sexta-feira, 15 de junho de 2018

Enciclopédia das Lendas Urbanas: Cabeça de Vaca.

Todas as Lendas e Mitos tem seus equivalentes em cada Local do Mundo, menos o Lobisomem pois o Mesmo é Mundial.

No Japão temos o Cabeça de Vaca, o Minotauro nipônico.

Esta é uma lenda japonesa, que vem sendo conhecida somente agora, no século XXI. No Japão ela é considerada a mais assustadora, desconhecida e macabra de todas. Datada do século XVII seu nascimento se da em uma minúscula vila no sul do Japão. O Tabu em torno do Mito do Cabeça de Vaca e tão grande que a mesma foi aventada por causar um caos social, pois segundo relatos históricos, quem a ouvisse morreria horas mais tarde.

Para se ter uma ideia da proporção que tomou a coisa, a fim de se controlar um possível surto coletivo, esta lenda foi considerada ilegal e todos os seus pouquíssimos exemplares foram destruídos, sobrando somente o papel oficial. Que fora dividido em diversas partes e distribuído por todo país de forma irregular.

De acordo com a lenda, uma pequena história chamada Gozu (牛頭) ou simplesmente "Cabeça de Vaca" foi descoberta no Japão no século XVII . A origem da historia, como toda boa Lenda Urbana, é um mistério. Dos vários relatos e escritos desta época que referem a essa história em particular, somente mencionam o nome, Cabeça de Vaca e a descrevem como um Tabu, uma Lenda terrível demais para passar adiante.

A Lenda da Cabeça de Vaca.

Em um último relato, que data de meados do século XX, um professor que estava com sua turma em uma excursão – e por se tratar de uma turma numerosa todos estavam muito agitados – ao chamar a atenção de seus alunos, ele resolve contar uma velha história que seus avôs tinham lhe contado quando ele era pequeno.

Essa história era, nada mais e nada menos do que, a história/lenda da Cabeça de Vaca. Por se tratar de um homem esclarecido, que não acreditava nos efeitos que tal lenda poderia causar e nem mesmo que poderia ser real, afim de chamar a atenção da turma, disse que se eles se calassem, ele iria contar uma história de terror e iria explicar tudo sobre ela.

Ao se sentarem embaixo de uma cerejeira, o professor chamou a atenção mais uma vez da turma, que se calou. Com a exceção de um aluno que clamava para que professor não contasse esta história para eles, este aluno foi ridicularizado pelos demais, alguns deram ouvidos ao jovem e se afastaram o bastante para que não fosse possível ouvir.

De longe era possível ver o professor, que parecia diferente, sua pele se tornara pálida e seus olhos estavam brancos e foscos, sem brilho. Como se ele estivesse possuído por algo, ao retornarem para casa, o ônibus onde se encontrava a turma de alunos sofreu um acidente, onde a maioria dos jovens acabaram morrendo.

Aos poucos, o professor foi recobrando os sentidos. Quando indagado sobre o que havia acontecido, o professor disse que não se lembrava de ter entrado no ônibus, só se lembrava de estar contando a história da Cabeça de Vaca, embaixo de uma cerejeira e depois acordar dentro do ônibus parcialmente destruído.

A expressão de terror das autoridades foi tamanha que o professor foi condenado a morte, pois todos sabiam que esta história era proibida e não deveria ser contada novamente. Afinal de contas, todos que a conheciam e, por algum motivo não haviam morrido, deveriam se calar ou seriam seriamente punidos pelo governo.

Após este incidente, não se tem mais relatos sobre alguém que tenha ousado contar ou, até mesmo, tenha conhecimento sobre esta terrível lenda.

Para os Ocidentais esta lenda serve somente como curiosidade, pois dificilmente ficaríamos assustados com o relato de um professor que sofreu um acidente com sua turma, mas para a tradicional sociedade japonesa é algo tão amedrontador quanto história sobre lobisomens, por exemplo e causou grandes problemas entre o século XVII e meados do século XX.

Historiadores modernos dizem que esta lenda, na verdade, nunca existiu e seria algo semelhante as lições morais presentes principalmente nas fábulas de Esopo, uma forma de alertar as pessoas que as palavras têm poder e devem ser respeitadas.

Todas as Imagens referentes a essa lenda e retirada do filme Gozu, de 2003, para quem está curiosos sobre esse filme esse Review explica um pouco sobre ele, e não tem nada a ver com a Lenda Original. Apenas o Nome mesmo.

Fontes.

http://medob.blogspot.com/2014/07/cabeca-de-vaca-cow-head-lendas-japonesas.html

http://www.minimundos.com.br/forum/threads/48590-A-cabe%C3%A7a-de-vaca

http://conexaojp.wixsite.com/conexaojapao/single-post/2015/07/16/Cow-Head-Cabe%C3%A7a-de-Vaca

http://es.creepypasta.wikia.com/wiki/Gozu

https://pt.wikipedia.org/wiki/Minotauro

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ushi-oni

https://en.wikipedia.org/wiki/Gozu

http://ocafe.com.br/cinema/gozu-uma-viagem-alucinante-de-takashi-miike/

Nenhum comentário:

Postar um comentário