terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Enciclopédia dos Criptideos #7. O Kraken.

A palavra "Kraken" origina-se da etimologia: Crack (quebra) + Aquiém (aquém). Kraken é o Plural de Krake, uma palavra de origem escadinava designada a algo Insalubre. No Alemão moderno, Krake significa polvo, mais não ser refere ao lendário Criptídeo.

O Kraken, na antiguidade conotava um sentido de direção ou localização de um ponto dentro de uma fenda.

O Kraken era uma espécie de lula, que ameaçava os navios nos diversos contos. Este cefalópode tinha o tamanho de uma ilha e cem tentáculos, acreditava-se que habitava as águas profundas do Mar da Noruega, que separa a Islândia das terras Escandinavas, mas poderia migrar por todo o Atlântico Norte. O Kraken tinha fama de destruir navios.

Desenho de Pierre Denys de Montfort
(1801) representando um Kraken.
Créditos: Wikipédia.
As histórias de Krakens tinham fundamento, tal como muitas outras histórias de seres fantásticos, numa má observação da fauna, no caso dos Kraken provavelmente em ataques de lulas gigantes ou lulas colossais. Um bom exemplo dessa teoria são as sereias, cujos responsáveis são os registos visuais de dugongos e focas de longe, em nevoeiros.

O Kraken era uma criatura tão temida pelos marinheiros quanto as ferozes Serpentes Marinhas.

Existem também, lendas de outras culturas que relacionam o Kraken á Lula Gigante, a qual teria sido o grande erro do deus Poseidon, mais tarde, havia sido rejeitada e negada para sua nomição a"representante" do mar, sendo despejada pelo próprio criador nas extremas profundezas do oceano. Desde então... De pequenos barcos a gigantes navios,desinformados ou mesmo informados que navegavam aos arredores de sua localização e descuidadosamemte despertavam a atenção da mitológica lula colossal, relembrando de sua rejeição e fracasso, um misto de raiva e sede vingativa tomavam o feroz e impiedoso "kraken". Assim destruindo (usando seus tentáculos) ou afundando (originando um remoinho) , qualquer embarcação que inocentemente estaria dentro de seu "território".

Tomando posse em proteger o único “lar” o único lar, o qual foi digno de ter, onde ele foi aprisionado para sua eternidade. Do fundo do oceano, o monstro procriou e evoluiu, reza-se a lenda que parte de si está presente nas criaturas do tempo moderno conhecidas como "lulas", as filhas da grande e real monstruosidade, a gigante que se acredita estar a vigiar o resto do mar e procura uma oportunidade para seu "renascimento".

Ao contrário que muitos pensam o ser em questão não advem da Mitologia Nórdica, pois não existe nenhum registro de seu aparecimento nos Eddas. O Kraken também é confundido por ser visto na mitologia grega como uma sépia gigante que controlava as tempestades e as profundezas oceânicas e que habitava uma caverna submersa. No entanto, não há registro do Kraken na mitologia grega.

Embora o nome Kraken não apareça nas histórias escadinavas haviam monstros similares a ele, como o Hafgufa e o Lyngbakr, ambos descritos em Örvar-Odd's Saga e no texto norueguês de 1250, Konungs Skuggsjá. Na 1° edição do livro Sistema Natural, do Zoologista Carolus Linnaeus, Kraken foi classificado como cefalópode e seu nome científico ficou como Microcosmus, porém foi excluído nas edições seguintes.

Alfred Lord Tennyson, poeta inglês famoso por seus poemas mitologicos descreveu tal criatura da seguinte forma:

“Sob os trovões da superfície, nas profundezas do mar abissal,
o kraken dorme sempiterno e sossegado sono sem sonhos.

Pálidos reflexos se agitam ao redor de sua forma obscura;
vastas esponjas de milenar crescimento e alturas
e inflam sobre ele, e no fundo da luz enfermiça polvos inumeráveis e enormes
agitam com braços gigantescos a verdosa imobilidade de
secretas celas e grutas maravilhosas.

Jaz ali por séculos e ali continuará adormecido,
cevando-se de imensos vermes marinhos,
até que o fogo do Juízo Final aqueça o abismo.

Então para ser visto por homens e por anjos,
rugindo surgirá e morrerá na superfície.”

Referências na cultura popular

No filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte, o Kraken é um hediondo ser marinho, o monstro do pirata Davy Jones, que pode arrancar seu rosto e arrastá-lo para as profundezas abissais do mar com sua boca. Ele é invocado quando a tripulação de seu navio, o Holandês Voador, roda um volante com manípulos, que quando chega ao topo bate no casco, vibrando o mar e despertando o Kraken.

Há uma referência clara ao Kraken em Fúria de Titãs, filme de 1981 que tinha efeitos especiais convincentes na época, quando Perseu mata kraken, mostrando a cabeça da Medusa o transformando em pedra. Neste filme, que retrata algumas pinceladas da mitologia grega. O Kraken é o ser criado por Cronos com a finalidade de defende-lo quando presente na Terra, momento que ficaria fragilizado. Cronos (em grego: Κρόνος, deus do tempo, Χρόνος) é a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, correspondente ao deus romano Saturno. No remake de 2010, a criatura marinha tinha sido criada por Hades, sob o controle de Poseidon, foi enviado para destruir a cidade de Argos, caso o sacrifício da princesa Andrômeda não fosse atendido, porém Perseu interveio, como aconteceu na primeira versão do filme, petrificando-o com a cabeça da Medusa, acabando com a maldição de Hades.

O ser mitológico também aparece num episódio do desenho animado Padrinhos Mágicos, no qual Cosmo (uma das fadas e personagens principais do programa) é julgado por ter afundado Atlântida (9 vezes). E Ben 10 um monstro que queria proteger os ovos de Jonah Melvile também em Cavaleiros do Zodíaco o general marina do Oceano Ártico, Isaac, é representado por Kraken. Júlio Verne também refere Kraken, por várias vezes, na sua obra Vinte Mil Léguas Submarinas. E em God of War 2 Kratos (o protagonista do jogo) enfrenta Kraken. A exploradora de tumbas Lara Croft, em Tomb Raider: Underworld, também encontra Kraken, que ficou preso em uma caverna submersa em Niflheim.

O Kraken foi um monstro marinho muito usado na cultura popular, inclusive muitas informações, principalmente vindo de filmes, e séries que o usam lendas, como o filme Fúria de Titãs[qual?]. Ele também aparece no jogo Age of Mythology como uma unidade mítica marinha nórdica e com o nome científico Psychroteuthis Pelagii. Também é um Monstro Chefe do RPG Earthbound, e do Action RPG Dragon's Crown (Atlus).

No Mangá/Anime One Piece, o Kraken apararece enquanto a tripulação dos Chapeu de Palha está a caminho da Ilha dos Tritões. Após ser derrotado por Luffy, o Kraken (que recebe o nome de Surume) é domesticado por ele para ajudar a guiar o navio

Na expansão Ilha Paradisíaca do jogo de simulação de vida real, The Sims 3, se encontra presente no mar o Kraken, que tem por função atacar barcos.

Kraken também faz uma aparição no jogo de Action/RPG The Last Story, como chefe em duas missões alternativas, na primeira aparece como um polvo negro, com olhos vermelhos e cujos tentáculos agarram personagens e os esmagam. Na última missão do jogo (também alternativa), Kraken aparece com uma coloração rosada, sendo o culpado pela contaminação da água.

O Kraken aparece na saga de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo, posteriormente adaptada para a TV como a série Game of Thrones do canal HBO. Na história o Kraken é símbolo da Casa Greyjoy de Pyke, uma família nobre que controla um pequeno arquipélago, e são conhecidos como "Homens de Ferro".

O Kraken também é retratado como um monstro marinho das profundezas no livro A Viagem do Tigre, que faz parte da aclamada Saga do Tigre da autora Colleen Houck.

Na saga Harry Potter, o kraken aparece como a lula gigante residente no lago do castelo de Hogwarts. Aqui, ao invés de um monstro, aparece como uma criatura mágica gentil, nadando calmamente na superfície do lago e salvando estudantes de se afogarem.

No jogo Archeage, o Kraken aparece no mar destruindo barcos e atacando jogadores.

Também no jogo estilo MOBA, Smite, o Kraken é usado como habilidade suprema de Poseidon. Emergindo da água, causa grande dano em área aos oponentes. É uma habilidade muito útil ao jogador.

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kraken

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0104-59702014000300971&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

http://portal-dos-mitos.blogspot.com/2012/09/kraken.html

http://contos-e-lendas.blogspot.com/2011/01/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário