quinta-feira, 3 de maio de 2018

Enciclopédia das Lendas Urbanas: Oiràrtnoc oa Sadacot Sacisùm.

Mídia, ou Meios de comunicação social são todos os tipos de aparatos analógicos ou digitais utilizados para transmitir textos, imagens e áudios para uma massa heterogênea e indeterminada de pessoas. Os meios mais conhecidos são os livros, jornais, revistas, rádio, cinema, televisão, gravações (discos de vinil, fitas cassete, VHSs, cartuchos, CDs, DVDs, blu-rays, etc.), video games e internet. Estes aparatos existem desde o início da civilização humana, na medida em que sistemas de criação, processamento, transmissão e recepção, fazem parte natural dos sistemas sociais de interação humana. O sistema dos meios de comunicação de massa implica organizações geralmente amplas, complexas, com grande número de profissionais e extensa divisão do trabalho.

Não imaginaria que neste meio tivesse suas Lendas Urbanas particulares não é. Dentre as Lendas que envolve a Mídia, iremos nos focar em uma em especial, mensagens ocultas em músicas que quando tocadas ao contrário revelaria uma mensagem, geralmente diabólica.

Atrelado a tudo isso está as Mensagens Subliminares, da qual a discussão delas estarem contidas em filmes, desenhos e músicas é bastante discutido e pouco comprovado. No entanto ficamos curiosos quando o assunto é subliminar e logo queremos nos certificar de tal fato. Até de saímos por ai pegando LPs antigos e colocando na Vitrola (Caso tenha uma), ou analisando cuidadosamente os discos da Xuxa, vamos entende um pouco sobre a Origem do Mito das mensagens ocultas em discos.

Escada Para o Paraíso.

Em 1878, um ano depois de criar o fonógrafo, o inventor americano Thomas Edison percebeu que o cilindro do aparelho poderia ser rodado no sentido contrário, gerando um efeito sonoro peculiar.

"A música continua bastante melódica em muitos casos, e alguns dos acentos são doces e novos, mas é algo totalmente diferente da música quando tocada no sentido correto", escreveu.

No século 20, com a explosão da indústria de discos de vinil e fitas cassete, muitos músicos usaram essa técnica para gravar mensagens "escondidas" no meio de suas canções. As mensagens só podiam ser ouvidas quando tocadas de trás para frente. Mas junto com o fenômeno surgiram também muitos boatos falsos sobre supostos recados secretos em discos.

A popularização da Lenda remota os Anos 80, mesmo sendo mais velha ainda, mais sua popularização acontece no inicio dos anos 80 de fato. Naqueles anos, muitos boatos envolviam mensagens satânicas - talvez inspirados pelo filme O Exorcista, de 1973, em que uma vítima deixa um recado em uma fita gravada de trás para frente.

Uma das mais famosas que e sempre referenciada nestes copilados mitológicos e a Stairway To Heaven da Banda Led Zeppelin. A música da Banda Britânica dispensa apresentações, obtendo um 3° Lugar na   lista das "100 Melhores Canções de Rock" feita pela VH1 em 2002, e obteve a 31° posição na lista das "500 Melhores Canções de Todos os Tempos" pela revista Rolling Stone.

Em um programa de televisão de Janeiro de 1982, a Trinity Broadcasting Network hospedado por Paul Crouch, alegou que mensagens ocultas estavam contidos em muitas canções de rock popular através de uma técnica de inversão. Um exemplo deste tipo de mensagens ocultas citados é Stairway to Heaven. A mensagem alegada, que ocorre durante a seção do meio da música ("If there's a bustle in your hedgerow, don't be alarmed now...") quando tocada para trás, supostamente continha referências satânicas "Aqui está a meu doce Satanás" e "Eu canto porque eu vivo com Satanás".

Após as alegações feitas no programa de televisão, o deputado da Califórnia Phil Wyman propôs uma lei estadual que exige aviso sobre rótulos de registros contendo mensagens para trás. Em abril de 1982, o Comitê de Defesa do Consumidor e de materiais tóxicos da Assembleia do Estado da Califórnia realizou uma audiência sobre mensagens tocadas ao contrário na música popular, durante o qual "Stairway to Heaven" foi tocado para trás.

Várias versões da mensagem alegada existe. Uma tal interpretação lê:

“Oh aqui está a meu doce Satanás. Aquele cujo caminho pouco me faria triste, cujo poder é Satan. Ele lhe dará os que com ele 666. Houve uma pequena ferramenta galpão onde ele nos fez sofrer, triste Satanás.”

A banda em si tem ignorado dessas reivindicações; em resposta às alegações, a Swan Song Records, emitiu a seguinte declaração: "Nosso toca-discos só toca em uma direção-para frente." Eddie Kramer, engenheiro de som da banda disse: "totalmente e totalmente ridículo. Por que eles querem gastar tempo de estúdio muito fazendo algo tão idiota?" Robert Plant expressa frustração com as acusações em uma entrevista de 1983, na revista Musician: Para mim é muito triste, porque "Stairway to Heaven" foi escrita com todas as melhores intenções, e, tanto quanto a reverter fitas e colocar mensagens no final, isso não é minha ideia de fazer música."

Aqui no Brasil Também temos o nosso Stairway To Heaven. Ilariê é seu nome e diversos são as suas interpretações "Ilariê" é uma música gravada pela cantora e apresentadora Xuxa, no ano de 1988, para o disco Xou da Xuxa 3. Essa música se tornou um sucesso, ficando 20 semanas em 1° lugar na parada de sucessos do Brasil. Graças ao sucesso da música, o disco Xou da Xuxa 3 é o segundo disco mais vendido na história do Brasil com mais de 3 milhões de cópias, entrando no Guiness Book sendo o disco em português mais vendido da história. A música foi gravada em 80 dialetos, com direito ao uma versão chinesa interpretada pelo trio feminino I.N.G.

Na mesma época, a canção composta por Cid Guerreiro, Dito e Ceinha, gerou polêmica após fãs colocarem o disco de vinil para tocar ao contrário na vitrola. De acordo com grupos evangélicos, a música ouvida dessa maneira tem falas que fazem "evocação ao demônio". E olha que esse casamento funcionou muito bem.

Quando a Rainha dos Baixinhos começou a fazer sucesso, diversas vertentes evangélicas a acusaram de fazer um acordo com o demonho, e o Hit Ilariê serviu de combustivél explorado a exaustão, dizendo que a mesma era um hino de consagração ao Diabo. Para comprovar esta afirmação, muitos veículos de comunicação exploraram a polêmica rodando a música ao contrário. Enquanto a música era rodada ao contrário, o diabo estaria, supostamente, falando através da composição.

Para reforçar ainda mais o Composito, Cid Guerreiro afirmou já ter feito parte de outras religiões, como macumba, candomblé, seicho-no-ie e espiritismo. É essas vertentes religiosas não são muito bem vistas por parte dos evangélicos

Na época em que a polêmica sobre Ilariê estourou, Cid Guerreiro tomou “birra” do evangelho. Um pastor afirmou que estava do lado de Cid quando ele fez um pacto com o diabo. Mas o cantor negou a afirmação.

A polêmica rendeu sérias consequências para a vida de Cid. “Fiquei conhecido como filho do demônio, comecei a perder shows, as crianças não queriam mais ouvir minha música”, contou. “Quando eu via uma igreja evangélica ou um pastor na rua, ficava irado”.

Em 1985, fundamentalistas cristãos nos Estados Unidos criaram o Parents Music Resource Center (PMRC), uma organização que acusou bandas como Led Zeppelin, Judas Priest e até mesmo The Eagles de espalhar mensagens satânicas de forma subliminar.

A organização acusou a faixa-título do disco Eldorado, do grupo Electric Light Orchestra (ELO), de trazer uma mensagem satânica, quando tocada de trás para frente: "He is the nasty one - Christ you're infernal" ("Ele é o perverso - Cristo você é infernal"). O ELO sempre negou ter gravado a mensagem subliminar, mas decidiu abusar do "backmasking" nos próximos discos.

Na música Fire on High, do disco Face the Music, o recado secreto é: "A música é reversível, mas o tempo não. Volte. Volte. Volte. Volte". Em 1983, o conjunto lançou o álbum Secret Messages feito com vários vocais gravados ao contrário. A mensagem ao final do disco diz: "obrigado por ouvir".

Diante das paranoias generalizadas na época, o comediante Weird Al Yankovic fez uma paródia da técnica na canção Nature Trail to Hell, de 1983, em que aparece o trecho "Satan eats Cheese Whiz" ("Satan come Cheese Whiz", em referência a uma pasta de queijo comum nos supermercados americanos).

Mais recentemente Justin Bieber e Miley Cyrus foram acusados de coisas semelhantes em canções pop aparentemente despretensiosas.

Bieber teria cantado, segundo alguns, a frase: "We're going to bomb these banks/Satanic new world order/Soon, bro!" ("Nós vamos bombardear estes bancos/Nova ordem satânica/Em breve, irmão.")

Já Miley Cyrus teria feito um apelo a Deus na canção The Climb: "Help me, Find Me, Save Me, God I'm lost" ("Ajude-me, ache-me, salve-me, Deus, estou perdida"). Ambos negam o uso de mensagens subliminares.

Backmasking

Backmasking, popularmente conhecido como mensagem ao contrário, cuja tradução literal seria "mascaramento detrás" (ou, idiomaticamente, "mascaramento reverso"), é uma técnica sonora a qual, antes da era digital, os sons eram gravados normalmente enquanto a fita a ser gravada (i.e somente as específicas faixas gravadas para este efeito, em um gravador de multi-canais) corria ao contrário na direção (normal) da "cabeça" do gravador, sendo fisicamente editada, depois, para ser unida (cortada e colada) e tocada normalmente ao contrário, junto as outras faixas da música que correm na direção normal. Com gravadores modernos, digitais, o processo é facilitado, sem precisar cortar e colar a fita junto a outras. Tudo é feito digitalmente. O backmasking é um processo premeditado, sendo assim, causa de muitas controvérsias, especialmente relacionadas com supostas mensagens subliminares em diversas músicas e outras mídias sonoras. Na música erudita este processo é equivalente a colagem musical" também usado em musique concrete.

A prática de manipular músicas gravadas, começou nos finais dos anos 50 com a chegada da música concreta. Esta forma vanguardista da música eletrônica, consistia na edição conjunta de fragmentos sonoros naturais e mecânicos.

Os Beatles, que incorporaram as técnicas da música concreta dentro das gravações, foram os responsáveis pela popularização do conceito de backmasking, lá no ano de 1965, durante a criação do álbum Rubber Soul. John Lennon experimentou executar ao contrário o acetato de "Tomorrow Never Knows", canção do álbum Revolver. O som da canção sendo tocada ao contrário lhe agradou e ele compartilhou os resultados com os companheiros de banda no dia seguinte. 

Depois escreveu a música "Rain", com a intenção de que a música fosse gravada completamente ao contrário; por George Martin o qual se negou à gravar da forma proposta e somente o verso final, foi gravado ao contrário.

O cantor contou à revista Rolling Stone em 1968 como teve a ideia:

"Nós tínhamos gravado a parte principal da canção na EMI e tínhamos o hábito de levar as músicas para casa e pensar em coisas extras que poderíamos incluir, ou o que seria colocado de guitarras. Quando cheguei em casa no dia seguinte, totalmente chapado, eu rastejei até o gravador de fitas e liguei, só que de trás para frente, e entrei em uma espécie de transe com os fones de ouvido. 'O que é isso? - O que é isso? Isso é demais, sabe, e eu quase quis lançar toda a música de trás para frente. E foi assim que aconteceu. Então decidimos colocar no final da música. '"

Boatos sobre Beatles.

Os Beatles popularizaram esta técnica, mas foi outro boato que fez com que muitos de seus fãs tentassem identificar mensagens secretas nos discos do conjunto.

Universitários americanos espalharam um rumor de que Paul McCartney havia morrido em 1966, e que tinha sido substituído por um sósia. A prova? Poderia ser identificada em mensagens passadas pelos Beatles em seus discos - tanto na capa quanto nas gravações.

No outono de 1969, o disc jockey Russell Gibb, recebeu um telefonema anônimo, em que a pessoa do outro lado da linha lhe dissera que Paul McCartney estava morto, ao rodar a  a canção Revolution 9 de trás para frente, segundo o mesmo a reprodução de certas gravações do grupo Beatles ao contrário revelavam certas mensagens ocultas. Um Lp em particular, Álbum Branco inclui algumas destas mensagens. Ao final da cancão "I'm So Tired", se escuta um murmúrio intencional que, supostamente, ao contrário, está a dizer: "Paul is dead man, miss him, miss him..." (Paul está morto, cara; sinta falta dele, sinta falta dele...) Assim mesmo, a repetição de palavras "Number nine, number nine, number nine..." (número nove, número nove...) que aparecem na canção "Revolution 9", ao contrário se tornam "turn me on dead man, turn me on dead man..." (excite-me, homem morto; excite-me, homem morto...), mantras em que a gerigonça da mita do disco Sgt. Pepper, supostamente diz "We will fuck you like supermen" (Lhe foderemos como super-homens).

Na época, a assessoria de imprensa da banda se manifestou a respeito dos boatos, classificando-os de "um monte de lixo velho". Naquele ano, a manchete de uma entrevista de Paul McCartney à revista LIFE foi: "Paul ainda está conosco".

Em 1995, quando os Beatles gravaram em cima da demo Free as a Bird de John Lennon, de 1977, o conjunto decidiu colocar uma mensagem de trás para frente. Nela, Lennon diz: "turned out nice again" ("acabou tudo bem de novo"). Paul McCartney revelou que se tratou de uma brincadeira com os fãs.

"Nós colocamos uma dessas gravações de trás para frente no final do single apenas para nos divertir, para dar alguma ocupação a todos aqueles malucos por Beatles."

Pareidolia Musical.

A pareidolia é um fenômeno psicológico que envolve um estímulo vago e aleatório, geralmente uma imagem ou som, sendo percebido como algo distinto e com significado. A pareidolia não representa somente fenômenos visuais mas também auditivos onde pessoas executam músicas no sentido contrário e ouvem palavras ou até mesmo sentenças inteiras.

No Livro O Mundo Assombrado pelos Demônios, Carl Sagan aventou uma explicação sobre a Pareidolia.
Os humanos, como outros primatas, são um bando gregário. Gostamos da companhia uns dos outros. Somos mamíferos, e o cuidado dos pais com o filho é essencial para a continuação das linhas hereditárias. Os pais sorriem para a criança, a criança retribui o sorriso, e com isso se forja ou se fortalece um laço. Assim que o bebê consegue ver, ele reconhece faces, e sabemos agora que essa habilidade está instalada permanentemente em nossos cérebros. Os bebês que há 1 milhão de anos eram incapazes de reconhecer um rosto retribuíam menos sorrisos, eram menos inclinados a conquistar o coração dos pais e tinham menos chance de sobreviver. Nos dias de hoje, quase todos os bebês identificam rapidamente uma face humana e respondem com um sorriso bobo. 
Como um efeito colateral inadvertido, o mecanismo de reconhecimento de padrões em nossos cérebros é tão eficiente em descobrir uma face em meio a muitos outros pormenores que às vezes vemos faces onde elas não existem. Reunimos pedaços desconectados de luz e sombra, e inconscientemente tentamos ver uma face.
Ou estamos ouvindo coisas demais, ou apenas deixando nossa mente trabalhar em um roteiro pré estabelecido, procurando construções de frases em locuções vagas e sem sentido. Existem pessoas que alegam ter ouvindo isso ou aquilo em determinada música, será que não foi por ser condicionada a ouvir isso? Induzida a ver chifre em cabeça de Cavalo, quando o mesmo se encontra na de vacas?

Fontes.

https://maringapost.com.br/ahduvido/50-lendas-urbanas/

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/10/141029_vert_cul_musicas_segredos_dg (Principal)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Backmasking (Principal)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mensagem_subliminar

https://pt.wikipedia.org/wiki/Meios_de_comunica%C3%A7%C3%A3o_social

https://pt.wikipedia.org/wiki/Stairway_to_Heaven

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilari%C3%AA

https://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2013/08/10/de-transparencia-a-ilarie-do-demonio-relembre-os-discos-da-xuxa.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pareidolia

Nenhum comentário:

Postar um comentário