sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Enciclopédia dos Criptideos #9. A Besta de Busco.

A pequena cidade de Churubusco, Indiana, localizada a cerca de 25 quilômetros ao norte de Fort Wayne, tornou-se uma cidade oficial em 1847 e atualmente possui uma população de aproximadamente 1.800 pessoas, e há mais de 70 anos é o lar da lendária Besta de Busco. Apesar do nome assustador, um passeio rápido por Churubusco revelará em breve que a Besta de Busco e na verdade uma tartaruga, mas não seu tamanho médio da tartaruga-moinho, relatos afirmavam que a concha da Besta de Busco era tão grande quanto a parte superior de um carro, o pescoço do tamanho de um tubo de fogão e a cabeça do tamanho de uma criança.

A lenda da Besta de Busco começou em julho de 1948, quando dois homens de Churubusco, Ora Blue e Charley Wilson, foram pescar em Fulk Lake, na propriedade de Gale Harris. Quando os dois terminaram de pescar, disseram a Harris sobre uma tartaruga gigante que haviam visto no lago. Com base em uma conversa com Ora Blue, o residente de Churubusco e especialista em tartarugas, Rusty Reed, determinou que este relatório original era uma farsa. O Sr. Reed também observou que Charley Wilson era conhecido por contar contos, então quando o jornal local relatou o avistamento de uma tartaruga gigante na fazenda do Sr. Harris, os dois pescadores riram muito. É aqui que a lenda da besta de Busco terminaria, exceto agora que Harris, conhecido por acreditar em qualquer coisa, alegou ter visto a tartaruga gigante.

Tartaruga-Aligator que alguns alegam ser a Besta de Busco. Créditos: Encyclopaedia Britannica
Nos primeiros dias de março de 1949, Harris alegou ter visto a tartaruga gigante novamente, desta vez ele foi convencido por algumas pessoas da cidade a tentar capturar a besta, e de acordo com relatos de jornais que Harris quase viu no primeiro dia. Uma armadilha de estacas e arame de galinha prendeu o animal em cerca de três metros de água; havia até um vídeo, agora perdido, é claro, que parecia mostrar a criatura nadando logo abaixo da superfície. Mas nenhuma lenda que vale o status é capturada com tanta facilidade e, assim, a Besta de Busco escapou.

Em 7 de março, o jornal Columbus City noticiou a busca pela Besta e no dia seguinte apareceram repórteres de Fort Wayne, incluindo um jovem repórter da United Press International que enviou a história pelo ar. O momento da história não poderia ser mais perfeito, com a América pós guerra, e precisavam de uma história alegre, e em 9 de março os jornais de todo o país publicaram os relatórios dessa tartaruga gigante. Os jornais de Fort Wayne, com mais intenção de zombar da história, brincaram com o nome de Oscar, talvez por Oscar Folk, o proprietário original do lago Folk, e também cunharam o nome de Beast of Busco. Harris sentiu que sua reputação estava sendo questionada e iniciou uma busca pessoal para capturar a tartaruga.

Em 12 de março, mais de 200 pessoas viajaram para a fazenda de Harris para assistir à pesquisa. No dia seguinte, o tráfego de carros a motor invadiu a cidade de Churubusco, na rota para a fazenda de Harris, enquanto os aviões zumbiam sobre a cabeça, todos esperando ver de relance o local da criatura agora conhecida como Oscar. Em 14 de março, 3.000 pessoas pisotearam a propriedade de Harris, logo se tornou um circo da mídia e quase impossível distinguir fatos da ficção, pois os repórteres começaram a inventar.

Harris e o mecânico de garagem local Kenneth Leitch começaram a desenvolver inúmeras armadilhas engenhosas em seus esforços contínuos para capturar a besta. Segundo informações, Harris até criou um tipo de periscópio que lhe permitia ver as águas turvas na tentativa de avistar Oscar. Em 18 de março, Harris descobriu como conseguiu um traje de mergulho completo, e Woodrow Rigsby rapidamente tentou caminhar pelo fundo do lago, mas o capacete começou a vazar e Rigsby cancelou a busca. Outro mergulhador, Walter Johnson, passou duas horas e meia no lago antes de desistir, porque continuava afundando no peito no fundo coberto de lama.

Em abril, parecia que a caçada finalmente terminara quando dois homens de Indianápolis alegaram ter capturado a Besta de Busco; no entanto, não demorou muito tempo para as pessoas descobrirem que tinham uma tartaruga marinha, comprada na tentativa de lucrar com o frenesi do Oscar. No entanto, essa tartaruga marinha deu a alguém uma idéia, e não demorou muito para que uma tartaruga fêmea fosse levada ao lago em uma tentativa infrutífera de atrair o animal escondido.

O interesse do público desapareceu em maio, quando a Besta de Busco continuou a escapar da captura, mas isso não impediu Harris, que continuou a busca usando várias técnicas, incluindo cargas de dinamite. Em setembro, Harris tentou seu método mais elaborado de captura até o momento, ele puxou o trator para o lago e ligou uma bomba de esgoto na esperança de drenar a água do lago, deixando Oscar sem onde se esconder. Esta tentativa renovou o interesse na Besta de Busco e as multidões começaram a retornar. Dessa vez, Harris cobrou uma taxa para ajudar a pagar pelo bombeamento e compensar o custo das colheitas perdidas devido ao número de pessoas em sua propriedade. Harris usou mais de 2.000 galões de gás quando reduziu o lago de 7 acres (28.328,00 M²) a um mero hectare (10.000 M²).

Mais e mais pessoas, incluindo senadores e celebridades, começaram a se aglomerar ao redor do lago na esperança de ver a tartaruga agora mundialmente famosa. Em 13 de outubro, mais de 200 pessoas conseguiram seu desejo quando a Besta de Busco apareceu na superfície do lago, na tentativa de capturar um pato que estava sendo usado como isca. Harris sentiu que o fim de sua busca estava próximo e que seu nome logo seria justificado. No entanto, a sorte parecia favorecer Oscar, pois o fundo instável coberto de lama cobria seu pedágio, desgastando a bomba e quebrando o trator. Um guindaste foi trazido para dragar o lago enquanto a captura da Besta de Busco se arrastava por semanas.

Em dezembro, Harris enfrentou apendicite e, quando estava bem o suficiente para recomeçar sua busca, a chuva havia praticamente enchido o lago. A busca foi declarada terminada por Harris, que é não tinha saúde e tão pouco dinheiro. No ano seguinte, ele vendeu sua fazenda, incluindo suas armadilhas para tartarugas e as terras que continham Folk Lake. Desde 1949, nenhum outro pesquisador foi designado para encontrar a Besta de Busco e nenhum novo avistamento foi relatado, deixando alguns, fora da cidade de Churubusco, para questionar se uma tartaruga do tamanho de Oscar poderia ter existido no Lago Folk.

De acordo com o especialista em tartarugas de Churubusco, Rusty Reed, a resposta para essa pergunta é sim, embora possivelmente não seja o tamanho maciço descrito pela lenda. Até muito recentemente, Reed criava tartarugas-jacaré uma versão muito maior de seus primos do norte de Indiana, a tartaruga-comum. O recorde mundial de uma tartaruga comum é de 70 libras (31 Quilos), com a média sendo 40 libras (18 Quilos). Em comparação, o maior jacaré registrado pesava impressionantes 236 libras (107 Quilos). Diz a lenda que uma tartaruga jacaré de 403 quilos foi encontrada no rio Neosho do Kansas em 1937. No entanto, o tamanho deste espécime não pode ser verificado.

Com base em sua pesquisa, Reed acredita que, se a Besta de Busco existisse, ele teria que ser uma tartaruga-aligator, embora não esperasse encontrar até mesmo um tartaruga-aligator de tamanho normal vagando por Churubusco. Reed afirma que os jacarés tendem a preferir climas mais quentes, no entanto, um estudo de 1985 revelou que os jacarés tendem a vagar para o norte à medida que envelhecem. Como eles também ganham peso com a idade, cerca de 1 libra por ano (Meio quilo), o indivíduo que conduziu o estudo encontrou algumas das maiores amostras ao norte de sua faixa normal.

Reed continua sugerindo que, se um jacaré chegasse ao norte de Indiana, certamente seria grande, talvez o maior de todos os tempos, mas não tão grande quanto uma mesa de jantar ou a parte superior de um carro, como indicavam os relatórios originais. Em seu estudo da Besta de Busco, Reed não encontrou referências a ninguém vendo a tartaruga inteira fora da água. O que significa que o máximo que alguém já viu da criatura teria sido a cabeça, o pescoço e a parte superior da concha e, como os tartarugas-jacarés têm cabeças desproporcionais ao corpo, Reed acredita que a cabeça enorme pode ter levado as pessoas a superestime o tamanho geral da criatura.

Várias teorias foram sugeridas sobre o motivo pelo qual Oscar não é visto há mais de 70 anos, um dos quais sugere que a besta encontrou alguns canais subterrâneos que costumava escapar do lago e emergir em outros lugares. Reed considera essa teoria a menos provável, já que o fundo do lago contém vários metros de lama e a área não é conhecida por possuir canais subterrâneos. Outra teoria, a que Reed acredita mais provável, é que a Besta de Busco sufocou nas profundezas escuras do lago tentando escapar do esforço de drenagem.

Talvez, como qualquer boa lenda, a Besta de Busco nunca morra, pelo menos não no coração do povo de Churubusco, que em 1950 iniciou uma tradição anual comemorada até hoje, conhecida como Dias da Tartaruga. Esta celebração de quatro dias tem todos os recursos tradicionais, como passeios, jogos, barracas de comida, tendas de comerciantes, um desfile e a corrida de tartarugas, um evento de tartarugas de quatro horas. Uma coisa é certa, o povo de Churubusco ama a Besta de Busco e, como Reed aponta, o jacaré pode viver até quatrocentos anos, bom o suficiente para manter a lenda viva nas próximas décadas.

Evidência.

Atualmente, não há evidências para apoiar a existência da Besta de Busco.

Avistamento.

Em 1948, dois homens de Churubusco, Ora Blue e Charley Wilson, afirmam ter visto a Besta de Busco enquanto pescavam no lago Fulk.

Em 1948, Gale Harris, proprietário da propriedade que continha Folk Lake, alegou ter visto a criatura.

Em março de 1949, Gale Harris afirma ter visto a Besta de Busco novamente.

Em 13 de outubro de 1949, mais de 200 pessoas viram a Besta de Busco quando ela apareceu na superfície do lago, na tentativa de capturar um pato sendo usado como isca.

As estatísticas - (onde aplicável).
  • Classificação: Lake Monster / Desconhecido
  • Tamanho: do tamanho de um carro
  • Peso: Desconhecido
  • Dieta: Carnívora
  • Localização: Churubusco, Indiana
  • Movimento: natação e caminhada com quatro patas
  • Meio ambiente: fundo do lago
Fonte.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Besta_de_Busco

http://www.unknownexplorers.com/beastofbusco.php (Fonte Principal)

https://en.wikipedia.org/wiki/Beast_of_Busco

https://cryptidz.fandom.com/wiki/Beast_of_Busco

http://criptomania-criptozoologia.blogspot.com/2013/04/a-besta-de-busco.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário