domingo, 23 de fevereiro de 2020

Rip Mad Mike.

Darwin Awards (numa tradução livre, A Premiação de Darwin) são honras (não tão honrosas assim) atribuídas de uma forma irônica, cujo nome provém de Charles Darwin, o criador da teoria da evolução. Estes prêmios são atribuídos de forma simbólica àqueles que, cometendo erros altamente absurdos, morreram ou causaram a própria esterilização.

Teorias Conspiratórias tendem a ser tornar perigosas quando algo irreversível acontece com quem participar.

Pois Bem, Mad Mike Hughes, se tornou vítima de uma conspiração da qual, (segundo seu agente) não acreditando na mesma, ajudou a propagar. E é um dos mais fortes candidatos ao Darwin Awards de 2020.
“Se você não tem medo da morte, você é um idiota. É muito assustador, mas nenhum de nós vai sair do mundo vivo. Eu gosto de fazer coisas extraordinárias que ninguém mais pode fazer, e ninguém na história da humanidade projetou, construiu e se lançou em seu próprio foguete. Sou um reality show ambulante.” 
“Eu sei sobre aerodinâmica e a dinâmica de fluidos e como as coisas se movem através do ar, sobre o tamanho de bocais de foguete e sobre impulso. Mas isso não é ciência, é apenas uma fórmula. Não há diferença entre ciência e ficção científica”. 
Entrevista de Mad Mike Hughes à Associated Press em 20 de Novembro de 2017
Aconteceu, algo da qual muitos dos críticos da Terra Plana já cantavam, alguém iria se machucar seriamente provando um absurdo. Mike Hughes, fora um motorista de limusine americano, duble e ficou mais conhecido durante aos anos de 2017-2020 como um dos Teóricos Conspiracionista da Terra Plana. Não era para menos, pois essa fama veio de seu hobbie de voar em foguetes caseiros. Mike infelizmente morreu em 22 de fevereiro de 2020, enquanto filmava um episódio para uma série de televisão do Science Channel.

Segundo o site Space.com, Hughes fez o lançamento para um programa de TV chamado Homemade Astronauts (astronautas caseiros, em tradução livre), da emissora Science Channel, e pretendia alcançar uma altitude de 1,5 mil metros. O foguete fora construído com US$ 18 mil (R$ 79 mil).

Um vídeo publicado no Twitter mostra o foguete sendo lançado e caindo ao chão, pouco depois, perto da cidade californiana de Barstow.

Também no vídeo do lançamento, é possível ver um paraquedas se soltando do foguete segundos após a decolagem, mas aparentemente cedo demais. O Departamento de Polícia de San Bernardino afirmou que policiais foram chamados para atender à ocorrência às 14:00 (horário local) do sábado.

"Um homem foi pronunciado morto depois que o foguete colidiu no deserto", disse o departamento. O agente de Hughes confirmou sua morte à imprensa americana. Hughes fez fama como terraplanista, mas seu porta-voz, Darren Shuster, afirmou ao jornal Los Angeles Times que isso era apenas uma estratégia publicitária para chamar atenção.

"Eu não acho que ele acreditava (que a Terra é plana)", disse. "Ele defendia algumas teorias da conspiração sobre o governo. Mas não confunda isso com Terra plana. Foi uma ação de relações públicas que bolamos."

Pelo Twitter, o Science Channel lamentou a morte de Hughes, dizendo que "sempre foi o sonho dele fazer esse lançamento, e nós estávamos lá para fazer a crônica de sua jornada". Muitos usuários, porém, criticaram a emissora por estimular uma "autoilusão" de Hughes e "promover a ignorância".

Fontes.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Darwin_Awards

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%A9mios_Darwin

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Mike_Hughes_(daredevil)

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51601059

https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/mad-mike-hughes-piloto-americano-morre-em-foguete-caseiro-que-tentava-provar-que-a-terra-e-plana,b70f8333e558136450fb19d57af3e103qa9qpf97.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário