sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O Retorno do Menino do Acre.

Bruno Borges, Conhecido mundialmente como o Menino (Mesmo tendo 25 anos) do Acre. Entre outros nomes um dos que se tornou mais populares foi de Alquimista do Acre, relacionado ao simbolo de transmutação (Relacionado a uma grande obra conhecida por muitos) debaixo de uma estátua. Depois de quase 5 meses, o Menino do Acre, retornou para casa (E como sempre os memes relacionados a esse caso retornaram com mais força).



Foram quase 5 meses (4 meses, e 11 dias), estudante estava desaparecido desde 27 de março, quando deixou para trás 14 livros criptografados, em uma linguagem que ele adaptou do Manual do Escoteiro Mirim espalhados pelo seu quarto.

Bruno já fez contato com os familiares e não deve se pronunciar num primeiro momento para evitar assédio diante da repercussão gerada pelo seu caso.

A mãe de Bruno foi pega totalmente de surpresa. Ela está no Santuário de Nossa Senhora de Aparecida, em São Paulo, para onde foi pedir à santa o retorno de seu filho. Aos prantos, Denise Borges disse ao "Extra" que falou com o jovem pelo telefone e que está tentando um voo de volta para casa.

Ele já falou comigo por telefone, mas não parava de chorar. Ele me pediu perdão, disse que sentiu essa vibração e por isso voltou. Não tem vaga no avião, mas não tem problema. Nossa Senhora me atendeu — disse Denise Borges. — Vou ficar ajoelhada até de noite, agradecendo.

Ainda segundo a mãe do estudante, ao falar com o filho, ela chegou a pedir para Bruno tomar um avião e ir a São Paulo só para vê-la, mas o estudante respondeu: "Mãe, cada coisa a seu tempo".

O retorno não surpreendeu o secretário de Segurança do Acre, Fávio Portela.

"Nós sabíamos que era uma questão de tempo para ele voltar. O inquérito que apurava o desaparecimento foi concluído há mais de um mês" - destacou.

Delegacia de Rio Branco, que investigou o desaparecimento até junho, quando encerrou inquérito, já que o desaparecimento não envolveu nenhum tipo de crime. A polícia já recebeu contato de pessoas ligadas a Bruno. As autoridades irão ouvir o estudante nos próximos dias.

Segundo a polícia, o sumiço do jovem foi parte de um plano para garantir a divulgação do trabalho deixado por ele.

"Não temos mais responsabilidade sobre esse caso, já que conseguimos trazer uma confirmação dos motivos que ele acabou se ausentando. A partir desse momento, temos interesse em achá-lo, mas se torna uma coisa secundária. Vamos continuar auxiliando no que for necessário”, declarou na época o delegado Alcino Júnior.

Athos Borges, pai do jovem, afirmou que Bruno pediu o prazo de uma semana para oferecer mais detalhes sobre o reaparecimento. Perguntado sobre a volta do filho nas vésperas do dia dos pais, Athos relatou ter sentido "muita emoção".

De acordo com a editora Renata de Carvalho, responsável pelas publicações dos escritos do estudante, o próximo livro, "Caminho para a Verdade absoluta", deverá ser lançado entre os próximos 60 e 90 dias.

"Como ele chegou há pouco mais de uma hora, ainda não conversei com a família direito, mas é claro que é do interesse de todos que ele participe dos próximos lançamentos das obras" — afirmou Renata, ressaltando que o próximo volume a ser lançado é o terceiro da série escrita por Bruno, seguindo a ordem estipulada por ele para a melhor compreensão dos leitores.

Vamos Recapitular.

Se você não estava escondido em uma caverna, sua internet caiu nos últimos 5 meses, ou estava em uma viagem de intercâmbio na Coreia do Norte, deve se lembrar da curiosa história do estudante acreano que sumiu de casa após deixar para trás um quarto cheio de anotações e itens misteriosos, desde o caso 11B X 1371, a Internet não ficava com um enigma deste desafiando os mais curiosos.

A internet brasileira se mobilizou para resolver os enigmas do menino Bruno – também chamado de alquimista (Fullmetal Acremist) pelos internautas – e conseguiu decifrar parte das escrituras, em parte graças a uma chave deixada pelo rapaz.

Mesmo assim, durante um bom tempo, o desaparecimento de Bruno Borges ainda era um quebra-cabeças bem longe de ser solucionado. Porém, é claro que não demorou para que – além dos memes gerados em torno do caso – as pessoas desenvolvessem as suas próprias teorias sobre o caso. Muita gente – inclusive a polícia – acreditava, por exemplo, que a história era uma grande jogada de marketing.

Curiosamente ele retornou dias depois do lançamento de seu livro. Para uma parte da Internet a história do marketing ganhou mais força ainda. Lá no final de Maio A Polícia Civil do Acre disse ter encontrado "fortes indícios" de que o desaparecimento do jovem estudante Bruno Borges tenha ocorrido para impulsionar publicidade para a divulgação de livros de sua autoria. Para afirmar isso, os investigadores apresentaram um contrato firmado entre Bruno e um amigo que definia a divisão do faturamento das obras e que foi registrado no dia 27 de março, dia do desaparecimento.

O departamento de Inteligência da Polícia Civil constatou que Bruno Borges desapareceu no mesmo dia em que foi registrado o “Contrato de Sociedade no Projeto Enzo com o Lançamento de 14 Obras”. O registro foi feito no Primeiro Tabelionato de Notas em Rio Branco no dia 27 de março. O contrato foi firmado com Marcelo de Souza Ferreira, amigo de Bruno.

O documento define que haveria benefício de “15% do faturamento bruto do ‘Projeto Enzo’ e das ‘14 literaturas iniciais’ que farão parte do lançamento do projeto”. Em entrevista realizada na manhã desta quarta-feira, 31, o chefe do Departamento de Inteligência, delegado Alcino Júnior, disse que “havia uma combinação para essa publicação das obras e, além disso, o rapaz fugiu no dia em que o contrato foi registrado”.

Alcino Júnior classificou como "fortes" os indícios do "afastamento voluntário de Bruno, que teria "servido exatamente para que causasse essa publicidade diante da publicação dos livros". A Polícia Civil realizou buscas na casa de dois amigos de Bruno. Na casa de Marcelo Ferreira, os policiais encontraram também maconha em quantidade que indica uso pessoal. Marcelo foi detido por falso testemunho porque no final de março e início de abril, no início das investigações, teria dito que “não sabia de nada”.

A mãe do jovem Bruno Borges, empresária Denise Borges, refuta a ideia de que o desaparecimento do filho seja uma "jogada de marketing". "Eu sou a única pessoa que li os quatro livros. Não se trata de uma jogada de marketing. Eu já sabia da existência dos contratos. Aqueles meninos ajudaram o Bruno", disse a mãe. Ela acrescentou que o lançamento do primeiro livro deve ocorrer em breve.

“Qual o problema ele fazer um contrato para ajudar amigos que o ajudaram? O problema é que sempre tentam encontrar um meio pra prejudicar a imagem de alguém de bem”, disse a irmã de Bruno, Gabriela Borges, em uma rede social.

Jogada de Marketing.

Uma parte da Internet ficou curiosa em resolver esse enigma, enquanto outra achava que era uma pegadinha do Não Salvo, uma outra parte, achava isso uma grande besteira. Essa história ganhou ainda mais força depois que a família do estudante fechou contrato com uma editora para a publicação dos livros escritos por ele, mostrando que havia mais interesses do que o esperado no desaparecimento de Bruno. Com isso, a expectativa era de que ele eventualmente surgisse do seu refúgio para colher os louros da fama.

O livro "TAC - Teoria da Absorção do Conhecimento", escrito por Bruno Borges, lançado no dia 21 de julho, entrou em 20º lugar na lista dos 20 livros mais vendidos da semana no ranking elaborado pela PublishNews.  O ranking é feito a partir da soma das vendas em diversas livrarias pesquisadas. De acordo com a família, o volume 2 "Caminho Para a Verdade Absoluta", deverá ser lançado em 60 dias.

Mesmo com esse cenário praticamente desenhado em detalhes há um bom tempo, não deixa de ser interessante observar o timing perfeito escolhido pelo rapaz para oficializar seu retorno. Livro lançado no dia 21 de Julho e ele retorna no dia 11, 20 dias de diferença.

Depois do interesse de publica os livros e a noticia de um contrato, essa parte especifica apenas ligou os pontos, Uma grande (engenhosa por assim dizer) Jogada de Marketing., É isso ainda ganha força com seu aparecimento. Não é incomum ler os comentários indignados, ou achando esse teatro, (como dito por alguns) uma grande palhaçada, outros classificaram esse desaparecimento como uma falsa comunicação de crime.

Eu apenas observo as discussões, de um lado um grupo que considera esse menino um Gênio, do outro que o consideram um Farsante. Farei parte do grupo que curti os memes afinal desde a prisão de Lula nunca vi memes tão criativos (Afinal é do Acre que estamos falando).

Agora que o Menino do Acre retornou para o conforto de seu lar, ele ganhou fama. Para alguns Bruno Borges é um Gênio, diferenciado entre os demais Brasileiros, para outros um Farsante, que conseguiu enganar trouxas para vender seus livros.

Para os mais zoeiros apenas uma fonte de inspiração de memes.

Muitos estão apostado que ele, Domingo (Possivelmente o próximo já que pediu o prazo de uma semana para oferecer mais detalhes sobre o reaparecimento) que vem, vai aparecer no Fantástico, esperemos.

Fontes.

http://oberhalbthoth.blogspot.com.br/2017/04/o-caso-do-garoto-do-acre.html

http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,policia-do-acre-liga-desaparecimento-de-garoto-a-acao-de-publicidade,70001820854

https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2017/08/11/menino-do-acre-volta-para-casa-apos-quase-cinco-meses-desaparecido.htm

https://oglobo.globo.com/sociedade/bruno-borges-menino-do-acre-reaparece-apos-quatro-meses-21695226

https://entretenimento.uol.com.br/noticias/redacao/2017/08/05/livro-de-bruno-borges-o-menino-do-acre-entra-na-lista-dos-mais-vendido.htm

https://optclean.com.br/menino-do-acre-voltou-memes/

https://oglobo.globo.com/sociedade/retorno-de-bruno-borges-leva-redes-sociais-loucura-21695538

https://everipedia.org/wiki/bruno-borges/

Nenhum comentário:

Postar um comentário