O Kraken, na antiguidade conotava um sentido de direção ou localização de um ponto dentro de uma fenda.
O Kraken era uma espécie de lula, que ameaçava os navios nos diversos contos. Este cefalópode tinha o tamanho de uma ilha e cem tentáculos, acreditava-se que habitava as águas profundas do Mar da Noruega, que separa a Islândia das terras Escandinavas, mas poderia migrar por todo o Atlântico Norte. O Kraken tinha fama de destruir navios.
Desenho de Pierre Denys de Montfort (1801) representando um Kraken. Créditos: Wikipédia. |
O Kraken era uma criatura tão temida pelos marinheiros quanto as ferozes Serpentes Marinhas.
Existem também, lendas de outras culturas que relacionam o Kraken á Lula Gigante, a qual teria sido o grande erro do deus Poseidon, mais tarde, havia sido rejeitada e negada para sua nomição a"representante" do mar, sendo despejada pelo próprio criador nas extremas profundezas do oceano. Desde então... De pequenos barcos a gigantes navios,desinformados ou mesmo informados que navegavam aos arredores de sua localização e descuidadosamemte despertavam a atenção da mitológica lula colossal, relembrando de sua rejeição e fracasso, um misto de raiva e sede vingativa tomavam o feroz e impiedoso "kraken". Assim destruindo (usando seus tentáculos) ou afundando (originando um remoinho) , qualquer embarcação que inocentemente estaria dentro de seu "território".
Tomando posse em proteger o único “lar” o único lar, o qual foi digno de ter, onde ele foi aprisionado para sua eternidade. Do fundo do oceano, o monstro procriou e evoluiu, reza-se a lenda que parte de si está presente nas criaturas do tempo moderno conhecidas como "lulas", as filhas da grande e real monstruosidade, a gigante que se acredita estar a vigiar o resto do mar e procura uma oportunidade para seu "renascimento".
Ao contrário que muitos pensam o ser em questão não advem da Mitologia Nórdica, pois não existe nenhum registro de seu aparecimento nos Eddas. O Kraken também é confundido por ser visto na mitologia grega como uma sépia gigante que controlava as tempestades e as profundezas oceânicas e que habitava uma caverna submersa. No entanto, não há registro do Kraken na mitologia grega.
Embora o nome Kraken não apareça nas histórias escadinavas haviam monstros similares a ele, como o Hafgufa e o Lyngbakr, ambos descritos em Örvar-Odd's Saga e no texto norueguês de 1250, Konungs Skuggsjá. Na 1° edição do livro Sistema Natural, do Zoologista Carolus Linnaeus, Kraken foi classificado como cefalópode e seu nome científico ficou como Microcosmus, porém foi excluído nas edições seguintes.
Alfred Lord Tennyson, poeta inglês famoso por seus poemas mitologicos descreveu tal criatura da seguinte forma:
“Sob os trovões da superfície, nas profundezas do mar abissal,
o kraken dorme sempiterno e sossegado sono sem sonhos.
Pálidos reflexos se agitam ao redor de sua forma obscura;
vastas esponjas de milenar crescimento e alturas
e inflam sobre ele, e no fundo da luz enfermiça polvos inumeráveis e enormes
agitam com braços gigantescos a verdosa imobilidade de
secretas celas e grutas maravilhosas.
Jaz ali por séculos e ali continuará adormecido,
cevando-se de imensos vermes marinhos,
até que o fogo do Juízo Final aqueça o abismo.
Então para ser visto por homens e por anjos,
rugindo surgirá e morrerá na superfície.”
Referências na cultura popular
No filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte, o Kraken é um hediondo ser marinho, o monstro do pirata Davy Jones, que pode arrancar seu rosto e arrastá-lo para as profundezas abissais do mar com sua boca. Ele é invocado quando a tripulação de seu navio, o Holandês Voador, roda um volante com manípulos, que quando chega ao topo bate no casco, vibrando o mar e despertando o Kraken.
Há uma referência clara ao Kraken em Fúria de Titãs, filme de 1981 que tinha efeitos especiais convincentes na época, quando Perseu mata kraken, mostrando a cabeça da Medusa o transformando em pedra. Neste filme, que retrata algumas pinceladas da mitologia grega. O Kraken é o ser criado por Cronos com a finalidade de defende-lo quando presente na Terra, momento que ficaria fragilizado. Cronos (em grego: Κρόνος, deus do tempo, Χρόνος) é a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, correspondente ao deus romano Saturno. No remake de 2010, a criatura marinha tinha sido criada por Hades, sob o controle de Poseidon, foi enviado para destruir a cidade de Argos, caso o sacrifício da princesa Andrômeda não fosse atendido, porém Perseu interveio, como aconteceu na primeira versão do filme, petrificando-o com a cabeça da Medusa, acabando com a maldição de Hades.
O ser mitológico também aparece num episódio do desenho animado Padrinhos Mágicos, no qual Cosmo (uma das fadas e personagens principais do programa) é julgado por ter afundado Atlântida (9 vezes). E Ben 10 um monstro que queria proteger os ovos de Jonah Melvile também em Cavaleiros do Zodíaco o general marina do Oceano Ártico, Isaac, é representado por Kraken. Júlio Verne também refere Kraken, por várias vezes, na sua obra Vinte Mil Léguas Submarinas. E em God of War 2 Kratos (o protagonista do jogo) enfrenta Kraken. A exploradora de tumbas Lara Croft, em Tomb Raider: Underworld, também encontra Kraken, que ficou preso em uma caverna submersa em Niflheim.
O Kraken foi um monstro marinho muito usado na cultura popular, inclusive muitas informações, principalmente vindo de filmes, e séries que o usam lendas, como o filme Fúria de Titãs[qual?]. Ele também aparece no jogo Age of Mythology como uma unidade mítica marinha nórdica e com o nome científico Psychroteuthis Pelagii. Também é um Monstro Chefe do RPG Earthbound, e do Action RPG Dragon's Crown (Atlus).
No Mangá/Anime One Piece, o Kraken apararece enquanto a tripulação dos Chapeu de Palha está a caminho da Ilha dos Tritões. Após ser derrotado por Luffy, o Kraken (que recebe o nome de Surume) é domesticado por ele para ajudar a guiar o navio
Na expansão Ilha Paradisíaca do jogo de simulação de vida real, The Sims 3, se encontra presente no mar o Kraken, que tem por função atacar barcos.
Kraken também faz uma aparição no jogo de Action/RPG The Last Story, como chefe em duas missões alternativas, na primeira aparece como um polvo negro, com olhos vermelhos e cujos tentáculos agarram personagens e os esmagam. Na última missão do jogo (também alternativa), Kraken aparece com uma coloração rosada, sendo o culpado pela contaminação da água.
O Kraken aparece na saga de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, posteriormente adaptada para a TV como a série Game of Thrones do canal HBO. Na história o Kraken é símbolo da Casa Greyjoy de Pyke, uma família nobre que controla um pequeno arquipélago, e são conhecidos como "Homens de Ferro".
O Kraken também é retratado como um monstro marinho das profundezas no livro A Viagem do Tigre, que faz parte da aclamada Saga do Tigre da autora Colleen Houck.
Na saga Harry Potter, o kraken aparece como a lula gigante residente no lago do castelo de Hogwarts. Aqui, ao invés de um monstro, aparece como uma criatura mágica gentil, nadando calmamente na superfície do lago e salvando estudantes de se afogarem.
No jogo Archeage, o Kraken aparece no mar destruindo barcos e atacando jogadores.
Também no jogo estilo MOBA, Smite, o Kraken é usado como habilidade suprema de Poseidon. Emergindo da água, causa grande dano em área aos oponentes. É uma habilidade muito útil ao jogador.
Fontes.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kraken
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-59702014000300971&lng=en&nrm=iso&tlng=pt
http://portal-dos-mitos.blogspot.com/2012/09/kraken.html
http://contos-e-lendas.blogspot.com/2011/01/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário