Fabricado até 1992, o Opala teve diversos usos, estando na garagem da população comum, além de se tornar viatura de polícia (Caravan). Após mais de vinte anos do fim de sua fabricação, o modelo ainda é utilizado como carro diário, também atingindo status de veículo de coleção.
Não será um Post Automobilístico, pois como o nome diz, Lendas Urbanas, finalmente chegamos nos veículos.
Tal Lenda tem duas versões principais e diversas ramificações, que se espalharam pelo Brasil de tal forma que suas ramificações ganham novos contornos. Indo mais além de suas origens, podemos dizer que a mesma seria um versão PT-BR de uma conhecida lenda americana, apresentada no Filme Legend Urban, a lenda do Farol Alto.
Túnel Rebouças. |
A 2° versão e recente, dos anos 90, conta que um Opala Preto, passavam em portas de escolas oferecendo balas e doces, com a finalidade de atrair crianças para seu interior, o que se sabe que acontecia com elas é que eram levadas para um lugar clandestino, aonde seus órgãos eram extraídos cirurgicamente e revendidos para o Mercado Negro. Como a Lenda é dos Anos 90, se assemelha e muito ao mito dos palhaços.
Versões.
Em março de 2008 um estranho boato causou confusão em Manaus, na melhor junção Loira do Banheiro e Opala Preto. Conta que em Manaus (AM) o mito de uma mulher, loira, andava pela cidade em um carro preto, acompanhada por um homem e em busca de crianças para "roubar" os órgãos das mesmas.
A confusão ocorreu no dia 12 dfe Março daquele ano (10 anos atrás), em uma delegacia do bairro Novo Israel. Ao saber que uma mulher, loira, dirigindo um Fox preto, havia sido presa, junto com um homem após perseguição policial pelas ruas da cidade, uma multidão se dirigiu ao 18º Distrito Policial de Manaus para conhecer, de perto, a mulher de quem a lenda falava.
Alguns queriam linchá-la e os policiais militares tiveram de cercar a delegacia para impedir as agressões. Quando os suspeitos chegaram à delegacia, cerca de mil pessoas já estavam na frente do distrito para "pegar" a suposta ladra de órgãos, segundo o delegado Paulo Martins. A multidão, entretanto, havia se enganado de loira. A mulher que acabava de ser detida era suspeita de tráfico de drogas, e não de órgãos. No local, um menino de seis anos, levado pelos pais, aguardava a pessoa que, segundo o garoto, havia tentado levá-lo dias atrás. Ao ver chegar a suspeita, disse que a reconhecia. Em seguida, mudou a versão.A loira e o homem não chegaram a ser detidos e, como não houve flagrante, foram liberados em seguida, após os policiais dispersarem a multidão, ao dizerem que o alvo da investigação não tinha relação com tráfico de órgãos. A suspeita era investigada por envolvimento com o tráfico de drogas.
De acordo com a Secretaria da Segurança do Amazonas, o que aconteceu não passou de uma "confusão". A assessoria da Polícia Civil informou que as pessoas foram "incitadas" por programas policiais da televisão local que, no início do ano, começaram a veicular reportagens sobre um esquema de tráfico de órgãos em Manaus, comandado por uma mulher loira que dirigia um carro preto pela cidade e arrancava os órgãos de crianças. Desde então, diz a assessoria da polícia, a cidade ficou "vidrada" na história. Delegacias recebiam ligações de pessoas em busca de informações sobre o esquema, o que se revelou apenas uma lenda urbana.
Fontes.
https://maringapost.com.br/ahduvido/50-lendas-urbanas/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Opala
https://www.lendas-urbanas.com/lenda-urbana-opala-preto/
https://www.projeto676.com.br/20080604/a-lenda-do-opala-no-tunel/
http://www.wikijornal.com/informacoeseedebrasa/Artigo.asp?id=14801&d=lendas_urbanas
https://noticias.bol.uol.com.br/bol-listas/10-lendas-urbanas-que-ja-deixaram-muita-gente-de-cabelo-em-pe.htm
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1403200822.htm
http://www.opaleirosdoparana.com/t13573-a-lenda-do-opala-do-ubirata
http://thewestepool.blogspot.com.br/2015/06/lendas-tradicionais-lenda-do-opala-preto.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário