quinta-feira, 10 de maio de 2018

Que Capítulo Foi Esse, o 105 de Shingeki no Kyojin.

Esse deve ser o 1° Post relacionado com teorias de Animes, mas eu tive que fazer depois de ler os acontecimentos do Capítulo 105 de Shingeki no Kyojin.

O que me fez criar algo não ocasional nesse blog, foi sem dúvidas o que o Clayton do Canal Nerd Side achou do Capítulo 105,

1° eu li o capítulo e depois vi o vídeo. Depois li essa analise no Spirit Fanfiction que fundamentou algumas peças do quebra-cabeça avulso que é a Obra.

Não irei dizer que o capítulo foi péssimo. Na 1° vez que li imaginei como anti-climático, sabe aquela torta de clima da qual todos se encaram mas não olham, foi isso.

Relendo para escrever esse Post, via o quão genial Isayama foi, tipo ele jogou as informações na nossa cara desde o capítulo 99, e teorias em cima de teorias eram criadas, mas maioria era unânime em dizer que Zeke Yaeger não estava do lado de Paradis. Não foi a toa que tive esse estalo para compor (ou complementa-la) essa teoria.

Vamos lá.


Dividirei essa teoria em 3 pontos principais: O Plano do Coruja, Timeskip e Contatos Imediatos. Também tem outros pontos soltos que tentarei conectar já que o rascunhei no  papel e algo quase completo

O Plano do Coruja.

A partir do capítulo 86, somos apresentados a um novo personagem, um espião infiltrado nas entranhas de Marley chamado pelo codinome Coruja. Coruja tem um Objetivo, restaurar o Império de Eldia. Por isso "orquestrou" o movimento, colocando Grisha Yeager de Líder (Não nesta ordem).

Provavelmente o Coruja não estaria sozinho, além dele comandar nas sombras um Grupo, (teoricamente) existe outro operando nas sombras das sombras.

Isso já sabemos lendo o Mangá até então. Lógico que um movimento com civis não conseguiria fazer tamanha revolução, sabendo que o Governo tinha em posse, 7 (6) dos 9 titãs originais. Ai entra o ENEM de Marley.

ENEM de Marley.

Um certo dia a Família Yeager ve um pronunciamento de um Oficial de Marley, afirmando categoricamente que crianças entre 5 e 7 anos estavam sendo recrutas pelo Governo, para herdarem o poder dos 7 (6) Titãs Originais. Utilizado-se se da falacia de Nós vs Eles, Marley abre as inscrições para o Exame Nacional do Exército de Marley.

Até então o M.R.E se perguntava qual era as pretensões dos Marlianos. E o por que do Rei resolver agir logo agora.

Coruja (Devia se chamar Pombo) esclarece as dúvidas do Movimento. O Motivo de Marley ter aberto inscrições do ENEM não e simplesmente para lutar contra o rei do mal e sim para "Conquistar". Marley por anos se tornou uma potência militar no Mundo dos Titãs, fazendo frente a diversos países com suas Armas Milagrosas. Mas o Mundo muda, e os Titãs Marlianos se tornariam obsoletos diante das armas contra os mesmos.Para isso Marley precisava de um Skill, uma nova habilidade de guerra para suas Armas Biológicas, tal habilidade é, Obter o Poder do Titã Primordial.

No capítulo 86 ouvimos 2 versões da mesma história. Ymir obteve o poder do Titã (Seja por meios Sobrenaturais ou Naturais) se tornando a 1° Titã. Ao morrer (Vimos isso na Ending da 2° temporada) sua alma se dividiu em 9, originado os 9 Titãs.

8 foram distribuído para 8 clãs, 1, o Primordial ficou com os Herdeiros de Ymir, que segundo a história do mangá a mais de 80 anos o rei fugiu para as muralhas, depois de uma Game Of Thrones Eldiana, o Rei resolveu fugir para a Ilha Paradis, levando parte do seu povo e outros (Orientais e os Ackerman) Lá estabeleceu seu império e deixou uma mensagem para os Marlianos que venceram os 8 (7) reis.

"Se tentarem interferir em nossas vidas os milhares de Titãs adormecidos dentro da muralha trarão a destruição a esse mundo."

Sabendo Disso Grisha decidiu que era hora de penetrar com profundidade nas entranhas de Marley, afinal agiram anos nas sombras para obter o poder do Titã Primordial, e Marley poderia conseguir isso em alguns anos.

Inscreveu seu Filho Zeke no ENEM. E sabemos como isso terminou.

Até tu Zeke, Filho Meu.

No final do 86 e 87 sabemos o que aconteceu. Zeke Dedurou a mãe o Pai o pessoal do Movimento para o governo. Ai é que entrar o Coruja nesta história. A Entidade Coruja mandava cartas e documentos para os Revolucionários, elucidado diversas questões. Até então não sabiam que ele era, apenas sabiam que era um Eldiano infiltrado.

Não me recordo se na época tiveram teorias relacionadas ao fato de Zeke ter traído o Movimento Eldia (Velho) se foi a "mando" do Coruja. Lendo os capítulos de agora e as peças de um quebra-cabeça avulso montou em minha mente (com apenas suposições podemos complementa-las).

No final do 87 e no 88 conhecemos de fato o Coruja, o Guarda despreocupado que Puniu Grisha na Infância, Eren Kruger.

Será que foi mais um plano do Coruja? Parando para pensar, Kruger recrutou Grisha por algo que fez em sua infância (Ir além das muralhas) como o mesmo diz, perguntado pelo Yeager o por que de escolher ele para permanecer vivo.

Vamos lá Kruger conta toda sua história de vida e o por que de fazer o que fazer jogando milhares de irmãos e irmãs para se tornarem gigantes canibais, apenas para restaurar o Império Eldia, destruindo Marley de dentro para fora, não foi a toa que criou o M.R.E, mas devido a maldição de Ymir o mesmo tinha 13 anos para concluir tudo.

Grisha tem um filho, que entrou para o exército de Marley, assim obteria um Titã. Tudo o que o Coruja fez foi apenas dar uma guinada no jovem Zeke Yeager. Vamos supor (O mangá permite essas suposições) que Kruger tenha se encontrado com Zeke e tenha sido seu tutor durante seu período militar (Zeke entregou seus pais com 7 anos, quando os alistamentos eram a partir dos 5, (ou seja 2 anos) Provavelmente o Coruja na surdina ensinou muitas coisas ao Candidato para Guerreiro.

Mas para isso Zeke tinha que ganhar pontos com os Marlianos e obter o poder. Quem garante que foi o Coruja que orquestrou isso, assim fazendo de Zeke um potencial guerreiro? Incitando Zeke a Denunciar seus pais, dizendo que era por Eldia e seu Povo. Vemos um certo temor na imagem da criança em fazer tal denuncia não é, como se fosse forçada a isso.

Agora vamos para o Timeskip

Timeskip.

Houve um timeskip de 4 anos entre os capítulos 90 e 91, de cara estamos em uma guerra entre Marley e a União do Oriente Médio, esquecendo essa guerra, o que aconteceu durante 4 anos com Eren Yeager?

No final do 90 o mesmo estava atordoado com a possibilidade de exterminar os inimigos no outro lado do oceano, além de saber de toda a história de seu Pai, de tudo o que viveu até ali (Até a tomada da Muralha Maria até o Oceano foram meses que se passaram). E isso abriu um Leque de possibilidades devido a uma fala de Kruger, em salvar Mikasa e Armin que até então não estavam na história.

Lembro bem que teorias sobre loops temporais foram discutidas, até mesmo a imagem do Eren sobrepondo outro Eren.



Foram 4 anos, enquanto o pau comia no Oriente, equipes de pesquisas foram mandadas a Paradis e nunca retornaram, pelas imagens do capítulo  mostra claramente que eles (Marley) sabia o que ocorreu. O Pessoal da ilha desenvolveu novas tecnologias para Guerra que estava por vir, e tendo o Colossal e o Ataque como armas estavam preparados. O Time Skip se centrou mais em Reiner explicado o lado dos Eldianos do Continente, o que tínhamos de Paradis eram apenas Pontos de Vista do depressivo Titã Blindado.

Voltado para Eren, quem não garante que ele conseguiu acessar com mais profundidade as memorias de seu Pai e provavelmente as memórias do Coruja. No Porão foram encontrado 3 cadernos, até o momento sabemos a história de 1 deles (O Mangá não especificou se os 3 era uma história conjunta ou informações em separado) Um desses cadernos poderiam contar as memórias do Coruja e a sua decisão com Zeke e o M.R.E. Isso explicaria o por que do desejo de Eren em exterminar o que tem do outro lado do Oceano, deixado Mikasa e Armin assombrado com aquilo.

Poderia argumentar que isso entraria em contradição com o que Zeke disse para Eren quando o encontrou pela 1° vez que queria salva-lo da manipulação de seu falecido pai. De fato entrar em contradição, mas levando em conta a teoria discutida acima - Zeke foi treinado pelo Coruja - faz sentido ele manter a aparência diante do outro Titã que o carregava, que é uma marionete de Marley.

Pós eventos do capítulo 90 Eren possivelmente vasculhou mais e mais lembranças de seu pai, na esperança da encontrar mais lembranças do Coruja, que confirmassem as informações contidas no Caderno. E com isso obteve informações importantes. E Informação é Poder.

Contatos Imediatos.

Eren Kruger, provavelmente não estava sozinho nesta, no Capítulo 88 ele deixa explicito que não era o único Eldiano se passado por Marliano. Organizar um Levante não seria orquestrado por uma única pessoa, provavelmente um grupo secreto de Eldianos se passando por Marlianos (os Illuminati de Eldia) davam suporte ao Coruja, e o mesmo fazia parte do grupo.

Não seria apenas Eldianos disfarçados, mais também estrangeiros, inimigos de Marley (Lembram da Oriental do capítulo 99 que toca a mão do líder da Família Tybur, detentora de titã, e depois sai de cena). O Próprio Willy Tybur faz questão de enfatizar que existiam grupos fora de Marley querendo sua ruína.


Isayama nos fornece as peças a cada mês e cabe a nós (fãs) monta-la.

Vamos enumerar as alguns pontos e conecta-las com o capítulo atual (105):

  1. Os Illuminati de Eldia, numa especulação digna de Fanfic, possuía o Titã de Ataque, e como eles salvaram o Coruja na Infância decidiram passar para ele. Fazendo o que fez com seu grupo passar o Bastão Para Grisha, enquanto em Marley, seu grupo, junto com Zeke, se preparavam;
  2. Grisha que além de herdar os poderes herdou as memorias (Até da falsa traição) e copilou em seus cadernos. Ali estavam enumerados os planos traçados por Kruger quando outro herdeiro fosse ao continente. (Não é de ser estranhar que Eren Kruger falou para Grisha formar uma família nas muralhas);
  3. Aos 16 anos Zeke recebe o poder de titã do Governo, assim iniciando uma parte do plano no Continente, se imaginamos esses Illuminati de Eldia como os Illuminatis presentes nas conspirações ele aguardaram os próximos passos;
  4. Provavelmente Eren conseguiu os contatos do Coruja, tanto pelas lembranças que bateram com os escritos de Grisha e sabia que tinha que agir;
  5. Em algum momento durante a guerra contra o Oriente, Eren entra em contato com Zeke, ou com o grupo. Com base nisto e bastante discutível se ele operou sozinho ou com a Tropa de Exploração (Ou o Próprio exército de Paradis). Afinal se aliar com o cara que literalmente fudeu com sua vida e no mínimo estranho. Mas Eldia parece ser feita em cima de sacrifícios.

Outro ponto interessante e Pieck, a(o) Titã Quadrupede, no capítulo 105 ela menciona algo interessante. Em uma conversa com o Comandante Magath menciona sobre um soldado misterioso que arrastou ela e o Galliard para o poço. Foi um soldado que logo após a volta do Reiner foi mandado para uma missão a Paradis. "A unidade de reconhecimento que foi pra lá e nunca mais voltou".

Agora a linha tênue de especulações e teorias se tornam indivisíveis até que o Autor revele mais informações as tornado fáceis de somar ou subtrair

De acordo com a Pieck era uma mulher ("a barba nunca combinou direito") que era extremamente interessante pra ela porque essa pessoa era Seguidora de Zeke.

Por que ela usou o termo "Seguidora" Poderia simplesmente soldado, mas Pieck usou seguidora. Talvez ela saiba de algo envolvendo Zeke, afinal sabemos bem que a titã quadrupede e bem desconfiada. Ou seria um ciúmes por parte dela.

Agora para reforça a teoria de que Zeke, foi o Herdeiro do Coruja nesta missão de Salvar o Povo de Eldia.


Teorias diversas delas apontavam para isso. Alguns não queriam acreditar que Zeke se uniria a Paradis depois de tudo o que fez. Correlacionado diversos pontos quase explícitos deixado em capítulos anteriores, o Titã Bestial Zeke Yeager articulou tudo.

Ou será que não. O fandom de Shingeki está alvoroçado com o Capítulo 105. de um lado respondeu algumas perguntas, principalmente para quem Eren mandou aquelas cartas. Por outro deixou aquela torta de clima geral, de que o inimigo de ontem é o Aliado de hoje.

Tem algum grupo dando suporte? Inimigos de Marley que se aliaram com Paradis? Qual será os rumos da História de Isayama. Até o 106 teorias e mais teorias irão tentar explicar ou acertar as motivações. Ou ele vai jogar mais peças neste complexo quebra-cabeças que é Shingeki, quando você acha que é assim, mais alguns detalhes abre um leque de possibilidades.

Pode tudo isso que escrevi neste Post ser uma especulação. Pode. E essa foi a minha, baseada em capítulos anteriores que levou até aqui.

Agora e só esperar o 106.

Fontes.

https://www.youtube.com/watch?v=dbFoRZr2fQE

https://www.spiritfanfiction.com/jornais/analise-e-teorias-pessoais--shingeki-no-kyojin-03052018--capitulo-105-postado-12902832

Nenhum comentário:

Postar um comentário