O número palíndromo também pode ser chamado de capicua. Existem ainda palavras que formam um palíndromo, e os exemplos são vários. Além dos números e das palavras, há expressões que podem ser lidas tanto da esquerda para direta como da direita para a esquerda. A expressão "Roma é Amor" pode ser lida das duas maneiras. "Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos" é outro jogo de palavras bastante recorrente.
Origem.
Um palíndromo é uma palavra, frase ou qualquer outra sequência de unidades (como uma cadeia de ADN; Enzima de restrição) que tenha a propriedade de poder ser lida tanto da direita para a esquerda como da esquerda para a direita. Num palíndromo, normalmente são desconsiderados os sinais ortográficos (diacríticos ou de pontuação), assim como o espaços entre palavras
A palavra "palíndromo" vem das palavras gregas palin (πάλιν (πάλι, no grego moderno) "para trás, novamente") e dromos (δρόμος, "caminho, rua") - que corre em sentido inverso.
Rômulo Marinho, veterano palindromista brasileiro, propõe classificar os palíndromos em:
- Expliciti - trazem sempre uma mensagem direta, clara e inteligível, como "Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos” (palíndromo de autoria anônima, provavelmente o mais conhecido em língua portuguesa).
- Interpretabiles - têm coerência, mas requerem esforço intelectual do leitor para serem entendidos, como "A Rita, sobre vovô, verbos atira."
- Insensati - cuidam apenas de juntar letras ou palavras sem se preocupar com o sentido, como "Olé! Maracujá, caju, caramelo."
Escrever literatura em palíndromos é um exemplo de escrita constrangida.
- Curiosidades na língua portuguesa:
- O palíndromo mais antigo de que se tem registro é a sentença latina "Sator arepo tenet opera rotas", que significa algo como "O semeador mantém a rota com esforço". A frase, que possui cinco palavras com cinco letras, era inscrita em um quadrado e podia ser lida de diferentes formas e direções. Convém mencionar que não há registro, em latim clássico, do significado da palavra "Arepo", que pode, inclusive, ser um nome próprio.
- Há um neologismo para descrever as pessoas que têm pânico de palíndromos: aibofobia. A palavra, ironicamente, é um palíndromo.
- Há palíndromos simples e muito recorrentes em nosso cotidiano, como as palavras "ovo", "ele", "rir", "asa" e "osso". Existem também os mais complexos, como as sentenças "Roma é amor" e "A grama é amarga". Esta última, aliás, de autoria de Millôr Fernandes. Há os nomes "Ana", "Oto", "Mussum", "Natan", "Renner" e "Hanah".
- Curiosidades na matemática:
- Todo número palíndromo com um número par de dígitos é divisível por 11. Exemplo: 672.276/11= 61.116
- Com cinco algarismos, é possível criar 900 números palíndromos.
- Em matemática, o número palíndromo também é conhecido como Capicua (origem catalã "cap i cua", "cabeça e cauda").
https://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2020/02/02/data-deste-domingo-forma-um-palindromo.ghtml
https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2020/02/02-02-2020-e-palindromo-entenda-o-que-e-ck62d84j90d0601mv903264ue.html
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-um-palindromo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pal%C3%ADndromo
Nenhum comentário:
Postar um comentário