segunda-feira, 10 de julho de 2017

O Mito de Slender Man. Origens, História, e Outras Curiosidades.

Ao longo da História Humana, o homem se deparou com certas entidades que são incompreensíveis para o nosso atual conhecimento científico, especialmente porque elas são capazes de atos incríveis, para não dizer “mágicos”, perante os olhos de quem os observou. Com tais observações convencionou se categoriza-los em seus mitos e lendas, para explicar o funcionamento dos mesmo perante ao que compreendiam da natureza. Em si o Sobrenatural foi a primeira forma de explicar o inexplicável (?)

Por exemplo, há um registro do ano de 1433 do rei da Polônia sobre o seu encontro com uma criatura que por ele foi chamada de “Peixe-Bispo”, um ser humanoide, com características de peixe, capturado no Mar Báltico, que causou espanto até mesmo nos mais corajosos.

Outros exemplos que podemos ressaltar é o caso dos Irmãos Verdes da Inglaterra, Homem Mariposa, Indrid Cold, Demônio de Jersey, This Man, entre vários que não dar para citar aqui.

Em tempos de Internet, das quais As chamadas Lendas Urbanas e Creepypasta tem bastante destaques, essas aparições tornaram-se cada vez mais frequentes – lembra do “The Rake”? – e fazem os internautas questionarem o quanto sabemos sobre esse mundo e a realidade que nos rodeia. Seriam esses “monstros” somente fruto da nossa imaginação ou há algo anormal que as autoridades escondem da visão do público?

O ultimo exemplar, considerado o primeiro grande mito, nascido na Internet é conhecido como Slender Man – O Homem Esguio

Slender Man ou Slenderman (em português: Homem Esguio - tradução livre) é um personagem fictício que se originou como um meme da internet criado pelo usuário Eric Knudsen (aka "Victor Surge") no fórum de discussão Something Awful em 2009. Ele é descrito como semelhante a um homem magro, anormalmente alto, com uma cabeça branca e inexpressiva e que veste um terno preto. Histórias do personagem comumente apresentam-lhe como um perseguidor ou sequestrador de pessoas, principalmente de crianças. O Slenderman não se limita a uma única narrativa, mas aparece em muitas obras díspares de ficção, em sua maioria compostas online.

O sucesso da lenda do Slender Man tem sido atribuída à natureza conjuntiva da Internet. Apesar de o Slender Man ser apenas um personagem, a Internet permite que outros construam sobre os fatos já criados e, assim, potencializa um ar de autenticidade à lenda. (Ou será que não?)

Pegue sua lanterna, e segure bem os papeis que carregam, pois iremos neste post recolher mais fragmentos da história deste mito que pode ter sido realmente uma grande invenção, ou uma adaptação de antigas lendas.

Origens.

O site Know Your Meme define Slender Man, ou Slenderman, como "uma criatura mítica muitas vezes retratada como uma figura alta e magra vestindo um terno preto e um rosto em branco". Na mitologia urbana, ele pode esticar ou encurtar os braços à vontade e tem apêndices semelhantes a tentáculos que se projetam de suas costas ".

As representações de Slender Man podem ser vistas de muitas formas. No site de vendas de artesanato, existem chaveiros, pulseiras e brinquedos. No Flickr e Instagram, você pode ver tudo, desde o vestido elegante do Slender Man até os tableaux de Lego. Centenas de milhares clicam em vídeos do YouTube com base no personagem. Ele aparece em blogs de arte gráfica e ficção de fãs.

O meme Slender Man começou em 10 de Junho de 2009, quando uma competição no fórum Something Awful pediu idéias para um mito moderno com o qual aterrorizar as pessoas. Um colaborador, Eric Knudsen, usando o pseudônimo de Victor Surge, respondeu postando duas fotografias falsas, supostamente a partir de meados da década de 1980, mostrando uma figura alta e sinistra que espreita por grupos de crianças. Knudsen anexou um texto vago sugerindo 14 jovens e o fotógrafo havia desaparecido.

A citação da primeira fotografia dizia:

Nós não queríamos ir, não queríamos matá-los, mas o silêncio persistente e os braços estendidos ficaram horrorizados e nos confortaram ao mesmo tempo...

- 1983, fotógrafo desconhecido, presumido morto.

A citação da segunda fotografia dizia:

Uma das duas fotografias recuperadas do resplendor da biblioteca da cidade de Stirling. Notável por ter sido tirado o dia em que catorze crianças desapareceram e para o que é referido como "The Slender Man". Deformidades citadas como defeitos de filme por funcionários. O fogo na biblioteca ocorreu uma semana depois. Fotografia real confiscada como evidência.

- 1986, fotógrafo: Mary Thomas, desaparecida desde 13 de junho de 1986.

Essas adições efetivamente transformaram as fotografias em uma obra de ficção. Cartazes subsequentes expandiram o personagem, adicionando suas próprias contribuições visuais ou textuais.


Knudsen foi inspirado a criar o Slender Man principalmente por "That Insidious Beast" de Zack Parsons , Stephen Mistman e The Mad Gasser, de Mattoon. Outras inspirações para o personagem foram o Tall Man do filme Phantasm de 1979, HP Lovecraft , o trabalho surrealista de William S. Burroughs e os jogos de terror de sobrevivência Silent Hill e Resident Evil. A intenção de Knudsen era "formular algo cujas motivações mal podem ser compreendidas e [o que causou] mal-estar e terror em uma população em geral". Outras criaturas imaginárias ou legendárias pré-existentes que são semelhantes ao Slender Man incluem: os Cavalheiros, demônios pretos, pálidos e calvos do episódio Buffy the Vampire Slayer " Hush "; Homens de preto, muitos relatos que lhes conferem uma aparência estranha com uma caminhada não natural e características "orientais"; E The Question , um super-herói do DC Comics com um rosto em branco, cuja identidade secreta é "Victor Sage", um nome semelhante ao apelido de Knudsen "Victor Surge".

Em seu livro, Folklore, Horror Stories e The Slender Man: The Development of a Internet Mythology , a Professora Shira Chess da Universidade da Geórgia conectou o Slender Man ao folclore antigo sobre fadas. Como as fadas, Slender Man é de outro mundo, com motivos que muitas vezes são difíceis de entender; Como fadas, sua aparência é vaga e, muitas vezes, muda para refletir o que o espectador quer ou tem medo de ver, e, como as fadas, o Slender Man as chama para os bosques e lugares selvagens, longe de suas casa e sequestra as crianças.

Desde o início, pretendia ser um meme - no sentido original de uma ideia replicante. As fotos de Knudsen provocou uma explosão criativa. Eventualmente, milhares de pessoas estavam fazendo desenhos e escrevendo histórias. Slender Man apareceu em jogos de vídeo, enquanto Marble Hornets, a série do YouTube com histórias sobre ele, é seguida por mais de meio milhão de pessoas. Um acadêmico descreveu seu desenvolvimento como um "open-sourcing de narração de histórias".

"Acabou de explodir. Isso se tornou um fenômeno que eu não acho que alguém poderia ter previsto", disse Jeffrey A. Tolbert, folclorista da Universidade de Indiana, que escreveu sobre o Slender Man.

Os fãs do personagem podem ter opiniões fortes sobre a maneira como ele deve ser usado. "Houve alguns casos em que alguém tentou levar o Slender Man em uma direção diferente", diz Tolbert. "Um veio com uma história de um grupo militar tentando rastreá-lo. Outros usuários não gostaram dessa idéia. Era óbvio demais. Faltava sutileza. Era mais como uma história do Arquivo X do que um mito apropriado. Uma espécie de consenso sobre Slender Man. As pessoas assumem coletivamente alguns e rejeitam os outros ".

Muitas das histórias de fãs acabaram no site da Creepypasta, onde as histórias paranormais são compartilhadas, entregues como se fossem verdadeiras, à moda dos contos de fogueiras.

Descrição.

Como a "mitologia" fictícia do Homem magro evoluiu sem um "canon" oficial para referência, sua aparência, motivos, hábitos e habilidades não são corrigidos, mas mudam dependendo do contador de histórias. Ele é mais comumente descrito como muito alto e magro, com armas antitradíssimas longas, como tentáculos (ou apenas tentáculos), que ele pode estender para intimidar ou capturar presas. Na maioria das histórias, seu rosto é branco e sem características, mas ocasionalmente seu rosto aparece de maneira diferente para quem vê. Ele parece estar vestindo um terno e gravata escura. O Slender Man é freqüentemente associado à floresta e/ou a locais abandonados e tem a capacidade de se teletransportar. A proximidade com o Slender Man é freqüentemente dito para desencadear uma "doença delgada"; Um rápido aparecimento de paranóia , pesadelos e delírios acompanhados de hemorragias nasais.

