sexta-feira, 18 de maio de 2018

Yanny ou Laurel.

De tempos em tempos a Internet nos mostra coisas interessantes. Dentre tantos jogos, enigmas e mistérios, Yanny e Laurel entra para a lista. No passado, a internet se dividiu uma vez por causa da cor de um vestido, agora estão divididos por causa de um arquivo de áudio.

O que está escrito? Créditos @zachey_pauley

No ano de 2015, um dos virais do momento foi que pessoas via um vestido azul e parte das pessoas via um vestido dourado. Semelhante a isto temos Yanny & Laurel.

Se você esteve em uma caverna nas últimos 2 dias e deve está se perguntando, "Que porra é essa de Yanny ou Laurel?"

Yanny ou Laurel é o grande viral de 2018, afinal, até aonde eu saiba nenhum grande viral (Infinity War não conta) impactou tanto as redes sociais nos últimos dias que essa confusão sonora. O enigma em torno desta dupla está em como essas frases são ouvida, até ai tudo bem, só que, parte das pessoas, que ouve um som robotizado, afirmam ter ouvido a palavra "Laurel"; a outra parte conta ter escutado "Yanny".

Para se ter uma ideia dessa divisão, depois que um vídeo com o áudio migrou para o Twitter, em questão de 24 horas (em contagem observada na quarta-feira, dia 16), "Yanny" foi escolhido 310 mil vezes, e "Laurel", 330 mil. Não se preocupe, ninguém está ficando louco. Há algumas explicações para isso (E não é Efeito Mandela).

O nosso ouvido escuta uma leque bem grande de frequências, das mais baixas às mais altas. Normalmente, o nosso cérebro aglutina essas frequências para interpretar os sons. Ou seja, não tem a ver com o ouvido, mas sim com o cérebro, e como ele processa os sons. No caso dessa gravação, se nosso cérebro embarcar na frequência mais alta, a chance de escutar "Yanny" é maior. Se embarcar na mais baixa, "Laurel" sai ganhando. Mas o que faz o cérebro escolher um ou outro caminho?

Para o professor Adrian Rees, professor de neurociência auditiva da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, o mistério do áudio é equivalente a ilusões de ótica como aquelas em que as pessoas veem duas imagens distintas em uma mesma imagem. "Quando o cérebro recebe informações ambíguas, ele tem que escolher uma informação única para processar", afirma ele, que pertence ao time do "Yanny". Segundo Will Sedley, professor do Instituto de Neurociência também da Universidade de Newcastle que diz escutar "Laurel", há três explicações possíveis para o fenômeno do áudio:

  1. Quando o cérebro recebe informações ambíguas, ele precisa escolher processar só uma dessas informações. Embora não pareça, "Yanny" e "Laurel" são palavras muito parecidas, avalia Sedley, mesmo com consoantes distintas. "A estrutura silábica e a energia que usamos para dizer as duas palavras são semelhantes", afirma. Experimente fazer o som de "Ya" e "La" ou dizer as palavras pausadamente, separando as sílabas. Assim, escutar uma outra palavra pode ser resultado do acaso. Mas quando o cérebro toma a decisão de seguir um caminho, ele o mantém - segue com essa decisão. Ou seja, se ele escolheu escutar "Laurel", provavelmente vai continuar escutando "Laurel", a não ser que você faça o experimento citado no item 3.
  2. Tudo tem a ver com como a informação acústica é processada no cérebro, algo que também depende das nossas experiências prévias. "Laurel", por exemplo, é um nome em inglês. Se você já ouviu esse nome ou já tinha familiaridade com ele, é mais fácil ouvi-lo na gravação, sugere o professor. A expectativa também tem seu papel. Por exemplo, se alguém te passa o áudio e diz: "Olha como estão dizendo 'Yanny'!", é mais provável que você entenda "Yanny".
  3. Não se preocupe: escutar "Laurel" ou "Yanny" não diz nada necessariamente sobre suas capacidades auditivas. E não tem nada a ver com idade, segundo o professor Rees. Sim, é verdade que com a idade a sensibilidade auditiva diminui. Mas o alcance das frequências desse áudio em particular não é particularmente alta para que alguém não as escute, diz ele.E é possível fazer um experimento: dando maior potência à frequência grave, é mais provável que, se você escutasse "Yanny", passe a escutar Laurel. E ao contrário. Se potencializamos os agudos, você pode escutar "Yanny", se antes escutava "Laurel".

Por isso, o meio pelo qual se escuta o áudio pode influenciar o caminho que seu cérebro escolhe seguir. Escutar o áudio com fones de ouvido que priorizem uma frequência ou outra pode fazê-lo ouvir "Yanny" ou "Laurel".

Esse experimento também provoca um curioso fenômeno: depois de brincar com as frequências e ouvir uma palavra distinta da que tinha ouvido inicialmente, o cérebro tem a habilidade de aprender e adotar o novo padrão. Ou seja, se você começou ouvindo "Laurel", pode terminar ouvindo "Yanny". E vice-versa.

Origem.

Todo Meme tem uma Origem, como diria Parmênides de Eleia, Nada nasce do Nada (E Nada que se existe se transforma em Nada), a Wired foi a fundo rastreou a origem do viral de 2018

O Áudio se originou no site de Vocabulary.com. Laurel, ou Louro segundo o mesmo é uma "coroa de flores usada na cabeça, geralmente como um símbolo de vitória".  Não demorou muito para o Pessoal do CSI rastrearem o meme no Reddit onde o usuário RolandCamry o publicou no subredditr/blackmagicfuckery, um fórum para discutir fenômenos naturais inacreditáveis. O meme foi então publicado no Twitter por Cloe Feldman, YouTuber com mais de 610.000 inscritos.

Mas o meme em si não se originou em um fórum do Reddit. O meme se originou dias antes, em 11 de Maio, quando Katie Hetzel, uma caloura na Flowery Branch High School, na Georgia, estava estudando para a sua aula de literatura mundial, onde "Laurel" era uma de suas palavras de vocabulário. Ela pesquisou no Vocabulary.com e tocou o áudio. Em vez da ouvi Laurel, ela ouviu "Yanny".

A mesma perguntou se seus colegas ouviram Yanny, e ouviram, além do som original, o Yanny persisitiu. Hetzel postou o clipe de áudio em sua história no Instagram. Logo, um veterano da mesma escola, Fernando Castro, republicou o clipe para sua história no Instagram como uma pesquisa. "Ela gravou e colocou em sua história, então eu refiz o vídeo e o publiquei", diz Castro. "Katie e eu concordamos que tivemos o mesmo crédito."

O usuário do Reddit, RolandCamry, um amigo de Castro, diz que pegou o vídeo do Instagram de Castro e o postou no site da BlackmagicFuckery. "Eu originalmente vi em uma história do Instagram", diz RolandCamry. "De lá eu coloquei no Reddit."

Isso explica como Laurel e Yanny se tornaram virais. Uma vez no Reddit, as chances de viralizar são bastante altas. A Wired foi mais além, rastreando a origem do som, a especulação de muitos que seria uma voz gerada por computador, tão comum hoje em dia, mas não.Não é uma voz robótica que confundiu a mente de todos.

Marc Tinkler, CTO e cofundador do Vocabulary.com, diz que quando o site foi lançando, queriam pessoas com vozes fortes. Logo contrataram Cantores de Ópera, que sim tem vozes bastantes poderosas, pois os mesmos sabem ler IPA, e tem que cantar em idiomas das quais não são nativos.

Tinkler diz que não sabe exatamente por que as pessoas ouvem coisas diferentes quando ouvem a gravação, mas isso pode ter a ver com o fato de que a palavra é dita sem qualquer outro contexto, ou seja, não faz parte de uma frase completa. "Nós colocamos [os cantores] em laptops com microfones realmente ótimos em uma cabine de som DIY. Eles apenas sentavam lá e uma palavra aparecia na tela e eles diziam. Eles fizeram isso milhares de vezes."

Isso explica de onde as frases vieram, se fizerem uma pesquisa no Vocabulary.com vai encontrar Laurel, se pesquisar Yanny (Veja o vídeo do Meteoro Brasil) teria uma divertida explicação do que seria o Yanny.

Mas o que quer dizer Yanny?

Yanny é uma palavra indefinida, sem significado aparente, provavelmente será um sinônimo para Pareidolia.

Fontes.

https://www.wired.com/story/yanny-and-laurel-true-history/ (Principal)

https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/novo-caso-do-vestido-por-que-alguns-escutam-laurel-e-outros-yanny-em-audio-viral.ghtml (Principal)

http://www.bbc.com/portuguese/salasocial-44109118

https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/yanny-ou-laurel-famosos-tambem-estao-confusos-com-audio-misterioso.ghtml


https://www.youtube.com/watch?v=oh_BCsXNp8o

https://super.abril.com.br/comportamento/a-historia-por-tras-da-gravacao-de-laurel-yanny-e-por-que-cada-um-ouve-uma-coisa/





Nenhum comentário:

Postar um comentário