sábado, 16 de junho de 2018

O Curioso Caso de Nevada-Tan, A Pequena Assassina Japonesa.

São curiosos esses casos, principalmente quando um deles acontece no Japão.

O Japão tem uma das menores taxas de criminalidade do Mundo. Considerado por muitos como um dos países mais seguros para se viver. Relatos mencionam que é possível ver pessoas que deixam as portas de casa abertas, crianças que caminham até a escola sozinhas sem o risco de serem sequestradas ou até mesmo roubadas, tais crimes praticamente não existem na Terra do Sol Nascente.

Mas isso não quer dizer que um crime bárbaro não aconteça de tempos em tempos. No Japão, crimes que chocam a população Nipônica são semelhantes ao Jeepers Creepers.

E o Jeepers Creepers que chocou o Japão que irei mencionar neste Post, já está no Título do mesmo, o curioso caso de Nevada-Tan, como ficou popularmente conhecida.

Poucos tinha ouvindo falar do Caso Nevada-Tan, principalmente que o caso em si se tornou um meme, entrando no campos mitológicos das Lendas Urbanas, aqui, na Terra dos Memes, Nevada-Tan está restrito principalmente ao Fandom Otaku. E mais comum no Japão (Óbvio) e nos Estados Unidos (Vão entende o por que).

A História por Trás de Um Meme.

Todo Meme tem uma história particular, não nasceu simplesmente por nascer, mas se nasceu simplesmente por nascer vai ter um objetivo, não é incomum resgatar filmes ou desenhos de 1900 e guaraná com rolha e transforma-los em memes.

E o Meme de Nevada-Tan tem uma Origem, macabra por assim dizer. Nascido e criado no mais popular imageboard japonês, o 2chan, cujo a história foi baseada em Natsumi Tsuji.

Toda história se desenrola na Escola Elementária Okubo de Sasebo, em Nagasaki (Japão); uma escola como outra qualquer, em que as crianças brincam e aprendem, tem até mesmo o clássico Westminster Chimes (Não sei se tem, mas tal melodia e bastante comum nas escolas japonesas). No colégio uma das alunas tem destaque notável graças as notas alcançadas e com um QI de 140. Seu nome é Natsumi Tsuji. Além das notas altas a menina de 11 anos ama basquete, cinema e internet.

Satomi Mitarai. Créditos: BBC Japão.
Natsumi possui uma amiga inseparável chamada Satomi Mitarai, com seus 12 anos de idade. As duas eram amigas a vários anos e sempre eram vistas juntas, mas quis o destino que a amizade se transformasse em ódio, graças a uma discussão a respeito de popularidade. Um assunto relativamente superficial, toma proporções inimagináveis graças a certas inquietudes típicas das idades das duas.

Na época em que a amizade das duas garotas chegou ao seu final, Natsumi já estava se envolvendo com filmes japoneses de caráter violento. Sua obra preferida era "Battle Royale", um filme considerado culto, que relata uma situação insustentável de violência juvenil. No enredo do longa o governo japonês é obrigado a largar um grupo de alunos em uma ilha, os jovens tem que matar uns aos outros.

Outro filmes dentre os favoritos de Natsumi é “Voice”, também japonês, conta a história de uma jovem que enlouquece e se transforma em uma assassina. Não se sabe ao certo até que ponto as histórias da ficção influenciaram Natsumi, mas a menina foi se afastando cada vez mais dos estudos e fechando-se. Criou uma página na web exclusivamente dedicada ao mundo do terror, violência extrema, hentai violento e gore com direito a mutilações, sangue e escatologia. Vale lembrar que ela tinha apenas 11 anos.

O Crime.

Apesar das duas não serem mais amigas como antes, havia ainda alguma falsa cordialidade entre ambas, até porque elas frequentavam o mesmo colégio, e não raramente se encontravam pelos corredores. Mas ao que tudo indica, o comentário feito por Satomi a respeito do peso de Natsumi não era algo que a menina de 11 anos estivesse disposta a perdoar.

No dia 1º de junho do ano de 2004, Natsumi Tsuji levou sua colega Satomi Mitarai a uma sala de aula vazia. Vendou seus olhos com a desculpa de que queria fazer um jogo com ela. Com a antiga amiga vendada, e sem mais nenhuma palavra, Natsumi degolou Satomi a sangue frio com seu estilete. Não satisfeita a menina de apenas 11 anos de idade ainda lhe causou vários outros cortes nos braços da vítima. Após isso, com a roupa e mãos ensanguentadas, voltou para a aula como se nada tivesse acontecido. Seu professor, ao vê-la coberta de sangue e com o estilete na mão, fez soar o alarme. Logo a aterradora verdade se revelaria, deixando a todos perplexos.

Os paramédicos foram chamados, mas ao chegar no local já encontraram o corpo de Satomi sem vida. Enquanto isso a polícia já estava de posse da jovem assassina, que se limitava a dizer: Fiz algo errado, certo? Eu sinto muito.”

Mais tarde descobriu-se que esse não tivera sido o único ato de violência cometido por Natsumi. Algumas semanas antes do crime a menina havia ameaçado outra colega dentro da sala de aula com o mesmo estilete que no dia 1° de junho ela usou para degolar a antiga melhor amiga.

Natsumi acabou sendo levada para a delegacia de polícia, onde passou a noite. Nos primeiros depoimentos ela havia ocultado o motivo pelo qual havia atacado Satomi, mas após algum tempo ela acabou revelando que assassinou Satomi Mitarai por causa dos comentários que a vítima havia feito na internet a respeito do seu peso.

Eis o motivo de tamanha violência: Sua colega e antiga amiga Satomi fez um comentário na internet chamando Natsumi de “gorda”. Uma pré-adolescente com a cabeça no lugar provavelmente teria ignorado o assunto, mas com Natsumi foi diferente. Ela já tinha criado algo macabro dentro de si, não saía de casa e a internet era seu único refúgio social. Sua mãe lhe obrigou a largar o basquete e dedicar seu tempo integralmente aos estudos, já que suas notas estavam indo de mal à pior.

O psicólogo ali presente disse que não encontrou nenhum indício de problemas mentais na suspeita e que ela tinha um histórico de agressividade que envolvia bater e empurrar colegas de turma.

Após uma busca no computador dela foi descoberto que a menina tinha interesses por filmes de terror violentos, especialmente pelo clássico Battle Royale, escrevia sobre seus interesses macabros em seu blog, além de também postar seus desenhos. Após o crime seu blog foi tirado do ar, mas ainda é possível ver algumas imagens dele na Internet.

Print do Blog de Nevada-Tan.
O evento recebeu cobertura da imprensa mundial rapidamente. A primeira parte da cobertura internacional apareceu em 3 de junho de 2004, quando o artigo da BBC News foi publicado sobre o incidente .

De acordo com os procedimentos legais japoneses que proíbem a identificação de menores infratores, o nome verdadeiro da garota não foi divulgado e a polícia japonesa se referiu a ela como “Garota A”.

Apesar dos esforços para proteger a identidade da menina, seu nome verdadeiro foi revelado alguns dias após o incidente. A Fuji TV descobriu "acidentalmente" seu nome real enquanto mostrava alguns de seus desenhos em rede nacional.


O kanji mostrado em algumas das fotos (辻菜摘) é da garota que assinou seus próprios desenhos. Quando o kanji é romanizado, lê-se: Natsumi Tsuji. Dessa forma, foi descoberto a identidade da assassina.

Quando colocada sob custódia, Natsumi admitiu o crime. A base do assassinato foi cercada em torno de um site criado por ela. O conteúdo baseado é em torno de um jogo flash chamado The Red Room.

Também havia uma fanfiction sobre Battle Royale. Satomi teria deixado os comentários depreciativos sobre a aparência física de Natsumi em seu site.

Em 15 de setembro do mesmo ano, Natsumi foi mandada para o Tribunal de Família de Nagasaki após tentativas fracassadas de julgá-la como adulta, dada a brutalidade do crime criou-se um debate público, onde autoridades e programas de televisão passaram a discutir sobre uma possível diminuição da maioridade penal, que na época era de 14 anos. Ela foi então enviada para ser institucionalizada em um salão juvenil da prefeitura de Tochigi, onde teve sua sentença aumentada algumas vezes e lá permaneceu até 2013, sendo liberada com a idade de 20 anos.

O governo japonês é muito discreto com a privacidade dos crimes cometidos por menores, e proibiu que os meios de comunicação divulgassem o nome da menina na época. Os noticiários a chamavam de “Menina A”. Entretanto, um jornalista da Fuji TV, não se sabe se propositalmente ou por descuido, revelou seu verdadeiro nome.


Na fotografia a acima, pode-se ver Natsumi (a assassina) à esquerda e Satomi (vítima) à direita, ambas identificadas com uma flecha vermelha. Nesta foto, a menina estava vestindo um moletom azul em que pode-se identificar a palavra “NEVADA” (da universidade de mesmo nome, em Reno, Estados Unidos) em letras brancas. Foi daí que surgiu o apelido de Nevada-tan, o que, em japonês, vem a significar algo como “a pequena Nevada”, fazendo alusão à inscrição de sua vestimenta. Em outro lugares também a conhecem como Nevada-chan.

Uma observação um tanto macabra, a foto foi tirada algumas horas antes do assassinato, e é a última foto de Satomi viva.

O Nascimento de um Mito.

Fanarts de Nevada-Tan.
Mitos nascem do acaso. Com Natsumi Nevada-Tan não foi diferente. Afinal com todos os grandes assassinos posteriormente se tornam uma espécie de mito em relação aos seus crimes, Vide Jack o Estripador

A assassina de 11 anos acabou-se convertendo em um mito. Muitos indivíduos passam a idolatrar a pequena assassina do moletom de nevada na internet.

A figura da pequena Nevada começou a ficar popular e fóruns japoneses como o citado 2chan. Posteriormente outros fóruns anônimos passariam a falar do assunto, e assim criando-se um grande fenômeno envolvendo diversos grupos da internet. O meme sobre Nevada-Tan acabaria circulando o mundo inteiro. A menina foi elevada a um status de celebridade virtual, tornando-se um ícone macabro para adolescentes igualmente doentios internet afora.

Não há nenhuma evidência real de se os usuários do 2chan tentaram ou não revelar a identidade da garota. Mesmo assim, ela ainda assim se tornou um fenômeno da internet e um símbolo de culto.

Usuários do 2chan eventualmente a apelidaram de “Nevada-tan”. “Nevada” por causa do moletom escrito “Nevada” que usava durante o homicídio. E “-tan” sendo a maneira como uma criança pronunciaria o honorífico “-chan”.

Posteriormente, a mídia chamou a atenção para a natureza incomum de uma criança matando outra criança. Muitos artigos também tiveram muitas observações sobre o site de Natsumi e os temas que cercam sangue e morte.

O cosplay de Nevada-tan passou a ser muito popular, surgiram multidões de fanfics e fanarts do assassinato, fotografias da menina (não se sabe se reais ou não) e material de todo tipo. Eventualmente, uma quantidade impressionante de fanarts foi feita, mostrando a maior parte do tempo uma ilustração fofa ou moe que se assemelha a Natsumi. Mas, ela sempre é desenhada com sangue nela e um estilete na mão. Essas ilustrações estão listadas em vários sites dedicados a informações sobre o meme.

A tendência de criação de fanart não estava restrita à web japonesa. Começando quase imediatamente após o incidente, inúmeros sites começaram a falar sobre a garota, pagando algum tipo de tributo ou simplesmente lidando com o evento misterioso em si foram criados. Uma Postagem no Dicionário Urbano foi criada em agosto de 2004. Outra Postagem da Enciclopédia Dramática (ED) foi criada em 2006. No 4chan e SomethingAwful (Aonde nasceu Slender Man), Nevada-Tan também foi adotada na criação de mais fanart. Ela então foi vista como a inimiga de Pedobear e um assassino de lolicon.

A escola que Tsuji e Mitarai frequentaram optou por imprimir o anuário do ano com uma página em branco onde os alunos podem imprimir e colocar suas próprias fotos de uma ou ambas as meninas. Algumas fotos foram distribuídas através de CDs que depois foram destruídos para evitar que eles caíssem nas mãos de pessoas de fora ou da imprensa.

Em junho de 2005, a loja online que vendia o moletom com capuz da Universidade de Nevada (que Natsumi é vista usando em fotos e fanarts) relatou que era o item mais vendido do site. Algumas semanas depois, a Universidade retirou o moletom temporariamente de seu catálogo.

O segundo filme de Battle Royale foi originalmente datado para ser lançado em DVD na semana após o incidente. Os criadores optaram por atrasar o lançamento devido a "eventos atuais".

A banda de rock indie australiana Love Outside Andromeda criou uma música sobre o incidente chamado Boxcutter, Baby e foi lançada em seu primeiro álbum auto-intitulado em 2004. Tudo justificado por um cruel assassinato.

Um imageboard chamado iiichan dedicou uma prancha inteira a ela.

DeviantArt também contribuiu para a tendência de arte de fãs.

Uma banda alemã emergente em 2007 denominou-se "Nevada Tan" como uma homenagem ao meme na tentativa de destacar as questões sociais relativas às pressões sociais em relação aos estudantes. A banda posteriormente renomeou para Panik em janeiro de 2008 após disputas gerenciais e de produção e, em seguida, fez seu último show em abril de 2010.

Menção especial ao grupo Fecal Matter Discorporated, que dedicou uma canção e um disco inteiro, segundo eles mesmos, “à ela e a todas as pequenas assassinas japonesas”.

Também apareceu uma espécie de hino ou canção na internet, segue a letra:

Essa garota com tanta raiva,
Essa garota lá da escola.
Olhe aqui, Neva,
Há algo especial em seu estilete.

NE-VA-DA!

Por favor, por favor, não me machuque.

Vai apunhalar meu pescoço.

Não, não, não! Não me mate!
NE-VA-DA!

Essa garota se tornou popular

Essa garota com seu desejo especial de “bom dia”.

Olhe aqui, Neva. 

Há algo especial em seu estilete.
NE-VA-DA!

Por favor, por favor, não me corte!

Meu sangue vermelho se espalhará por toda parte.

Não, não, não! Não me mate!
NE-VA-DA!


O Que Aconteceu com Nevada-Tan?

Battle Royale desenhado por Natsumi.
Nevada-Tan passou de uma assassina para a personificação de uma rebeldia alternativa e violenta, ansiada por um amplo grupo de jovens de todas as partes do mundo. Porém, alguém já parou para pensar na menina e em sua família? Algum desenhista, enquanto divulgava sua admiração por ela, pensava que ela havia assassinado a sangue frio uma menina de doze anos? O que os jovens japoneses precisavam expressar quando se fantasiavam de Nevada-tan? O que lhes causou tanta raiva a ponto de esquecer a morte de uma menina inocente?

Para alguns, Natsumi Tsuji representa o monumental fracasso do sistema educacional e assim se fez chegar ao governo japonês da época, Nevada-tan era uma menina que destilava violência e nem seus pais, tampouco seus professores perceberam isso a tempo. Se uma criança de 11 anos passa horas na internet fazendo desenhos de caráter agressivo, assistindo filmes de violência extrema, não sai mais de casa, larga os estudos e os amigos, algo não está bem.

Os filmes violentos e o conteúdo que a garota estava consumindo na internet tiveram sua contribuição para a formação do caráter violento da jovem, mas não são os aspectos mais importantes nessa história. O conteúdo violento poderia ter servido para alertar os pais da garota a respeito de quem ela estava se tornando. A falta de atenção, ou negligência para com a garota certamente foi um fator muito mais importante. Todos sabemos o quanto é competitiva a vida no Oriente, e dessa forma não se admira que os pais talvez não conseguissem dar a garota a atenção que ela estivesse precisando, o que fosse necessária para que eles notassem a mudança no comportamento dela.

O sistema educacional também falhou, pois uma aluna dona de notas altas de uma hora para outra passa a ter desempenho mediano no ponto de vista acadêmico, e isso não chamou a atenção de nenhum educador ou coordenador pedagógico da escola. A mudança de comportamento na escola também seria um fator a ser notado, sem contar o incidente que aconteceu semanas antes da morte de Satomi não poderia ter passado desapercebido.

Os atos de bullying também tiveram sua contribuição, mas acredito que a garota estava prestes a explodir de qualquer forma, fosse por causa do bullying ou por qualquer outra causa. Desde o final da amizade entre as duas meninas, Natsumi passou a regredir em vários aspectos de sua vida social e acadêmica. Talvez ela não tenha conseguido lidar com esse afastamento. Devido a isso por causa de problemas com capacidade de comunicação e interesses obsessivos, a menina foi diagnosticada após o assassinato com síndrome de Asperger.

O mais curioso, e assombroso deste caso foi a repercussão que o mesmo teve. Geralmente pessoas assim seriam estigmatizadas na sociedade aonde vivem, o que de fato podem acontecer, ou não, vide o caso de Issei Sagawa, mas na Internet, principalmente aquela em que poucos tem a coragem necessária para navegar, ela se tornou um personagem. Seu crime fascinou muita gente, principalmente os jovens. Talvez não exista uma resposta certa para isso, e sim um complexo aglomerado de teorias, principalmente relacionado a idade e sexo da agressora.

É difícil ver crianças cometendo assassinatos, e isso se torna algo duplamente raro quando quando o agressor é do sexo feminino. Os curiosos ficam querendo entender como o instinto assassino se manifestou tão cedo. As pessoas que admiram ela foram ou são vítimas de bullying e por isso entendem e apoiam o fato dela ter se imposto. Em um mundo onde a maioria dos criminosos são homens adultos ver uma menininha "kawaii" cometendo um assassinato é visto aos olhos de uma pessoa desequilibrada como algo estiloso

Em 2013 Natsumi ganhou sua liberdade, porém não se tem ideia do paradeiro da garota. Uma vez que as leis de proteção japonesas fazem de tudo para impedir divulgação do nome ou fotos do menor infrator é impossível saber o atual paradeiro da garota. Muita gente até tenta especular onde ela está, mas quem sabe desta resposta são somente pessoas ligadas ao caso tenham acesso à essa informação.

Sério mesmo que ela estava acima do Peso?
Em muitos casos de crimes cometidos por crianças e adolescentes, governos acabam mudando a identidade dos infratores para que eles possam ter uma chance de voltar para a sociedade. Acredita-se que o governo japonês tenha agido dessa forma. Algumas pessoas julgam esse tipo de artifício um erro, afinal eles estão protegendo o criminoso e deixando a população exposta, mas no caso de Nevada-Tan acredito ter sido uma decisão acertada, pois imaginem se essa legião de adoradores descobrir quem é a garota que, em 2004, assassinou a sangue frio a antiga melhor amiga.

Natsumi hoje é uma mulher de 26 anos e é bem provável que ela tenha mudado de nome e esteja vivendo bem longe de Sasebo. (Quem sabe ela pode está lendo este Blog? Ou outros diversos que postaram sobre sua história).

Se pararmos para pensar isso é um aspecto bem assustador da lei, uma vez que o assassino(a) após sair do reformatório não será reconhecido nas ruas e poderá começar uma vida nova, deixando seu passado violento e as famílias que destruiu para trás.

Este caso pode ser considerado um dos primeiros assassinatos relacionados com o cyberbullying e ele mostra exatamente o quanto ele pode ser nocivo.

Outra coisa que aprendemos com este caso foi o fato de que devemos introduzir as crianças à internet com cautela, sempre monitorando o que elas vêem ou com quem elas podem estar entrando em contato. Natsumi claramente fora uma menina com problemas e isso certamente poderia ter sido revertido caso os pais e educadores tivessem percebido que havia algo errado.

Mas não foi assim que aconteceu, infelizmente.

 Fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Jeepers_Creepers

http://www.noitesinistra.com/2015/04/nevada-tan-pequena-assassina-japonesa.html#.WxNBFDQvzcc (Principal)

http://fearfulnessthe.blogspot.com/2013/03/nevada-tan-menina-assassina.html

http://mitologialendasjapao.blogspot.com/2014/03/nevada-tan-pequena-assassina.html

https://skdesu.com/nevada-tan-um-caso-de-homicidio/

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/11/policiais-japoneses-enfrentam-um-problema-falta-do-que-fazer.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Criminalidade_no_Jap%C3%A3o

http://ossilda.wixsite.com/meuuniversojapones/single-post/2016/07/11/Nevadatan-A-assassina-de-11-anos-de-idade

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft0306200417.htm

https://noticias.uol.com.br/ultnot/reuters/2004/06/01/ult729u37011.jhtm

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI319139-EI294,00-Assassina+de+japonesa+expressava+odio+por+colegas.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Sasebo_slashing

http://knowyourmeme.com/memes/nevada-tan

http://news.bbc.co.uk/2/hi/asia-pacific/3772737.stm

https://namu.wiki/w/%EC%82%AC%EC%84%B8%EB%B3%B4%20%EC%86%8C%ED%95%99%EA%B5%90%20%EB%8F%99%EA%B8%89%EC%83%9D%20%EC%82%B4%EC%9D%B8%EC%82%AC%EA%B1%B4

6 comentários:

  1. O desenho de Battle Royale não foi feito pela Natsumi, era uma pintura que apareceu no filme.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém sabe do paradeiro dela?

      Excluir
    2. ela esta presa, será solta quando completar 20 anos ou seja em algum dia de 2024.

      Excluir
    3. perdão pelo fato acima, ele esta errado.
      Ela foi solta em 2013 seu paradeiro se da por conta que ela mudou seu nome possivelmente. hoje em dia ela tem 28 anos.

      Excluir
  2. Muito triste, a internet é muito perigosa. Tenho pena da vitima, e da criminosa, tão menina ,tão criança, mas doente mental com certeza.

    ResponderExcluir