As primeiras histórias apresentaram-no visando crianças ou adultos jovens. Alguns apresentaram jovens adultos insensíveis ou a agir em seu nome, enquanto outros não, e outros afirmam que investigar o homem esbelto chamará sua atenção. A série da web Marble Hornets estabeleceu a ideia de proxies (seres humanos que se enquadram na influência do Slender Man), embora inicialmente fossem simplesmente violentamente insanos, ao invés de fantoches do Slender Man. Marble Hornets também introduziu a ideia de que o Slender Man poderia interferir com gravações de vídeo e áudio, bem como o "Símbolo do Slender Man", que se tornou um tropo comum de ficção Slender. A violência gráfica e o horror corporal são incomuns nos mitos Slender Man, com muitas narrativas que optam por deixar o destino de suas vítimas obscuros. Shira Chess observa que "é importante notar que alguns dos recados identificam exatamente qual tipo de monstro o homem magro pode ser, e quais são suas intenções específicas - esses pontos permanecem misteriosamente e viciosamente."

Evidências de que o Slender Man seria um mito mais antigo.




Com o surgimento e popularização do Slender Man, os “investigadores” (Entenda como quiser) de plantão iniciaram uma busca implacável para descobrir as possíveis origens do Slender Man. Como dizem toda grande lenda tem um fundo de verdade, é possivelmente elas foram recontadas de outras maneiras. Teorizou-se que Slender Man não é criação de nossa época. E para nossa surpresa, esses garimpeiros de mitos obtiveram algumas informações cruciais que levaram ao fato do magricelo ser uma entidade atemporal. Veja o que eles descobriram: #SQN

Pinturas Rupestres. 

Há quem diga que os seres humanos, lá na pré-história, viram esse estranho ser rondado suas cavernas para sequestrar seus filhos durante a noite, o Homem Esquio não é de agora, os homens das cavernas sabiam de sua existência,  o viram e o registraram.

Slender Man, registrado a mais de 9 mil anos. Ele não é tão novo quanto se pensava. #SQN

Pinturas mostrando seres semelhante ao homem, porém, dotados de muito tentáculos, foram demonstrada pelos usuários desses fóruns. Entre elas, uma das que mais “correram” a Internet foi essa acima. Na figura podemos perceber um “monstro” amedrontando os humanos. Essa representação está datada de 9.000 anos atrás – o local é duvidoso (Atente para esse detalhe), já que em alguns fóruns aponta para uma caverna da região de Twyfelfontein, Namíbia, enquanto outros dizem que fica no Parque Nacional Serra da Capivara, no nordeste do Brasil.

Hieroglifos Egípcios. 

Slender Man está presente também nos Hieróglifos.  Esse ser o qual se acredita ser escravo do deus Anubis, representa exatamente as características do nosso “camarada”: um homem magro, com tentáculos. Fato que deixa tudo muito interessante, principalmente porque o Slender Man, durante a História e as suas participações nela, deixa a entender que ele tem uma ligação com a Morte, mas não com a ação e sim, a Morte como uma entidade.



O nome 'Ladrão dos deuses' ou 'Ladrão de Kuk' é uma referência muito sombria ao deus egípcio Kuk. Há também uma imagem que é supostamente a partir de 3100 A.C, encontrada no túmulo do faraó Wazner (também conhecido como Wenegbu, Wadjenedj e Wazenez). A imagem também está ligada a algo chamado 'Projeto Princeton'. Mas há poucas evidências para apoiar essa história.

Começando com o nome 'Ladrão dos deuses' ou 'Ladrão de Kuk'. Kuk é um dos muitos deuses egípcios, e ele representa todas as sombras, trevas e coisas semelhantes, como a noite. Esta é uma das peças correlacionadas mais altas de todo esse mito, pois dá um aspecto sombrio na coisa como no mito alemão, romeno, escocês, nórdico e moderno.

Como o Clutchbone do mito nórdico, o cenário não está em uma floresta como praticamente qualquer outro mito. Este mito concentra-se principalmente no túmulo de Faraó Wazner.

Então, quem fora o faraó Wazner? Ele era um faraó pré-dinástico, que é uma das principais razões pelas quais a informação é tão difícil de encontrar.

Voltando ao mito do Slender, o faraó Wazner diz ter um encontro com este "Ladrão dos deuses / Kuk" e é por isso que está inscrito em seu túmulo. É diferente de qualquer outro símbolo em linguagem Hieroglifos, tornando-o completamente único.

Duhb.

Duhb é a criatura da qual fala uma antiga e assustadora lenda escocesa, também conhecida de “Homem Negro”. Conta essa lenda que nas florestas escocesas, desde tempos remotos, mora uma criatura que sequestrava crianças e desaparecia com elas no meio da floresta. Camuflado pela escuridão, Duhb aguardava o momento certo para agarrar suas vítimas. O interessante são as características dessa história com a do Slender Man: ambas as criaturas são homens magros, dotados de tentáculos, que vivem nas florestas e que raptam crianças. A lenda de Duhb é datada de Idade Média.

Takkenmann.

Outra lenda muito semelhante é a história de Slender Man é o conto holandês de Takkenmann. Takkenmann ( Homem Galho) é uma criatura humanoide dotada de galhos, que servem como tentáculos, utilizados para prender suas vítimas e levá-las para o meio da floresta.

A Carta Der Ritter (O Cavaleiro) enfrentado o Der Großmann.

Nos primeiros baralhos de Tarô, datados do século XIV da Floresta Negra ao sul da Alemanha mostram uma assustadora criatura muito semelhante ao Slender Man. A carta mostra o Cavaleiro (Der Ritter, da qual muitos erroneamente apontam para a figura sinistra), Enfrentado o Slender Medieval e sendo ferido pelo meso. Tal carta representava a Morte. Em escritos dessa época, essa figura é encontrada sequestrando criança dos braços de seus pais.

Logo tal ciatura tem seu nome, o Der Großmann

Der Großmann é a versão alemã do Bicho Papão. É a versão que mais se assemelha à do Slender Man. Der Großmann significa “O Grande  Homem”, nome que faz jus a aparencia da criatura: um ser alto, com membros enormes, que entrava pela janela das crianças durante a noite para raptadas e devorá-las posteriormente. Também não possuia rosto, apenas uma grande boca, capaz de esticar para engolir uma criança inteira.

Die Geschichte der Ritter ou The Tale of the Great and Noble Knight (O Conto do Cavaleiro Grande e Nobre), é uma lenda do folclore alemão da Região de Baden-Württemberg (A região da Floresta Negra), no sudoeste da Alemanha.

Ele conta de um cavaleiro valente nomeado pela igreja para matar um grande mal que havia roubado crianças de uma aldeia local. Seria um dos primeiros contos que descrevem o Der Großmann (Ou The Slenderman, como seria conhecido séculos depois.)

Na época, ele foi referido como Der Namenlose (O inominável / indizível) e Die Unheilige (O Impiedoso).

O cavaleiro recebeu uma arma especial, uma arma sagrada enviada por Deus, que teria caído das próprias estrelas. Muitos acreditam que é forjado de material originalmente do lugar de onde veio The Slender Man, e que é a única arma conhecida que pode matar The Slender Man, chamada como "The Ender Blade" por fãs das lendas de The Slender Man. A armadura de Der Ritter também foi forjada dessa substância e lhe deu proteção contra muitas habilidades psíquicas aparentes do Homem magro.

O grande cavaleiro levou a batalha e conseguiu ferir severamente a besta, mas não matá-la. Dizem que a ferida não mostrou carne nem sangue, mas outra coisa. Uma escuridão, mas além de qualquer escuridão do nosso mundo. Um vazio faminto, todo consumidor era visível.

O cavaleiro sabia que essa era a verdadeira forma da criatura e que ele apenas havia quebrado a superfície, fazendo com que ela se tornasse vulnerável.

Antes que o cavaleiro pudesse tirar proveito de seu estado enfraquecido, a criatura conseguiu desaparecer em um flash de luz e um ruído forte e forte como um raio, e tudo o que restava era um pequeno filho ferido. O cavaleiro acreditava que, ao ferir a criatura, ele podia libertar uma das suas muitas vítimas.

O menino chamado Benjamin ficara órfão por causa da criatura, então o cavaleiro o criou como seu próprio filho.

Bicho Papão.

Acredite você ou não, a história do “Bicho papão” não é brasileira, ela está presente em diversas culturas e na sua origem, o bicho papão era um homem, sem rosto, que comia criança, tal como Slender Man, os quais afirmam ter uma boca gigantesca, embora ela não apareça, senão durante as refeições ou tentativas frustradas de se alimentar (pois se alguém realmente viu é sinal que ele fracassou). A história do Bicho Papão é da Europa, da Idade Média e dizem ser uma variação de um conto da Pérsia, sobre um demônio que raptava crianças para se alimentar.

Algumas destras origens são bastante interessantes. O que faz crer que tal ser seja real. Uma entidade que está presente desde o principio da humanidade?

Fakeclore Vs Folclore.

Pesquisando a fundo, pois uma das regras da Internet diz, o que está na "Internet" e verdade, faz a gente desconfiar de algo. Com Slender Man não seria diferente, afinal sua mitologia se tornou popular com manipulação de imagens.

As Pinturas Rupestres; Pesquisando mais a fundo essa imagem descobrir esta bastante semelhante, ou melhor dizendo é a mesma imagem. Tirando o fato que o homem lhe falta tentáculos, a imagem da caverna (Da qual falam que é no Brasil ou na Namíbia) Magura está entre cavernas mais famosas e bonitas da Bulgária. Ele está localizado no noroeste da Bulgária perto da aldeia de Rabisha, a 18 km da cidade de Belogradchik na Província Vidin. O comprimento total da caverna Magura é de 2,5 km. O maior lago interior do país, o Lago Rabisha, está situado na vizinhança da caverna e toda a região foi declarada um marco natural.


O acesso à área das pinturas é restrito em um esforço para preservá-los. Antes de 1993, a caverna não estava protegida e havia acesso livre a todos. Por esta razão, alguns dos desenhos foram vandalizados e há arranhões nas paredes. A caverna está agora aberta ao público durante todo o ano, embora os desenhos só possam ser vistos com a presença de um guia turístico e o pagamento de uma taxa.

Lembram quando escrevi (Kibei) no começo sobre a natureza conjuntiva da Internet em criar mitos em cima de mitos ou fatos, ai está um exemplo.

Hieroglifos Egípcios; Então temos uma evidência que o Slender Man é uma criatura que já fora vista pelos egípcios, era uma divindade no panteão deste povo, o servo do deus egípcio Kuk, chamado de Ladrão dos deuses ou Ladrão de Kuk.

Kuk (Kek ou Keku) é a deificação do conceito primordial de escuridão na antiga religião Egípcia. Na cosmogonia do Ogdoad, seu nome significava escuridão. Como símbolo das trevas, Kuk também representava obscuridade e o desconhecido, e, portanto, o Caos. O que faz bastante sentido com a mitologia do Slender Man

Da mesma forma das pinturas rupestres, a imagem do Slender egípcio é uma imagem photoshopada, eis aqui a original.


Tudo parece uma tentativa deliberada de fazer o Slender Man soar como um mito antigo autêntico que apareceu desde tempos imemoriais em diferentes formas e com nomes diferentes. E é óbvio que algumas pessoas acreditaram nisto.

O Takkenman é um conto de terror infantil que se assemelha a algumas criaturas míticas germânicas - principalmente o Lange Man - provavelmente tal lenda nunca tenha existido no passado, e provavelmente é uma lenda urbana moderna, composta em 2009 por pessoas do fórum Something Awful.

Lenda do Cavaleiro é interessante não foi, lógico que tal mito reforçaria a lenda do Slender Man. Assim com a pinturas nas cavernas e os escritos egípcios, as xilogravuras  Xilogravuras representado a Morte (Na forma clássica de caveira como conhecemos) na Idade Média eram bastante comuns. A Morte era algo cultural, comumente para todos, principalmente em tempos de pestes e guerras. A imagem levando entes queridos, seja por doenças ou guerras, eram bastante comuns, como essas abaixo

A esquerda, para representa o mito do Slender Man, a Direita, a Original. 

Idem.

Mas essa manipulações descaracterizam o mito do Slender Man? Não, apenas reforçam o quanto podemos querer dar autenticidade a uma lenda, mesmo sabendo que fora criada, assim como as Lendas Urbanas, que se espalham no boca a boca, do amigo do amigo, da minha tia, que tinha uma vizinha que tinha uma prima, que conheceu tal cara que conhecia outro...

Diz-se que o folclore genuíno se desenvolve organicamente a partir de histórias passadas por pessoas comuns, como os avistamentos de Spring Heeled Jack - um monstro saltitante que afirmam ter aterrorizado a Inglaterra vitoriana



Em 1838, o The Times relatou que Spring Heeled Jack apareceu em Brighton "na forma de um urso ou algum outro animal de quatro patas" e perseguiu um jardineiro

Slender Man às vezes é citado como um exemplo de fakeclore, uma história falsamente criada como se fosse baseada em uma tradição genuína.

Os críticos dizem que fakeclore é explorador e inferior ao folclore, mas os defensores dizem que e melhor, baseado em tradições de longa data e vale a pena por direito próprio

Vários estudiosos argumentaram que, apesar de ser um trabalho de ficção com um ponto de origem identificável, o Homem magro representa uma forma de folclore digital. Shira Chess argumenta que o Slender Man exemplifica as semelhanças entre o folclore tradicional e o ethos de código aberto da Internet e que, ao contrário dos monstros tradicionais, como vampiros e lobisomens, o fato de que o mito de Slender Man pode ser rastreado e sinalizado oferece um Visão poderosa de como o mito e o folclore se formam. Chess identifica três aspectos dos mitos do Slender Man que o amarram ao folclore: a coletividade (o que significa que é criado por um coletivo, e não um indivíduo individual), a variabilidade (o que significa que a história muda dependendo do caixa) e Desempenho (o que significa que a narrativa do contador de histórias muda para refletir as respostas de seu público).

Andrew Peck também considera o Slender Man como uma autêntica forma de folclore e observa sua semelhança com formas emergentes de performance de lenda off-line. A Peck sugere que o desempenho do folclore digital estende a dinâmica do desempenho face a face de várias maneiras notáveis, como ocorrendo de forma assíncrona, encorajando a imitação e a personalização, além de permitir replicação perfeita, combinando elementos de comunicação oral, escrita e visual e gerando Expectativas compartilhadas por desempenho que representam identidade de grupo, apesar da falta de um grupo fisicamente presente. Ele conclui que o Slender Man representa um ciclo de lenda digital que combina as convenções genéricas e as qualidades emergentes de desempenho visual e oral com o potencial colaborativo da comunicação em rede.

Jeff Tolbert também aceita o Slender Man como folclórico e sugere que ele representa um processo que ele chama de "ostensiva reversa". Ostensiva em folclorica é o processo de interpretar uma narrativa popular. De acordo com Tolbert, o Slender Man faz o contrário criando um conjunto de narrativas folclóricas, onde não existia antes. É uma figura icônica produzida através de um esforço coletivo e modelada deliberadamente após um gênero folclórico existente e familiar. De acordo com Tolbert, isso representa dois processos em um: envolve a criação de novos objetos e novos exemplos de experiência desconectados, e envolve a combinação desses elementos em um corpo de narrativas "tradicionais", inspiradas no folclore existente (mas não totalmente Em dívida com qualquer tradição específica).

O professor Thomas Pettitt, da Syddansk Universitet, descreveu o Slender Man como um exemplar do fechamento da idade moderna do " parêntese de Gutenberg "; O período de tempo da invenção da impressora para a propagação da teia em que histórias e informações foram codificadas em mídias discretas, para retornar às formas antigas e mais primitivas de narração, exemplificadas pela tradição oral e contos de fogueiras, nos quais A mesma história pode ser recontada, reinterpretada e reformulada por diferentes caixas, expandindo e evoluindo com o tempo.

Razões para o sucesso.

O estudante de mídia e o foclorista Andrew Peck atribuem o sucesso do Slender Man à sua natureza altamente colaborativa. Porque o personagem e seus motivos estão envolvidos em mistério, os usuários podem facilmente adaptar os trópicos e imagens existentes do Slender Man para criar novas histórias. Essa habilidade para os usuários aproveitar as ideias dos outros, ao mesmo tempo em que fornecem os seus próprios, ajudou a inspirar a cultura colaborativa que surgiu em torno do Slender Man. Em vez de privilegiar as escolhas de certos criadores como canônicas, essa cultura colaborativa localiza de maneira informal a propriedade da criatura em toda a comunidade. Nesses aspectos, o Slender Man é semelhante a histórias de fogueiras ou lendas urbanas, e o sucesso do personagem vem de permitir interação social e atos pessoais de expressão criativa.

Embora quase todos os usuários compreendam que o Homem magro não é real, eles suspendem essa descrença para se tornar mais absorvidos ao contar ou ouvir histórias. Isso acrescenta uma sensação de autenticidade às performances da legenda Slender Man e desfigura as linhas entre a legenda e a realidade, mantendo a criatura como um objeto da dialética lendária. Esta ambiguidade levou alguns a alguma confusão sobre a origem e o propósito do personagem. Apenas cinco meses após a sua criação, a Coast to Coast AM de George Noory , um programa de chamada de rádio dedicado às teorias paranormais e de conspiração, começou a receber os chamadores perguntando sobre o Slender Man. Dois anos depois, um artigo no Minneapolis Star Tribune descreveu suas origens como "difíceis de identificar". Eric Knudsen comentou que muitas pessoas, apesar de entender que o Slender Man foi criado nos Fóruns Something Awful, ainda debatem a possibilidade de ele ser real.


Shira Chess descreve o Slender Man como uma metáfora para "desamparo, diferenciais de poder e forças anônimas". Peck vê paralelos entre o Slender Man e as ansiedades comuns sobre a era digital, como sentimentos de conexão constante e observação de terceiros desconhecida. Da mesma forma, Tye Van Horn, um escritor para The Elm , sugeriu que o Slender Man representa o medo moderno do desconhecido; Em uma idade inundada de informações, as pessoas ficaram tão desacostumadas com a ignorância que agora temem o que não podem entender. Troy Wagner, o criador de Marble Hornets , atribui o terror do homem magro à sua maleabilidade; As pessoas podem moldá-lo em tudo o que mais os assusta. Tina Marie Boyer observou que "O Slender Man é um monstro proibitivo, mas os limites culturais que ele protege não são claros. As vítimas não sabem quando os violaram ou cruzaram".

Incidentes relacionados.

Em 31 de maio de 2014, duas garotas de 12 anos de idade em Waukesha, Wisconsin , esfaquearam 19 vezes um colega de classe de 12 anos. Quando questionados mais tarde pelas autoridades, elas alegaram que queriam cometer um assassinato como um primeiro passo para se tornar proxies para o Slender Man, depois de ter lido sobre isso on-line. Eles também afirmam que temiam que Slender Man mataria suas famílias se não cometeram o assassinato. A vítima conseguiu rastejar da floresta, onde tinha sido deixada, para chegar a uma estrada. Um ciclista passante interveio, e a vítima sobreviveu ao ataque. Ambos as atacantes foram diagnosticados com doenças mentais, mas também serão julgadas como adultas, e podem pegar até 65 anos de prisão. Uma das meninas teria dito que Slender Man a observa, pode ler mentes e pode se teletransportar. Especialistas testemunharam no tribunal, que ela também disse que conversou com Lord Voldemort e uma das Teenage Mutant Ninja Turtles.

Em 1 de agosto de 2014, ela foi tida como mentalmente instável para ser julgada e sua acusação foi suspensa até que sua condição melhorasse. Em 12 de novembro de 2014, um médico julgou que sua condição havia melhorado o suficiente para que ela fosse julgada, e, em 19 de dezembro de 2014, o juiz determinou que ambas as meninas eram competentes para serem julgadas. Em agosto de 2015, o juiz decidiu que as meninas seriam julgadas como adultas. Elas estão programadas para serem julgados separadamente em setembro e outubro de 2017.

Em uma declaração à imprensa, Eric Knudsen disse: "Estou profundamente triste com a tragédia em Wisconsin e meu coração sai às famílias daqueles afetados por este terrível ato". Ele afirmou que não estaria dando entrevistas sobre o assunto.

Um filme documentário sobre o incidente chamado Beware the Slenderman foi lançado pela HBO Films em março de 2016 e foi transmitido na HBO em 23 de janeiro de 2017.

(Talvez escreva um Post sobre esse caso de Waukesha)

Outros incidentes

Depois de ouvir a história, uma mulher não identificada de Cincinnati, Ohio, disse a um repórter de televisão WLWT que sua filha de 13 anos a atacou com uma faca e escreveu uma ficção macabra, alguns envolvendo o Slender Man, que a mãe disse motivou o ataque.

Em 4 de setembro de 2014, uma garota de 14 anos em Port Richey, na Flórida , alegadamente incendiou a casa da família, enquanto a mãe e o irmão de nove anos estavam dentro. A polícia informou que o adolescente estava lendo histórias sobre Slender Man, bem como Soul Eater de Atsushi Ōkubo. Eddie Daniels, do Escritório do xerife de Pasco, disse que a menina "visitou o site que contém muitas informações e histórias de Slender Man [...] Seria seguro dizer que existe uma conexão com isso".

Durante uma epidemia de tentativas de suicídio no início de 2015 por jovens de 12 a 24 anos na reserva indiana de Pine Ridge, Slender Man foi citado como uma das influência; O presidente da tribo Oglala Sioux observou que muitos nativos americanos tradicionalmente acreditam em um "espírito suicida" semelhante ao Slender Man.

Referências na mídia.

Em 2011, Markus "Notch" Persson , criador do jogo Minecraft , adicionou uma nova turma hostil ao jogo, que ele chamou de "Enderman", quando vários usuários no Reddit e no Google+ comentaram a semelhança com o Slender Man.

Essa talvez seja a referência mais famosa de todas, em 2012 no desenho infantil Gravity Falls: Um verão de mistérios. Algumas pessoas dizem que viram o tal episódio em que aparece a cena apresentada, mas não viram o Slender ali, sendo assim afirmaram que é falsa, uma montagem. Por outro lado há relatos de pessoas que viram o episódio e o monstro esguio realmente estava lá escondido, gerando assim uma série de pergunta se o episódio e verdadeiro ou não


Há quem afirme que a disney aproveitado o sucesso da criatura pegou o episódio e editou, adicionando o East Egg e exibindo variações entre a versão, com e sem Slender Man, exatamente para criar polêmica.

Depois desta polêmica toda, a grande maioria afirma que a imagem a falsa, mas cá entre nós, faria bastante sentido Slender Man está inserido em Gravity Falls.

Uma referência que é confirmada e em Total Dramas All Stars, no episódio 5 Moon Madness, da 5° Temporada de 08 de Outubro de 2013. Quando Chris, da tenda de controle, pausa o show para o intervalo comercial, Slender Man, pode ser vista no monitor a esquerda, atrás dele.



The Slender Man foi o antagonista do episódio de Lost Girl de 2013, "SubterrFaenean", no qual o Slender Man foi dito ser a base para a lenda de Pied Piper.

No episódio de 2014 "Pinkie Apple Pie" de My Little Pony: Friendship is Magic, uma versão pony do personagem aparece em um breve aparição.

A série de TV sobrenatural parodiou Slender Man como "Thinman" no episódio de 2014 com o mesmo nome.

Em 2016, a banda americana de terror punk Haunted Garage lançou um EP intitulado Slenderman e Other Strange Tales , com uma música e um vídeo musical acompanhado com base no personagem e no caso de punho 2014.

A décima sexta temporada da série de drama criminal Law & Order: Unidade de vítimas especiais apresentou uma história inspirada nos entalhes Slender Man. O episódio, " Glasgowman's Wrath ", exibido em 5 de novembro de 2014.

Fontes:

http://www.bbc.com/news/magazine-27776894

https://pt.wikipedia.org/wiki/Slender_Man

http://www.iniciativanerd.com.br/slender-man-a-lenda-em-historia-filme-e-jogo/

https://en.wikipedia.org/wiki/Slender_Man

http://www.nerdmaldito.com/2012/09/veja-aparicao-de-slender-man-em-desenho.html

http://www.nerdmaldito.com/2012/09/imagem-de-slenderman-surge-em-asilo.html

http://theslenderman.wikia.com/wiki/Slender_Man

http://www.assombrado.com.br/2013/09/slender-man-lenda.html

Slender Man – O Homem Esguio e o Caso Marble Hornets

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2012/06/slenderman-lenda-urbana-se-espalha.html

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2012/09/mito-contemporaneo-o-sucesso-do-slender.html

http://losangeles.cbslocal.com/top-lists/7-best-places-to-view-ancient-cave-paintings/

http://www.unexplained-mysteries.com/forum/topic/237357-the-slenderman-myth/?page=8

http://theslenderarchives.weebly.com/egypt.html

http://dutch-folklore.wikia.com/wiki/Takkenman

http://slendernation.wikia.com/wiki/Der_Ritter

https://pt.wikipedia.org/wiki/Baden-W%C3%BCrttemberg

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kuk

https://pt.wikipedia.org/wiki/Xilogravura

http://totaldrama.wikia.com/wiki/Moon_Madness

https://www.touristlink.com.br/Bulg%C3%A1ria/magura-caverna/overview.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Magura_Cave

Nenhum comentário:

Postar um comentário