quinta-feira, 9 de abril de 2020

Enciclopédia dos Criptideos #20. Orang-Minyak.

Nas crenças dos fantasmas malaios, o Orang Minyak é uma criatura sobrenatural revestida com graxa preta brilhante que sequestra mulheres jovens à noite. Orang Minyak significa literalmente homem oleoso em malaio. e dito que tal entidade escorregadia, atacou mais de 300 famílias.

As vítimas relatam os ataques, como Nurshahirah, 17 anos, que em 14 de setembro (2009, uma segunda-feira) despertou às 5:40 h da manhã depois de sentir um bafo quente na orelha esquerda. Ao abrir os olhos, deparou-se com a figura estendida em sua cama. Em seguida, a criatura passou a apalpar a moça que não conseguia reagir, paralisada como se um “encantamento” tivesse sido lançado sobre ela.

Em outro incidente, a dona de casa Fatimah, 42 anos, contou que ouviu suas duas filhas chorando. O horário: 5 da manhã. A criatura molestou as duas garotas e uma delas, de 15 anos, disse que foi violada pelo Orang-Minyak. A outra, 14 anos, nota que elas gritavam mas ninguém parecia ouvir e também atribui a situação a algum tipo de “encantamento”.

E foi por culpa desse “encantamento” e pelo fato de poder atravessar paredes que o povo começou a atribuir o título de “Fantasma” a Orang-Minyak.

Lendas.

Segundo a lenda malaia, Orang Minyak é uma criatura que sequestra mulheres jovens à noite. Supostamente, a criatura é capaz de escalar paredes e agarrar vítimas enquanto evita a captura devido ao seu revestimento escorregadio. Segundo alguns folcloristas, o Orang Minyak tem sido alternadamente descrito como aparecendo nu ou vestindo "um par preto de calção de banho". Várias histórias descrevem o Orang Minyak como um estuprador que só tem como alvo virgens. O Orang Minyak é tradicionalmente acusado de estupros, a partir da década de 1950, e as estudantes malaias supersticiosas tentariam afastar a criatura vestindo roupas suadas "para dar a aparência de alguém que acabara de estar com um homem".

Algumas versões da lenda afirmam que o Orang Minyak é um bruxo humano maligno, e não uma criatura sobrenatural. O escritor de ciência Benjamin Radford descreveu os contos como "enraizados no mito e no folclore" e caracterizou as supostas habilidades da criatura como "implausíveis". Segundo Radford, "se uma pessoa realmente se cobrisse dessa maneira, mãos e pés gordurosos dificultariam girar maçanetas ou correr, sem mencionar subir pelas laterais dos edifícios ou agarrar um cativo em dificuldades".

Em uma versão da lenda, popularizada no filme de 1958 Sumpah Orang Minyak (A Maldição do Homem Oleoso), dirigida e estrelada por P. Ramlee, o Orang Minyak era um homem amaldiçoado na tentativa de reconquistar seu pai. Segundo a história, o diabo se ofereceu para ajudar a criatura e dar-lhe poderes das artes negras , mas apenas se o Orang Minyak o adorasse e estuprasse 21 virgens dentro de uma semana. Em outra versão, a criatura está sob controle de um xamã ou feiticeiro maligno.

Os jornais da Malásia ocasionalmente relatam avistamentos do Orang Minyak. Em 2012, os moradores de Kampung (vila) Laksamana, em Gombak, Selangor, Malásia, alegaram ter visto e ouvido a criatura nas proximidades dos Pangsapuri Laksamana e Jalan Laksamana. Vários anos antes, os jornais locais publicaram reportagens sensacionais de um estuprador com facas coberto de óleo, imitando ostensivamente o Orang Minyak.

Criptozoologistas, ufologos e curiosos discutem o caso. Os criptozoologistas dizem que a origem da criatura é animal “perdido” anterior a existência humana e que começou a aparecer depois que as florestas da região começaram a ser derrubadas. Ufologos dizem que é uma espécie de alienígena (um tanto degenerado). Porém, há quem diga que se o Oily Man existe, ele pode ser um simples humano usando uma tecnologia avançadíssima. Pense: ele está sempre com o corpo coberto pelo Oléo e pode atravessar paredes e paralisar pessoas. O oléo poderia servir para atravessar os sólidos e ele poderia levar consigo alguma substância paralisante.

Na Cultura Pop.

A lenda apareceu em vários filmes, incluindo:
  1. Orang Minyak (1958), dirigido por L. Krishnan;
  2. Sumpah Orang Minyak (1958), dirigido por P. Ramlee;
  3. Serangan Orang Minyak (1958), dirigido por L. Krishnan;
  4. Oily Maniac (1976), dos irmãos Shaw, dirigido por Meng Hua Ho;
  5. Orang Minyak (2007);
  6. Pontianak vs Orang Minyak (2012), dirigido por Afdlin Shauki.
Fontes.

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Orang_Minyak

https://www.thestar.com.my/news/nation/2016/05/12/attacked-by-orang-minyak-woman-says-man-in-red-underwear-tried-to-rape-her/

https://ahduvido.com.br/50-criaturas-lendarias-animais-da-criptozoologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário