quarta-feira, 23 de maio de 2018

O Curioso Caso de Issei Sagawa, O Canibal de Paris.

Em um Post a parte já mencionei sobre o Canibalismo, naquele post deixei resumidamente explicado, agora vamos a mergulhar em um caso Bizarro.

Todos os países tem seu grau de Bizarrices, (Aqui no Brasil não é diferente) No Japão não é diferente, tanto que existe uma Tag para isso (#wtfjapan) Não irei neste Post falar das Curiosidades que nós ocidentais achamos da Terra do Sol nascente (Vai ficar para Junho), mas sim de um caso Bizarro. Bizarro, não sentido de curioso, no sentido de incomum mesmo.

Créditos: Sinopix.
E o homem descrito neste Post e um sinônimo para Bizarro. Issei Sagawa, um pequeno homem de quase 1,50 de altura, só de olhar para ele achamos que é um homem inofensivo, ainda mais com 69 anos. Sagawa nasceu em 26 de Abril de 1949, em Kobe, província de Hyogo, no Japão. Sagawa não era apenas mais um japônes nascido da destruição do pós 2° guerra, seus pais tinham posses.

Sagawa nasceu prematuro,  pequeno o suficiente para caber na palma da mão de seu pai, e imediatamente desenvolveu enterite, uma doença do intestino delgado. da qual se recuperou de várias injeções de potássio e cálcio em solução salina.



Depois de superara essa adversidade Issei Sagawa teria uma vida normal como uma criança (Rica) na reconstrução do Japão Pós 2° Guerra? #SQN.

Antecedentes.

Quando era pequeno teve um sonho que o marcou, no sonho ele e seu irmão estavam presos em um caldeirão e os dois estavam prontos para serem alimentos de algumas pessoas. Sim exatamente o que você leu, para alguns sonhar com a garota da 1° fileira, jogar no time do coração ou até mesmo ganhar na loteria seriam sonhos normais, para Issei, ser cozinhado em um caldeirão e ser canibalizado numa sopa, era sua realização.

Esse sonhou tornou-se um dos principais motivos para que ele ser tornasse canibal.

Sagawa experimentou pela primeira vez desejos canibais enquanto estava na primeira série, depois de ver a coxa de um homem. Em uma entrevista para a Vice Magazine no ano de 2011, Sagawa confessa que, quando jovem, praticava "bestialidade" com seu cachorro e tinha desejos eróticos-canibais com mulheres.

Ano de 1972, aos 23 anos, em Tóquio (Ou Tókio), Sagawa tornou-se um brilhante estudante de Literatura Inglesa, poderiaficar nisto, mas sua parte mais podre e pervida lhe seguiu na maturidade. Este é um caso classico de aluno que se apaixona pela profesora e não é correspondido. Esta foi a primeira vez que ele confessa ter pensado:

“Como poderei comer a carne desta mulher?”.

Em uma noite, seguiu a mulher (uma alemã) até seu apartamento, para depois invadi-lo, enquanto a mesma dormia (Se assemelha a um roteiro de Hentai, mas não é), sua intenção era canibaliza-la, e levando consigo uma pequena parte dela. Sabendo aonde a mesma morada, invadiu o apartamento e a encontrou dormindo, completamente nua, ele conta que foi dominado por um enorme desejo de feri-la, buscou no apartamento algo para golpeá-la, ele achou uma sombrinha, mas a professora acordou e, afirma Sagawa, o empurrou contra o chão. Assustado fugiu com medo da reação dela, não obstante, foi capturado pela polícia e acusado de tentativa de estupro. Ele não confessou suas verdadeiras intenções às autoridades.

Após o ocorrido o pai de Sagawa buscou ajuda para o filho o levando a um psiquiatra que imediatamente alertou o pai do jovem que ele necessitava de um tratamento urgente, pois havia se tornado uma pessoa perigosa. Seu pai com medo da repercussão que causaria, resolveu mandá-lo para que terminasse os seus estudos fora do Japão, ele achou que vivendo em outro país o jovem pudesse deixar sua compulsão.

O Canibalismo de Renée Hartevelt.

Em 1977, com a idade de 27 anos, Sagawa emigrou para a França para obter um Ph.D. em Literatura na Sorbonne Academy em Paris. Ele afirma que enquanto residia em Paris, "Quase todas as noites eu levava uma prostituta para casa e tentava atirar neles, mas por algum motivo meus dedos congelaram e eu não consegui puxar o gatilho".

Passado um tempo, tudo parecia normal, até que em 1981 ele então com 32 anos, conheceu a jovem holandesa Renée Hartevelt de 25 anos, ela também era aluna exemplar e causou uma paixão repentina em Sagawa que ficou praticamente encantado por ela. Os dois saíram algumas vezes juntos, dançaram, trocaram cartas, aquilo para o jovem estudante parecia uma verdadeira história de amor.

A jovem sempre o visitava, ensinando-lhe um pouco de alemão (Algumas fontes citam que Renée era alemã, outras Holandesas, e o prório diz que a moça era holandesa talvez seja uma confusão de nacionalidade seja entre a tentativa de assassinato fracassado da Professora Alemã que mesclou com Renée, dando a entende que seria um caso apenas), este por sua vez a ensinava hábitos e costumes da cultura oriental.

Numa noite, 11 de junho de 1981, Sagawa convidou Renée para um jantar em sua casa, queria que ela lesse a ele um poema em Alemão, pois havia preparado um gravador e gostaria muito de gravá-la recitando o belo poema, a jovem aceitou e como de costume foi até a casa dele, onde foi carinhosamente recebida e como era habitual, sentaram-se e tomaram um pouco de chá, junto de algumas doses de uísque.

Sagawa movido pelo desejo incontido terminou declarando seu amor pela jovem, ela porém apenas disse que o admirava muito, mas queria tê-lo apenas como um bom amigo. Sagawa ligou o gravador, levantou-se tranquilamente e pediu que ela lesse o poema que estava no livro, ela iniciou a leitura enquanto ele ficou andando pela sala, e por um momento parou atrás da jovem e puxou um rifle, que segundo Sagawa ele comprou para defesa pessoal, e atirou na nuca de Renée.

Sagawa disse que desmaiou após o choque de atirar nela, mas acordou com a percepção de que ele tinha que realizar seu plano. Sagawa limpou a poça de sangue que ficou na sala e logo despiu a moça, em seguida Sagawa profanou o cadáver sexualmente. Terminado este ato macabro de necrofilia, foi até a cozinha em busca de outra faca, da qual não tinha, deixou o apartamento e comprou faca de açougueiro, com a arma em punhos foi até o corpo despido de Renée e cortou um pedaço do seio esquerdo e em seguida o nariz. Depois ele comeu as partes que havia cortado. Minutos depois Sagawa, tentou cortar parte da nádega esquerda da jovem, teve dificuldade no começo, mas aos poucos foi conseguindo e ficou admirado ao ver que a gordura era semelhante a grãos de milho, provou alguns pedaços, mas não gostou, disse que não tinha sabor, então decidiu ir cortando mais profundamente até chegar a camada mais profunda da carne, cortou alguns pedaços e levou à boca e ficou maravilhado com o sabor, comparando-o a um salmão.
“Quando subi sobre ela um gemido saiu de seu corpo, foi quando respondi que também a amava”. Issei Sagawa
O canibal ficou fascinado com o que havia feito, e com o olhar expressando total demência, olhou nos olhos da jovem morta e descreveu a ela todo seu êxtase e satisfação ao sentir o sabor de sua carne.

Depois disso,  ele foi até a cozinha pegou uma faca elétrica e picou pedaços da carne selecionando as partes que lhes eram mais agradáveis da jovem, e levou até a cozinha e temperou com mostarda e resolveu cozinhá-los para o jantar. Depois tirou fotos do corpo da jovem.

Naquela noite, dormiu com os restos mortais da jovem em sua cama.

Sagawa passou 2 dias comendo os pedaços de Renée. Fez do assassinato de Renée um verdadeiro ritual, o qual ele degustou com calma e tranquilidade, guardando partes que lhe interessavam em sua geladeira. Mas o corpo começava a dar sinais de apodrecimento.

Desmembrou o cadáver, colocando em 2 malas e chamou um táxi, pediu ao taxista que o levasse até um bosque próximo, o Bois de Boulogne, e quando chegou ao local, próximo a um lago tentou se desfazer dos restos mortais de Renée, porém o jeito desajeitado dele levantou a suspeita de um casal, percebendo isso Sagawa fugiu do local deixando as malas, mas logo foi identificado e preso pela polícia.


O Julgamento do Canibal de Paris.

Em seu julgamento, ocorrido dois anos após o crime, ele foi considerado inocente por razões de insanidade. O pai de Issei, Akira Sagawa, presidente da Kurita Water Industries, em Tóquio, fez um acordo em 1984 que seu filho foi transferido para o hospital psiquiátrico no Japão Matsuzawa.

Issei Sagawa foi considerado legalmente insano e incapaz de ser julgado pelo juiz francês Jean-Louis Bruguière , que ordenou que ele fosse mantido indefinidamente em uma instituição para doentes mentais. Após uma visita do autor Inuhiko Yomota , o relato de Sagawa sobre o Canibalismo foi publicado no Japão sob o título In the Fog . A publicidade subsequente e a celebridade macabra de Sagawa provavelmente contribuíram para a decisão das autoridades francesas de deportá-lo para o Japão, onde ele foi imediatamente internado no hospital de Matsuzawa.

Lá os psiquiatras declaram como normal e afirmaram que a perversão sexual era sua única motivação para o assassinato. Como as acusações na França foram retiradas, os documentos do tribunal francês foram selados e não foram liberados às autoridades japonesas; conseqüentemente, Sagawa não poderia legalmente ser detido no Japão, em um crime cometido na França. Ele saiu do hospital em 12 de agosto de 1986 e permaneceu livre. A liberdade contínua de Sagawa tem sido amplamente criticada.


Ao invés de se esquivar de jornalistas e tentar esquecer o crime, Sagawa parecia gostar da atenção que era dada pra ele. O crime o transformou em uma celebridade e ele foi convidado para talks shows e até para filmes pornográficos. Um livro seu, onde ele falava sobre o crime, vendeu mais de 200,000 cópias.

Entre 1986 e 1997, ele foi frequentemente convidado para ser um orador convidado e comentarista. Em 1992, ele apareceu no filme de Hisayasu Sato Uwakizuma: Chijokuzeme (Esposa Infiel: Vergonhosa Tortura) como um voyeur sado-sexual. Sagawa escreveu livros sobre sua morte, assim como Shonen A, um livro sobre os assassinatos de Kobe em 1997. Ele também escreveu resenhas de restaurantes para a revista japonesa Spa. Sagawa não consegue mais encontrar editoras para escrever e ele tem dificuldades para encontrar emprego. Ele foi quase aceito por uma escola de língua francesa porque o gerente ficou impressionado com sua coragem em usar seu nome verdadeiro, mas os funcionários protestaram e ele foi rejeitado.

Em 2005, os pais de Sagawa morreram. Ele foi impedido de comparecer ao funeral, mas reembolsou seus credores e se mudou para uma habitação pública. Ele recebeu benefícios sociais por um tempo. Em entrevista à Vice Magazine em 2011, ele disse que ser forçado a ganhar a vida sendo conhecido como assassino e canibal era uma punição terrível.

Na Cultura Pop.

Três filmes documentais com Sagawa foram produzidos: "Excuse Me for Living" (Canal 4 , Reino Unido, 1993, 60 minutos); "The Cannibal That Walked Free" (Canal 5, Reino Unido, 2007, 46 minutos) e "Entrevista com um Canibal" (Vice, EUA, 2011, 34 minutos).

Um curta-metragem de 1986 de Olivier Smolders, Adoration , é baseado na história de Sagawa, como é um pequeno documentário de 1986, Cannibal Superstar, lançado pelo canal de TV Viasat Explorer. VBS Meets: Issei Sagawa , um pequeno documentário sobre ele, foi ao ar na VBS.tv em 2010.

"Too Much Blood ", uma música do álbum Undercover de 1983 dos Rolling Stones , é sobre Sagawa e a violência na mídia. A música do 2004 Human Factors Lab "Dinner with Renee". Seu crime também inspirou a canção " La Folie ", de Strangler, em 1981 . A banda de Black Metal, Gnaw Their Tongues, também lançou um EP chamado Issei Sagawa em 2006.

Os crimes de Sagawa e sua carreira posterior como ator foram discutidos no documentário de 2015, Fear Itself, do cineasta Charlie Lyne .

Verena Paravel e Lucien Castaing-Taylor co-produziram o mais recente filme sobre Sagawa, "Caniba" que foi exibido nos festivais internacionais de Veneza e Toronto em 2017 com críticas mistas do público.

Fontes.

https://oberhalbthoth.blogspot.com.br/2017/01/canibalismo-da-pre-historia-ao-dias-de.html

https://duronaqueda.blogs.sapo.pt/biografia-issei-sagawaserial-killer-468467

http://oaprendizverde.com.br/2013/01/22/crimes-historicos-issei-sagawa-o-homem-canibal-3/

http://fenix1374.blogspot.com.br/2013/01/issei-sagawa.html#.WwS0VDQvzcc

https://en.wikipedia.org/wiki/Issei_Sagawa

https://pt.wikipedia.org/wiki/Issei_Sagawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário