terça-feira, 11 de julho de 2017

AKIRA.

Em março de 2017, havia escrito um post sobre Ghost In The Shell, e dentre o mar de informações e códigos, acabei citado AKIRA, como uma das inspirações para G.I.T.S. no final daquele post (Que linka com esse post) deixei esse finalzinho. "A JBC ainda tem outro Mangá bastante aguardado para ser relançado AKIRA. Mas esse será assunto de outro Post."



Junho já passou e AKIRA depois de 2 anos e meio (Fora anunciado em Abril de 2015 pela JBC) finalmente fora publicado.

AKIRA, assim como Ghost In The Shell, são leituras obrigatórias para todos os amantes de Mangás. Considerado por muitos, ao lado de G.I.T.S como porta de entrada da ficção científica oriental que revolucionou a chegada dos mangás e da cultura pop japonesa no Ocidente. Caso esteja em dúvidas se vai ou não comprar os 6 volumes de AKIRA, espero que este post tire suas dúvidas.

AKIRA foi o primeiro mangá japonês a ficar famoso no mundo todo a partir de 1988 também por sua versão em mangá ser publicada nos EUA, sendo também o primeiro a ser colorido por computador, trabalho feito por Steve Oliff para o selo Epic Comics da Marvel. Foi reeditado em 2000 pela Dark Horse.

Não é a 1° vez que AKIRA vem para o Brasil, na 1° vez que fora publicado foi lançada uma versão colorida e com a leitura “ocidentalizada” (estilo americano) do mangá, com páginas invertidas para se ajustar ao público que não estava acostumado a ler mangás na época. Isso era no começo dos anos 90, os mangás se tornaram populares no 3° milênio aqui no Brasil. AKIRA fora um dos primeiros mangás a ser publicado no Brasil, quando ainda nem sabíamos o que era Mangá.

AKIRA foi publicado de dezembro de 1990 a setembro de 1993 pela Editora Globo até a edição #33. Os cinco números restantes, as edições #34 a 38, somente foram lançadas entre 1997 e 1998. Segundo a própria Globo, devido ao sucesso da série e a publicação simultânea em várias partes do mundo, inclusive na Europa (que teve o privilégio de receber os fotolitos antes da editora brasileira), a série da Epic/Marvel acabou encostando com o material japonês, que ainda não havia terminado na época. E o material da Marvel ainda tinha que ser colorido por Steve Oliff. Conseqüentemente, o final da série atrasou em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Mas, felizmente, alguns leitores brasileiros conseguiram ler a série completa – mesmo que tenham que ter esperado mais quatro anos para que isso acontecesse. Posteriormente, a Globo lançou encadernados compilando toda a série.

Agora mais de 20 anos depois retorna em uma nova edição especial, a segunda a sair no mundo, fora a edição francesa, que serviu de modelo para a JBC.

Se tudo de certo, a intenção da editora é lançar os 6 encadernados o mais rápido possível, com 2 volumes por ano. O 1° Volume foi lançado (da qual 1 está em minha estante), e o segundo tem previsão de lançamento para a CCXP, que irá ocorrer nos dias 7 a 10 de Dezembro de 2017.


Enredo.

A história desenrola-se em Neo-Tóquio, uma cidade de Tóquio reconstruída (sobre o que é hoje a Baía de Tóquio) depois de ter sido destruída na III Guerra Mundial. Segundo vem depois a constar, a III Guerra Mundial foi (supostamente) iniciada pelo crescimento incontrolável de poderes sobrenaturais de uma criança chamada Akira, que foi registrado num programa governamental secreto de pesquisa. No tempo real do enredo, 30 anos depois da III Guerra Mundial, uma gangue de motoqueiros liderados por Kaneda é envolvido numa luta com a gangue rival, quando o membro mais novo do gangue de Kaneda, Tetsuo, colide numa auto-estrada com uma criança misteriosa que havia escapado do programa de investigação psíquica secreta do governo. Tetsuo é depois levado pelos responsáveis deste programa governamental juntamente com a criança, e é sujeito às mais diversas experiências. O incidente com a criança misteriosa bem como os testes realizados acordaram os poderes latentes de Tetsuo, com desastrosas consequências tanto a nível pessoal, bem como conflitos interpessoais com os seus amigos, e a nível mais amplo, uma vez que Neo-Tóquio é novamente ameaçada por outro incidente.

AKIRA, gira em torno da ideia básica de indivíduos com poderes sobre-humanos, em particular as capacidades psicocinéticas, algo que eram bastante populares nos anos 80. Mas grande parte da história não se concentra apenas nestas capacidades, mas sobretudo nas pessoas envolvidas, problemas sociais e políticos. O comentário social não é particularmente profundo ou filosófico, mas sobretudo um olhar crítico sobre a alienação da juventude, a ineficiência e corrupção do governo, o cientificismo, isto é, a insensibilidade científica e sua subjugação aos interesses do poder, e um sistema militarizado, desagradado com os compromissos da sociedade moderna. Enxerga-se na obra também uma forte e distinta presença da ameaça atômica no imaginário japonês e, em sentido global, da ilusão humana de seu controle; outros pontos, como a representação de Akira dentro da obra se constituir como fruto de uma mentalidade holística intrínseca à constituição da episteme oriental, também podem ser observados, porém com menos nitidez.


No mangá, Akira é um personagem que surge apenas no segundo volume, enquanto que no filme, Akira foi dissecado para pesquisa e os seus restos mortais permanecem armazenados em crioconservação por baixo do Estádio Olímpico de Tóquio. Esta mudança tem um efeito dramático sobre a história. No mangá, Akira e Tetsuo aliam-se e depois Akira destrói Neo-Tóquio. O mangá tem muitas diferenças em relação ao filme, mas o resultado é o mesmo em ambos.

Mangá.

A Neo-Tokyo do século XXI foi erguida sobre os escombros de Tóquio, uma cidade destruída por uma criança - o colosso psíquico conhecido como Akira. Akira foi mantido em animação suspensa desde o holocausto, mas outros sobreviventes do programa militar secreto, anciões psíquicos formidáveis em corpos de crianças, sabem que um dia Akira vai despertar. Surgem Tetsuo e Kaneda, membros de uma gangue de jovens motociclistas. Um acidente violento desperta os poderes tele cinéticos dormentes em um furioso e instável Tetsuo, que logo explode em uma revolta psíquica contra amigos e inimigos, e transformando Kaneda de irmão de sangue em inimigo mortal. O misterioso Coronel, líder de "O Projeto", usa uma super droga para manter Tetsuo sob controle, mas Tetsuo logo se desenvolve além do controle do Coronel e de suas crianças psíquicas - Takashi, Masaru e Kiyoko - e a descoberta da existência de Akira por Tetsuo lhe estimula o desejo de confrontar o superser.

As ruas de Neo-Tokyo estão sob vigilância de patrulhas militares e de sentinelas - robôs zeladores. Kaneda, Kei e Chiyoko - uma mulher da resistência - são traídos por Nezu, que toma Akira para usá-lo como uma arma contra o governo. Chiyoko e os outros lutam para escapar da morte e recapturam Akira, mas as forças do Coronel os cercam, e Akira se reúne com seus velhos amigos Masaru, Kiyoko e Takashi. Tentando matar Akira para que ninguém o use, Nezu atira em Takashi, cuja morte liberou os poderes de Akira. Depois de uma onda cataclísmica que devastou Neo-Tokyo, Tetsuo aparece e se une a Akira.

Surge o Grande Império de Tóquio, seguidores loucos de Akira sob o controle maléfico de Tetsuo, que planeja neutralizar as crianças psíquicas e Lady Miyako, outra sobrevivente do Projeto cujo templo se tornou um oásis para refugiados. Tetsuo administra a super droga em "voluntários". Os poucos que sobrevivem tornam-se a tropa de choque psíquica de Tetsuo, que capturam e executam um grupo de agentes de inteligência militar. Um operativo, Yamada, evita ser capturado.

Kei, Chiyoko e Ryu, junto com os incapacitados Masaru e Kiyoko, sobreviveram à fúria de Akira, mas Kaneda foi aparentemente morto. Chiyoko e Kei vão atrás da ajuda de Miyako, que entrega a super droga para ser dada a Masaru e Kiyoko e as instrui para que eles sejam trazidos até ela. Enquanto isso, Ryu encontra Yamada e se oferece para ajudar o agente. Sem nenhuma proteção, Masaru e Kiyoko são raptados por espiões do Império. Kei e Chiyoko os enfrentam e libertam Masaru, mas os raptores de Kiyoko escapam. Kei segue com Masaru até o templo enquanto Chiyoko vai atrás de Kiyoko.

Por diversão, Tetsuo dá a droga para algumas jovens. Todas morrem exceto uma, Kaori, que não ingeriu a pílula. Ela se torna a companheira de Tetsuo e babá de Akira. Tetsuo sente que Akira está manipulando seus pensamentos, e quando ele confronta a criança, Akira mergulha Tetsuo no redemoinho caótico de sua mente. Tetsuo recua aterrorizado, mas ele eventualmente se recupera e vai atrás de Miyako, que conta a ele sobre o Projeto e como a super droga atualmente inibe seu desenvolvimento. Sem a droga, ele pode ficar no mesmo patamar que Akira, o que Miyako sente que secretamente é o único modo de controlar a super criança.

Chiyoko recaptura Kiyoko, mas é encurralada e gravemente ferida. As duas são resgatadas pelo Coronel e levadas até um laboratório ainda intacto. O coronel coloca Kiyoko dentro de um robô zelador e começa a árdua jornada até o templo de Miyako. Ele leva consigo um dispositivo de mira para o satélite SOL.

Tetsuo entra em um redemoinho de agonia. Seu tenente organiza um ataque ao templo de Miyako. Muitos inocentes morrem, mas o ataque é finalmente repelido pelos poderes psíquicos dos sacerdotes do templo. Tetsuo aparece para Ryu e Yamada, dizendo a eles sobre a chegada da frota americana. Yamada tenta atirar em Tetsuo, que o para facilmente e então desaparece. Enquanto o Coronel se aproxima do templo, O Império ataca novamente. Encurralado, o Coronel prepara-se para disparar o satélite SOL. Kei, Masaru, Miyako e seus monges se refugiam na torre do templo, mas um agonizante Tetsuo aparece implorando por drogas. Quando o superlaser de SOL é disparado, Tetsuo se lança ao ar, liberando seu poder e lançando edifícios destruídos como se fossem brinquedos. Mas Tetsuo continua, transcendendo tempo e espaço, revivendo seu nascimento, e eventualmente chegando até... Akira. Tetsuo se ajoelha diante de seu mestre.


Kaneda, ferido e surrado, mas ainda respirando, emerge dos destroços e se reúne com Kei e seu velho amigo Kaisuke no templo de Miyako. Momentos depois, o ferido Coronel chega com Kiyoko, e Miyako os conduz à Kei para dentro. Kiyoko e o Coronel são atendidos, mas mais tarde o coronel diz à Kei que ele pretende concluir sua missão, usar SOL para destruir Tetsuo e Akira. Kei, preocupada com Chiyoko, concorda em acompanhá-lo, e eles saem em segredo rumo ao esconderijo do Coronel.

Kaisuke leva Kaneda pela cidade baixa em torno do templo até um velho adversário dele, o Coringa, com quem desenvolve um plano de libertação. Miyako convoca Kaneda e implora para que ele encontre Kei. Kaneda e Kaisuke "pegam emprestadas" as motos reconstruídas do Coringa e vão atrás dela. Soldados do Império, tendo seguido Kei e o Coronel, invadem o esconderijo. Kei é atacada por um psíquico do Império antes que o Coronel possa matá-lo. Kaneda e Kaisuke, guiados por uma projeção psíquica de Kei, chegam e seguem com a operação de entregar Kei e Chiyoko ao templo de Miyako.

Enquanto a força-tarefa dos Estados Unidos se prepara para entrar em ação, cientistas a bordo do navio de comando estudam freneticamente o fenômeno em volta da emergência do "Jovem A" - ou seja, Akira. Um tsunami psiquicamente induzido atinge o navio, e Tetsuo se materializa entre os cientistas. Ele conversa com eles brevemente antes de demonstrar seu poder, ferindo gravemente um dos cientistas, e então desaparece.

Yamada recupera uma encomenda aérea, um sistema de armas bioquímicas, na intenção de destruir Akira - e qualquer outro sem sorte que ficar no caminho. Ryu tenta impedir Yamada, mas é nocauteado. Tetsuo retorna à fortaleza de Akira, onde seu auxiliar o convence a reunir os cidadãos do Império, cujo fervor diminuiu diante da liderança mais benigna de Miyako. Reunidos no Estádio Olímpico, os cidadãos do Império contemplam uma demonstração de poder, que culmina com Tetsuo abrindo uma imensa cratera na lua! A fé aumenta, mas os efeitos de tão grande destruição causam ondas massivas que inundam a cidade. Com Tetsuo se tornando uma ameaça potencialmente maior que Akira, Miyako decide Lutar com ele usando Kei como foco para os poderes combinados de seus aliados psíquicos. Para proteger Kei, Kaneda planeja matar Tetsuo primeiro, alistando seus velhos amigos da gangue. Coringa consegue consertar com sucesso uma plataforma voadora militar, e se seu bem guardado arsenal, ele produz um rifle laser para Kaneda usar contra Tetsuo.



Um esquadrão especial para assassinar Akira se une a Yamada, e os americanos violam a segurança de SOL para tomar controle da arma. Um cientista do Projeto impede que o sistema seja invadido, dando ao Coronel tempo para destruir Tetsuo antes que SOL risque Neo-Tokyo do mapa. O Coronel encontra Tetsuo - com seu corpo sofrendo horríveis mutações por causa do Poder - mas Tetsuo desaparece antes que o Coronel possa atirar nele. Tetsuo ataca a frota americana, causando uma incrível destruição, incluindo o disparo de armas nucleares. Enquanto Tetsuo se enfurece no deque do navio de comando, Kei aparece e ajuda Miyako a atingir Tetsuo com um míssil errante. Tetsuo sobrevive e contra-ataca, mas Kei desaparece, e Tetsuo faz o mesmo.

A gangue chega ao Estádio Olímpico. Enquanto o Coringa vigia do alto em uma plataforma voadora, Kaneda e Kaisuke lideram os motociclistas em terra num robô-zelador. O Coronel finalmente encontra Tetsuo, e utiliza o dispositivo de mira para disparar SOL. Reagindo ao ataque, Tetsuo sofre mutações grotescas e se torna um ser disforme gigantesco. O Coringa surge e tenta detê-lo atirando com a metralhadora da plataforma voadora, mas não é o bastante para matar Tetsuo. Kei aparece e perfura o corpo monstruoso de Tetsuo até que ele se despedace e se reconstrua, retornando à sua forma original.

Enquanto isso, o tenente de Tetsuo planeja eliminar seu mestre utilizando Akira como arma. Kaori põe-se em seu caminho, e ele a mata. Yamada e as forças especiais surgem e atacam os psíquicos do Império com armas químicas. Tetsuo, pressentindo a morte de Kaori, vai até o local. Os militares utilizam um gás de bactérias para tentar matá-lo, mas este só funciona como uma droga para dar a Tetsuo o controle de seus poderes e de sua mutação. Os demais membros do Império morrem devido às armas químicas. Tetsuo mata Yamada e suas forças especiais. Em seguida, Kaneda e Kaisuke surgem no robô-zelador. Kaneda ordena que Kaisuke leve Akira para longe e encara Tetsuo em um confronto, armado com um rifle laser. Kei aparece para ajudá-lo, mas é ferida.

Aviões militares americanos começam a bombardear a cidade. O plano é destruir Neo-Tokyo com Akira e Tetsuo dentro. Enquanto isso, Tetsuo e Kei se enfrentam. Tetsuo transforma o corpo de Kei em um centro de gravidade, e ela quase é esmagada. Kaneda aproveita o momento de distração de Tetsuo para nocauteá-lo. Os militares utilizam o canhão laser do satélite FLOYD e disparam em Neo-Tokyo. Tetsuo voa até o satélite e o derruba, guiando sua queda até o navio de comando da frota americana. O navio afunda e os sobreviventes escapam em botes salva-vidas.

Tetsuo leva o corpo de Kaori até a prisão criogênica de Akira, sendo seguido de longe por Ryu. Kaneda, Coringa e Akira se direcionam ao local, encontrando com Chiyoko no caminho. Logo em seguida, Ryu se une ao grupo. Lá embaixo, Tetsuo sofre em silêncio pela morte de sua companheira, quando Kei chega ao local. Tetsuo sofre mutações e se torna novamente um monstro gigante.

O resto do grupo chega ao local para salvar Kei. Tetsuo implora por ajuda, e em mais uma transformação, prende Kaneda entre seus órgãos e músculos disformes. Ryu se encarrega de afastar Akira de Tetsuo para que não haja sincronia entre seus poderes e o mundo não seja destruído. Porém, tal evento parece inevitável, e a destruição começa. Assustado, Ryu atira em Akira, quebrando a ligação. Uma enorme viga de ferro cai em cima de Ryu, e ele morre. Tetsuo percebe a presença psíquica de Miyako, Masaru e Kiyoko e vai até eles, destruindo o templo. Miyako convoca Kei até o local e se prepara para a batalha. Com a ajuda de seus monges psíquicos, ela segura Tetsuo enquanto Kei se prepara. Ela voa até o satélite SOL e, guiada por Lady Miyako, dispara o laser em Tetsuo.

Tetsuo desperta seu poder máximo e inicia uma destruição semelhante àquela causada pelo despertar de Akira. Para evitar mais uma catástrofe, Masaru e Kiyoko convencem Akira a utilizar seus poderes supremos para absorver o corpo e a mente de Tetsuo definitivamente. Consequentemente, Kaneda também começa a ser absorvido por Akira. Durante o evento, Kaneda tem acesso às lembranças de Tetsuo, e encara todos os momentos ruins pelos quais seu amigo passou. Ao mesmo tempo, Kaneda percebe o quanto era importante para Tetsuo, e o quanto Tetsuo era importante para ele. Kei surge em forma espectral para resgatar Kaneda antes que ele seja absorvido por Akira . Tetsuo e Akira morrem.

O final mostra uma nova Neo-Tokyo governada pelo Império de Tóquio, agora liderado por Kaneda, que recusa o apoio ou a intervenção do governo e declara a cidade um império independente. Assim, Kaneda segue pelas ruas de Neo-Tokyo sempre tendo na lembrança seus bons e velhos companheiros de gangue.

Filme.

Com roteiro de Izô Hashimoto e dirigido por Katsuhiro Ôtomo, baseado em um mangá de mesmo nome criado por Otomo. Akira é um filme de animação japonesa de 1988. Foi a primeira animação japonesa a ser exibida em cinemas brasileiros como um filme mainstream. Foi lançado no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos. É um filme considerado revolucionário, tendo um aprimoramento técnico muito superior ao que era realizado em animações normalmente na época, como alta taxa de quadros por segundo, ilustrações de fundo foto-realistas, pré-dublagem, efeitos de iluminação, movimento de olhos entre outros. Sendo equiparável a filmes lançados décadas depois. Também é considerado uma das maiores influências para o cinema de ficção cientifica que surgiu posteriormente.

O filme em si difere bastante do material Original, mas a adaptação não deixou nada a desejar, talvez pela animação que fez o publico ir atrás do Quadrinho/Mangá anos depois do lançamento do filme. O filme hoje é considerado um dos clássicos da animação japonesa e do cinema, mas Katsuhiro Otomo, criador do mangá e diretor do longa, não teve essa impressão na época.

Em entrevista à Forbes, Otomo revelou que acreditava ter errado quando viu o filme pela primeira vez. "Quando vi o primeiro corte da versão cinematográfica de Akira pensei que era um fracasso. Sai do cinema rapidamente, voltei pra casa e contei para minha mulher que o filme seria um desastre."

"Pensei isso porque achei que a primeira metade foi boa mas, com tempo e orçamento limitados e vários cortes, a qualidade caiu enquanto ao decorrer da história", explicou o criador. "De qualquer forma, o compositor Shoji Yamashiro me mostrou uma nova versão com áudio de cinco canais. Isso foi muito depois de eu ter visto o filme nos cinemas durante a estreia. Talvez o tempo me amoleceu mas quando vi novamente, pensei 'Ah, isso é interessante' e que talvez não fosse tão ruim assim."

No filme Kaneda lidera uma gangue de motoqueiros, no ano de 2019, em Tóquio, chamada de Neo-Tokyo que foi construída depois da original ter sido destruída na terceira guerra mundial. Ao se defrontar com outra gangue que invadiu o seu território, um dos membros da gangue, Tetsuo, desgarra-se e é sequestrado pelas forças do governo. Tetsuo passa por experiências que objetivam a desenvolver poderes paranormais nele. Como resultado acaba enlouquecendo mas, com os poderes que o igualam ao lendário Akira, reavivando o medo de uma nova destruição.

Live- Action.

Uma obra do impacto de AKIRA já esta na mira de Hollywood. Lógíco que uma adaptação desta, deixaria os fãns mais xiitas da obra com um pé atrás, afinal todos se lembram das "maravilhas" que foi Dragon Ball e Avatar The Last Airbender (Mesmo sendo uma animação americana que segue o estilo de animação Japonesa) em live action.

Com o lançamento de Ghost in the Shell que não está muito bem nas bilheterias, alguns falam que é por causa da polêmica do whitewashing. Isso de fato mexeu um pouco com futuras adaptações de mangás em live actions, como é o caso de AKIRA

O filme live action está em desenvolvimento há 15 anos na Warner Bros. A produção americana de AKIRA já teve vários outros diretores ao longo dos anos, Christopher Nolan, da aclamada trilogia do Batman foi cotado para dirigir AKIRA (Nolan dirigiu um dos grandes sucessos da Warner, a Trilogia do Batman). Albert Hughes, Jaume Collet-Serra e o recente Justin Lin. Marco J. Ramirez, roteirista de Sons of Anarchy e da série de TV de Demolidor (da qual foi um dos produtores principais na segunda temporada) é o atual roteirista do filme. Como o filme será na terra do Tio Sam, trocaram Neo-Tóquio por uma Neo-Manhattan.

O desenvolvimento de AKIRA começou muito mais cedo do que você esperava, já que o infame produtor Jon Peters e a Warner Bros garantiram os direitos do filme para a AKIRA em 2002. Eles anunciariam que Stephen Norrington da Blade estava pronto para dirigir o filme. O roteirista James Robinson, de A Liga dos Cavalheiros Extraordinários, reuniria-se com Norrington (também esperava servir como co-roteirista) no filme e o produtor Dan Lin também estava no grupo.

A citação de Norrington no anúncio original do The Hollywood Reporter foi possivelmente a primeira sugestão para americanizar AKIRA para o público ocidental. "Ele preserva o tom, o alcance visual e épico do original, enquanto conta uma história um pouco mais acessível [para o público ocidental]", disse ele na época.

Foi revelado que AKIRA de Norrington planejava retratar os personagens principais Kaneda e Tetsuo como irmãos, mudando o material de origem imediatamente. O AKIRA de Norrington deveria rodar em algum momento depois que a Liga dos Cavalheiros Extraordinários fosse lançado, mas esse filme foi um flop massivo e levou à saída de Stephen (possivelmente forçada). AKIRA entraria em hibernação por alguns anos até que uma nova equipe fosse trazida de volta à vida.

Em 2008, o cineasta irlandês Ruairi Robinson foi anunciado com o roteirista Gary Whitta abordando um novo roteiro baseado nos romances originais do mangá e com o objetivo de transformar o projeto em um filme de duas partes. Legendary Pictures seria trazido para co-financiar com Greg Silverman e Leonardo DiCaprio da Appian Way e Jennifer Davisson produzindo. O plano era acelerar a primeira parcela para um lançamento em 2009, o que, é claro, nunca aconteceu.

Foi a primeira vez que aprendemos a intenção do estúdio de mudar o cenário de Tóquio, Japão, para Manhattan, Nova York, um fato que fãs da obra não ficaram muito entusiasmados. Whitta conversou com Slash Film em 2015 e explicou sua visão para o filme.

"Manhattan tornou-se território soberano japonês como Neo Tokyo, com 10 milhões de japoneses vivendo lá, simplesmente ficou localizado na costa leste dos Estados Unidos", disse ele. "Achei que era uma maneira interessante de fundir culturas do leste e do oeste no filme, e permitir uma mistura de atores de ambos, ao invés de apenas "acalmar" o filme, que é o que eu acho que muitas pessoas estavam antecipando ".

Otomo com sua Magnum Opus
Ele acrescentou: "A única coisa que nos foi comunicada de Katsuhiro Otomo [nunca falamos com ele diretamente] era basicamente não ter medo de mudar as coisas, que ele queria ver uma interpretação original e diferente, não apenas um Remake ".

Em maio de 2017 numa entrevista a Forbes Otomo disse: 

"Eu dei uma grande condição para uma adaptação live-action [de Akira], que era que eu teria que checar e aprovar o cenário."

Otomo apontou que ele ainda não assistiu à adaptação de Ghost in the Shell - cujo diretor original Mamoru Oshii demonstrou não ter nenhuma ressalva - mas disse que ele está "majoritariamente bem" se alguém levar Akira em uma nova direção.

"Em relação a Akira, já terminei o mangá original e minha própria versão em anime. Nesse sentido, estou finalizado com Akira", explicou ele. "Aceitei a oferta da criação de um live-action, então estou bem com o que eles quiserem fazer."

Otomo então disse que ele acredita que "estar inteiramente preso ao mangá de algo como AKIRA não faria sentido para um filme" e apontou que se ele fosse adaptar AKIRA para o cinema com atores reais, ele "faria algo inteiramente novo e separado".

Ruairi deixou AKIRA em 2009 e acabaria por fazer seu filme de terror de ficção científica The Last Days on Mars. 

No início de 2010, Allen Hughes e Albert Hughes foram anunciados como substituições de Robinson. Albert finalmente entrou no projeto e foi revelado que seria apontar para uma classificação PG-13. Mark Fergus e Hawk Ostby (Children of Men, Iron Man) foram cotados para reescrever o roteiro de Whitta. Albert Torres foi mais tarde contratado para trabalhar sua magia de roteiro também.

Uma versão vazada do script do AKIRA fez seu caminho online eventualmente. Assumiu que este era o script anterior de Whitta ou rascunhos de Fergus/Ostby e Torres. Esta versão fez muitas mudanças na história original, incluindo as características e dinâmicas básicas dos dois personagens principais, os vilões/ameaças, os principais pontos da trama invocando referências pesadas para o 11 de setembro, Akira fora retratada como uma criança assustadora psicótica, isto em um filme de terror (lembre-se que isso seria o PG-13), e os maus pensamentos misóginos envolvendo a nova versão do Kei, em comparação com sua contraparte japonesa resistente. Nem pareceu com AKIRA depois de ver as múltiplas mudanças feitas.

Cerca de um mês depois, após o vazamento do script, Albert Hughes saiu do filme sobre "diferenças criativas". Isso também aconteceu em torno do mesmo tempo em que uma chamada de elenco se tornou uma grande controvérsia devido a acusações de liquidação.

O artista do livro de Eli, Tommy Lee Edwards, desenvolveu alguma arte conceitual e o ilustrador britânico Chris Weston foi convidado a criar storyboards. Veja algumas dessas imagens abaixo:


O último diretor a assinar foi o Jaume Collet-Serra da Run All Night, anunciado durante o verão de 2011. O irmão escocês de Christopher Nolan, Jonathan Nolan, da fama Westworld e The Dark Knight, foi perseguido junto com Logan e Alien: Michael Green, da Covenant, para reescrever No roteiro de Collet-Serra, que neste momento veio do roteirista de franquia de Harry Potter, Steve Kloves. Não se sabe se Nolan ou Green fizeram algum trabalho de redação real no projeto, no entanto.

A Collet-Serra tinha algumas palavras de escolha sobre a sua versão não aderindo ao material de origem também.

"Ninguém é interessante [no anime]", ele disse ao Coming Soon . "Tetsuo é interessante porque algo estranho acontece com ele, e Kaneda é tão bidimensional. Isso faz parte da cultura japonesa, eles nunca têm personagens fortes. Eles reutilizam como uma forma de mover a outra filosofia para a frente ".

A maldição de AKIRA chegou ao diretor também e ele finalmente saltou também sobre múltiplas disputas com o estúdio. De acordo com o The Hollywood Reporter , a Collet-Serra esperava um orçamento de US $ 90 milhões, mas a Warner Bros. sentiu que poderia ser feito para mais na faixa de US $ 60- $ 70 milhões. O roteiro e o elenco também se tornaram um problema. Ele ficou muito perto de fazer o filme, no entanto, antes que o plug fosse puxado e as instalações de Vancouver onde o trabalho de preparação estava acontecendo foram fechadas.

Chris Evans como Kaneda no Storyboard
Uma questão com a qual a produção tem consertado constantemente é um relatório de potencial enxaguamento dos caracteres principais. Para o papel do líder da gangue de motocicletas, Kaneda, o estúdio teria analisado Garrett Hedlund, Brad Pitt, Michael Fassbender, Keanu Reeves, Joaquin Phoenix, Chris Evans, Chris Pine, James Franco, Justin Timberlake e Zac Efron. Os cavalheiros que observaram o papel do telepata dominado Trevor / Travis (também conhecido como Tetsuo) incluíram Ezra Miller, Toby Kebbell, Alden Ehrenreich, Rami Malek, James McAvoy, Joseph Gordon-Levitt, Michael Pitt, Paul Dano e Richard Madden.

Um grupo menor de atrizes foi associado ao papel de Kei, incluindo Keira Knightley (Elizabeth Swann de Piratas do Caribe), Kristen Stewart (A Isabella Swan da Saga Crepúsculo) e Mila Kunis ( A Lily no filme Black Swan (no Brasil, Cisne Negro) (Obs: quantos Swans não acham). Para intepretar o Coronel foi cotado Ken Watanabe, Gary Oldman e Morgan Freeman, enquanto Helena Bonham Carter foi considerada um personagem de apoio.

Outra dor de cabeça para o estúdio, reforçada por Gary Whitta, supõe que AKIRA é uma história universal e não específica para o Japão.

"Eu pessoalmente rejeito o argumento de que AKIRA é necessariamente uma história japonesa e que é de alguma forma sacrílego estabelecer uma nova adaptação em qualquer outro lugar", disse o escritor ao Slash Film. "Eu acho que muitos dos temas dessa história são aqueles que falam Para a condição humana e, portanto, são relevantes em qualquer lugar do mundo - se isso não fosse verdade, as versões originais nunca teriam sido um sucesso fora do Japão ".

Mas AKIRA tem raízes culturais profundas ligadas à era da Segunda Guerra Mundial no Japão. Seu ambiente fortemente militarizado no mangá/anime remete para isso e é uma experiência não compartilhada pelos americanos modernos. O Japão também é a única nação que teve armas nucleares desencadeadas neles (um grande ponto da história), tornando a imagem de um Tóquio pós-apocalíptico particularmente impressionante. Além disso, as experiências cruéis de armas médicas e de armas biológicas/químicas conduzidas pela Unidade 731 do Japão, provavelmente inspiraram os experimentos de AKIRA na história. AKIRA é ficção científica, mas existem elementos que se baseiam claramente na história japonesa real.

Atualmente, o filme está sem um diretor, mas os nomes continuaram a aparecer em associação com ele, incluindo George Miller, Justin Lin e Christopher Nolan. Miller confirmou conversas com o estúdio no ano passado, mas recusou. Obviamente, Jordan Peele, David Sandberg e Daniel Espinosa mantêm boa relação.

O potencial para uma franquia de filmes AKIRA vale a pena, mas vai demorar bastante para esse o projeto sair do papel.

Tokyo 2020.

A história ocorre em 2019, um ano antes das Olimpíadas de Neo-Tóquio que será em 2020. No encerramento das Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016, a demonstração feita pelo governo japonês para promover o evento deixou todo mundo de queixo caído e mostrou que devemos ter grandes surpresas aparecendo daqui a 3 anos. Curiosamente em 2013 o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, no em setembro de 2013, a cidade-sede das Olimpíadas de 2020, Tokyo concorria com Madrid (Espanha) e Istambul (Turquia). A capital japonesa já realizou Olimpíadas antes, em 1964. Em 2020 ela ganhou o direito de sediar a 32° Edição das Olimpíadas. Tal fato que resultou em uma incrível coincidência, já que tornou real a previsão de Katsuhiro Otomo no mangá AKIRA. 

A mídia japonesa foi muito rápida ao notar que após a vitória de Tóquio para sediar as olimpíadas de 2020, descobriram que algo assim já havia sido previsto no clássico anime de 1988. Mas quem poderia imaginar que de todas as coisas, um clássico anime e mangá bem-amado por pessoas de todo o mundo seria realmente prever o seu resultado? Ou será que alguém do COI, fã de AKIRA, deu seu voto de Minerva é decidiu fazer essa graça ao povo Japonês.

Na trama, vemos exatamente a cidade se preparando para receber os Jogos Olímpicos de 2020, o que acaba funcionando como pano de fundo para muitos dos acontecimentos da história principal. Tanto que várias passagens que se referem diretamente aos Jogos. A Vila Olímpica de Neo-Tóquio é transformada em base militar e o próprio estádio que embeleza a cidade esconde um laboratório criogênico em seu subterrâneo. E todas essas referências estão presentes tanto no mangá, quanto na clássica animação.

Goku, personagem do mangá/anime Dragon Ball, de Akira Toriyama (Será isso outra coincidência, o nome do autor de uma das obras mais famosas do mundo, o mesmo do mangá mais aclamado?), foi nomeado como um dos embaixadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020. Com isso, Goku vai estampar diversas peças promocionais dos jogos, ao lado de outros nomes conhecidos da cultura local, como Naruto, One Piece, Sailor Moon, entre outros.

A organização já mostrou que a cultura pop do país terá forte presença no evento, como foi no encerramento das Olimpíadas do Rio, o Primeiro-Ministro do Japão, Shinzō Abe, vestido como Super Mario. Foi revelado que os produtos oficiais serão estampados por alguns dos grandes personagens de anime. 

Será que depois da previsão de mais de 30 anos vai rolar uma homenagem a Katsuhiro Otomo. Será que veremos um atleta, trajando os trajes de Shotaro Kaneda, descendo de sua Moto, subindo em direção a pira olímpica e a acendendo? Bem só daqui a 3 anos, se ocorre lembrem que viram essa informação aqui. 

Agradecimento pelo Japão ter sido escolhido.

Fontes.




















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