domingo, 24 de junho de 2018

Caso Kenneth Arnold, e o Nascimento da Era Moderna dos Discos Voadores.

Ufologia (português brasileiro) ou Ovnilogia (português europeu) é o conjunto de assuntos e atividades associadas com o interesse em objetos voadores não identificados - OVNI, que têm sido objeto de várias investigações ao longo dos anos por governos, grupos independentes e cientistas.

Devido às dificuldades de obtenção de dados confiáveis e de fácil acesso para pesquisadores, não constitui um campo de pesquisa científica reconhecido, constituindo-se num ramo de investigação especulativo e que não faz uso do método científico. A ufologia tem sido caracterizada como uma pseudociência, o que muitos ufologistas rejeitam.

Não há qualquer evidência amplamente aceita que corrobore a existência de vida extraterrestre; no entanto, várias reivindicações controversas já foram feitas. A crença de que alguns objetos voadores não identificados (OVNIs) podem ter origem extraterrestre e alegações de abdução alienígena são rejeitadas pela maior parte da comunidade científica. A grande maioria dos relatos de OVNIs podem ser explicados por avistamentos de aeronaves humanas, fenômenos atmosféricos ou objetos astronômicos conhecidos; ou são apenas hoaxes.

Este mês a Ufologia completa 71 anos de existência. A chamada Era Moderna dos Discos Voadores foi iniciada oficialmente em 24 de junho de 1947, dando espaço ao termo Ufologia - estudo dos UFOs, do inglês Unidentified Flying Objects, e também de seus tripulantes - e ufólogo para o pesquisador do assunto.


A chamada "Era Moderna dos Discos Voadores" começou numa terça-feira, 24 de junho de 1947, pouco depois das 15:00. O Homem que abriu as portas para Ufomania nos anos posteriores atende pelo nome de Kenneth Arnold.

Kenneth Arnold, piloto cívil, na época com 32 anos, voava de Chehalis para Yakima, no estado norte americano de Washington, no dia 24 de junho de 1947. Arnold tinha passado o início da tarde instalando equipamentos no serviço aéreo central, em Chehalis, estado de Washington, quando soube de uma recompensa de cinco mil dólares para quem localizasse um avião de transporte C-46 da Marinha que havia caído nas montanhas. Ele deveria ir para Yakima, mas decidiu passar pelas montanhas Rainier, local da queda, na esperança de encontrar algum destroço do C-46. Num determinado momento do seu voo, fez uma curva de 180° sobre a cidade de Mineral, Washington, e teve a sua atenção chamada por um flash extremamente brilhante, aparentemente à sua frente. Temeroso que pudesse colidir com uma outra aeronave, ficou procurando o outro avião freneticamente no céu por uns 30 segundos.

Tudo o que ele pôde ver foi um DC-4, que estava distante da sua posição. De repente, um novo flash e ele olha para a sua esquerda, avistando então a fonte da luminosidade: uma formação de objetos, vindo da montanha Baker para Rainier.

Quando avistou o que definiu como nove "pires voadores". Os objetos voavam em formação e "deslizavam como um pires sobre a água". "Voavam perto do cume da montanha, como que numa cadeia diagonal, como se estivessem todos ligados", afirmou posteriormente.
"Observei-os durante três minutos. Eram chatos como uma torta e tão brilhantes que refletiam o Sol como um espelho. Nunca vi uma coisa tão rápida, pois sua velocidade era da ordem de 2.000 km/h". 
O objeto que parecia comandar a esquadrilha estava numa elevação maior do que os demais. À princípio, achou que fossem jatos, mas não via asas e sua velocidade era muito grande. Quando eles passaram sobre o cume da montanha Rainier e foram na direção de outro pico, ele começou a marcar a sua velocidade. Para seu espanto, cobriram uma distância de 50 milhas - cerca de 60 km - , em um minuto e 42 segundos. Calculou sua velocidade em 1.700 mph, algo inimaginável. “O céu estava limpo e dava para ver os objetos claramente, determinar a sua forma e tamanho. O Sol refletia em sua fuselagem e dava aquela impressão de flashes. Entretanto somente um deles não tinha a forma de disco. Ele tinha uma forma elíptica e era mais escuro do que os outros”. Os artefatos desapareceram sobre o monte Adams. Todo o avistamento durou cerca de dois minutos. Ficou intrigado com aquilo, mas não pensou que fosse algo interplanetário. Eles seriam aeronaves militares secretas ou mísseis, mas como poderiam voar naquela velocidade?

Representação do momento em que Kenneth Arnold observa discos voadores próximo ao Mount Rainier, no estado de Washington (EUA). Créditos Portal Fenomenum.
Já em Yakima, um piloto de helicóptero disse que os objetos eram mísseis teleguiados vindos de Moses Lake, mas desconfiado Arnold voou até Pendleton, no Oregon, sem saber que alguém no aeroporto de Yakima tinha espalhado que um piloto que estava chegando em Pendleton havia visto estranhas aeronaves. Foi recebido por uma pequena multidão que já estava lá, para um show aéreo na pista de pouso. Ele então contou a sua estória. O consenso de todos é que realmente eram mísseis teleguiados. Na manhã seguinte, o show aéreo começou, como previsto e todos haviam esquecido do evento, menos Arnold. No final da manhã, um estranho se aproximou dele e disse que havia visto os misteriosos mísseis quando voava sobre Ukiah.

Pronto, Arnold queria saber mais sobre o fato. Ele foi ao jornal East Oregon I, o único de Pendleton, e falou com o colunista Nolan Skiff, cujo ceticismo caiu por água abaixo ao ver a sanidade e sinceridade estampada no rosto do piloto veterano. O repórter Bill Bequette juntou-se à conversa e começou a tomar nota da declaração, enquanto Arnold dizia que o movimento dos objetos pareciam-se com uma pedra que você joga num lago e ela vai deslizando na superfície, quicando. Na edição vespertina do jornal lá estava a estória de Arnold. “Pendleton, Oregon, 25 de junho – Nove brilhantes objetos discoides voando a velocidade impressionante foram vistos pelo piloto Kenneth Arnold que não sabe dizer o que seriam”. Arnold se tornou uma pequena celebridade e foi bombardeado de ligações telefônicas e pedidos de entrevistas para jornais. Os meios de comunicação começaram a chamar aqueles objetos de “discos voadores”. Por aproximadamente uma década depois disso esteve relativamente envolvido em entrevistas com outras pessoas que viram ou entraram em contato com óvnis (principalmente na investigação das alegações de Samuel Eaton Thompson, uma das primeiras pessoas a ter esses contatos). Um dos mais interessantes foi o de Fred. M. Johnson, que relatou ter visto cinco ou seis objetos redondos e metálicos, cada um com 30 metro de diâmetro. Esses podem ter sido os mesmos objetos vistos por Arnold.

Foi este caso que deu origem à Era Moderna dos Discos Voadores.

Biografia.

Kenneth Arnold mostrando um desenho 
de um dos discos observados. Créditos Portal Fenomenum.
Arnold nasceu em Sebeka, Minnesota, onde morou até os 6 anos de idade, quando a sua família se mudou para Scobey, Montana. Entrou para os escoteiros com 12 anos e conseguiu a graduação de Águia antes dos 14. Num texto autobiográfico, escreveu:
"Em rapaz, interessei-me pelo atletismo e fui selecionado pelo Estado de Dakota do Norte em 1932 e 1933. Entrei nas provas olímpicas dos EUA em salto de mergulho em 1932; fui examinador das provas de salva-vidas da Cruz Vermelha em 1932, 1933 e 1934. Ensinei natação e mergulho nos escoteiros e na piscina municipal de Minot, Dakota do Norte. Estive na Universidade de Minnesota onde fiz natação e salto de mergulho com Neils Thorpe, e também joguei futebol com Bernie Bierman, mas ao entrar para a Universidade fiquei impossibilitado de continuar a minha carreira de futebol devido a uma lesão no joelho. O meu treinador de futebol no liceu era Glen L. Jarrett, que é agora o principal treinador de futebol na Universidade de Dakota do Norte. Tinha pouco ou nenhum dinheiro, e a ambição de continuar a minha educação na Universidade era ajudada pelo atletismo. Quando rapaz em Minot, Dakota do Norte, fiz bastantes corridas de trenó, classificando-me com o meu cão em primeiro lugar na corrida de 1930 do Lions Club Dog Derby. 
Em 1938, fui trabalhar para a Red Comet, Inc., de Littleton, Colorado, uma fábrica de extintores automáticos contra incêndios. Em 1939 promoveram-me a encarregado distrital de uma parte dos estados ocidentais, e em 1940 montei o meu próprio abastecimento de controle de incêndio, conhecido por Great Western Fire Control Supply. (...) 
A minha experiência de voo começou quando um rapaz em Minot, Dakota do Norte, onde tive a minha primeira lição de voo com Earl T. Vance, natural de Great Falls, Montana. Devido ao alto custo, naquela altura, não pude continuar a voar e praticamente não voei até 1943. O meu brevê foi-me dado por Ed Leach, um inspetor sênior da CAA de Portland."
Arnold tornou-se um piloto hábil e experiente com mais de 9.000 horas de voo, quase metade delas em missões de busca e salvamento do grupamento Mercy Flyer. Ele e sua esposa Doris tiveram quatro filhas.

Arnold teria outros avistamentos, um deles em 1952, em Susanville, Califórnia, quando dois objetos transparentes, “parecendo algo vivo” cruzaram a frente de seu avião. Para Kenneth Arnold os UFOs seriam animais espaciais, “organismos vivos...na atmosfera”. Em 1952, em co-autoria com Ray Palmer, Arnold publicou um livro intitulado The Coming of the Saucers ("A Chegada dos Discos Voadores"). Ao longo dos anos, escreveu diversos artigos para revistas sobre seu avistamento do óvni, além de sua pesquisa posterior.

Mapa da região onde ocorreu o avistamento de Kenneth Arnold. Em toda a região houveram pelo menos outros 17 avistamentos de estranhos objetos na mesma data. Créditos Portal Fenomenum.
Nos anos de 1960, Arnold lidava pouco com óvnis. Em 1962, concorreu sem sucesso para vice-governador de Idaho. Em 1977, compareceu a uma convenção patrocinada pela Fate para marcar o trigésimo aniversário do "nascimento" da Era Moderna dos Discos Voadores.

A solução encontrada em 2000 por James Easton para o Caso Kenneth Arnold é que o piloto teria visto pelicanos em voo, o que está de acordo com o relato dado por Arnold para a forma e o comportamento dos objetos.

Fontes.

Livros: A História do Ocultismo -- Pré História e Antiguidade - Ed. Abril.

https://en.wikipedia.org/wiki/Kenneth_Arnold

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kenneth_Arnold

https://arquivoufo.com.br/2016/10/26/o-avistamento-de-ovni-de-kenneth-arnold-em-1947/

https://ufo.com.br/noticias/nostalgia-kenneth-arnold-o-inicio-de-tudo-em-24-de-junho-de-1947/

http://www.fenomenum.com.br/ufo/casuistica/a1950/arnold

Nenhum comentário:

Postar um comentário