Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a Basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 45.000 fiéis.
Chute na Santa.
Fotografia de um televisor exibindo o momento em que Sérgio von Helde chuta a imagem. Créditos: Wikipédia |
Antecedentes.
Segundo o sociólogo Ricardo Mariano, o boom do interesse midiático pela Igreja Universal chegou ao seu ápice em 1995.
Semanas antes do lançamento da minissérie nomeada "Decadência", líderes da Igreja Universal do Reino de Deus, já acreditando que a obra pretendia os alvejar, atacavam a Rede Globo e a Igreja Católica, nos jornais e programas da Rede Record como o 25ª Hora. A acusação levantada era que no ponto de vista da Igreja Universal, havia uma afinidade entre as alas católicas e a emissora. Chegou-se a cogitar ingressar na Justiça contra a Rede Globo.
Em 7 de setembro de 1995, em resposta, com Decadência em fase de exibição, a Record exibiu o filme canadense de 1992 "The Boys of St. Vincent", sobre o abuso psicológico e sexual infantil. A Globo fez editorial na abertura da minissérie, declarando que "Decadência não pretende fazer crítica a nenhuma religião ou mesmo a qualquer um de seus representantes".
Catorze frases pronunciadas por Edir Macedo cinco anos antes, numa entrevista para uma revista de grande circulação, a Veja, foram proferidas pelo protagonista da trama, Dom Mariel. Uma frase utilizada, por exemplo, foi: "O dinheiro pode ser usado para o bem ou para o mal"
A TV Globo foi acusada pela TV Record, em 14 de outubro de 2007 no programa jornalístico Domingo Espetacular, de utilizar declarações públicas do bispo em sua minissérie Decadência por meio do matéria produzida acerca da prisão de Edir Macedo em 1992 (controlador da Igreja Universal). As falas do personagem de Edson Celulari, um pastor evangélico corrupto e devasso, insinua às falas de Edir Macedo, o que supostamente sugeriria uma identificação entre ambos. O último capítulo da minissérie foi ao ar no dia 22 de setembro de 1995, 23 dias antes do episódio.
- O Episódio.
(...) nós estamos mostrando às pessoas que isso aqui não funciona, isso aqui não é santo coisa nenhuma (...) 500 reais - 5 salários mínimos - custa no supermercado essa imagem, e tem gente que compra!! Agora se você quiser uma santa mais barata, você encontra até por 100 [reais] (...) Será que Deus, o Criador do universo, pode ser comparado a um boneco desse, tão feio, tão horrível, tão desgraçado!?
— Sérgio Von Helde, pastor da Igreja Universal do Reino de Deus, durante o programa O Despertar da Fé, exibido na madrugada de 12 de outubro de 1995.
- A Reação.
O insulto à imagem de Nossa Senhora Aparecida provocou forte indignação nos católicos, mas também e em seguidores de outras religiões, inclusive evangélicas. Houve queixas na polícia e na justiça contra o pastor Von Helde. Promotores de Justiça e pessoas comuns acionaram judicialmente a Igreja Universal em vários fóruns, sob alegação de crimes como vilipêndio e desrespeito ao direito fundamental constitucional da liberdade de culto. Durante vários dias, as cenas dos chutes e os desdobramentos judiciais do caso ficaram nos noticiários.
Apesar do escândalo, clérigos católicos argumentam que teologicamente a discussão seria irrelevante, pois a imagem não foi consagrada por um religioso católico, permanecendo apenas uma peça de gesso, tendo o pastor comprado a imagem somente para agredi-la e atingir a fé católica. Da mesma forma, alguns católicos argumentam que o ato de intolerância de Von Helde foi uma má compreensão da crença católica, uma vez que as imagens cumprem a função de "meras fotografias (...), servindo para nos lembrarmos dos santos homens [e mulheres] do passado".
- Repercussão.
Em 1997, o cantor Gilberto Gil lançou seu 33º álbum, intitulado Quanta. Nele está presente a canção Guerra Santa, de sua autoria, na qual tece duras críticas ao bispo e à Teologia da Prosperidade.
- O Conto da Santa.
O episódio inspirou a canção Milagre da Santa, gravada por uma dupla sertaneja.
Dom Bettencourt, que publicou o boato na renomada revista católica Pergunte e Responderemos, confessou que também soube do caso pela internet.
- Igreja Católica.
Nos primeiros dias, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em nota, condenou o incidente ocorrido, mas adotando uma postura conciliatória declarou querer respeito, evitar polêmica e conflito.
Visando revigorar e trazer a mobilização da Igreja, clérigos (padres, bispos e arcebispos) lideraram caminhadas, passeatas e concentrações de desagravo à santa.
- Igreja Universal do Reino de Deus.
Foram registrados também atentados, invasões, apedrejamentos, incêndio de templos e ameaças de bomba.
"Ele (Sérgio von Helde) agiu como um menino (...) e a TV Globo me transformou num monstro."
— Declaração de Edir Macedo, a um repórter.
A investigação é produto de inquisição contra o meu cliente.O pastor Ronaldo Didini, que ganhou fama com o programa de entrevistas 25ª Hora na Rede Record, deu apoio aos atos de Von Helder, perdeu apoio e influência dentro da própria igreja, inclusive o comando do programa e saiu da igreja em 1997. O estopim da saída foi ter apoiado Celso Pitta na corrida para a prefeitura de São Paulo, contrariando a orientação da Universal, que era favorável ao José Serra em 1996.
— Márcio Thomaz Bastos, até então advogado de Edir Macedo.
Os acontecimentos ganharam tais proporções na época que a cúpula da igreja decidiu que Sérgio Von Helde seria enviado para os Estados Unidos e Ronaldo Didini, na época apresentador do 25ª Hora por ter apoiado Von Helder na época foi enviado para a África do Sul.
- Membros do Governo.
O Brasil é um país democrático conhecido por sua tolerância (...) qualquer manifestação de intolerância fere seu espírito de união, bem como o seu espírito cristão.
— Fernando Henrique Cardoso, então presidente do Brasil
- Condenação.
Quando a sentença foi proferida, Von Helde estava nos Estados Unidos, para onde foi transferido logo após o escândalo de agressão à imagem da santa. O ineditismo da matéria e a consequente ausência de jurisprudência, obrigou o juiz Leme Cavalheiro a intensas pesquisas para fundamentar a decisão, que tem 16 laudas datilografadas.
O caso também surpreendeu a justiça brasileira por seu ineditismo, com precedente semelhante somente num processo por discriminação política instaurado no Estado do Rio Grande do Sul pela acusação de pregar o nazismo.
O processo criminal ficou parado no Tribunal de Justiça de São Paulo, e Von Helde voltou a morar no Brasil em 1998. Foi promovido a coordenador da Igreja Universal nas regiões Norte e Nordeste e em agosto assumiu a direção geral da TV Itapoan em Salvador, Bahia.
No dia 10 de novembro de 1999, Von Helde foi condenado novamente, a dois anos de reclusão, com direito a suspensão condicional de pena, por incitar o preconceito religioso.
- Hoje.
Sérgio von Helder e sua família moram nos Estados Unidos e continua a trabalhar dentro da igreja Universal, Von Helder está no país de forma legal, com visto de missionário, e atua especialmente na região da Califórnia, junto a imigrantes espanhóis. O portal, filiado a Folha de S.Paulo, diz que ele jamais se arrependeu do chute na imagem.
Primeiros Milagres.
Em 1748, o padre Francisco da Silveira, estava em missa realizada onde hoje é o município de Aparecida, quando escreveu uma crônica onde menciona a imagem de Nossa Senhora como "famosa por muitos milagres realizados". Na mesma crônica descreve que os peregrinos se locomoviam grandes distâncias para agradecer as graças alcançadas.
- Milagre das Velas.
- Caem as Correntes.
- Cavaleiro e a Marca da Ferradura.
- A Menina Cega de Nascença de Jaboticabal - SP.
- O Menino no Rio.
- O Homem e a Onça.
Coroa Comemorativa.
Para celebrar o centenário da Coroação da Imagem da Padroeira do Brasil, a Associação de Joalheiros e Relojoeiros do Noroeste Paulista - AJORESP, com apoio técnico do Sebrae (São Paulo), promoveu um Concurso Nacional de Design, visando selecionar uma nova Coroa comemorativa do evento.
O Júri Institucional do evento selecionou, por consenso, o projeto da designer Lena Garrido, em parceria com a designer Débora Camisasca, de Belo Horizonte (Minas Gerais). A nova peça foi confeccionada em ouro e pedras preciosas especialmente para a solenidade do Centenário da Coroação de Nossa Senhora Aparecida, no dia 8 de setembro de 2004.
Referências na Cultura Popular.
A telenovela A Padroeira, transmitida pela Rede Globo entre 18 de junho de 2001 e 23 de fevereiro de 2002, traz um retrato fictício da descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida, contendo elementos do romance As Minas de Prata, escrito por José de Alencar em 1865 que, por sua vez, havia sido adaptado para o formato de telenovela em 1966 pela extinta Rede Excelsior.
Devoção nas Religiões afro-brasileiras.
Nossa Senhora Aparecida é sincretizada nas religiões afro-brasileiras das regiões Sudeste e Centro-Oeste com a orixá Oxum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário