terça-feira, 14 de abril de 2020

Enciclopédia dos Criptideos #21. O Bunyip.

Desenho de um Bunyip, de J. Marcfarlane. 1890.
Créditos: Wikipédia.
O bunyip é uma grande criatura mítica da mitologia aborígene australiana, que se esconde em pântanos, bongos, riachos, leitos de rios e poços de água do outback, o “interior australiano”.

O bunyip fazia parte das crenças e histórias aborígines tradicionais em toda a Austrália, enquanto seu nome variava de acordo com a nomenclatura tribal. Em seu livro de 2001, o escritor Robert Holden identificou pelo menos nove variações regionais da criatura conhecida como bunyip em toda a Austrália aborígine. A origem da palavra bunyip foi atribuída à língua Wemba-Wemba ou Wergaia do povo aborígine de Victoria, no sudeste da Austrália. Os europeus registraram vários relatos escritos de bunyips no início e meados do século 19, quando começaram a se estabelecer em todo o país.

Segundo a Lenda, o bunyip alimenta-se de seres humanos, dando preferência a mulheres. Seu grito pode fazer o sangue coagular. Acredita-se também que o bunyip cause doenças.

Do mesmo modo que o mapinguari brasileiro, não se sabe se o bunyip é apenas uma lenda ou um animal ainda não descoberto. Algumas teorias apontam como sendo o Diprotodon, uma espécie de vombate gigante extinta há 50 mil anos, quando os humanos chegaram à Austrália. Já os Ufologos dizem que é um animal de um outro planeta, deixado aqui por “não se sabe quem” e que deve ser único.

Nome.

A palavra bunyip é geralmente traduzida pelos aborígines australianos hoje como "diabo" ou "espírito maligno". Esta tradução contemporânea pode não representar com precisão o papel do bunyip na mitologia aborígene pré-contato ou suas possíveis origens antes de serem feitas contas escritas. Algumas fontes modernas aludem a uma conexão lingüística entre o bunyip e Bunjil , "um mítico" grande homem "que construiu montanhas, rios, homens e todos os animais". A palavra bahnyip apareceu pela primeira vez no Sydney Gazette em 1812. Foi usada por James Ives para descrever "um grande animal preto como um selo, com uma voz terrível que cria terror entre os negros". Na década de 1850, bunyip também era usado como "sinônimo de impostor, pretendente, farsa e afins" na comunidade australiana em geral. O termo aristocracia bunyip foi cunhado pela primeira vez em 1853 para descrever os australianos que aspiravam a ser aristocratas. No início dos anos 90, o primeiro-ministro Paul Keating usou esse termo para descrever membros da oposição conservadora do Partido Liberal da Austrália. A palavra bunyip ainda pode ser encontrada em vários contextos australianos, incluindo nomes de lugares como o rio Bunyip (que deságua na baía de Westernport, no sul de Victoria ) e a cidade de Bunyip, Victoria.

Características.

As descrições dos bunyips variam muito. George French Angus pode ter coletado uma descrição de um bunyip em seu relato de um "espírito da água" do povo Moorundi do rio Murray antes de 1847, afirmando que é "muito temido por eles ... Ele habita o Murray; mas .. eles têm alguma dificuldade em descrevê-lo. Diz-se que sua forma mais usual é a de uma enorme estrela do mar ". O Challicum bunyip, uma imagem de esboço de um bunyip esculpida por aborígines na margem de Fiery Creek, perto de Ararat, Victoria, foi gravada pela primeira vez pelo jornal australiano em 1851. Segundo o relatório, o bunyip foi lançado após matar um homem aborígene. O antiquário Reynell Johns alegou que até meados da década de 1850, os aborígines tinham o "hábito de visitar o local anualmente e refazendo os contornos da figura [do bunyip] que tem cerca de 11 passos de comprimento e 4 passos de largura extrema". A imagem do contorno não existe mais. Aborígines de Victoria (1878), de Robert Brough Smyth, devotou dez páginas ao bunyip, mas concluiu que "na verdade pouco se sabe entre os negros que respeitam sua forma, cobertura ou hábitos; eles parecem ter tanto medo deles quanto foram incapazes de tomar nota de suas características".

Bunyip (1935), artista desconhecido, da coleção digital da Biblioteca Nacional da Austrália,
demonstra a variedade nas descrições da criatura lendária. Créditos: Wikipédia.
Os bunyips, presumivelmente vistos pelas testemunhas, de acordo com suas descrições, se encaixam mais comumente em uma de duas categorias: 60% dos avistamentos se assemelham a focas ou cães nadadores, e 20% dos avistamentos são de criaturas de pescoço longo e cabeças pequenas; as descrições restantes são ambíguas além da categorização. A variedade de cães-foca é mais frequentemente descrita como tendo entre 1,20 e 1,80 de comprimento com uma pelagem preta ou marrom desgrenhada. Segundo relatos, esses bunyips têm cabeças redondas semelhantes a um bulldog, orelhas proeminentes, sem cauda e bigodes como uma foca ou lontra. A variedade de pescoço comprido tem entre 15 e 30 metros de comprimento e diz-se que tem pêlo preto ou marrom, orelhas grandes, presas pequenas, cabeça como um cavalo ou emu, pescoço alongado e com cerca de um metro de comprimento e com muitas dobras de pele e cauda de cavalo. O bunyip foi descrito pelos nativos como lagos, rios e pântanos anfíbios, noturnos e que habitam. Bunyips, de acordo com os aborígines, podem nadar rapidamente com barbatanas ou nadadeiras, têm um apelo alto e estridente e se alimentam de lagostins, embora algumas lendas os retratem como predadores sanguinários de humanos, principalmente mulheres e crianças. Os ovos Bunyip são supostamente depositados em ninhos de ornitorrinco.

Debate Sobre as Origens do Bunyip.

Os australianos não aborígines fizeram várias tentativas para entender e explicar as origens do bunyip como uma entidade física nos últimos 150 anos. Escrevendo em 1933, Charles Fenner sugeriu que era provável que "a verdadeira origem do mito do bunyip esteja no fato de que de vez em quando as focas subissem o Murray e o Darling (Rivers)". Ele forneceu exemplos de focas encontradas no interior de Overland Corner, Loxton e Conargo e lembrou aos leitores que "o pelo liso, os olhos proeminentes de damasco e o grito berrante são característicos do selo", especialmente os elefantes marinhos do sul e focas-leopardo.

Outra sugestão é que o bunyip possa ser uma memória cultural de marsupiais australianos extintos, como o Diprotodon, Zygomaturus, Nototherium ou Palorchestes. Essa conexão foi formalmente estabelecida pelo Dr. George Bennett, do Museu Australiano, em 1871. No início dos anos 90, o paleontólogo Pat Vickers-Rich e o geólogo Neil Archbold também sugeriram cautelosamente que lendas aborígines "talvez tivessem surgido de um conhecimento de ossos pré-históricos. ou até mesmo animais pré-históricos vivos ... Quando confrontados com os restos de alguns dos marsupiais australianos agora extintos, os aborígines costumavam identificá-los como o bunyip ". Eles também observam que "lendas sobre o mihirung paringmal dos aborígines vitorianos ocidentais ... podem aludir aos ... extintos pássaros gigantes, os Dromornithidae ".

Em um artigo da Birdlife australiano de 2017, Karl Brandt sugeriu que os encontros aborígines com o casuar do sul inspiravam o mito. De acordo com a primeira descrição escrita do bunyip de 1845, a criatura, que depositava ovos azuis pálidos de tamanho imenso, possuía garras mortais, patas traseiras poderosas, um peito colorido e uma cabeça emu, características compartilhadas com o casuar australiano não descoberto. Como a conta da criatura era descrita como tendo projeções serrilhadas, cada uma "como o osso da arraia ", esse bunyip era associado aos povos indígenas do extremo norte de Queensland, famosos por suas lanças com pontas de arraias e sua proximidade com a área australiana do casuar.

Outra associação ao bunyip é a amarga tímida da Australásia ( Botaurus poiciloptilus ). Durante a estação de reprodução, o chamado masculino deste pássaro que vive no pântano é um "boom estridente"; portanto, é ocasionalmente chamado de "pássaro bunyip".

Relatos Iniciais de Colonos Europeus.

Uma ilustração de 1882 de um homem aborígine
contando a história do bunyip para duas crianças
europeias. Créditos: Wikipédia.
Durante o início da colonização da Austrália pelos europeus, tornou-se comum a idéia de que o bunyip era um animal desconhecido que aguardava descoberta. Não familiarizados com as vistas e sons da fauna peculiar do continente, os primeiros europeus acreditavam que o bunyip descrito a eles era mais um animal australiano estranho e às vezes atribuíam chamados ou gritos de animais desconhecidos. Os estudiosos sugerem também que a tradição bunyip do século XIX foi reforçada pelo folclore europeu importado, como o da Púca irlandesa.

Um grande número de avistamentos de bunyip ocorreu durante as décadas de 1840 e 1850, principalmente nas colônias do sudeste de Victoria, Nova Gales do Sul e Austrália do Sul , quando os colonizadores europeus estenderam seu alcance. O seguinte não é uma lista exaustiva de contas:
  • Achado de Hume de 1818.
Um dos primeiros relatos relacionados a um grande animal de água doce desconhecido foi em 1818, quando Hamilton Hume e James Meehan encontraram alguns ossos grandes no lago Bathurst, em Nova Gales do Sul. Eles não chamaram o animal de bunyip, mas descreveram os restos indicando a criatura como um hipopótamo ou peixe-boi . A Sociedade Filosófica da Australásia mais tarde se ofereceu para reembolsar Hume por quaisquer custos incorridos na recuperação de um espécime do animal desconhecido, mas por várias razões, Hume não retornou ao lago. Os esqueletos antigos de Diprotodon foram algumas vezes comparados ao hipopótamo; eles são um animal terrestre, mas às vezes foram encontrados em um lago ou curso de água.
  • Fósseis de Wellington Caves, 1830.
Mais significativa foi a descoberta de ossos fossilizados de "alguns quadrúpedes muito maiores que o boi ou o búfalo" nas Cavernas de Wellington, em meados de 1830, pelo bosquímano George Ranken e mais tarde por Thomas Mitchell . O reverendo John Dunmore Lang, de Sydney, anunciou a descoberta como "prova convincente do dilúvio", referindo-se aos relatos bíblicos do dilúvio. Mas o anatomista britânico Sir Richard Owen identificou os fósseis como os gigantes marsupiais Nototherium e Diprotodon . Ao mesmo tempo, alguns colonos observaram que "todos os nativos ao longo desses ... distritos têm uma tradição (de) um animal muito grande que já existia nos grandes riachos e rios e por muitos é dito que esses animais existem agora ."
  • Primeiro uso escrito da palavra bunyip, 1845.
Em julho de 1845, o Geelong Advertiser anunciou a descoberta de fósseis encontrados perto de Geelong, sob o título "Maravilhosa descoberta de um novo animal". Esta foi a continuação de uma história sobre 'restos fósseis' da edição anterior. O jornal continuou: "Com o osso sendo mostrado para um preto inteligente, ele imediatamente o reconheceu como pertencente ao bunyip, que declarou ter visto. Ao ser solicitado a fazer um desenho dele, ele fez isso sem hesitar. " O relato registrava a história de uma mulher aborígine sendo morta por um bunyip e a "evidência mais direta de todas" - a de um homem chamado Mumbowran "que mostrou várias feridas profundas no peito causadas pelas garras do animal".

O Jornal forneceu esta descrição da criatura:
O Bunyip, então, é representado como unindo as características de um pássaro e de um jacaré. Tem uma cabeça semelhante a um emu, com uma conta longa, na extremidade da qual há uma projeção transversal de cada lado, com bordas serrilhadas como o osso da arraia. Seu corpo e pernas participam da natureza do jacaré. As patas traseiras são notavelmente grossas e fortes, e as patas dianteiras são muito mais longas, mas ainda de grande força. As extremidades têm garras compridas, mas os negros dizem que seu método usual de matar sua presa é abraçá-la até a morte. Quando na água nada como um sapo, e na praia anda sobre as patas traseiras com a cabeça ereta, em que posição mede doze ou treze pés de altura.
Logo após esse relato aparecer, foi repetido em outros jornais australianos. Esse parece ser o primeiro uso da palavra bunyip em uma publicação escrita.
  • Bunyip do Museu Australiano de 1847.
O suposto crânio bunyip. Créditos: Wikipédia.
Em janeiro de 1846, um colono peculiar foi levado por um colono às margens do rio Murrumbidgee, perto de Balranald, Nova Gales do Sul. Os relatórios iniciais sugeriam que era o crânio de algo desconhecido pela ciência. O invasor que o encontrou comentou: "todos os nativos a quem foi mostrado o chamaram de bunyip". Em julho de 1847, vários especialistas, incluindo WS Macleay e Professor Owen, haviam identificado o crânio como o crânio fetal deformado de um potro ou bezerro. Ao mesmo tempo, o suposto crânio bunyip foi exposto no Museu Australiano (Sydney) por dois dias. Os visitantes se reuniram para vê-lo, e o Sydney Morning Herald relatou que muitas pessoas falaram sobre seus "avistamentos de bunyip". Relatos desta descoberta usaram a frase 'Kine Pratie', bem como Bunyip. O explorador William Hovell, que examinou o crânio, também o chamou de 'katen-pai'.

Em março daquele ano, "um bunyip ou um imenso Platibus" ( Platypus ) foi visto "tomando sol no seio plácido de Yarra, em frente à Alfândega" em Melbourne . "Imediatamente uma multidão se reuniu" e três homens partiram de barco "para proteger o estrangeiro" que "desapareceu" quando estavam "a cerca de um metro dele".
  • O relato de bunyips de William Buckley, 1852.
Outro relato escrito inicial é atribuído ao condenado em fuga William Buckley em sua biografia de 1852, de trinta anos vivendo com o povo Wathaurong. Seu conto de 1852 registra "no ... Lago Moodewarri [agora Lago Modewarre], bem como na maioria dos outros no interior ... é um ... animal anfíbio muito extraordinário, que os nativos chamam de Bunyip". O relato de Buckley sugere que ele viu uma criatura assim em várias ocasiões. Ele acrescenta: "Eu nunca conseguia ver nenhuma parte, exceto a parte de trás, que parecia coberta de penas de uma cor cinza escura. Parecia ser do tamanho de um bezerro adulto ... Eu nunca poderia aprender com nada disso." os nativos que eles viram a cabeça ou a cauda ". Buckley também afirmou que a criatura era comum no rio Barwon e cita um exemplo que ele ouviu de uma mulher aborígine sendo morta por uma. Ele enfatizou que o bunyip tinha poderes sobrenaturais.
  • Avistamentos e desenhos de Stocqueler, 1857.
Em um artigo intitulado 'The Bunyip', um jornal relatado sobre os desenhos feitos por Edwin Stocqueler enquanto ele viajava nos rios Murray e Goulburn: 'Entre os últimos desenhos, notamos uma semelhança com o Bunyip, ou melhor, uma vista do pescoço e ombros do animal. O Sr. Stocqueler nos informa que o Bunyip é um grande selo de água doce, com duas pequenas pápulas ou barbatanas presas aos ombros, um cisne longo como o pescoço, uma cabeça como um cachorro e uma bolsa curiosa pendurada sob a mandíbula, semelhante à bolsa de o pelicano. O animal está coberto de pêlos, como o ornitorrinco, e a cor é um preto brilhante. Stocqueler viu nada menos que seis desses animais curiosos em momentos diferentes; seu barco ficava a dez metros de um perto do ponto de M'Guire no Goulburn, e ele disparou contra o Bunyip, mas não conseguiu capturá-lo. O menor parecia ter cerca de um metro e meio de comprimento e o maior ultrapassava quinze metros. A cabeça da maior era do tamanho de uma cabeça de boi e a um metro da água. Depois de fazer um esboço do animal, Stocqueler o mostrou a vários negros da tribo Goulburn, que declararam que a foto era "irmão de Bunyip", significando uma duplicata ou semelhança do bunyip. Os animais se moveram contra a corrente, a uma velocidade de cerca de 11 quilômetros por hora, e Stockqueler afirma que ele poderia ter se aproximado dos espécimes que observou, se não tivesse sido dissuadido pelas histórias dos nativos sobre o poder e a fúria do bunyip, e pelo fato de sua arma ter apenas um único cano e seu barco ter uma descrição muito frágil.

A descrição variava entre as contas dos jornais: 'A grande questão de Bunyip parece ter sido encerrada, como o Sr. Stocqueler, um artista e cavalheiro, que subiu o Murray em um pequeno barco, afirma que viu um, e foi autorizado a fazer um desenho dessa "questão irritante", mas não conseguiu pegá-lo. Vimos o esboço e nos lembra um híbrido entre a toupeira da água e a grande serpente marinha. 'Sr. Stocqueler, um artista e sua mãe estão em uma expedição pelo Murray, com o objetivo de fazer alguns esboços fiéis das vistas desse belo riacho, bem como das criaturas que o frequentam. Vi algumas de suas produções e, ao espalharem localidades com as quais estou bem familiarizado, podem pronunciar representações fiéis dos desenhos. Mãe e filho descem o riacho em uma canoa. A senhora pinta flores, etc. o filho se dedica a visões escolhidas do lado do rio. Um dos desenhos representa uma criatura singular, que o artista não consegue classificar. Tem a aparência em miniatura da famosa serpente marinha, como esse animal é descrito pelos navegadores. O Sr. Stocqueler estava a cerca de vinte e cinco metros dele à primeira vista, enquanto estava deitado placidamente na água. Ao ser observado, o estrangeiro partiu, mexendo as palmas rapidamente e desapareceu rapidamente. O capitão Cadell tentou resolver o mistério, mas ainda não está satisfeito com o que o animal realmente é. Stocqueler afirma que havia cerca de um metro e meio acima da água quando o viu pela primeira vez, e estimou seu comprimento de cinco a seis pés. O digno capitão diz que, a menos que a criatura seja o "Musk Drake" (assim chamado por exalar um odor muito forte de almíscar), ele não pode explicar a novidade.

Stocqueler contestou as descrições dos jornais em uma carta; afirmando que ele nunca chamou o animal de rabo de cavalo, ele não tinha um pescoço de cisne e nunca disse nada sobre o tamanho do animal, pois nunca viu o corpo inteiro. Ele continuou escrevendo que tudo seria revelado em seu diorama quando um "retrato em tamanho natural da besta" seria incluído. O diorama levou quatro anos para pintar e tinha a reputação de 1,6 km de comprimento e era composto por 70 fotos individuais. O diorama há muito desapareceu e pode não existir mais.

Na Cultura Pop.
  • O jornal Bunyip é um jornal semanal local publicado na cidade de Gawler, Austrália Meridional. Publicado pela primeira vez como panfleto pela Gawler Humbug Society em 1863, o nome foi escolhido porque "o Bunyip é o verdadeiro tipo de farsa australiana!"
  • A Casa do Genty Bunyip, construída na década de 1860, está localizada em Clifton Hill , Victoria. Foi reformado como moradia para pessoas de baixa renda.
  • Inúmeros contos do bunyip na literatura escrita apareceram nos séculos XIX e XX. Uma das mais antigas conhecidas é uma história de Andrew Lang, The Brown Fairy Book (1904).
O conhecido autor australiano Colin Thiele escreveu para Gloop The Gloomy Bunyip um livro infantil ilustrado publicado em 1962.
  • O personagem Alexander Bunyip, criado pelo autor e ilustrador infantil Michael Salmon, apareceu pela primeira vez em The Monster That Ate Canberra (1972). Salmon apresentou o personagem Bunyip em muitos outros livros e adaptou seu trabalho como uma série de televisão de ação ao vivo, Billabong de Alexander Bunyip.
  • Uma estátua de Alexander Bunyip foi instalada em frente à Biblioteca Gungahlin em 2011.
  • A obra de arte de Anne Ross, chamada A é para Alexander, B é para Bunyip, C é para Canberra , foi encomendada pelo governo do ACT para o parque da cidade de Gungahlin, com 3,8 milhões de dólares.
  • (1916) A comédia musical ragtime Bunyip (musical) ou o longo título "o encantamento da fada flor de acácia das princesas" de Ella Palzier Campbell (também conhecida como Ella Airlie) percorreu nove locais em três estados por um ano no circuito de teatros da Fuller Brothers. A música foi fornecida por várias personalidades australianas, incluindo Vince Courtney, Herbert De Pinna, Fred Monument e James Kendis.
O boom do turismo australiano da década de 1970 trouxe um interesse renovado na mitologia bunyip.
  • (1972) Um bunyip operado por moedas foi construído por Dennis Newell em Murray Bridge , Austrália Meridional, em Sturt Reserve, na margem do rio da cidade.
  • Jenny Wagner publicou um livro infantil, The Bunyip of Berkeley's Creek (1973).
  • (1977) O filme Dot and the Kangaroo contém uma música "The Bunyip (Bunyip Moon)".  O bunyip foi o assunto de um filme posterior do Dot.
  • (1982) Livro ilustrado infantil A balada do lago azul Bunyip.
  • (1996) A autora infantil australiana Jackie French escreveu vários contos de bunyip, incluindo o conto "Bunyip's Gift", coletado na antologia Mind's Eye.
  • (1986) O filme australiano Frog Dreaming centra-se na busca de um bunyip chamado Donkegin.
  • (2016) O filme independente australiano Red Billabong foi lançado em 2016. Conta sobre dois irmãos afastados que se vêem perseguidos pelo Bunyip.
As histórias de Bunyip também foram publicadas fora da Austrália.
  • (1937) Bibhutibhushan Bandyopadhyay escreveu um romance bengali Chander Pahar (Montanha da Lua) que incluía um relato de um bunyip. O romance foi adaptado como um filme de mesmo nome, lançado no final de 2013. O bunyip foi retratado como a principal ameaça aos caçadores de tesouros no deserto das montanhas Richtersveld , no sul da África. No romance, o bunyip é descrito como um hominídeo semelhante a um macaco de três dedos.
  • No início dos anos 50, Bertie the Bunyip era um personagem popular em uma série no Canal 3 na Filadélfia , Pensilvânia.
  • (1992) O jogo de representação de papéis, Lobisomem: O Apocalipse, apropria-se da lenda de Bunyip como tendo o Bunyip na verdade uma tribo de nativos australianos Garou, ou lobisomens. No entanto, eles não são jogáveis ​​no jogo, pois, de acordo com a tradição do jogo, foram levados à extinção pelos lobisomens europeus durante a colonização da Austrália.
No século XXI, o bunyip foi apresentado em obras em todo o mundo.
  • (2002) A série de videogames Ty, o tigre da Tasmânia, retrata Bunyips como anciãos místicos pacíficos que habitam o mundo de The Dreaming, embora não tão ferozes quanto seu homônimo e parecendo primatas. Os trajes robóticos que Ty pode pilotar em Ty, o Tigre da Tasmânia 2: Resgate de Bush e Ty, o Tigre da Tasmânia 3: Noite do Quinkan têm o nome dos Bunyips, como Shadow Bunyip, Battle Bunyip, Battle Bunyip e Missile Bunyips.
  • (2009) Um personagem chamado Bruce Bunyip aparece no livro infantil The Neddiad, do americano Daniel Pinkwater . Ele é descrito inicialmente como "grande e moreno, e tinha olhos minúsculos, uma carranca e as sobrancelhas cresceram juntas" e depois diz que ele é um monstro.
  • (2009) Bunyips apareceu como o foco das criptas em um episódio de The Secret Saturdays; no entanto, eles foram descritos como pequenas criaturas problemáticas, em vez de monstros.
  • (2010) Bunyips aparece no romance de fantasia de Naomi Novik, Tongues of Serpents.
  • (2014) No romance Afterworlds, um dos personagens é o autor de um livro de ficção chamado Bunyip.
  • (2014) O romance de fantasia, Queen of the Dark Things, de C. Robert Cargill, apresenta o 'Bunyip' ao longo da história.
  • (2019) O Bunyip está entre os Titãs monitorados por Monarch no filme Godzilla: Rei dos Monstros.
Fontes.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Bunyip

https://en.wikipedia.org/wiki/Bunyip

https://fantasia.fandom.com/pt/wiki/Bunyip

https://ahduvido.com.br/50-criaturas-lendarias-animais-da-criptozoologia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário