quinta-feira, 21 de junho de 2018

Enciclopédia das Lendas Urbanas: Toire no Hanako-San.

Recapitulando...No Brasil temos a Loira do Banheiro. Nos E.U.A, eles tem a Bloody Mary, no Japão, tem a Toire no Hanako.

Na Enciclopédia das Lendas Urbanas de Hoje, iremos abordar a 3° Mulher (Ou menina neste caso) sobre o quarteto de criaturas que assombram os banheiros pelo mundo afora. Toire no Hanako-San.

Entidades que assombram banheiros parecem ser comuns em todas as culturas. No Ocidente temos duas, Bloody Mary, da Terra do Tio Sam e aqui no Brasil temos a Loira do Banheiro. No Oriente, especificamente no Japão tem o Aka Manto e Toire no Hanako-San, que será o corpo deste Post.
Hanako-san (ou Toire no Hanako-san, "Hanako do banheiro") é uma garota assustadora que assombra banheiros femininos de diversas escolas por todo o Japão. É uma das lendas urbanas mais populares do país, embora, assim como a Kuchisake-Onna, sua origem verdadeira seja um mistério. Apesar de tantas versões diferentes dessa lenda, a aparência de Hanako-san é comum em todas elas: Uma garotinha pequena, com cabelos negros e curtos (estilo chanel), vestindo uma saia vermelha. Hanako estava brincando de esconde-esconde com os colegas da escola, e se escondeu na Cabine 4 (Lembre-se que o o número 4 e um numeral azarado) do banheiro feminino. Dizem que Hanako não voltou do banheiro. No dia seguinte, a mulher que limpava o banheiro encontrou Hanako morta, caída no chão da cabine 4 do banheiro (alguns dizem que bateu a cabeça, outros dizem que ela foi assassinada).

Dizem que o espírito de Hanako aparece no boxe 4 do banheiro das escolas (se não tiver uma 4ª cabine, ela aparece na última), outras versão diz que ela costuma ficar na terceira cabine do banheiro feminino (algumas versões especificam que o banheiro precisa estar no terceiro andar, mas não é uma característica realmente considerável) e a natureza do seu comportamento varia de região pra região.

Na maioria dos casos ela costuma ser pacífica (querendo fazer amigos), mas sempre há algumas versões em que ela é mais violenta, querendo vingança sobre sua morte prematura, matando a pessoa do mesmo jeito que ela morreu.

Para invocá-la, você precisa bater três vezes na porta da terceira cabine (Ou 4 vezes na 4°), enquanto canta "Hanako-san, asobitai?" (Hanako, quer brincar?), e se ela estiver, corra para as colinas responderá com uma voz fraca. Se o dito cujo tiver coragem para abrir a porta, será puxado violentamente para dentro da cabine do banheiro. Se o cagão invocador conseguir o feito de fugir dela naquele momento, Hanako, vai aparecer no banheiro da casa da pessoa na meia-noite.

Origens.

A origem da Hanako-san é desconhecida. Em alguns lugares do Japão se comenta que ela morreu durante um bombardeio que destruiu o banheiro onde ela estava, outra que ela caiu da janela da biblioteca, outras ainda que ela morreu nos braços de algum parente abusivo (AKA Pedófilo) ao ser encontrada no banheiro ou que foi trancada lá por brincadeira e acabou morrendo. Não se sabe ao certo qual delas é verdadeira, e mesmo a história em si sofre modificações significativas dependendo da região. Por exemplo:
  • Em Yamagata diz-se que alguma coisa terrível vai acontecer se Hanako-san falar com você em um tom de voz desagradável. Outra lenda de lá diz que Hanako-san é um lagarto de três cabeças, com três metros de altura, que usa a voz de garotinha inocente para atrair presas;
  • Em Kurosawaiiri (Distrito de Iwate) conta-se que uma grande mão branca aparece em um buraco no chão da terceira cabine do banheiro se você dizer “terceira Hanako-san” (sanbanme no Hanako-san);
  • No banheiro masculino de uma escola em Yokohama (distrito de Kanagawa), diz que uma mão sangrenta sai da privada se você andar em volta dela três vezes enquanto chama o nome de Hanako-san. Essa é uma das mais improváveis, já que Hanako-san costuma ficar no banheiro feminino;
  • Hanako-san também é o nome de um possível fungo que se pega ao ralarem os joelhos no parquinho. Diz-se que cogumelos nascem na ferida.
Ei, você tem papel, o rapaz aqui do lado me ofereceu apenas
Azul ou Vermelho!
Como mencionado antes, a Hanako-san é, em geral, inofensiva. Ela não costuma atacar as pessoas, mesmo as que entram no banheiro onde ela está, basta apenas que você não vá incomodá-la (Que nem a Murta que geme da série de Livros/Filmes Harry Potter). Mas mesmo assim acabar fazendo, mostre a ela uma prova com uma nota perfeita, diz-se que isso a repele, embora o motivo seja desconhecido. Talvez ela tenha sido uma das garotas com notas maiores na escola. (Lembra um pouco algumas versões da loira, que amedronta quem mata aula).

Há quatro filmes sobre a lenda da Hanako-san, quatro versões da lenda:
  1. Toire no Hanako-san (School Mystery), de 1995.
  2. Toire no Hanako-san, de 1998.
  3. Toire no Hanako-san - Kieta Shōjo no Himitsu, de 2004
  4. Toire no Hanako-san: Shin Gekijoban (2013)
Como filmes japoneses da época, o orçamento para fazê-los era baixo, portanto, a qualidade não é das melhores. Mas incrivelmente, como nós sabemos da indústria cinematográfica de horror japonesa, a produção acabou ficando aterrorizante.

Ela também aparece em três episódios do anime Gakkou no Kaidan, e na série, ela é pacífica e só quer ficar em seu cantinho sem ser incomodada. Hanako também aparece no mangá Hanako to Guuwa no Tera (Hanako And The Terror of Allegory), de Sakae Esuno (O Mesmo de Mirai Nikki).

Hanako aparece também no jogo de RPG Maker "Misao".

Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Toire_no_Hanako

http://pt-br.creepypastabrasil.wikia.com/wiki/Toire_No_Hanako-Chan

http://jaapan-express.blogspot.com/2011/06/toire-no-hanako-san.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário