quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Enciclopédia dos Mitos e Lendas do Brasil (Bestiário). O Cavalo D'Água.

O Cavalo-d'água é um ente fantástico que vive supostamente no rio São Francisco, perseguindo embarcações. Também é conhecido pelo nome de cavalo-do-rio. Habitante de uma caverna de ouro, localizada nas águas profundas do Rio São Francisco se dedica a assustar os pescadores e marinheiros.

Os nativos o descrevem como um gigante, sendo musculoso com pele bronzeada e um único olho gigante na cabeça. Tem um coração muito duro impenetrável às balas. Apesar de seu tamanho, ele é muito rápido. É capaz de viver fora da água, mas não muitas vezes desviar-se às margens do Rio São Francisco. Ele também pode aparecer sob a forma de outros animais, como cavalos.

Muitas vezes, ele persegue barcos para despejá-los. Para afastá-lo, os pescadores constroem na proa de seus barcos, figuras monstruosas chamadas “carrancas”. Eles também pintam uma estrela no fundo do barco, acreditam que assusta os seres sobrenaturais.

Diz-se que algumas pessoas tentaram chegar à habitação da caverna para conquistar o ouro, mas nenhum deles sobreviveu.

Origens...

O Cavalo D'água que habita o rio São franscico, parece em muito semelhante ao seu primo europeu, o Kelpie

Kelpie na mitologia céltica escocesa é uma espécie de cavalo que habita os lagos e rios da Escócia. Essa entidade sobrenatural pode ser encontrada também no folclore irlandês. Sua descrição pode variar conforme as lendas, por vezes descrito como branco, ou cinza, de pele macia e gelada, podendo também adotar uma forma humana. Muitos rios e lagos na Escócia tem alguma história relacionada com Kelpie, mas a mais extensiva que se conhece é a do Lago Ness, que tem seu primeiro registro no século 6.

A lenda de Kelpie tem também muitas variações pelo mundo, como a de Wihwin na América Central, a de bäckahäst na Escandinávia, e a de bunyip na Austrália.

A origem da crença em cavalos d'água malignos pode ter sido a partir de sacrifícios humanos feitos antigamente para acalmar os deuses da água, mas também servia como prática para assustar crianças a fim de mantê-las longe do perigo nas margens de rios e lagos, e prevenir mulheres jovens para tomarem cuidado com rapazes bonitos desconhecidos.

Em algumas histórias, Kelpie é conhecido como antropomórfico, ou seja, pode mudar sua forma física. Pode se transformar em uma bela mulher para seduzir e capturar homens, ou se transformar em um belo homem para seduzir e capturar moças. Porém, ele pode apresentar perigo principalmente á crianças quando está sob a forma de cavalo, pois costuma induzi-las a montá-lo e então as leva para dentro da água, onde as come.

Nas ilhas Órcades (Orkney em inglês), há menção de uma criatura semelhante chamada "Nuggle", que também tem a forma de um cavalo e vive debaixo d'água. Qualquer humano que montar essa criatura é levado para as profundezas do rio ou lago onde a criatura vive, e morre afogado. Nas Ilhas de Shetland, a nordeste das Ilhas Órcades, o cavalo d'água é conhecido como "Shoopiltie".

Outras versões dessa criatura existem em outras nações célticas. No país de Gales há uma lenda de um outro espírito antropomórfico associado á água chamado "Ceffyl Dŵr", que também pode assumir a forma de um cavalo, ás vezes com asas, que pode capturar qualquer infortunado para montar, mergulhá-lo na água e o afogar. Na mitologia manesa também há um cavalo d'água conhecido no Gaélico Manês como "Cabbyl-Ushtey" que também é associado com uma outra criatura chamada "Glashtyn".

Fontes.                                                                                                                                            127 de 186

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cavalo-d%27%C3%A1gua

https://www.portalsaofrancisco.com.br/folclore/cavalo-dagua

http://www.transceltic.com/scottish/kelpie-mythical-water-horse-folklore-scotland

https://en.wikipedia.org/wiki/Kelpie

Nenhum comentário:

Postar um comentário