quarta-feira, 27 de junho de 2018

O Milagre/Desastre da Arena Kazan.

Se Futebol fosse uma Ciência Exata, a Alemanha teria ganhado este jogo de hoje!

Finalmente a 1° Postagem relacionada aos acontecimentos da Copa do Mundo FIFA neste Blog.

Hoje é o penúltimo dia dos jogos de grupo da Copa: Uruguai (2), Rússia, Espanha (1), Portugal, França (1), Dinamarca, Croácia, Argentina (2), Brasil (5), Suíça, Suécia, México, Inglaterra (1), Bélgica, Japão, Senegal ou Colômbia.


14 Seleções foram confirmadas nas 8° de Finais, as seleções de Tintin e do Mr Bean vão decidir que vai ficar com o 1° Lugar, Agora ficou a disputa acirrada entre as Seleções da Shonem Jump, do Akon e da Shakira de qual dos dois vão complementar às oitavas.

6 deles foram Campeões Mundiais.

Mas não estamos aqui para falar de como vai ser os duelos nas 8° de finais, e sim do Milagre/Desastre da Arena Kazan.

Sim todos que fizeram o famoso Bolão, apostavam na vitoria alemã sobre a seleção Sul-Coreana, era um dos jogos mais fáceis, mais fácil que mastigar água. Os mais entusiastas apostavam numa vitória esmagadora da Alemanha neste último jogo. Não foi incomum de ver em alguns bolões da qual participei marca um 5X0, até mesmo 7X0.

Mais o jogo não foi fácil para os Alemães, que acredito assim como todos estarem crentes na vitória sobre a Seleção Sul-Coreana.

Os Jogos de Espanha, Portugal e Argentina foram verdadeiras pedreiras para se confirmarem nas 8°.

O Adversário da atual Campeã do Mundo era a Coreia do Sul, advindo de 2 derrotas 1X0 para a Suécia, é 2X1 para o México.

Mamão com açúcar, moleza, até os mais conservadores sabiam, a Alemanha passar, até eu que vos escrevo sabia que a Alemanha iria passar.

Mas como escrevi no começo deste Jogo, digo Post, Se Futebol fosse uma Ciência Exata, a Alemanha teria ganhado este jogo de hoje!

Mas o Futebol não é uma ciência exata, é uma caixinha de surpresas que muda conforme o avanço.

Coreia do Sul 2 X 0 Alemanha. SIM, COREIA DO SUL 2 X 0 ALEMANHA.

De um lado um time que precisava vence para conquistar seu pentacampeonato. Do outro um time que precisava provar algo que enalteça a Coreia do Sul.

O Desastre da Arena Kazan.

De 2010 para cá existe uma maldição que atinge os campeões, além de outra em particular. Chamada de Maldição do Título, ou dos Campeões, criou se uma mitologia própria em torno do vencedor da Copa do Mundo passado para a edição atual.

Como funciona essa maldição: O Campeão da Copa anterior, cai na 1° Fase. A eliminação da Alemanha após derrota para a Coreia do Sul reforçou essa mística bizarra, pela 3° vez seguida. Foi o 4° time europeu a sofre disto.

A Alemanha, que levantou a taça na Copa de 2014 no Brasil, desta vez foi eliminada depois de perder de 2 a 0 da Coreia do Sul. O time alemão fez uma campanha pífia. Antes da derrota para os asiáticos, perdeu o primeiro jogo para o México, da qual muitos atentaram para a maldição, ainda na gênese da Copa, e venceu a Suécia com um gol salvador nos últimos segundos.

Com essa Derrota, significa que o Brasil continuará a ser o país com mais títulos de Copa mesmo que não vença o atual torneio. As únicas que poderiam empatar em número de troféus, Itália e Alemanha, estão fora da disputa.

Essa "Maldição" ou Bizarra Coincidência aconteceu 6 vezes, em 21 Copas do Mundo – quatro nas últimas cinco edições.

Na última Copa (2014), a "maldição" vitimou a Espanha, que havia vencido sua primeira Copa em 2010, na África do Sul.

Em 2010, a Itália também sofreu com o mal: caiu na primeira fase quatro anos depois de ter vencido no Mundial da Alemanha, em 2006. Curiosamente a Itália até agora e a única seleção a cair 2 vezes na 1° fase depois de ter conquistado o Mundo. A Itália, que havia vencido a Copa anterior, em 1938, na França caiu na 1° fase em 1950. Mais detalhes do Post sobre a Copa de 1950

Em 2002, a França também foi eliminada na primeira fase. Ela havia vencido a Copa de 1998, na própria França, contra o Brasil no jogo final.

Nas últimas cinco Copas, o Brasil, campeão de 2002, foi a única seleção campeã a não ser eliminada na primeira etapa da Copa seguinte. Na ocasião, perdeu apenas nas quartas de final, para a França.

Mas o Brasil também já sofreu com a eliminação precoce após um título: em 1966, na Inglaterra, a seleção canarinho caiu na primeira fase. Quatro anos antes, o time de Pelé e Garrincha havia conquistado o Bicampeonato na edição realizada no Chile.

Curiosamente, outra Maldição que acompanhou a Alemanha foi a Maldição da Copa das Confederações ou Mini-Copa do Mundo da qual a Alemanha ganhou.

O Milagre da Arena Kazan.

Se a Alemanha precisava evitar tal Maldição, os jogadores da Seleção Sul Coreana, precisavam evitar algo um tanto mais realista.

Como bem sabemos a Coreia do Sul vive em um Armistício com sua vizinha/irmã Coreia do Norte, mesmo que entre em um acordo de paz, ambos os países ainda se manter na defensiva.

O Exército sul coreano é um dos mais poderosos da Ásia e conta com, aproximadamente, Meio milhão de soldados. Os homens ingressam através de recrutamento e devem completar de 21 a 24 meses de serviço militar entre 18 e 35 anos. O interessante deste largo espaço de tempo para o alistamento, é que, ao contrário do Brasil no qual os rapazes devem, obrigatoriamente, se alistar aos 18 anos, na Coreia do Sul eles podem escolher o melhor momento.

Ok, devem está se perguntado o que isso tem havê com esse Post.


Na fota acima temos o jogador Principal da Coreia do Sul, e ponta-esquerda do Tottenhan, Heung-Min Son chorando depois de uma derrota para a Seleção Mexicana. Normal, perdeu um jogo pela seleção de seu país. Se eu contar que não é apenas o jogo e sim a carreira de Son que está em risco.

Se você leu o paragrafo acima e complementou com este, sim Son está em idade de serviço Militar e será obrigado a cumpri-la. Este é um fardo para o ponta esquerda do Tottenham que tem contrato até 2020 e terá de cumprir no mínimo 21 meses de serviço (dependendo do setor que lhe for designado, a obrigação pode se estender até 36 meses). Não lhe sobra muito tempo: ele deve terminar o serviço antes de completar 28 anos, e já tem 26.

Não há exceções, a menos que haja algum mérito que enalteça a Coreia do Sul. Algo que parece improvável após a derrota para o México, porque o Governo havia definido as oitavas de final como prazo para que pudesse se salvar. Exigência que só conseguiria cumprir por milagre, com uma vitória por dois gols sobre a Alemanha (Que aconteceu, tendo Son marcado o 2° gol), além da improvável vitória do México sobre a Suécia por um gol de diferença (Está não aconteceu).

Mano se isso não é um enaltecimento fodástico eu não sei o quer seria. Não seria apenas o Son que jogou seu jogo da Vida, outros da Seleção Sul Coreana poderia querer se ver livres desta obrigatoriedade, como aconteceu 16 anos antes, quando os 23 jogadores da Seleção Sul Coreana chegou longe, nas semifinais do torneio e obteve essa dispensa.

Eles não seguraram por 90 minutos qualquer time, foi a Alemanha de Neur, Kloss, Khedira, atual campeã do Mundo, um time de tradição, um time da qual, bem antes deste jogo todos apostaram em sua vitória, e os mais entusiastas com goleada. Não apenas a venceram como subiu de 3° Lugar na Classificação. Este é um feito que talvez não aconteça assim tão cedo em Copas do Mundo. Assim como o 7 a 1, todos se lembrarão deste Jogo.

Um Milagre, que aconteceu nesta Quarta-Feira, 27 de Junho de 2018.

Mas tal milagre não será o suficiente para que Heung-Min Son e seus companheiros sejam dispensados de suas obrigações. Porém, para seu consolo, Son ainda tem uma possibilidade de se livrar do quartel. A lei sul-coreana determina que os atletas que ganharem uma medalha nos Jogos Olímpicos ou conquistarem o ouro nos Jogos Asiáticos podem estar isentos da obrigação. Se subir ao pódio do torneio, o Governo pode aliviar o serviço para Son, que teria a possibilidade de concluir o processo com quatro ou cinco semanas de treinamento protocolar. Os jogos, que acontecem na Indonésia de 18 de agosto a 2 de setembro, são a grande saída para Son, uma vez que na Rússia, mesmo tendo feito o Milagre de vencer a poderosa Seleção Alemã, eles não chegaram nas 8° de final.

Será a última oportunidade para Son, para a estrela país, para um jogador fundamental no Tottenham (Mauricio Pochettino o escalou em todos os jogos da última Premier, com exceção de um) para a estrela da bola, também para um coreano como outro qualquer. Um baque para o jogador, que certamente terá de deixar a Premier e talvez o futebol de primeira linha depois de dois anos de serviço militar. Agora, a bola dos Jogos Asiáticos decidirá se permanece como estrela ou se torna um coreano comum.

Isto é o Futebol, uma caixinha de surpresas, da qual o favoritismo pode pesar, mais ainda sim pode surpreender.

Fontes.

https://www.metrojornal.com.br/esporte/2018/06/27/maldicao-titulo-pela-3a-vez-seguida-campeoes-sao-eliminados-na-primeira-fase-da-copa-mundo.html

https://pt.wikipedia.org/wiki/Son_Heung-min

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/24/deportes/1529858620_942433.html

https://esporte.uol.com.br/futebol/copa-do-mundo/2018/noticias/2018/06/26/nem-milagre-contra-alemaes-pode-salvar-astro-sul-coreano-de-servico-militar.htm

https://esporte.uol.com.br/futebol/copa-do-mundo/2018/noticias/2018/06/27/coreano-discute-qualquer-tema-menos-aquele-que-pode-tira-lo-do-futebol.htm

https://globoesporte.globo.com/futebol/selecoes/coreia-do-sul/noticia/jornais-sul-coreanos-comemoram-vitoria-improvavel-sobre-alemanha-milagre.ghtml

http://asianholicbr.blogspot.com/2015/08/o-alistamento-sul-coreano.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário