domingo, 26 de abril de 2020

O Que Aconteceu Com Kim Jong-un?

Estou só observando a zoeira...
O que aconteceu com o Rocket Man? Eis a pergunta que desde a semana passada e feita pela mídia (principalmente a internet) desde que Kim Jong-un deu uma de Wally.

A história que corre pela grande teia é que Kim Jong-un, o Líder Supremo, Presidente do Partido dos Trabalhadores da Coreia, presidente da Comissão Militar Central, Presidente da Comissão de Defesa Nacional, Comandante Supremo do Exército Popular da Coreia, o 3° de seu nome, Rei da Coreia, Dos Ândalos, Dos primeiros homens, Senhor e Protetor dos sete reinos da Coreia do Norte, O Eric Cartman da Coreia do Norte, morreu.

Em 15 de abril de 2020, Kim Jong-Un não participou das homenagens ao seu avô Kim Il-sung, o fundador da Coreia do Norte. Sua ausência nas festividades do principal feriado do país gerou suspeitas de que ele poderia estar doente.

Ok, doente, todo mundo pode está, até mesmo o Líder Supremo pode ser acometido por uma Influenza. Mas estamos falando da Coreia do Norte, O PAÍS MAIS FECHADO DO MUNDO, da qual conhecemos suas peculiaridades de relatos de desertores e sites de curiosidade.

O caldo entorna em 21 de abril, quando a imprensa norte-americana divulgou que o estado de saúde do ditador era grave, após ter passado por uma cirurgia cardíaca. Tal informação, contudo, não foi confirmada por autoridades sul-coreanas ou chinesas. A imprensa estatal norte-coreana também não fez qualquer menção ao estado de saúde de seu líder.

O TMZ, site especializado em notícias de celebridades, principalmente norte-americanas (que cabe lembrar, foi o primeiro site a cravar em 2009 a morte de Michael Jackson, quando tal noticia ainda não tinha sido oficialmente dita), comentou sobre o assunto. A nota diz que Kim estaria morto e cita veículos de imprensa da China e do Japão. O site, no entanto, deixou a observação de que não havia confirmado a veracidade da informação.

E neste telefone sem fio, no sábado (25/04) a agência Reuters informou que a China enviou uma equipe médica para auxiliar nos cuidados com a saúde de Kim, mas não conseguiu determinar o que essa visita significaria para o estado de saúde do líder norte-coreano.

Ainda no final da última semana, outro veículo de imprensa, baseado em Hong Kong, noticiou que ele estaria morto ou “em estado vegetativo”. Até o momento, no entanto, a imprensa norte-coreana, que é controlada pelo regime, continua sem se manifestar sobre o tema.

Na noite de sábado, o site americano 38North, especializado em assuntos coreanos, divulgou imagens de satélite que provavelmente mostram o trem que pertence a Kim no balneário de Wonsan. O veículo aparece em fotos capturadas nos dias 21 e 23 de abril em uma estação reservada para a família Kim. Apesar de não comprovarem nada sobre o estado de saúde do líder norte-coreano ou seu paradeiro, as imagens endossam a teoria de que Kim (ou a Família) estaria na região, uma área reservada para a elite na costa leste do país.

Imagens de satélite mostram vagão que possivelmente pertence a Kim Jong-un em balneário na costa da Coreia do Norte Foto: - / AFP. Créditos: O Globo.
Segundo o site Daily NK, administrado por desertores da Coreia do Norte, Kim teria ido para o hospital depois de presidir uma reunião da cúpula do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte no dia 11 de abril, onde foi visto publicamente pela última vez. No início da semana, o portal informou, citando uma fonte não identificada, que o líder norte-coreano estava se recuperando após um procedimento cardiovascular, que teria sido realizado em 12 de abril.

Relatos de dentro da Coreia do Norte são notoriamente difíceis de checar, especialmente em questões relacionadas à liderança do país, devido a um rígido controle das informações. Cabe lembrar que Kim já desapareceu da mídia desta maneira em outra ocasião: em 2014, ficou mais de um mês fora dos holofotes, ressurgindo em imagens de vídeo que o mostravam mancando.

Em 2009, relatórios sugeriram que Kim Jong-un era diabético e sofria de hipertensão. Outra coisa curiosa em Kim Jong-un é conhecido por fumar cigarros. Kim Jong-un não apareceu em público por seis semanas em setembro e outubro de 2014. A mídia estatal informou que ele estava sofrendo de uma "condição física desconfortável". Anteriormente, ele tinha sido visto mancando. Quando ele reapareceu, ele estava usando uma bengala. Em setembro de 2015 o governo sul-coreano comentou que Kim parecia ter ganho 30 quilogramas de gordura corporal nos últimos cinco anos, atingindo um peso corporal total estimado de 130 quilos. e dito que Kim também sofre de gota (inflamação nas articulações) e de insônia.

Cirurgia Cardiovascular, com um histórico de diabetes + hipertensão + e vício em nicotina + Obesidade, pois bem podemos até imaginar o que de fato aconteceu

Na internet, circulam boatos não comprovados de que o ditador estaria em estado grave após a cirurgia, como noticiou a rede de televisão CNN, citando relatórios da Inteligência dos EUA. No Twitter, praticamente mataram o Kim.

Contudo estamos em uma era estranha de Fake News, e tais informações são constestadas, antes de mais nada, vale lembrar que não há qualquer informação oficial sobre o assunto, A China, o único aliado não confirmou nada (e teorias mais mirabolantes diz que não quer dizer mesmo), o irmão sulista, a Coreia do Sul, da qual fornece informações com mais credibilidade (afinal os Kpopeiros estão do lado né), amenizou os rumores, dizendo que não foi detectada qualquer atividade “anormal” na Coreia do Norte e que não há qualquer evidência de que Kim estaria morto. Neste domingo (26/04), Moon Chung-in, conselheiro da presidência da Coreia do Sul para Relações Exteriores e Segurança Nacional, disse à CNN que Kim está vivo (É provavelmente deve está lendo noticias sobre sua morte).

Se Kim Jong-un Morrer, Quem Assume o Regime?

A linha sucessória de Kim nunca foi oficialmente reconhecida. Há quem acredite que, na sua morte ou incapacidade de continuar na liderança do país, sua esposa, Ri Sol Ju poderia assumir. Por outro lado, há especulações sobre uma possível ascensão da sua irmã, Kim Yo Jong, uma vez que ela é considerada o seu braço direito e foi promovida frequentemente por ele nos últimos anos.

A consultoria de riscos políticos Eurásia nota que, em razão da idade de Kim, que seria em torno de 36 anos de idade, dificilmente existe um plano estabelecido para a sua sucessão, o que daria margem para uma intensa disputa de poder na ocasião da sua saída do posto.

As incertezas em torno da real condição de saúde de Kim são muitas e devem continuar até que ele reapareça. No entanto, explica a Eurasia, dificilmente um sucessor mudaria o direcionamento das políticas estabelecidas pelo atual líder. E isso significa que as conversas sobre a desnuclearização da Coreia do Norte, cujo programa nuclear desestabilizou o mundo nos últimos anos, continuariam lentas.

Quem é Kim Yo Jong?

Kim Yo Jong, irmã de Kim Jong Un: líder norte-coreano
desapareceu dos olhos do público em abril  (Jorge Silva/Reuters).
Créditos: exame.abril.com
Educada na Suíça, nos últimos anos Kim Yo Jong ganhou peso político ao participar ao lado do irmão de encontros com o presidente americano, Donald Trump, e com o chinês Xi Jinping, além de ter representado o país na abertura das Olimpíadas de Inverno, na Coreia do Sul, em 2018. Ela foi a primeira integrante da família que comanda a Coreia do Norte a visitar Seul. A grande dúvida do momento é se o parentesco vai ser capaz de superar o machismo do país. “Cidadãos comuns poderiam resistir a uma liderança feminina”, disse Yoo Ho-yeol, professor de estudos norte-coreanos na Korea University, à agência Bloomberg.
Uma solução de fora da família, porém, tende a ser ainda mais revolucionária. Os Kim governam a Coreia do Norte desde a fundação do país, logo após Estados Unidos e União Soviética dividirem a província da Coreia em duas, após a Segunda Guerra. O Sul, como se sabe, floresceu para se tornar uma das economias mais desenvolvidas do planeta. E o Norte ficou para trás.

Há outros homens na linha de sucessão, como outro irmão mais jovem, Kim Jong Chol, e um sobrinho, Kim Han Sol, mas os dois não têm títulos políticos e nunca foram vistos envolvidos nas grandes questões nacionais. Kim Jong-Un tem três filhos, mas todos eles jovens demais para assumir o poder. E há outra possibilidade, apontada pela Bloomberg: o único filho vivo do fundador do país, Kim Il Sung, que retornou ao país ano passado após 40 anos de serviços no exterior.

Segundo relatório da consultoria política Eurasia, a irmã é de fato a mais provável sucessora — isso, claro, se Kim estiver mesmo morto. Segundo a Eurasia, a China tende a liderar uma necessária cooperação internacional para estabilizar o regime em caso de troca de comando. A Eurasia destaca que Pyongyang costuma ser ágil em eliminar especulações sobre seu líder, o que pode indicar que algo sério está de fato acontecendo. Para a consultoria, uma possível transição tende a afetar a segurança e a geopolítica da Ásia por anos. Se o regime colapsar, diz a Eurasia, outros países podem intervir de alguma forma para evitar uma catástrofe humanitária e social. seria um cenário que pode ter, de um lado, China e Rússia e, de outro, Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos.

“Sempre há também a possibilidade de que um colapso na Coreia do Norte leve a China a se mover para controlar o país como um estado satélite e/ou que a Coreia do Sul busque uma reunificação”, diz a Eurasia.

Seria uma tremenda bagunça, como reconhece a consultoria. Caso venha a ser a escolhida, Kim Yo Jong assumiria um dos trabalhos mais difíceis do planeta.

Esperemos as próximas semanas...

Fontes.

Principais:

https://oglobo.globo.com/mundo/frente-boatos-coreia-do-sul-diz-que-kim-jong-un-esta-vivo-bem-24395056

https://exame.abril.com.br/mundo/kim-jong-un-nao-morreu-segundo-coreia-do-sul-ele-esta-vivo-e-bem/

https://exame.abril.com.br/mundo/kim-jong-un-morreu-o-que-se-sabe-sobre-o-lider-da-coreia-do-norte/

https://exame.abril.com.br/mundo/quem-e-a-irma-que-suceder-kim-jong-un-na-coreia-do-norte/

Complementares:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Kim_Jong-un

https://www.tmz.com/2020/04/25/north-korea-dictator-kim-jong-un-dead-dies-heart-surgery-reports/

https://www.japantimes.co.jp/news/2020/04/25/asia-pacific/china-medical-experts-north-korea-kim-jong-un/#.XqSFD2hKg2w

Nenhum comentário:

Postar um comentário