quarta-feira, 13 de junho de 2018

Enciclopédia das Lendas Urbanas: Aka Manto.

Imagine você está no banheiro, seja tirando água do Joelho, passando um fax ou até mesmo provocando um Holocausto. Ao terminar o que estava fazendo não tem papel higiênico a disposição.

Alguém aparece no outro lado da porta, mas não é a Loira do Banheiro, a entidade aqui é outra. Um estranho Yokai Urbano que usa um manto vermelho, segurando em cada mão um rolo de papel higiênico, azul e vermelho. Seu nome e Aka Manto, que traduzindo para o PT-BR(HUE) significa Capa Vermelha. Seria a fusão da Loira do Banheiro com a Chapeuzinho Vermelho.

Se estamos falando de Lendas Urbanas Japonesas, sabemos bem que essa assombração não está no Banheiro para ajudar o desafortunado que está em apuros, é justamente ao contrário.

Aka Manto (赤マント) mais uma lenda urbana japonesa sobre um espírito malicioso que mata as pessoas em casas de banho públicas e de escolas, pedindo às pessoas se elas querem um papel vermelho ou azul. Poderia ser um Espirito que ajudasse em um momento de aperto, mais como toda historieta de Terror/Horror Japonesas e final e bem peculiar.

A grande maioria dos conto de Aka Manto seguem um padrão geral. Um Estudante está na escola a noite, geralmente entre as 21:30 e 22:30. Logo ele tem que atender o chamado da mãe natureza, para seu azar o banheiro mais próximo disponível é aquele que normalmente é evitado pelos alunos. Em todos os contos recorrentes o banheiro é mais antigo e menos bem guardado, separado do resto da escola, e há boatos de que é assombrado.

Sem tempo para escolher outro banheiro, o aluno entrar. Ele ou ela faz suas necessidades, e quando terminam, descobrem que não tem papel Higiênico. Então eles ouvem uma voz estranha:

-  Você quer papel vermelho? Ou papel azul?
Créditos: Matthew Meyer. Yokai.com

O aluno responde:

- Papel vermelho.

Com a resposta, o desafortunado é esfaqueado e violentamente esquartejado, que o sangue se espalha por toda parte, encharcando seu corpo (ou o que sobrou dele) e fazendo parecer que eles estavam usando um manto vermelho brilhante. Algum tempo depois, outro aluno se encontra na necessidade de um banheiro em uma situação semelhante. Eles conhecem os rumores de que um estudante morreu no banheiro, mas não têm escolha e usam o banheiro de qualquer maneira. Com certeza, uma voz pergunta a eles: “Papel vermelho ou papel azul?” Lembrando a lenda, este estudante diz, “Papel azul”. Então, todo o sangue do estudante é sugado, (algumas dizem que o sangue sai pelos poros ou orifícios com extrema violência) para fora do corpo, deixando-os mortos e com o rosto azulado no chão.

Existem muitas variações dessa lenda, cada uma com pequenas diferenças. A verdadeira identidade de Aka manto é uma delas. Às vezes é dito que é uma pessoa escondida na baia adjacente - um serial killer em muitas histórias. Outras vezes, é um fantasma que aparece como um homem alto, com um rosto doentio e branco-azulado. Em alguns lugares o responsável é um yōkai cabeludo chamado Kainade que mora no banheiro e gosta de acariciar as extremidades traseiras das pessoas com a mão. No caso do Kainade, o resultado final é marcadamente menos violento: um braço peludo da cor escolhida sai do vaso para acariciar o aluno.

Em alguns casos, em vez de ter o sangue drenado por responder Papel Azul, Aka Manto o estrangular, até o rosto ficar azulado. Respondendo papel vermelho, o infeliz e esfolado (vivo ou morto depende da versão), e sua pele ficar pendurada ao avesso, como uma capa vermelha, fazendo um trocadilho com o nome da Entidade do Banheiro.

Outras versões são mencionadas nos competidos lendários Urbanos como uma dupla de policiais (Homem e Mulher) foram chamados numa escola depois que um estudante relatou ter ouvido uma voz masculina no banheiro feminino. A policial mulher foi até o banheiro enquanto seu parceiro ficou esperando do lado de fora. Dentro do banheiro uma voz perguntou "Vamos colocar a capa vermelha?" O policial do lado de fora ouviu a resposta "sim". Logo depois um grito e um baque forte. Ele entrou no banheiro e encontrou a policial decapitada, e seu corpo todo vermelho de sangue como se estivesse com uma capa.

Em outras versões, em vez de encontrarem o destino final, a cor da pele do aluno mudar permanentemente para qualquer cor que ele ou ela escolheu. Às vezes, aqueles que sobrevivem e contam a história para os outros ficam terrivelmente doentes e morrem pouco depois. E às vezes as consequências são piores que a morte, como ser arrastada para o mundo dos mortos.

As perguntas têm muitas variações, incluindo “colete vermelho ou colete azul”, “mão vermelha ou mão azul” ou “língua vermelha ou língua azul”. Às vezes, as cores são vermelhas ou brancas, em vez de azuis. Quando as opções são papel vermelho ou branco, o vermelho geralmente resulta em uma língua vermelha subindo do vaso sanitário para lamber a extremidade traseira do aluno, enquanto o branco resulta em uma mão branca subindo para acariciar a extremidade traseira do aluno. Escolhas menos comuns são papel vermelho ou papel roxo: a escolha do roxo permite que o aluno escape ileso, enquanto a escolha do vermelho faz com que o aluno seja puxado pelo vaso sanitário para dentro do encanamento.

Tal como acontece com muitas lendas urbanas, geralmente não há escapatória de seu destino horrível, embora isso não impeça as pessoas de tentar. Alunos inteligentes que trazem papel higiênico extra com eles descobrem que ele desaparece antes que eles sejam capazes de usá-lo, e ainda se encontram tendo que responder a Aka manto. As pessoas que escolhem uma cor diferente das que são oferecidas na esperança de confundir o espírito são recebidas com uma morte igualmente horrível (uma versão comum tem um estudante dizer "papel amarelo" e o resultado é que o rosto é empurrado contra a privada, e lá mantidos até se afogarem). Em alguns casos, os alunos conseguiram escapar dizendo “Eu não preciso de papel”, tendo tempo suficiente para sair do banheiro antes que algo aconteça. Se a pessoa recusar receber qualquer tipo de papel, Aka Manto partirá.


Origens.

Como toda e qualquer Lenda Urbana, encontrar seu embrião originário e bem difícil. Aka Manto é bastante antigo no que diz respeito às lendas urbanas. É registrado como um boato popular escolar, já na década de 1930, e sua popularidade não desapareceu, mesmo com lendas de banheiros mais recentes (como Toire no Hanako) que passaram a existir. Uma explicação para a origem e popularidade continuada de Aka Manto está em sua natureza. Pode ser um reflexo da ansiedade inerente em ser um estudante. Aka Manto pede às crianças uma pergunta impossível para a qual qualquer resposta resulta em algo terrível. Esse sentimento não é muito diferente de ter que responder a um problema difícil em um teste, ou a pergunta de um professor na frente de toda a sala de aula quando você não sabe a resposta.

A aparência de Aka Manto mudou ao longo do tempo junto com o léxico japonês. Hoje, manto é a palavra japonesa para capa ou capa, e assim também o manto é descrito usando um longo manto vermelho com capuz. No entanto, na década de 1930, quando esta lenda urbana nasceu, manto se referiu a um quimono mais curta e sem mangas. Como resultado, diferentes gerações têm diferentes impressões visuais de como Entidade se parece.

Na Ficção.
  • O Aka Manto aparece num episódio da série de Histórias de Fantasmas e Ghost Hunt.
  • Aparece na série de jogos Shin Megami Tensei: Devil Children.
  • Aka Manto aparece como "A" em Hell Teacher, Nūbē, volume 4, capítulo 24.
  • Aka Manto é parte do elenco de Haunted Junction.
  • Aka Manto também é mencionado no episódio onze do anime Little Busters!.
  • No episódio 6, de Kanamemo, Nakamichi Kana, enquanto entra em pânico no banheiro, grita repetidamente "um rolo de papel azul, um rolo de papel vermelho, um rolo de papel amarelo."
  • A lenda de Aka Manto é transposta para um ambiente moderno na curta-metragem de terror "Arrêt Pipi" (2015), de Maarten Groen e Nils Vleugels.
  • Uma versão desta lenda é contada no episódio nove, na série de comédia e horror, da Fox, Scream Queens.
  • O Aka Manto é referenciado no capítulo 99 da Gugure! Kokkuri san mangá.
  • Aka Manto aparece na Urban Legend in Limbo, como Toyosatomimi na Lenda Urbana de Miko.
Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aka_Manto

http://medob.blogspot.com/2014/07/aka-manto-lendas-japonesas.html

http://yokai.com/akamanto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário