foi condenado a nove anos e meio de prisão por “recebimento de propina e lavagem de dinheiro” no “mais dramático desenvolvimento até agora do escândalo de corrupção que o abalou a política do país”.

A rede inglesa BBC destacou uma nota apenas com o registro da condenação de Lula, mas avisa que a notícia será atualizada em breve, com mais informações.

O New York Times enviou mensagem (push) a seus leitores chamando atenção para a “notícia urgente” de que o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado culpado de corrupção e lavagem de dinheiro e condenado a quase dez anos de prisão, “um revés impressionante para um político que exerceu por décadas uma enorme influência em toda a América Latina”.

A agência de notícias alemã DW informou que a condenação do juiz Sergio Moro a Lula acontece no âmbito da Lava Jato e ainda cabe recurso. “É a primeira vez que um ex-presidente é condenado por corrupção no Brasil.”

O inglês The Guardian assinalou que a condenação de Lula por acusações de corrupção é a primeira de cinco julgamentos enfrenta e destacou a trajetória pessoa do político, “que saiu de uma infância na pobreza para se tornar um presidente de dois mandatos”. O jornal diz que “a decisão marcou uma queda impressionante para Lula, o primeiro presidente da classe trabalhadora do Brasil, que deixou o cargo há seis anos com uma classificação de aprovação de 83%” e lembra que “o ex-líder sindical ganhou admiração global por políticas sociais transformadoras que ajudaram a reduzir a desigualdade severa no maior país da América Latina”.

O jornal argentino El Clarín notícia a condenação do ex-presidente brasileiro a nove anos e seis meses de prisão por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro “no caso de um apartamento no Guarujá”.  “A sentença deve agora ser confirmada em recurso pelo Tribunal Regional Federal, que pode demorar um ano e meio para apresentar o seu parecer. Caso confirmada a sentença, Lula será preso”.

A CNN registra a condenação a nove anos e meio de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, e diz que “as autoridades alegaram que uma empresa de construção civil deu a Lula da Silva um apartamento triplex à beira-mar como suborno”.

O jornal francês Le Monde destaca que Lula teria recebido da OEA um triplex no Guarujá, em “gratidão” por contratos com a Petrobras. “Ícone da esquerda, Lula, que presidiu o Brasil de 2003 a 2010, permanecerá livre até a apelação.”

Memes e Teorias da Conspiração.

É claro que a condenação do Ex-Presidente não passaria em branco, ou até mesmo abafaria outra polêmica. O melhor do Brasil realmente é o Brasileiro, Antes mesmo da condenação, um dos memes mais famosos era "Lula Preso amanhã" Agora com a condenação pipocaram vários memes, um deles que mais chamou a atenção foi o de 9 anos. Em referência ao fato do Ex Presidente possuir 9 dedos. Para cada dedo, 1 ano de prisão é a frase mais comum nas redes sociais.

Créditos UOL.

Mas não é de apenas memes que a Internet vive, COINCIDENTEMENTE, no dia anterior houve a votação da Reforma Trabalhista. De todas as Teorias da Conspiração por mais absurdas que sejam, as relacionadas a política me chamam mais a atenção. Que foi uma Coincidência de pouco mais de 12 horas, isso realmente foi. Agora que foi um plano para apaziguar os ânimos dos revoltosos com essa reforma, não sei dizer com clareza, podemos ficar com o pé atrás, afinal estamos no Brasil aonde tudo pode acontecer.

Por mais que criar teorias e memes na Internet com esses fatos a verdade é;

Créditos UOL.

Temos, Michel Temer, o primeiro presidente investigado por crime de corrupção durante o mandato e o primeiro ex-presidente condenado por atos corruptos. Os olhos do mundo se concentram neste País, e creio que devem está se perguntado agora, "Esse Pais e realmente sério?!"

Algo que em um país sério seria motivo de vergonha, tomemos como exemplo a Coreia do Sul, que em março deste ano cassou o mandato de sua Presidente Park Geun-hye, acusada de extorsão, suborno, abuso de poder e vazamento de segredos de Estado. Foi devidamente condenada


São coisas que realmente só acontecem no Brasil.

Fontes

http://veja.abril.com.br/mundo/imprensa-internacional-destaca-condenacao-de-lula/

http://veja.abril.com.br/politica/entenda-tudo-o-que-ainda-pesa-contra-lula-na-justica/

http://veja.abril.com.br/politica/urgente-lula-e-condenado-a-nove-anos-e-meio-de-cadeia/

http://veja.abril.com.br/politica/condenado-por-moro-lula-ainda-pode-ser-candidato-em-2018/

http://veja.abril.com.br/blog/sergio-praca/lula-moro-e-o-mensalao/

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/07/12/condenacao-de-lula-gera-memes-teoria-da-conspiracao-e-domina-a-internet.htm

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/07/12/lula-e-condenado-por-moro-em-primeiro-processo-na-lava-jato.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_gerais_no_Brasil_em_2018

https://oglobo.globo.com/mundo/presidente-da-coreia-do-sul-sofre-impeachment-meses-apos-escandalo-21039307

Nenhum comentário:

Postar um comentário